Química

Exercícios sobre Chuva Ácida

Exercícios sobre Chuva ÁcidaExercícios sobre Chuva Ácida

Todas as chuvas são ácidas, porém a acidez da chuva pode oscilar devido quantidade de óxido na atmosfera. Se o pH da água da chuva for inferior a 4,5 pode ter consequências ambientais sérias. Faça os nossos exercícios sobre chuva ácida e teste os seus conhecimentos.

A chuva ácida é um fenômeno que ocorre devido a poluição atmosférica. Toda chuva é ácida, mesmo nos lugares sem poluição, a acidez da chuva ainda está presente. Porém, quanto mais ácido sulfúrico, ácido nítrico e nitroso contém na chuva, mais ácida ela fica.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Essa acidez aumenta devido ao resultado de reações químicas que ocorrem na atmosfera, como a queima de combustíveis fósseis em indústrias e em automóveis, que lançam no ambiente grande quantidade de gases poluentes, como o óxido, por exemplo.

Os óxidos que mais ajudam na formação da chuva ácida são o óxido de enxofre (SO2 e SO3) e o de nitrogênio (N2O, NO e NO2). O que mais agrava a situação ambiental é o enxofre, pois ao reagir com a água, forma o ácido sulfúrico, usado em baterias de automóveis. Ou seja, é muito prejudicial para todo o ambiente.

Já o nitrogênio, ao reagir com água, forma o ácido nítrico (HNO3) e o ácido nitroso (HNO2). Esses ácidos, podem causar impactos negativos ao ambiente ao decorrer do tempo, pois aumentam a acidez da água da chuva.

Como já havíamos falado, toda chuva é ácida pois possui o ph natural 7 e, com a presença do gás carbônico (CO2), o ácido cai para 5,6. Contudo, tecnicamente ao se referir à chuva ácida, entende-se que o seu pH é abaixo de 4,5.

Solucionar o problema da chuva ácida não é uma tarefa fácil, pois além de entendermos as suas causas, precisamos também saber suas consequências. Assim como o efeito estufa, a chuva ácida também precisa ser estudada e analisada.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Você deve estar se perguntando quais problemas ambientais a chuva ácida pode causar. Os principais impactos são:

  • Afetam o desenvolvimento das árvores, florestas e plantas em geral, diminuindo a força a fertilidade e a capacidade de sobrevivência;
  • Destruição da cobertura vegetal;
  • Acidificação dos solos, lagos e rios;
  • Pode ajudar no surgimento de doenças respiratórias;
  • Afetam os rios, podendo ter como consequência a morte de animais aquáticos;
  • Corrosão de pedras, metais ou tintas;
  • Causar estragos em estátuas, prédios e monumentos;
  • Entre outros.

Saber sobre essa matéria é importante para que você se saia bem na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM e consiga a sua aprovação. Por isso, faça os exercícios sobre chuva ácida e depois confira as respostas no gabarito! Vamos lá?

Exercícios sobre Chuva Ácida

1 – (Univali-SC)A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d’água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio. O enxofre é liberado, principalmente, por indústrias de veículos e usinas termelétricas movidas a carvão e a óleo; os óxidos de nitrogênio, por automóveis e fertilizantes.

Ambos reagem com o vapor de água, originando, respectivamente, os ácidos sulfuroso, sulfídrico e sulfúrico, e o ácido nítrico. Esses elementos se precipitam, então, na forma de chuva, neve, orvalho ou geada, na chamada chuva ácida.

Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.

As fórmulas dos ácidos citados no texto acima, respectivamente, são:

a) H2S, H2SO4, H2SO3, HNO3.

b) H2SO3, H2SO4, H2S, HNO2.

c) HSO4, HS, H2SO4, HNO3.

d) HNO3, H2SO4, H2S, H2SO3.

e) H2SO3, H2S, H2SO4, HNO3.

2 – (Vunesp-SP)Sabe-se que a chuva ácida é formada pela dissolução, na água da chuva, de óxidos ácidos presentes na atmosfera. Entre os pares de óxidos relacionados, qual é constituído apenas por óxidos que provocam a chuva ácida?

a) Na2O e NO2

b) CO2 e MgO

c) CO2 e SO3

d) CO e NO2

e) CO e NO

3 – (Enem- MEC- 2011)Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7 e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando

consequências.

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência

a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos.

b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.

c) a destruição da fauna e da flora e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.

d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.

d) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

4 – (UFPB-2010)A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, por emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, proveniente de diversos combustíveis fósseis e de veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.

Considerando essas informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é

a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.

b) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.

c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, em decorrência da utilização maciça de carvão mineral.

d) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.

e) intenso nos grandes centros urbanos, em decorrência do aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.

5 – (PUC-RS)Especialistas observam que, nas últimas décadas, obras de arte expostas em praças públicas na Itália estão sofrendo um acentuado desgaste. É mais provável que essa situação esteja relacionada

a) à ação de visitantes despreparados para a contemplação das obras de arte.

b) ao fenômeno El Niño, que aumenta a concentração de chuvas no verão.

c) às ondas de frio que têm assolado o continente nos últimos invernos.

d) ao aquecimento global.

e) às chuvas ácidas.

6 – (ENEM)Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:

I. as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.

II. as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.

III. as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.

Dessas afirmativas está(ão) correta(s):

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I e III, apenas.

7 – (FGV)A chuva pode ser ácida devido à presença no ar de:

a) CO2.

b) Ozônio.

c) NH3.

d) Amônia.

e) CO.

8 – (FEI)A chuva ácida é uma poluição transcontinental, porque os gases que a produzem podem ser transportados pelos ventos até 2.000 km de distância antes de se transformarem em ácidos. Na Alemanha 50% das florestas naturais foram destruídas pelas chuvas ácidas; obras de arte e monumentos arquitetônicos são vítimas desta.

Cabe também aos engenheiros o dever de estarem atentos aos problemas ambientais. Na situação descrita anteriormente qual o item a seguir que poderá diminuir os problemas da chuva ácida:
a) substituir o óleo diesel por carvão
b) acrescentar enxofre na gasolina que age como catalisador
c) construir chaminés mais baixas para que os ventos não espalhem a poluição
d) instalar filtros dessulfurizadores e substituir a gasolina pelo álcool
e) fechar as indústrias e substituir os automóveis

9 – (UFSM)Considerando as afirmativas a respeito de desequilíbrios ambientais, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma.

( ) O desmatamento, através de derrubadas ou queimadas na Amazônia, tem ocasionado prejuízos ao solo e poluição atmosférica.

( ) O mar e os cursos de água doce possuem capacidade infinita de diluir resíduos orgânicos.

( ) O controle biológico de pragas, quando bem planejado, é uma alternativa ao controle feito por inseticidas químicos os quais, a longo prazo, podem selecionar insetos resistentes além de afetar outros organismos.

( ) A chuva ácida, resultado da combinação de gases tóxicos com o vapor da água da atmosfera, é um problema que afeta os países mais industrializados da América do Norte e Europa.

A sequência correta e

a) V – V – V – F.

b) F – F – F – V.

c) F – F – V – V.

d) V- F – V – F.

e) V – V – F – F.

10 – (UFAL) O dióxido de enxofre (SO2), produto tóxico liberado na atmosfera a partir da queima industrial de combustíveis, está relacionado diretamente com

a) destruição da camada de ozônio.

b) a formação da chuva ácida.

c) a inversão térmica.

d) o efeito estufa.

e) a eutrofização.

11 – (UFJF) As árvores da floresta do Tatu estão ficando sem folhas. Pesquisadores do Jardim Botânico de Dinul (Distrito de Palomas MG), em recente estudo realizado na

floresta do Tatu (importante remanescente de Mata Atlântica), mostram que os elevados índices pluviométricos registrados nas proximidades da Metalúrgica Carbide S.A. e a incidência de ventos no sentido da floresta do Tatu podem ser os principais causadores da misteriosa queda de folhas e queima da vegetação na referida floresta. O Dr. João Silva, coordenador das pesquisas, prevê que, se não forem tomadas medidas urgentes, as árvores estão sem uma folha em menos de dois anos. A partir da leitura da matéria publicada no Diário de Palomas é possível concluir que se trata de:

a) Crescimento desordenado de Palomas.

b) Chuva ácida.

c) Vazamento no reservatório municipal de Palomas.

d) Simples coincidência.

e) Desmatamento clandestino para facilitar a exploração de madeira.

Respostas dos Exercícios sobre Conjuntos

Exercício resolvido da questão 1

e) H2SO3, H2S, H2SO4, HNO3.

Exercício resolvido da questão 2

c) CO2 e SO3

Exercício resolvido da questão 3

a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos.

Exercício resolvido da questão 4

c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, em decorrência da utilização maciça de carvão mineral.

Exercício resolvido da questão 5

e) às chuvas ácidas.

Exercício resolvido da questão 6

c) I e II, apenas.

Exercício resolvido da questão 7

a) CO2

Exercício resolvido da questão 8 –

d) instalar filtros dessulfurizadores e substituir a gasolina pelo álcool

Exercício resolvido da questão 9

d) V- F – V – F.

Exercício resolvido da questão 10

b) a formação da chuva ácida.

Exercício resolvido da questão 11

b) Chuva ácida.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador