Pronatec

Quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec?

Quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec?Quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec?

O Pronatec é um programa do Governo Federal criado com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de grau técnico. Confira quais os cursos oferecidos!

Fazer um curso pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) pode representar uma importante conquista na sua carreira. Esse programa tem o objetivo de levar oportunidade de formação profissional para a população. Revelaremos aqui quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec para que você possa avaliar e encontrar aquele que combina com o seu perfil.

Para entrar em um mercado de trabalho altamente competitivo você precisa de um bom diferencial em seu currículo. Pensando nisso, os cursos oferecidos pelo Pronatec podem ser úteis para conseguir aquela tão desejada formação superior.

Neste artigo vamos explicar de forma resumida o que é este programa e apresentar quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec. Leia até o final, aqui pode estar a resposta para incrementar seu currículo ou a possibilidade de uma nova profissão.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011 e tem por objetivo ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de projetos, programas e ações de assistência técnica e financeira. Veja aqui um texto detalhado explicando como funciona o Pronatec.

O programa é destinado preferencialmente a estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas, pessoas que já estão no mercado de trabalho e aqueles que são amparados pelos programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.

Vamos apresentar a seguir quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec, mas antes gostaríamos de explicar como começar uma redação, revelar quais são as principais obras de Machado de Assis e ensinar como aprender espanhol sozinho.

Quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec?

Vamos apresentar alguns exemplos de cursos oferecidos pelo Pronatec, mas caso deseje saber mais, não deixe de acessar o site oficial do MEC, onde você encontrará um guia com mais de 600 cursos de formação inicial e continuada com detalhes sobre cada um.

O Pronatec oferece uma grande variedade de cursos que podem dar uma guinada na sua carreira. Vale lembrar que eles podem ser feitos gratuitamente. Vamos aos exemplos que separamos para você saber quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec. A lista conta com cursos de formação inicial e continuada e em cursos técnicos em nível médio.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec são:

  1. Técnico em informática
  2. Técnico em segurança do trabalho
  3. Guia de turismo
  4. Técnico em química
  5. Técnico em enfermagem
  6. Agente comunitário de saúde
  7. Cursos de línguas estrangeiras
  8. Mecânica
  9. Programador
  10. Técnico em equipamentos biomédicos
  11. Técnico em tradução e interpretação de Libras
  12. Técnico em agropecuária

Vejas as informações detalhadas de cada um.

1 – Técnico em informática

Este profissional é responsável pela instalação, manutenção e conservação dos equipamentos eletrônicos e redes de computadores. Este é um mercado em franca expansão os formados dessa área encontram amplo campo de trabalho e bons salários.

2 – Técnico em segurança do trabalho

É função deste profissional a avaliação da segurança do ambiente do trabalho visando a prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Ou seja, ele deve assegurar a saúde e a integridade física do trabalhador.

Para isso, pode recomendar as medidas e equipamentos protetivos no espaço destinado ao trabalho, instruir a equipe no sentido de manter a segurança e ainda investigar ocorrências e relatar irregularidades.

É um profissional que está bem cotado no mercado devido à necessidade de manter a segurança nos diversos locais e o cumprimento de exigências legais.

3 – Guia de turismo

Profissional habilitado a conduzir as pessoas para conhecer os pontos turísticos de determinada localidade. Consiste em planejar as atividades e as rotas, os meios de transporte necessários e instruir os visitantes sobre a história de determinado espaço ou monumento.

O profissional formado no curso de guia de turismo encontra muitas opções de trabalho em cidades que exploram o turismo com fonte de renda.

4 – Técnico em química

As áreas nas quais um técnico em química pode atuar são bem diversificadas. Por exemplo: a indústria, os laboratórios de análise e de pesquisa, etc.

Estes profissionais ainda contam com a opção de se especializar, seguindo uma graduação na mesma área, alavancando ainda mais a sua carreira.

5 – Técnico em enfermagem

Entre as atribuições do técnico em enfermagem estão atuar junto a pacientes de média e alta complexidade, realizando tarefas diversas, como, por exemplo, administrar medicamentos e coletar material para exames laboratoriais.

Além disso, ele ainda acompanha os enfermeiros no planejamento das atividades de enfermagem, participa da admissão de pacientes e da preparação dos leitos.

Esse profissional atua em diversas áreas da saúde, mas o maior campo de trabalho se abre nos hospitais e ambulatórios. É comum que tenham mais de um vínculo empregatício, pois a natureza da sua jornada de trabalho permite isso.

6 – Agente comunitário de saúde

Com a oferta de concursos públicos em diversas prefeituras, vemos que sempre há vagas para agente comunitário de saúde, inclusive com questões específicas desta área. Por isso, já ter uma formação técnica te dará mais facilidade em responder as perguntas na prova e em sua atuação profissional. O curso possui 400 horas de carga horária.

7 – Cursos de línguas estrangeiras

Sem dúvidas, uma das alas mais bacanas que o Pronatec oferta é a de línguas estrangeiras. É possível aprender alemão, espanhol, francês e inglês para serviços turísticos, básico e intermediário. A carga horária é a partir de 160 horas em cada curso, sendo excelente diferencial para carreiras administrativas, educacionais ou simplesmente para quem gosta de aprender outras línguas.

8 – Mecânica

São quase trinta opções de cursos de mecânica oferecidos pelo Pronatec! Você pode, por exemplo, ter uma formação em mecânica de aparelhos esportivos e de ginástica, de freio, suspensão e direção de veículos leves e/ou pesados, de motores a diesel, de máquinas de costura, de controle metro-ferroviário, de refrigeração e climatização. Há cursos de 160 até 300 horas de duração.

9 – Programador

Com opções para programador de dispositivos móveis, sistemas ou web, este é um dos cursos que é uma excelente opção rentável e que tem maior procura por causa do mercado de trabalho aquecido no setor. A carga horária de cada modalidade é de 200 horas.

10 – Técnico em equipamentos biomédicos

Este é um curso oferecido pelo Pronatec que forma profissionais para atuar dentro da área da saúde na manutenção e instalação de equipamentos médicos e hospitalares. Possibilita ainda a formação continuada em equipamentos laboratoriais ou odontológicos, além de graduação em engenharia biomédica. Carga horária de 1200 horas!

11 – Técnico em tradução e interpretação de libras

Trata-se de um curso que também possui 1200 horas de duração e está dentro da área social. Ele capacitará o profissional a intermediar o diálogo entre ouvintes e surdos, podendo trabalhar em eventos, escolas, igrejas, teatros, televisão e até mesmo em atendimentos médicos.

Ao final, o estudante que concluir esse curso oferecido pelo Pronatec poderá seguir para uma especialização técnica em tradução e interpretação de libras para contextos de educação ou uma graduação em letras/ libras.

12 – Técnico em agropecuária

Este é um curso para quem gosta de ficar em contato com a zona rural e a natureza. Possui 1200 horas de duração e o estudante sai capacitado para diversas funções como manejo de insumos, planejamento de sistemas de irrigação e instalações rurais, demarcação topológica etc. A educação continuada poderá ser em medicina veterinária, agronegócio, zootecnia ou agronomia.

Você pode ver aqui quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec mais procurados. No site do programa também há um guia chamado Catálogo Nacional de Cursos Técnicos com a lista completa de cursos. Este guia é muito interessante porque apresenta detalhes de cada atividade e das possibilidades de educação continuada dentro do próprio Pronatec ou por meio de uma graduação.

É bem difícil você não encontrar uma formação que atenda suas necessidades.

Se está buscando saber quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec, eles cobrem áreas como ambiente e saúde, controle e processos industriais, desenvolvimento educacional e sociais, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, militar, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial, recursos naturais, segurança, turismo, hospedagem e lazer.

Existe alguma bolsa ou auxílio aos estudantes do Pronatec?

Além de saber quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec, é importante destacar que o programa permite o ingresso não só em instituições públicas, mas também em escolas privadas, por meio da bolsa formação. São duas modalidades: bolsa formação trabalhador e bolsa formação estudante.

  • A bolsa formação trabalhador oferece cursos de curta duração ou de formação inicial e continuada e é direcionado aos beneficiários de programas sociais de transferência de renda do governo federal ou para aqueles que estão em situação de seguro desemprego
  • Já a bolsa formação estudante oferta cursos técnicos de longa duração, concomitantes que é para estudantes de ensino médio que desejam paralelamente fazer um curso técnico ou subsequentes, que é quando o candidato já encerrou o ensino médio e deseja realizar um curso técnico

Alguns cursos profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec exigem apenas o ensino fundamental, pois são indicados aos adultos que não tiveram oportunidade de ter uma profissão. Já os cursos técnicos só podem ser realizados por quem está cursando ou já concluiu o ensino médio.

Quase todas as pessoas que desejam se especializar têm chances de encontrar um curso que atenda às suas expectativas no Pronatec.

Como se inscrever no Pronatec?

Os interessados em participar de algum dos cursos oferecidos pelo Pronatec devem procurar as secretarias estaduais ou municipais de educação e receberão a orientação necessária. Existe a possibilidade obter informações online por meio do site do programa.

No site você realiza o seu cadastro e fica por dentro das vagas disponíveis em sua cidade. Também é possível criar um alerta para receber notificações sobre novas vagas assim que elas surgirem.

O Pronatec tem como objetivo estender a educação profissionalizante para todos por meio da oferta de cursos em diversas áreas. A cada ano ele amplia as oportunidades de capacitação e de crescimento profissional para quem mais precisa.

Agora que você conferiu uma relação de quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec, agora é avaliar qual deles combina contigo e fazer a sua inscrição.

Sobre o Beduka

Aqui no Beduka, sempre criamos conteúdos inéditos e didáticos para te ajudar a se preparar para os grandes desafios acadêmicos e também a encontrar uma capacitação para o mercado de trabalho. Veja, por exemplo:

Além de apresentar aqui uma relação de quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec, já mostramos uma série de questões de vestibular sobre Nietzsche, revelamos quais são as melhores faculdades de Fortaleza, entenda o que faz um engenheiro florestal ou fique por dentro de quando sai o resultado da FUVEST 2019.

Assim como fizemos aqui revelando quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec, sempre preparamos materiais especiais para você. Quer sempre receber nossos conteúdos? Acesse e curta a nossa página no Facebook.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador