Enem

O que mais cai em Matemática no Enem: desvende os conteúdos, estratégias e dicas

Descubra-o-que-mais-cai-em-Matematica-no-Enemo que mais cai de Matematica no Enem

Juntar Matemática e Enem na mesma frase costuma dar pesadelos nos estudantes… Mas você precisa saber o que mais cai em Matemática no Enem porque essa matéria é a que mais tem o poder de aumentar sua nota ao final da prova.

Nós selecionamos os 10 assuntos de Matemática mais recorrentes nos últimos anos, pois eles têm mais chance de continuar aparecendo. Assim, você pode se dedicar a estudá-los para ter mais segurança de que vai acertar as questões e passar na faculdade.

Com esse conhecimento, você entenderá exatamente onde precisa atuar para melhorar as chances de conquistar a vaga no curso dos sonhos! Eu já vou te contar o que quer saber, mas antes, só quero te mostrar como é a prova de Exatas no Enem.

Como é a prova de Matemática do Enem?

O Enem é uma prova de 180 questões ao todo, dividida para ser feita em dois domingos. A prova de Matemática do Enem acontece sempre no 2° dia do exame e contém 45 questões objetivas/fechadas/múltipla escolha! 

Tem noção do que é isso? Estamos dizendo que 25% de toda a prova é só matemática. O restante está dividido para todas as outras 9 matérias…

Agora você entendeu por qual motivo a prova de Exatas no Enem tem um peso gigante na hora de definir a nota final!

Agora vamos voltar para o que interessa: saber quais assuntos de Matemática são cobrados no Enem.

O que mais cai em Matemática no Enem? Descubra! 

Há um top 3 assuntos que apareceram em absolutamente todas as provas de Matemática do Enem até hoje. São eles: 

Mas eu não vim aqui para te contar só o que caiu em todos anos… Há outros assuntos que aparecem com frequência e merecem sua atenção.

Eles estão no próximo tópico, logo abaixo.

Sabia que nós já fizemos uma lista com os assuntos que mais caem de todas as 4 áreas do Enem?

Top 10 assuntos de Matemática que mais caem no Enem + Resumos e Exercícios

Para você ter uma abordagem mais completa sobre principais tópicos de matemática no Enem, confira a lista baixo:

  1. Geometria Plana (Circunferências, Triângulos, Hexágonos, Área, Volume)
  2. Função do Primeiro e do Segundo grau (fórmulas, sistemas e gráficos)
  3. Estatística (Média, Moda, Mediana)
  4. Razão, Proporção e Regra de Três
  5. Porcentagem (especialmente em Juros)
  6. Probabilidade
  7. Geometria Espacial (Prismas, Cones, Cilindros)
  8. Análise Combinatória (PFC, Arranjo, Permutação e Combinação)
  9. PA e PG
  10. Trigonometria

E se você quiser treinar com exercícios de exatas, basta fazer o Simulado Enem Gratuito e Online do Beduka! Ele também é personalizável caso você queira focar em uma única área, e ainda te mostra como seria sua nota.

Mas ainda não acabamos. Tem outro detalhe muito importante sobre o que estudar em matemática para o Enem.

Como alguns dos principais assuntos da Matemática são cobrados no Enem?

Muito além de saber quais assuntos de Exatas mais caem no Enem, é essencial que você saiba como se preparar para a prova de matemática desse vestibular.

Isso porque essa não é uma prova conteudista, que só cai fórmulas e contas. Na verdade, o Enem exige muitas habilidades extras, como a interpretação de texto, para conseguir tirar uma boa nota em Matemática.

A seguir, você terá a chance de desvendar como os principais assuntos de Matemática que mais caem no Enem são cobrados na prova:

Estatística

Quase um terço da sua prova de exatas engloba o conteúdo de estatística, por isso não dá pra deixar esse assunto de fora quando falamos sobre o que mais cai em Matemática no Enem.

Principalmente o uso dos gráficos e das tabelas será explorado neste caso. Assim, conseguir interpretar os gráficos e tabelas é de vital importância para ir bem na prova.

Por exemplo, somente no Enem PPL de 2016, 15 das 45 questões de matemática eram de estatística simples. Garanta seus pontos nessas questões que exigem mais análise e menos conteúdo prévio, propriamente dito.

Ainda considerando essas dicas de matemática para o Enem de Estatística, não se esqueça de rever os conteúdos de

  • Média aritmética
  • Média aritmética ponderada
  • Conhecer os conceitos de variância
  • Desvio padrão

Funções

Nosso segundo tópico sobre o que mais cai em Matemática no Enem é a matéria de funções, das quais 4 são mais destacadas:

Todas elas têm a ver com gráficos, e é preciso saber interpretá-los para obter valores, fórmulas, desenhos…

Além dessas funções, no Enem 2017, caíram duas questões de função trigonométrica. Isso pegou muita gente de surpresa. Mas se este não é um ponto forte seu e você tem pouco tempo, foque nos outros tópicos mais recorrentes.

Análise Combinatória

Nas provas de Matemática e suas tecnologias do Enem sempre têm caído, no mínimo, umas duas ou três questões de combinatória.

  • A ordem importa? Trata-se de um arranjo.
  • A ordem NÃO importa? Trata-se de uma combinação.
  • Caso se esteja usando todos os elementos e a única coisa que interessa é a ordem em que eles estão, é preciso pensar também em uma permutação.

Mas ainda temos que desvendar os segredos de mais 3 matérias sobre o que mais cai em Matemática no Enem. Vamos lá!

Probabilidade

Quando a matéria de combinatória aparece nas provas do Enem, ela costuma vir acompanhada de noções de probabilidade. Juntas elas compõe, em média, umas 5 questões da sua prova.

Veja como transformar número decimal em fração

Geometria

Este tópico te dá algum receio? Não há escapatória. Estude os tópicos básicos de Geometria Plana que tem altíssimas chances de aparecerem na sua prova:

Em relação a geometria sólida, o que é mais importante na prova de matemática do Enem envolve volume e muita atenção aos principais sólidos:

Por fim, a mais temida é a geometria analítica. Por isso estude a equação reduzida e a equação geral da reta, também a equação da circunferência. Isso tem caído nas últimas edições do Enem.

Veja o vídeo com dicas de Matemática para o Enem no nosso canal!

Matemática comercial

Este está entre os tópicos mais importantes das matérias que mais caem no Enem de matemática.

A média do número de questões envolvendo essa matéria, varia de 8 a 9, o que é bastante. Isso engloba:

Outras habilidades importantes para ir bem no Enem de Matemática.

Na Matriz de Referência do Enem tem escrito os conteúdos que podem cair e como eles são avaliados. O que mais cai em Matemática no Enem eu já te contei acima, mas há certas habilidades e competências que você precisa para ir bem nas questões de exatas:

  • Dominar as linguagens do enunciado 
  • Compreender os fenômenos que são descritos
  • Saber enfrentar as situações-problema
  • Construir uma argumentação com bom raciocínio
  • Elaborar propostas ou soluções

No fim das contas, todas essas habilidades se resumem a ter uma boa interpretação dos problemas matemáticos.

Obviamente eu não poderia deixar de te dar algumas dicas para estudar o que mais cai em Matemática no Enem. Olha só!

Dicas para saber como estudar Matemática melhor

Você já deve ter lido uma infinidade de dicas por aí, né?

Eu também, por isso juntei essas dicas em dois artigos específicos, assim você pode ir direto ao ponto:

Mas eu não poderia deixar de falar que o primeiro passo é estabelecer uma boa matemática básica. Depois é que você passa para o top 10 assuntos que te contei aqui em cima.

Além disso, não dá para ficar só na parte teórica porque estamos falando de cálculos. Então a segunda dica mais essencial é treinar fazendo exercícios. Você pode acessar a parte de exercícios do nosso Blog para escolher o assunto e colocar a mão na massa!

E se eu já tiver estudado e só quiser fazer uma revisão?

Agora você já sabe o que priorizar em Matemática para o Enem. Mas se você foi um bom aluno durante o ano, com certeza já estudou tudo isso! Aí só vai querer uma dica para direcionar a revisão, né?

Nesse caso, vou entender que você já conseguiu desenvolver todo o raciocínio lógico das matérias e só precisa refrescar na memória aqueles detalhes que sempre se embaralham.

Por isso, nossa sugestão é que você revise:

  • Fórmulas da Geometria plana e espacial;
  • Pegadinhas que podem aparecer em Porcentagem e Regra de Três;
  • Os conceitos e cálculos da Estatística;
  • As fórmulas da Análise Combinatória;
  • E os Teoremas que nos ajudam a dar continuidade às equações.

Se estiver muito difícil organizar todos os conteúdos para estudar e revisar, é só você baixar o nosso Plano de Estudos para o Enem. Ele já vem com tudo esquematizado para você poupar tempo, mantendo a qualidade!

E se eu não for bem no Enem? Saiba o que fazer!

Eu realmente quero que você consiga conquistar seus objetivos, não é atoa que te dei todas essas dicas valiosas sobre o que mais cai em Matemática no Enem!

Mas não podemos ignorar a realidade: sempre existe a chance de não conseguir passar no Sisu, no Prouni ou no Fies se você tirar uma nota baixa.

Nesse caso, não desanime! Há uma solução:

O Beduka te dá a chance de entrar na faculdade com bolsa sem fazer prova

Incrível né? Mas isso só é possível se você acessar as bolsas de estudo do Beduka. Você escolhe curso, cidade e mostraremos todos os descontos disponíveis. 

Dá para entrar na faculdade ainda hoje!

E se você ainda tem dúvida sobre qual curso seguir, sugiro fazer o Teste vocacional do Beduka. Ele é um Raio-x gratuito que analisa sua personalidade e habilidades naturais e sugere profissões que realmente combinam com você e com o mercado de trabalho!

No mais, espero que este artigo tenha te ajudado.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.