História

As 18 Melhores Questões sobre Reforma Protestante com gabarito

questões sobre reforma protestanteQuestões sobre Reforma Protestante
Sala do Saber - melhor cursinho online

Responda questões sobre a Reforma Protestante, movimento que se iniciou com o descontentamento da população diante de algumas infidelidades de partes do clero católico. Martinho Lutero é considerado o líder da revolta, pois escreveu 95 teses que criticavam as ações que ele achava incoerentes. Os seus ideais se espalharam e várias pessoas concordaram com o que ele falava, surgindo assim a Reforma Protestante.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder às questões sobre a Reforma Protestante, que tal organizar seus estudos com o plano de estudos Beduka?

A Reforma Protestante é bastante cobrada nas principais provas de vestibulares, principalmente no ENEM, por isso o Beduka separou questões dos principais exames para você estudar e se preparar ainda mais para as provas.

O que foi a Reforma Protestante?

Vamos relembrar algumas coisas antes das atividades sobre a reforma religiosa.

A Reforma Protestante é considerada uma marcante transformação religiosa do período moderno, pois houve o rompimento do Cristianismo no Ocidente. Por isso os exercícios sobre reforma protestante são muito cobrados, já que ela é um marco histórico.

No ano de 1517, em 31 de outubro, Martinho Lutero pregou na porta da igreja do Castelo de Wittenberg 95 teses criticando algumas práticas católicas.

Algumas eram frutos de parte do clero, e suas ações não representavam toda a Igreja Católica; outras críticas eram fruto de pensamentos filosóficos diferentes que Lutero tinha. Nesse dia, os protestantes comemoram o dia inicial da Reforma Protestante.

A origem desse movimento foi a discordância de Lutero sobre alguns pontos da filosofia e da teologia em relação à Tradição Católica. Os príncipes da época apoiaram Lutero, pois se tornariam independentes em relação ao papa, que condenava a cobrança exagerada de impostos. Mesmo assim, havia padres que cometiam abusos e permitiam a usura.

Havia muitos padres despreparados, homens que haviam comprado seus cargos. Não eram verdadeiros pastores de almas, mas pessoas com pensamento de construir uma carreira às custas da Igreja.

Era esse o clero que aceitava a comercialização de bens eclesiásticos e usava a sua posição para obter privilégios. Além disso, a venda de cargos na igreja e a venda do perdão dos pecados eram consideradas uma prática comum.

Apenas com o impulso da Reforma Protestante é que esses problemas no clero receberam atenção. Disso surgiu a Companhia de Jesus, com os padres jesuítas que eram missionários e intelectuais bem preparados.

Gostou do nosso artigo sobre Reforma Protestante? O Beduka deseja a sua aprovação na faculdade, então desenvolvemos um simulado online 100% gratuito para te ajudar a se preparar para o ENEM.

Há um filme que conta a história de Martinho Lutero e a transformação da Reforma Protestante, ele vai te ajudar a entender melhor como era os costumes e contextualizar melhor esse conflito religioso. O filme está disponível no Youtube e se chama “Lutero e a Reforma Protestante“!

Quem foi Martinho Lutero?

A Reforma foi iniciada por Martinho Lutero com as suas críticas e negações diante das práticas religiosas realizadas pela Igreja.

Lutero criticava a venda de indulgências feita pelo dominicano João Tetzel. Dessa forma, Lutero escreveu 95 questões que desaprovam a Igreja e até mesmo o Papa.

Martinho Lutero era monge agostiniano, alemão e professor da Universidade de Wittenberg. As 95 teses formuladas foram apresentadas na porta de uma igreja para os seus alunos e eles deveriam debater o tema em classe. Porém seus alunos, ao ler as teses, resolveram compartilhá-las com o público.

As teses se espalharam e a Igreja não ficou satisfeita com as críticas recebidas. O papa Leão X, em 1520, escreveu uma bula condenando Lutero e exigiu a sua retração. Ao receber a bula, Lutero a queimou em público, agravando ainda mais a situação.

O professor foi considerado herege pelo imperador Carlos V, em 1521. Contudo, ele logo foi acolhido pela nobreza alemã e se dedicou a desenvolver os princípios da nova religião.

Somente em 1555 o conflito religioso chegou ao fim no que ficou conhecido como “Paz de Augsburgo”. Foi estabelecido um acordo que determinava que cada governante dentro do Sacro Império era livre para escolher qual religião seguir.

Esse resumo vai te ajudar em todas as questões sobre a Reforma Protestante!

O que foi o Calvinismo?

As teses e ideais de Lutero foram espalhadas por todo o continente europeu, e sofreram modificações por alguns dos seus seguidores.

O calvinismo foi influenciado pelo Humanismo e pelas teses luteranas. A Bíblia era o fundamento principal da religião e não era preciso um clero regular. Isso ocorria pois Calvino acreditava que a salvação dependia apenas de Deus.

Quer ficar por dentro de toda a matéria sobre Reforma Protestante? Leia o nosso artigo completo.

Agora é hora e colocar os seus conhecimentos em prática, resolva as questões sobre Reforma Protestante e confira o gabarito.

Questões sobre Reforma Protestante

Questão 1- (Unifesp) “Se um homem não trabalhar, também não comerá” – São Paulo

O texto acima traduz a ideia defendida pelo:

a) Protestantismo de Lutero;

b) Protestantismo de Calvino;

c) Catolicismo da Idade Média;

d) Catolicismo da Contra-Reforma.

Questão 2 – (FCC-SP) O Ato de Supremacia, promulgado por Henrique VIII, na Inglaterra, contribuiu para:

a) divulgar intensamente a doutrina calvinista no país, sobretudo na região da Escócia.

b) iniciar a expansão externa, formando, assim, as bases do império colonial inglês.

c) promover a reforma anglicana, ao mesmo tempo em que contribuiu para a centralização do governo.

d) implantar o catolicismo no reino, o que foi acompanhado de repressão aos reformistas.

e) restaurar os antigos direitos feudais, que foram limitados pela Magna Carta de 1215.

Questão 3 – (PUC-PR) Nos começos do século XVI teve início a Reforma Religiosa, com a atuação de Martinho Lutero, monge agostiniano, então em Wittenberg. Sobre as causas desse movimento, é correto afirmar:

I – Os reformados tiveram apoio da burguesia, desejosa de firmar sua atividade capitalista de obter lucros, limitados pela Igreja e indicativos de pecado.

II – Um sentimento nacionalista surgira na Alemanha e Norte da Europa, passando o papa a ser visto como um estrangeiro a interferir em assuntos internos.

III – Em matéria de religião ocorreu o abuso de setores do clero, com a exploração das “relíquias sagradas” e venda de indulgências.

IV – O documento inicial que desencadeou a Reforma Luterana foi a Declaração de Augsburgo, redigida por Felipe Melanchton.

V – Ao tempo do início da Reforma Luterana era papa Júlio II, mecenas do Renascimento e que interpretou o ato de rebeldia de Lutero como uma simples querela de agostinianos contra dominicanos.

Estão corretas:

a) III, IV e V.

b) I, II e V.

c) Apenas II e III.

d) Apenas III e V.

e) Apenas IV e V.

Questão 4 – (UFRN) No século XVI surgiu, na Europa, um movimento de caráter religioso, político e econômico que deu origem à Reforma protestante, iniciada como uma reação:

a) ao progresso do capitalismo comercial, que preconizava o lucro e estimulava o desenvolvimento das atividades mercantis, condenados pela Igreja Católica.

b) à crise da Igreja Católica, que se manifestava através da vida desregrada, do luxo do alto clero, da venda de cargos eclesiásticos e de relíquias sagradas.

c) à teoria religiosa católica, que estava alicerçada na predestinação absoluta, na salvação pela fé e no livre exame da Bíblia.

d) ao fortalecimento do Estado Nacional absolutista cuja consolidação representava o apoio à teoria da supremacia e do universalismo do poder papal.

Questão 5 – (Esan-SP)Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:

a) Henrique VIII.

b) João Knox.

c) João Huss.

d) João Calvino.

e) Martinho Lutero.

Questão 6 – (Vunesp-1998) “O Pai e o Filho vêm a um homem e nele fazem sua morada, se ele amar Jesus Cristo (São João, XV, 23). Daí resulta a necessidade das obras porque o amor, a caridade só se manifesta pelas obras (São João, XIV, 21; Mateus, VII, 21), são obras que contam e Deus dará a cada um segundo suas obras.” (Roland Mousnier, Os séculos XVI e XVII. In História Geral das Civilizações.) A importância do acúmulo gradual de boas obras para a salvação da alma é uma concepção:

a) luterana.

b) católica.

c) sunita.

d) jansenista.

e) anabatista

Questão 7 – (UEPA-2001)Que coragem afinal é a dele, o Dr. Patinha de Gato, o novo Papa de Wittemberg, o Dr. Cadeira de Balanço, o amante dos banhos de sol? Ah, ele afirma que não deve haver revolta porque a espada foi entregue por Deus aos governantes. Mas o poder da espada pertence a toda a comunidade! As pregações de Münzer gozaram de popularidade nas comunidades rurais, isto porque:

a) as ideias reformistas defendidas por Lutero condenavam a exploração feudal dos camponeses alemães.

b) a condenação a propriedade privada e a defesa da igualdade entre os homens atendiam os anseios dos camponeses.

c) a nobreza alemã protegia os reformadores que tinham um discurso contra as propriedades da Igreja.

d) os camponeses eram luteranos e apoiavam os ideais da reforma proposta por Münzer.

e) a reforma na Alemanha teve um caráter social baseado no discurso da igualdade e da fraternidade.

Questão 8 – (VUNESP-2010) Segundo Samuel Huntington, a política mundial está sendo reconfigurada seguindo linhas culturais e civilizacionais, nas quais o papel das religiões é muito importante. Correlacione as duas colunas: Religiões Países 1. Hinduísmo a. Egito 2. Protestantismo b. México 3. Islamismo c. Índia 4. Catolicismo d. Estados Unidos Os países e suas respectivas religiões predominantes são:

a) 1b, 2c, 3a e 4d.

b) 1c, 2a, 3d e 4b.

c) 1b, 2c, 3d e 4a.

d) 1c, 2d, 3a e 4b.

e) 1b, 2d, 3c e 4a.

Questão 9 – (VUNESP-2006)Thomas Münzer liderou os anabatistas, camponeses que inspirados nas teses luteranas passaram a confiscar terras, inclusive da nobreza, rompendo com a estrutura feudal. A atitude de Lutero, propositor da Reforma, frente ao anabatismo foi de

a) apoio, pois via nos seus seguidores os que mais se aproximavam de seu ideal religioso.

b) oposição, pois via neles uma ameaça à ordem que seus protetores da nobreza defendiam.

c) apoio, pois via neles um instrumento para a derrota definitiva dos defensores de Roma.

d) oposição, pois via na violência de suas ações a manifestação dos ensinamentos do papado.

e) apoio, pois ao confiscarem as terras destruíram as bases do Sacro Império, maior inimigo de Lutero.

  • Boa! Você chegou à metade das questões sobre a reforma protestante. Continue!

Questão 10 – (PUC-MG)Na Alemanha, no século XVI, o monge agostiniano Martinho Lutero levantou-se contra os abusos cometidos pelo papado de Roma, desencadeando um movimento que ficou conhecido por Reforma Protestante.

Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar que:

a) o movimento da Reforma teve os seus objetivos defendidos, ampliando o poder da burguesia contra a ideologia senhorial.

b) as ideias veiculadas na Europa, no contexto do século XVI, significaram uma brecha importante na estrutura política feudal.

c) a disseminação dos ideais reformadores no seio da população possibilitou a vitória do nacionalismo contra o poder do papado.

d) a revolta dos camponeses contra a cobiça dos grandes senhores feudais pelos bens da Igreja contou com o apoio de Lutero.

Questão 11 – (UFMG)Todas as alternativas contêm pregações dos protestantes à época da Reforma, EXCETO:

a) “Deus chama cada um para uma vocação cujo objetivo é a glorificação de Deus.(…). O pobre é suspeito de preguiça, que é uma injúria a Deus.”

b) “Não nos tornamos justos à força de agir com justiça, mas é porque somos justificados que fazemos coisas justas.”

c) “O Rei é o supremo chefe da Igreja. Tem todo poder de examinar, reprimir, corrigir erros, heresias, a fim de conservar a paz do Reino.”

d) “Pois Deus criou os homens todos em condições semelhantes, mas ordena uns à vida eterna e outros à eterna danação.”

e) “Trazei o dinheiro! Salvai nossos antepassados! Assim que tilintar em nossa sacola, suas almas passarão imediatamente ao paraíso.”

Questão 12 – (Mack)O Rei Henrique VIII, aclamado defensor da fé pela Igreja Católica, rompeu com o Papa Clemente VII em 1534, por:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) opor-se ao Ato de Supremacia que submetia a Igreja Anglicana à autoridade do Papa.

b) rever todos os dogmas da Igreja Católica, incluindo a indissolubilidade do sagrado matrimônio, através do Ato dos Seis Artigos.

c) aceitar as 95 teses de Martinho Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja Católica.

d) ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra.

e) defender que o trabalho e a acumulação de capital são manifestações da predestinação à salvação eterna como professava Santo Agostinho.

Questão 13 – (UECE) Numere os ideais das reformas religiosas que ocorreram no decorrer do século XVI, apresentados abaixo, de acordo com os seguintes representantes dos movimentos reformistas:

1. Luteranos; 2. Calvinistas; 3. Anabatistas; 4. Contrarreformistas.

( ) Defendiam a liberdade de consciência em matéria de fé.

( ) Defendiam a justificação pela graça e as obras.

( ) Acreditavam que apenas a fé na promessa divina era eficaz para a salvação.

( ) Acreditavam que, na predestinação divina, havia eleitos e condenados.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 2, 3, 1, 4.

b) 1, 2, 4, 3.

c) 4, 1, 2, 3.

d) 3, 4, 1, 2.

Questão 14 – (Puc-Rio) – A Europa do século XVI assistiu ao surgimento de novas religiões cristãs, dentre as quais destacam-se a Luterana, a Calvinista e a Anglicana. A despeito das características que conferem especificidade a cada uma delas, observam-se elementos que as aproximam entre si. Um desses elementos é a:

a) celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis.

b) ausência de hierarquia eclesiástica.

c) tolerância em relação às demais religiões cristãs.

d) afirmação da primazia da igreja sobre o Estado.

e) crítica às estruturas sociais vigentes.

Questão 15 – (Mackenzie) As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de ideias e valores às transformações socioeconômicas da Europa. Dentre seus principais reflexos, destacam-se:

a) a expansão da educação escolástica e do poder político do papado devido à extrema importância atribuída à Bíblia.

b) o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.

c) a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos.

d) a proibição da venda de indulgências, término do índex e o fim do princípio da salvação pela fé e boas obras na Europa.

e) a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.

Questão 16 – (Cesgranrio) A Europa Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas transformações políticas, econômicas e sociais. Sobre essas transformações podemos afirmar que:

l. – o Humanismo e o Renascimento foram movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a observação da natureza.

2. – a Reforma Luterana, identificando-se com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em virtude da centralização do Estado alemão.

3. – a Reforma Calvinista aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro.

4. – a reação da Igreja Católica, denominada Contra-Reforma, através do Concílio de Trento (1545), tentou barrar o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica.

As afirmativas corretas são:

a) apenas l e 2.

b) apenas l e 3.

c) apenas l e 4.

d) apenas 2 e 3.

e) apenas 2 e 4.

Questão 17 – (OMNI – adaptado) Os movimentos religiosos que culminaram na grande reforma religiosa do século XVI tiveram início desde a Idade Média, através dos teólogos John Wycliffe e Jan Huss. Esses movimentos foram reprimidos, mas, na Inglaterra e na Boêmia (hoje República Tcheca), os ideais reformistas perseveraram em circunstâncias ocultas às tendências que fizeram romper a revolta religiosa na Alemanha. O ponto de partida da reforma religiosa foi:

a) O espírito crítico do Humanismo e o aperfeiçoamento da imprensa, por Gutemberg, que contribuíram para a difusão das obras escritas, entre elas a Bíblia.

b) O ataque de Martinho Lutero, em 1517, à prática da Igreja de vender indulgências.

c) Os escritos e as ideias de Jan Huss sobre a liberdade cristã e a necessidade de reconduzir o mundo cristão à simplicidade da vida dos primeiros apóstolos.

d) O desejo de Henrique VIII de divorciar-se de Ana Bolena.

e) Nenhuma das alternativas.

Questão 18 – (Avança SP) No tocante às reformas religiosas, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.

I. – Henrique VIII afastou a influência de Roma dos assuntos políticos do reino inglês.

II. – Lutero é considerado o causador do Cisma do Oriente.

III. – O anabatismo consistia em absolutismo monárquico.

a) Apenas o item I é verdadeiro.

b) Apenas o item II é verdadeiro.

c) Apenas o item III é verdadeiro.

d) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

e) Todos os itens são verdadeiros.

  • Parabéns! Você concluiu as questões sobre reforma protestante. Agora confira o gabarito.

Gabarito das Questões sobre Reforma Protestante

Confira agora o gabarito. Tomara que tenha acertado todas!

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta: letra b) Protestantismo de Calvino;

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta: letra c) promover a reforma anglicana, ao mesmo tempo em que contribuiu para a centralização do governo.

Exercício resolvido da questão 3

Alternativa correta: letra c) Apenas II e III.

Exercício resolvido da questão 4

Alternativa correta: letra b) à crise da Igreja Católica, que se manifestava através da vida desregrada, do luxo do alto clero, da venda de cargos eclesiásticos e de relíquias sagradas.

Exercício resolvido da questão 5

Alternativa correta: letra e) Martinho Lutero.

Exercício resolvido da questão 6

Alternativa correta: letra b) católica.

Exercício resolvido da questão 7

Alternativa correta: letra c) a nobreza alemã protegia os reformadores que tinham um discurso contra as propriedades da Igreja.

Exercício resolvido da questão 8

Alternativa correta: letra d) 1c, 2d, 3a e 4b.

Exercício resolvido da questão 9

Alternativa correta: letra b) oposição, pois via neles uma ameaça à ordem que seus protetores da nobreza defendiam.

Exercício resolvido da questão 10

Alternativa correta: letra d) a revolta dos camponeses contra a cobiça dos grandes senhores feudais pelos bens da Igreja contou com o apoio de Lutero.

Exercício resolvido da questão 11

Alternativa correta: letra e) “Trazei o dinheiro! Salvai nossos antepassados! Assim que tilintar em nossa sacola, suas almas passarão imediatamente ao paraíso.”

Exercício resolvido da questão 12

Alternativa correta: letra d) ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra.

Exercício resolvido da questão 13 – 

Alternativa correta: letra d) 3, 4, 1, 2.

Exercício resolvido da questão 14 – 

Alternativa correta: letra a) celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis.

Exercício resolvido da questão 15 – 

Alternativa correta: letra b) o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.

Exercício resolvido da questão 16 – 

Alternativa correta: letra b) apenas l e 3.

Exercício resolvido da questão 17- 

Alternativa correta: letra b) O ataque de Martinho Lutero, em 1517, à prática da Igreja de vender indulgências.

Exercício resolvido da questão 18 – 

Alternativa correta: letra a) Apenas o item I é verdadeiro.

Gostou das questões sobre Reforma Protestante? Temos outros exercícios que também podem te ajudar a estudar para as provas, como exercícios sobre república velha, feudalismo ou se preferir temos exercícios de física, matemática, geografia, biologia e muito mais!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.