Enem

Você está preocupado com a taxa de inscrição? Veja até que dia pode pagar o boleto do Enem

Você está preocupado com a taxa de inscrição Veja até que dia pode pagar o boleto do Enem (1)Você está preocupado com a taxa de inscrição Veja até que dia pode pagar o boleto do Enem ? Veja até que dia pode pagar o boleto do Enem
Simulado Beduka

Os alunos que não têm direito à isenção precisam se virar nos 30 para conseguir o dinheiro da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio. Se perder o prazo, perde a prova. Por isso, preparamos esse artigo para te contar até que dia pode pagar o boleto do Enem. 

Neste texto, vamos te informar  até que dia pode pagar o boleto do Enem. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é o Enem e por que devemos pagar para participar?
  2. Até quando posso pagar o boleto do Enem?
  3. Como gerar o boleto do Enem em 5 passos fáceis?
  4. Como e onde eu posso pagar o boleto do Enem?
  5. Como e quem pode pedir isenção da taxa de inscrição do Enem?
  6. Conheça outros meios de estudar com desconto em faculdades privadas?

Se você chegou a esse artigo, sobre até quando posso pagar o boleto do Enem, é porque vai prestar a prova mais importante da sua vida! Então, te recomendamos baixar o Plano de Estudos do Beduka! Ele é grátis e te ajuda a organizar seus estudos.

O que é o Enem e por que devemos pagar para participar?

O Enem, a princípio, é uma prova que avalia a qualidade do Ensino Médio no Brasil. Mas não é só isso. Hoje, pessoas de todas as idades participam desse exame para concorrer a uma vaga na universidade. 

É composto por questões no formato múltipla-escolha relacionadas às seguintes áreas:

  • Linguagens
  • Ciências humanas
  • Ciências exatas 
  • Redação

Hoje, pode ser considerado o principal meio de acesso à universidade. Os assuntos abordados são os mesmos que compõem a grade curricular do ensino médio do país.

O mais incrível é que a pontuação do Enem é utilizada em quase tudo que tem a ver acesso à universidade, como Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Sisu ( Sistema de Seleção Unificada). Por isso, é tão importante saber até quando posso pagar o boleto do Enem. 

Para entender melhor sobre esses programas, basta acessar alguns artigos exclusivos que o Beduka preparou para você:

Só que há um porém, para participar é preciso ficar atento a até que dia pode pagar o boleto do Enem, pois o pagamento da taxa é obrigatório. A não ser que você se enquadre no perfil dos candidatos que têm direito à isenção, temos um tópico exclusivo sobre isso mais a frente.

Esse valor é destinado a cobrir todos os custos referentes a aplicação da prova, como logística, elaboração das provas e aplicação.

Até quando posso pagar o boleto do Enem?

De acordo com o edital divulgado pelo Inep, é possível realizar o pagamento do boleto do Enem entre os dias 10 e 27 de Maio de 2022.

Dessa forma, fique atento para não perder este período, pois você poderá pagar o boleto do Enem até o dia 27 de Maio de 2022!

Fique por dentro de todas as datas oficiais do Enem 2022:

  • Inscrições: 10 a 21 de Maio
  • Pagamento das inscrições: 10 a 27 de Maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
  • Divulgação do local de prova: outubro (provável)
  • Realização das provas: 13 a 20 de novembro
  • Resultado do Enem: janeiro de 2023

Saiba a seguir como gerar o boleto do Enem em 5 passos!

Como gerar o boleto do Enem em 5 passos fáceis

Outro passo importante além de se ligar em até que dia pode pagar o boleto do Enem, é gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição. Veja o passo a passo descrito abaixo:

1- Antes de mais nada, é preciso você acessar a “Página do Participante”.

2- Acessou a página? Então, você já encontrou a Nanda (assistente virtual) e ela solicitou sua conta do gov.br. Caso você não tenha, basta clicar no link abaixo e criar uma.

Com a conta em mãos, é hora de fazer o login. Nesse momento, basta informar o CPF e senha.

3- Você será encaminhado a outra página, veja as opções do lado esquerdo e selecione: “pagamento/isenção”.

4- Vai aparecer uma caixa de diálogo com a opção em azul: “Baixe seu boleto”.

5- Depois de baixado, basta realizar o pagamento do boleto até o prazo estipulado.

Como e onde eu posso pagar o boleto do Enem?

Depois de gerar o boleto para pagamento você deve ir até uma agência bancária, casa lotérica ou correios  para efetuar o pagamento. Também é possível pagar através do  Internet Banking. 

Não é possível pagar pelo cartão de crédito ou parcelar o valor da taxa. Além disso, não é possível pagar se o boleto estiver vencido. 

Beduka Bolsas Direito

E se eu esquecer de pagar o boleto, o que devo fazer?

Nesse caso, há um protocolo a seguir. Veja o passo a passo abaixo:

  • Acesse a página do participante 
  • Informe o CPF e a senha para fazer o login
  • Clique na opção Acompanhamento da Inscrição
  • Você vai ver a opção: gerar novo boleto. Pronto! Resolvido.

Como conseguir isenção da taxa de inscrição do Enem?

Para conseguir isenção da taxa de inscrição você deve primeiro acessar a página do participante. A opção estará disponível lá, mas não quer dizer que seu pedido será aprovado.

Para isso acontecer, é obrigatório que o estudante esteja enquadrado nos critérios exigidos.

Quais são os critérios exigidos para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem?

Se você se enquadrar no perfil exigido para solicitação de isenção de taxa, nem será preciso se preocupar com  até que dia pode pagar o boleto do Enem. Veja quais são os critérios estipulados:

1- Aqueles estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio em escola pública tem o direito de não pagar a taxa de inscrição. O melhor é que nesse caso ela será concedida automaticamente.

Basta informar os dados cadastrais e responder ao questionário socioeconômico. 

Isso quer dizer que sua solicitação não vai passar por uma análise e não corre o risco de ser negada. Contudo, a informação dada pelo inscrito deve ser verdadeira.

2- A isenção deve ser concedida a todos os candidatos que se encaixem na Lei Federal  nº 12.799/2013. Essa lei determina que estudantes de escolas públicas ou de escolas particulares com bolsa integral tenham direito a solicitar isenção. 

Mas não é só isso, também é preciso ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

3 – Por fim, todos os inscritos que fazem parte do Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) têm o direito à isenção determinado pelo Decreto nº 6.135/2007.

Ele estipula a concessão a estudantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda total de 3 salários mínimos por família.

Conheça outros meios de estudar com desconto em faculdades privadas

Se por algum motivo você se confundir em relação a até que dia pode pagar o boleto do Enem, saiba que nem tudo está perdido. 

Eu vou te contar uma opção totalmente desvinculada ao Enem e na qual você não precisará fazer nenhum tipo de prova. 

Estou falando do Beduka Bolsas. Uma oportunidade imperdível.

Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar e nem precisou se preocupar com até quando pode pagar o boleto do Enem. 

Você pode comprar sua bolsa em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Quer saber sobre algum assunto ou vestibular? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Espero que nosso artigo, sobre  até que dia pode pagar o boleto do Enem, tenha te ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador