Faculdades

Saiba quais são as melhores faculdades de Psicologia no Rio de Janeiro

MELHORES-FACULDADES-DE-PSICOLOGIA-NO-RIO-DE-JANEIROMelhores faculdades de Psicologia no Rio de Janeiro
Sala do Saber - melhor cursinho online

Está procurando ingressas nas melhores instituições de ensino? O Beduka te ajuda! Confira quais as melhores faculdades de Psicologia no estado do Rio de Janeiro.

Se você mora ou pretende se mudar para o estado do Rio de Janeiro para estudar Psicologia, então esse artigo é para você! Nele, preparamos um ranking com as melhores faculdades de Psicologia do Rio de Janeiro. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Como saber quais as melhores faculdades de Psicologia no Rio de Janeiro?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Psicologia no Rio de Janeiro, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Psicologia no Rio de Janeiro

1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

2. Universidade Federal Fluminense (UFF)

3. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

4. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

5. Universidade Veiga de Almeida (UVA)

6. Universidade Estácio de Sá (UNESA)

7. Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

8. Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)

9. Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

10. Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, a UFRJ é considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Ela se encontra entre a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo, de acordo com a avaliação da Quacquarelli Symonds.

O curso de Psicologia da UFRJ oferece uma formação abrangente que atende as demandas de inserção no mercado de trabalho, capacitando o psicólogo a atuar nos diferentes campos.

Além disso, a Divisão de Psicologia Aplicada (DPA) da UFRJ oferece e coordena estágios supervisionados, obrigatórios para a formação do psicólogo, funcionando como Clínica Psicológica junto à comunidade.

O ingresso nessa instituição é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes aqui. 

2ª – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fundada em 1960, é uma instituição pública com sede em Niterói. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 9º lugar no ranking da Center for World University Rankings das melhores universidades do país.

O curso de Psicologia da UFF tem como objetivo a formação de profissionais críticos e compromissados socialmente, a produção de conhecimento mediante a pesquisa científica e as atividades extensionistas.

O ingresso nessa instituição é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes aqui. 

3ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Fundada em 1940, é uma instituição de ensino superior privada. É reconhecida como uma das melhores e mais prestigiadas universidades da América Latina. O Times Higher Education, um dos institutos que avaliam as universidades a nível global, classificou a PUC-Rio entre as 10 melhores universidades da América Latina, tendo alcançado a 7ª posição no ranking geral.

O curso de Psicologia da PUC-Rio introduz o aluno em várias áreas, como as psicologias clínica, social, escolar, organizacional, experimental, jurídica e esportiva. Isso faz com que, posteriormente, o estudante tenha capacidade de escolher as disciplinas que mais se ajustem aos seus interesses.

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da PUC-Rio proporciona aos alunos estágios nas áreas clínica, comunitária, escolar, hospitalar, jurídica e organizacional. Ele prioriza o atendimento à população de baixa renda, buscando ampliar os serviços oferecidos à comunidade.

O ingresso é feito através do vestibular da própria instituição, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes aqui

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do país.

O curso de Psicologia da UERJ tem como objetivo formar profissionais capazes de pensar e atuar no desenvolvimento do ser humano. Para tal, o curso oferece disciplinas e atividades que abrangem tanto o estudo da dinâmica individual quanto o estudo de suas manifestações nas mais diversas instituições sociais.

O ingresso é feito através do vestibular da própria instituição. Veja mais detalhes aqui. 

5ª – Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Fundada em 1971, é uma instituição privada de ensino superior localizada nas cidades do Rio de Janeiro e de Cabo Frio. A UVA oferece cursos de graduação, graduação tecnológica, mestrado, doutorado, extensão em língua inglesa e espanhola.

O curso de Psicologia oferece formação por meio de conhecimentos teóricos e prática profissional supervisionada, permitindo atuações individuais, em grupo e institucional, contando, para isso, com modernos laboratórios de processos psicológicos básicos, técnicas de exame psicológico, práticas sociais, genética e neurologia.

O curso proporciona, ainda, formação prática, por intermédio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), um órgão que faz parte do conjunto de clínicas integradas da Área da Saúde da UVA e oferece estágio dentro das ênfases socioinstitucional e clínico-institucional.

O ingresso é feito através do vestibular da própria instituição, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes aqui

6ª – Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Fundada em 1970, é uma instituição privada com sede na cidade do Rio de Janeiro. Conta com mais de 220 mil alunos sendo 129,733 mil alunos presenciais e 77,717 mil alunos do Ensino a Distância, segundo pesquisa feita em 2016, e está presente em 20 estados e no Distrito Federal.

O curso de Psicologia prepara profissionais aptos a atuar em Psicologia e Processos Clínicos e Psicologia, Prevenção e Promoção da Saúde – ênfases do curso. Durante a graduação, estas abordagens são tangenciadas por ferramentas teórico-práticas, que preparam o aluno para atuar em diversos contextos e amplos campos de trabalho relativos à psicoterapia tradicional.

O ingresso é feito através do vestibular da própria instituição, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes aqui.

7ª – Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Duque de Caxias, há cerca de 25 km do Rio de Janeiro. Além disso, possui campus no bairro da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. 

O curso de Psicologia da Unigranrio tem o diferencial de oferecer disciplinas voltadas à colocação profissional do aluno, como Empreendedorismo, Inovação e Empoderamento, características importantes a um profissional cujo maior área de atuação é o trabalho autônomo.

O ingresso é feito através do vestibular da própria instituição, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. O curso é oferecido no Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

8ª – Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)

Fundado em 1971, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Engenho Novo, a 14 km da cidade do Rio de Janeiro. A faculdade oferece 21 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e MBA.

O curso de Psicologia da UCL oferece Laboratório de Psicologia dos Processos Básicos, com estímulo ao desenvolvimento da reflexão, crítica e pesquisa. Além disso, o estudante tem a oportunidade de vivenciar situações reais no Serviço de Psicologia Aplicada no campus, com atendimento clínico e análise vocacional para a comunidade.

O ingresso é feito através do vestibular da própria instituição, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes aqui.

9ª – Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Fundada em 1969, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade do Rio de Janeiro. A faculdade oferece mais de 40 cursos de graduação, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

O curso de Psicologia da UNISUAM pratica um ensino técnico-prático que desenvolve o posicionamento investigativo e questionador em seus alunos, tornando-se um ambiente fértil para a construção de saberes e para a absorção de experiências do cotidiano de um profissional da área.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Fundada em 1959, é uma instituição privada com sede na cidade de São Gonçalo e campus nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco e Bahia. A faculdade oferece mais de 25 opções de cursos de graduação.

O curso de Psicologia da UNIVERSO destina-se à formação de psicólogos aptos a pesquisar situações e problemas psicológicos presentes na educação, na saúde, no trabalho na vida social e neles intervir.

O ingresso é feito através do vestibular da própria instituição, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. O curso é oferecido São Gonçalo, Campos dos Goytacazes e Niterói.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Psicologia do Rio de Janeiro? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.