Enem

Como fazer para não pagar o Enem? Passo a passo da isenção da taxa de inscrição!

Como fazer para não pagar o Enem?Como fazer para não pagar o Enem?
Simulado Beduka

Está estudando para o Enem deste ano e quer saber como pedir a isenção da taxa de inscrição? Neste artigo vamos te contar todos os detalhes sobre como fazer para não pagar o Enem, quem pode pedir a isenção e como saber se o seu pedido foi aceito pelo Inep!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Tudo fica mais fácil com a ajuda da organização! Baixe o Plano de Estudos Beduka e melhore seus resultados. É gratuito!

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova elaborada e aplicada pelo MEC com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio.

Além disso, a nota do Enem também pode ser aplicada para a entrada em universidades públicas por meio do Sisu e para o ingresso em instituições particulares, com a concessão de bolsas (Prouni) e financiamento estudantil (Fies).

Entenda melhor sobre esses programas com nossos artigos:

Agora que você sabe mais sobre o que é o Enem e todas as possibilidades de ingressar em uma universidade utilizando sua nota, entenda como fazer para não pagar o Enem!

Como fazer para não pagar o Enem?

A isenção da taxa de inscrição do Enem é um benefício concedido pelo Inep aos estudantes de escolas públicas e de baixa renda, que podem ser isentos de pagar a taxa de inscrição para realizar a prova.

Veja a seguir quais grupos podem solicitar a gratuidade no Enem:

  • Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;
  • Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Os alunos do 3º ano de escola pública recebem isenção automática pelo sistema. 

Entenda todos os detalhes sobre como funciona a isenção do Enem com nosso artigo!

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição sempre ocorre antes da abertura das inscrições para o Enem. Em 2022, as datas de inscrição no Enem são:

  • Início: 09 de maio;
  • Encerramento: 20 de maio.

Já as inscrições para isenção da taxa abriram no dia 04/04/2022 e vão até o dia 15/04/2022.

A seguir vamos te explicar o passo a passo de como fazer para não pagar o Enem.

Passo a passo da isenção da taxa de inscrição do Enem

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o estudante deve acessar o Portal do Enem, na Página do Participante.

Embora o processo seja simples, alguns passos podem ser longos e burocráticos. Para te ajudar preparamos este passo a passo:

  1. Acesse a página do participante. A assistente virtual te dará suas opções: entrar com gov.br ou ISENÇÃO. A primeira opção é para quem ainda não fez o cadastro, mas para quem já tem, basta clicar em ISENÇÃO.
  1. Em seguida, a assistente pedirá que selecione a imagem que corresponde ao objeto mencionado e informe o CPF e a data de nascimento. Logo após, clique em INICIAR SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO.
  1. Ao acessar o sistema, você poderá ver a lista dos estudantes que têm direito a isenção da taxa, se for o seu caso, aceite os termos e prossiga.
  1. No próximo passo você deverá confirmar seus dados pessoais: data de nascimento e nome da mãe.
  1. Nesta etapa você deverá informar seu CPF e endereço.
  1. Em seguida, informe sobre sua escolaridade (se já concluiu o ensino médio e que tipo de escola você frequenta/já frequentou).
  1. Logo após, será solicitado o Número de Identificação Social (NIS). Se não souber, consulte no site do CadÚnico.
  1. A assistente pedirá que você verifique e confirme todas as informações preenchidas até o momento. Se algum dado estiver incorreto é possível editá-lo.
  1. O próximo passo é responder um questionário socioeconômico. São 25 perguntas no total sobre sua renda e de sua família.
  1. Informe um email e telefone celular para contato.
  1. Envie uma foto de frente, recente e com fundo branco.
  1. Por fim, confirme seus dados novamente e caso estejam corretos marque a opção “Confirmo meus dados para a solicitação de isenção do Enem” e clique em ENVIAR SOLICITAÇÃO.

Depois de realizar todos esses passos basta aguardar o resultado de sua solicitação. Continue lendo e saiba como ver se seu pedido foi aceito!

Beduka Bolsas Direito

Sabemos que são muitos passos, mas se quer saber como fazer para não pagar o Enem. Então esse é o jeito.

Como saber se meu pedido de isenção foi aceito?

Em 2022, o resultado será divulgado no dia 22 de abril.

Para saber se o seu pedido de isenção foi aceito, você deve consultar a Página do Participante, no site do Inep, utilizando a mesma senha cadastrada durante a solicitação de isenção.

Atenção: não adianta saber como fazer para não pagar o Enem se não se inscrever no prazo. Os isentos precisam fazer a inscrição no Enem na data correta, como todos os participantes. Mesmo que você consiga a isenção, se não se inscrever no exame não poderá fazer a prova. 

E se o meu pedido foi negado? Nesse caso, se você possui o direito, poderá entrar com um recurso para tentar garantir o benefício. 

Para isso, durante o período de recurso, você precisa entrar no site do Enem e anexar os documentos exigidos para a comprovação.

Mas olha, talvez você não precise descobrir como fazer para não pagar o Enem. Isso porque, talvez você não precise fazer o Enem para entrar na faculdade.

Entre na faculdade com o Beduka!

Você sabia que é possível entrar na faculdade sem fazer o Enem? Sim! E o melhor, você pode realizar seu sonho e ainda economizar dinheiro.

Conheça o Beduka Bolsas, a plataforma do Beduka disponível 24 horas, onde você pode encontrar bolsas de estudo com até 65% da mensalidade!

Faça a faculdade dos seus sonhos, escolhendo entre mais de 90 opções de cursos em nossas universidades parceiras. 

Descobrir como fazer para não pagar o Enem vai te economizar 80 reais. Com o Beduka Bolsas você economiza mais de 3 mil. 

Siga também o Beduka nas redes sociais! Em nosso Instagram você encontra todos os conteúdos que podem cair no Enem e no Pinterest os melhores resumos sobre todas as matérias cobradas no vestibular. 

É tudo gratuito e pensado em te ajudar a entrar na faculdade!

Obrigada por ler até o final!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador