Faculdades

Melhores faculdades de Medicina em Minas Gerais

MELHORES-FACULDADES-DE-MEDICINA-EM-MINAS-GERAISMelhores Faculdades de Medicina em Minas Gerais

Pretende fazer faculdade em Minas Gerais mas ainda não se decidiu em relação à instituição? Leia nosso artigo e descubra quais são as melhores faculdades de Medicina nesse estado!

Minas Gerais é um estado que possui diversas opções de faculdades, inclusive é o estado que possui o maior número de universidades federais do Brasil. Você mora ou pretende se mudar para Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ouro Preto ou qualquer outra cidade mineira para estudar medicina? Apresentamos a relação de melhores faculdades de medicina em Minas Gerais, para você avaliar e escolher a sua instituição de ensino.

É importante lembrar que apesar de Minas Gerais não possuir praias, há várias belezas naturais que vale a pena conhecer, como: Serra do Cipó, São Tomé das Letras e Capitólio. Esses são só alguns exemplos dos roteiros turísticos que podem fazer parte da rotina de quem resolve estudar nesse estado.

Se você está pesquisando pelas melhores faculdades de Medicina em Minas Gerais, mas está perdido sem saber quais indicadores analisar, fique calmo. Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Como saber quais as melhores faculdades de Medicina em Minas Gerais?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Medicina em Minas Gerais, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Medicina em Minas Gerais

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

3. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

4. Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

5. Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

6. Universidade de Uberaba (UNIUBE)

7. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

8. Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT)

9. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

10. Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

Veja agora os detalhes das melhores faculdades de Medicina em Minas Gerais:

1ª  – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de medicina da UFMG é um dos melhores do Brasil e o que recebe o maior número de ingressos por ano no país: são 320 novos alunos do curso, anualmente. Além disso, o estudante começa a realizar atendimentos aos pacientes a partir do 4º período, em ambulatórios do Hospital das Clínicas e nos Centros de Saúde da rede municipal.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª  – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Fundada em 1957, é uma instituição de ensino superior pública, sediada na cidade de Uberlândia, há cerca 540 km de Belo Horizonte. Também possui campus nas cidades de  Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

O curso de Medicina da UFU oferece formação generalista, atuando na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças e na reabilitação do ser humano.

A faculdade possui vestibular próprio, porém parte das vagas são distribuídas pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª  – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Fundada em 1953, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Uberaba, há cerca de 480 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus na cidade de Itaruma. A UFTM oferta cursos de diversas áreas do conhecimento, atualmente contando com um alunado de, aproximadamente, sete mil estudantes.

O curso de Medicina da UFTM forma profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva capaz de atuar de forma ética e proativa, observando os vários níveis de atuação no processo saúde-doença. Será capaz de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para desenvolver ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde.

O ingresso é feito pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Fundada em 1950, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Belo Horizonte. É a segunda escola de medicina mais antiga de Minas Gerais. A faculdade foi avaliada com nota máxima (5) pelo MEC em 2017.

O curso de Medicina da FCMMG mescla tradição, modernidade e excelência no ensino para atender os anseios pessoais, da sociedade e as exigências do mercado. A faculdade forma médicos generalistas que devem estar aptos a desenvolver atividades tanto nas áreas fundamentais quanto nas específicas da Medicina.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos na faculdade por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª  – Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Alfenas. Além disso, possui campi nas cidades de Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha.

O curso de Medicina da UNIFENAS está alicerçado em um modelo educacional que favorece a formação de um médico apto a uma prática profissional renovada e em sintonia com os desafios do seu tempo. Adota a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – problem based learning) como perspectiva educacional central de seu currículo, cujo desenho baseia-se e orienta-se na comunidade, atento às necessidades do SUS

A faculdade possui vestibular próprio, porém é possível tentar uma bolsa pelo Prouni. O curso é oferecido em Belo Horizonte e em Alfenas.

6ª – Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Fundada em 1947, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Uberaba. Além disso, possui campi nas cidades de Uberlândia e Araxá. A faculdade oferece cerca de 42 cursos de graduação. 

O aluno formado pelo curso de Medicina da UNIUBE deve entrar no mercado de trabalho disposto a continuar com os estudos, pois a atualização desse profissional é constante e necessária. Com o Mário Palmério Hospital Universitário, os profissionais graduados na faculdade saem ainda mais capacitados para o mercado de trabalho.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª  – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Arcos, Betim, Contagem, Guanhães, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.

O curso de Medicina da PUC Minas prepara o bacharel não apenas para o conhecimento dos conceitos e das técnicas clínicas e cirúrgicas, mas também para o desenvolvimento de habilidades e atitudes que humanizam o exercício da profissão. O aluno terá o acompanhamento de um professor mentor de turma durante todo o curso e será orientado por um grupo de pesquisadores para o desenvolvimento de práticas investigativas.

A faculdade possui vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos na faculdade através do Prouni. O curso é oferecido em Contagem, Betim e Poços de Caldas.

8ª – Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Itajubá, a cerca de 405 km de Belo Horizonte. A faculdade possui convênio com o Hospital das Clínicas de Itajubá, com outros hospitais da região e com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O modelo pedagógico do curso de Medicina da FMIT está em consonância com as mais modernas tendências em Educação Médica, baseado na autonomia, aprendizagem de adultos, crítico-reflexiva e centrada no estudante, que é o sujeito ativo da aprendizagem, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª  – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Juiz de Fora. A UFJF reúne na atualidade 16 unidades acadêmicas, agregando 36 cursos de graduação, 29 cursos de mestrados acadêmicos, três mestrados do tipo profissional e 17 cursos de doutorado, com quase 19.000 alunos matriculados.

O curso de Medicina da UFJF atende à formação em nível de graduação na área médica e estrutura-se com o intuito de preparar profissionais competentes para realizar o atendimento integral do ser humano. Tem como princípios fundamentais a excelência técnica, a ética, a cidadania e a humanização. Entendem-se como necessárias ao egresso as competências nas áreas de Atenção à Saúde, de Gestão em Saúde e de Educação em Saúde.

O ingresso pode ser feito pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) que é um processo seletivo no qual o estudante faz as provas ao longo de seu ensino médio e pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

Fundada em 1963, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Barbacena, há cerca de 175 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus na cidade de Juiz de Fora. A instituição é mantida pela Fundação Presidente Antônio Carlos.

O curso de Medicina da UNIPAC conta com um dos mais modernos laboratórios de habilidades para cursos de medicina. Desde o primeiro semestre o aluno começa seu treinamento no laboratório com atividades em aparelhos e manequins.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de medicina em Minas Gerais? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações. Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador