CursosFaculdades

Melhores faculdades particulares de direito no Brasil – Top 10

TOP-10-MELHORES-FACULDADES-PARTICULARES-DE-DIREITO-NO-BRASIL-Melhores faculdades particulares de Direito no Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

As melhores faculdades particulares de Direito são, em sua maioria, PUC’s (Pontifícias Universidades Católicas). A chance de ter uma delas perto de você é bem grande. Confira nosso top 10 para descobrir.

Zelar pelo cumprimento das leis, pela defesa de inocentes e julgamento de culpados são os principais objetivos daqueles que optam pela carreira do direito, uma das atividades profissionais mais antigas do mundo. Esta é a área que você decidiu seguir, mas ainda tem dúvidas sobre as qualidades de cada instituição, apresentamos as 10 melhores faculdades particulares de direito do Brasil.

A lista que destacamos neste post é baseada no Ranking Universitário Folha (RUF), uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha de São Paulo.

Ao escolher uma formação em direito, o estudante tem três caminhos profissionais a seguir. Ele pode exercer a função de advogado, optar pela carreira jurídica (através de concursos públicos para promotor e juiz) ou ainda a área acadêmica, como professor em instituições públicas ou privadas.

Estudar direito é uma decisão de milhares de brasileiros, todos os anos. Alunos interessados em mergulhar no universo das leis e compreender o sentido jurídico das coisas, lutando por um mundo mais justo. O curso de direito é um dos que mais forma profissionais e tem no exame da OAB uma norma obrigatória para que o formado exerça a advocacia.

Para se destacar em um mercado de trabalho tão agressivo, o profissional precisa ter uma formação sólida e vários diferenciais. O primeiro passo é escolher uma boa faculdade. Selecionamos as 10 melhores faculdades particulares de direito para você acertar na escolha.

Estude com o Simulado para o Enem do Beduka. É gratuito! Confira também o Plano de Estudos.

As 10 melhores faculdades particulares de direito do Brasil são:

  1. Escola de Direito de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas
  2. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)
  3. Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE SP)
  4. Escola de Direito do Rio de Janeiro – Fundação Getúlio Vargas
  5. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)
  6. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  7. Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (Unisinos)
  8. Centro Universitário Das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU SP)
  9. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  10. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Agora que já viu o top 10, confira os detalhes de cada uma!

1ª – Escola de Direito de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas

A FGV é uma das principais escolas do Brasil e tem como diferencial, além do melhor curso de graduação em direito do país, uma vasta oferta de especialização. O curso da Fundação Getúlio Vargas é ministrado na cidade de São Paulo e tem como objetivo formar profissionais que atuem nas diversas áreas do Direito público ou privado, de maneira ativa e comprometida com a ética.

2º – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

O curso de direito da PUC São Paulo é um dos mais concorridos do país. É presença frequente nas listas de melhores faculdades particulares de direito, sendo destaque inclusive quando compete com instituições públicas. A graduação tem duração de 5 anos, reconhecido pelo Selo de Qualidade OAB Recomenda e é ministrado na cidade de São Paulo.

3ª – Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE SP)

A Mackenzie foi eleita por 6 anos seguidos a melhor faculdade particular de São Paulo (RUF) e tem no curso de direito um de seus destaques. O aluno formado na instituição deve estar apto a buscar soluções para problemas complexos, além de compreender melhor o meio social, político, econômico e cultural.

4ª – Escola de Direito do Rio de Janeiro – Fundação Getúlio Vargas

Fundada em 2002, a unidade carioca da Fundação Getúlio Vargas também aparece na lista das melhores faculdades de direito do país. Com índice de 97% dos alunos aprovados no exame da OAB, a FGV desenvolveu um cuidadoso plano pedagógico para sua graduação, tendo seu programa aprovado pela OAB e pelo MEC com grau máximo em todos os quesitos. As aulas são ministradas na cidade do Rio de Janeiro.

5ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)

Localizada na Gávea, na capital fluminense, a PUC Rio tem a preocupação de desenvolver no estudante uma perspectiva interdisciplinar para a análise do direito. A universidade conta ainda com um sistema de integração entre graduação e pós, com incentivo à pesquisa e bolsas de iniciação científica.

6ª – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

A Faculdade Mineira de Direito fica no bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e tem como objetivo a formação integral do homem e do profissional, para que esteja apto a interferir na sociedade, visando torná-la mais justa, fraterna e solidária. O curso é estruturado em três eixos: formação fundamental, profissional e prática.

7ª – Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (Unisinos)

Eleita a melhor faculdade de direito do Sul do país, a Unisinos prepara os alunos para exame da OAB e incentiva o intercâmbio internacional, e tem uma grade curricular focada em desenvolver competências como argumentação e mediação de conflitos. O curso é ministrado nas cidades de São Leopoldo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

8ª – Centro Universitário Das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU SP)

Ministrado nas unidades da Liberdade e Itaim Bibi, em São Paulo, o objetivo do curso da FMU é formar profissionais competentes, conscientes e éticos, que atendam às demandas de um mercado em constante movimento e crescimento. A faculdade tem uma parceria com o Tribunal de Justiça de SP, proporcionando aos alunos a vivência em audiências diárias e atendimento à comunidade.

9ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

A Escola de Direito é uma das mais tradicionais do Brasil, fundada em 1947. O aluno tem um sistema de aprendizado integrado entre graduação, pós, especializações e cursos de extensão. Localizada em Porto Alegre, a PUCRS prepara o estudante de direito para atuar em advocacia, magistratura, defensorias públicas e na política, dentre outras áreas.

10ª – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Com um corpo docente altamente qualificado e atuante nas mais diversas carreiras jurídicas, o curso de direito da PUCPR traz disciplinas alinhadas com as constantes mudanças da sociedade. Localizada em Curitiba, a universidade conta com programa interno de bolsas de estudo e de financiamento estudantil.

A PUC é grande destaque do ranking das melhores faculdades particulares de direito do país, aparecendo com cinco unidades na lista.

Curso de direito – áreas de atuação

Se você optar por graduação em curso de direito, listamos a seguir algumas das áreas em que poderá se especializar e construir sua carreira.

  • Direito do consumidor
  • Direito contratual
  • Direito ambiental
  • Direito tributário
  • Direito trabalhista
  • Direito civil
  • Direito criminal
  • Ministério Público

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há mais de 1,5 milhão de profissionais formados no país. Aproveite esta lista das melhores faculdades particulares de direito do Brasil para tomar uma importante decisão na sua vida e conquistar o seu espaço.

Veja também:

Sobre o Ranking Universitário Folha (RUF)

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking de universidades estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Foram avaliados apenas os 40 cursos de graduação com maior número de alunos ingressantes no Brasil.

Aqui no Beduka, seu comparador de faculdades e cursos, você encontra a relação de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação com detalhes como valores de mensalidades e localização. Com um cadastro simples você também consegue bolsa de estudo em faculdades parceiras do site.

Você de mais uma coisa que temos a oferecer.

Estude para o Enem com o Simulado Enem do Beduka. É gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários