Cursos

Nota de Corte para Direito: Sisu 2022 / Prouni 2022

Nota-de-corte-para-DireitoNota de corte para Direito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Veja as maiores e menores notas de corte para o curso de Direito e tenha uma ideia mais clara de qual nota você precisa tirar na prova do ENEM se quiser fazer este curso. Vamos te mostrar a nota tirada do ranking geral, ele envolve tanto as instituições públicas (federais ou estaduais) quanto as privadas.

Neste artigo que o Beduka preparou, você vai descobrir quais são as notas de corte para Direito nas principais instituições públicas e privadas.

Clique em algum dos tópicos abaixo e vá diretamente para a nota do seu interesse!

  1. Afinal, o que é a nota de corte?
  2. Menor nota de corte no SISU 2022.
  3. Maior nota de corte no SISU 2022.
  4. Menor nota de corte no PROUNI 2020.
  5. Maior nota de corte no PROUNI 2020.
  6. Nota de corte para o FIES.
  7. Mais informações sobre Direito.

Nosso objetivo é fazer com que você saiba quanto você precisa tirar no ENEM caso deseje fazer este curso.

Aqui no site, nós também te ajudamos a saber como realizar a inscrição do Sisu e do Prouni.

Afinal, o que é a nota de corte?

A nota de corte do Sisu é a menor pontuação possível para um candidato conseguir a vaga que ele está disputando.

Se há 40 vagas, logo as 40 maiores notas serão selecionadas e a última colocada se tornará a nota de corte.

Ao final de cada dia do prazo de inscrição, o sistema calcula uma média e libera a nota de corte parcial. Ou seja, qual é o valor mínimo, até o momento, para se classificar.

Essa informação ajuda o candidato a avaliar se tem chances de ser selecionado. Caso tenha uma pontuação menor do que a nota de corte, é possível modificar as opções escolhidas (antes do encerramento dos 3 dias) e aumentar a probabilidade de conseguir uma vaga.

Após o encerramento do processo seletivo, o Sisu divulga as notas de corte finais. Elas correspondem à pontuação do Enem apresentada pelo último candidato classificado em determinado curso, universidade, unidade, turno e modalidade de concorrência.

Se o candidato conseguir alcançar ou superar a nota de corte até o fim do período de inscrições, ele conseguirá passar e bastará esperar a divulgação dos resultados pelo MEC.

Por outro lado, se você não conseguir alcançar a nota de corte, não desespere! Isso não significa que você está automaticamente eliminado da disputa.

Há chances de que algum candidato aprovado na primeira chamada desista ou se matricule em outro curso. Aí haverá vagas “sobrando” e os melhores colocados abaixo da nota de corte serão chamados. Para que isso aconteça, você precisa participar da lista de espera.

Atenção: As notas de corte, por mais atualizadas que sejam, servem como base ou parâmetro de comparação, afinal mudam de um semestre para o outro. Apesar disso, a mudança é muito pequena e mesmo uma mais antiga serve como referência para a edição atual.

Qual foi a MENOR nota de corte para Direito no SISU 2022?

Considerando as universidades públicas e a nota de corte do Sisu, a menor para Direito em uma federal foi de 648,64 (ampla concorrência), na UFCG (Fundação Universidade Federal de Campina Grande).

Mais detalhes sobre essa faculdade.

Considerando uma estadual, a menor foi de 592,92 (ampla concorrência) na UNEMAT – Campus de Pontes de Lacerda (Universidade Estadual de Mato Grosso).

Mais detalhes sobre essa faculdade.

Qual foi a MAIOR nota de corte para Direito no SISU 2022?

A maior nota mínima para cursar Direito em uma federal foi de 858,5 (ampla concorrência) em 2019, na UNIFAP (Universidade Federal do Amapá).

Mais detalhes sobre essa faculdade.

Considerando uma Estadual, a maior nota de corte Sisu para Direito foi de 778,64 (ampla concorrência) em Mossoró no Rio Grande do Norte, na UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte).

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Mais detalhes sobre essa faculdade.

Qual foi a MENOR nota de corte para Direito no PROUNI 2020?

A menor nota de corte ProUni no primeiro semestre de 2019 foi registrada em Maringá no Paraná, na SMG (Faculdade Santa Maria da Glória). A menor nota para cursar Direito lá foi de 450,34 com bolsa de 50%.

Mais detalhes sobre essa faculdade.

Já em Curitiba no Paraná, temos a menor nota de corte para Direito pelo Prouni com 100% de bolsa, também do primeiro semestre de 2019. Ela foi de 505,76 na PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Mais detalhes sobre essa faculdade.

Atenção! Essas notas se referem ao ano de 2019, mas você pode tê-las com base para o ano de 2020 porque não costumam mudar drasticamente.

Qual foi a MAIOR nota de corte para Direito no PROUNI 2020?

Em Belém do Pará temos a maior nota de corte. Foi de 701 considerando o Prouni 100, na CESUPA (Centro Universitário do Estado do Pará).

Mais detalhes sobre essa faculdade.

Já com o Prouni 50, a maior nota de corte para Direito foi de 697,14 no primeiro semestre de 2019, na Faculdade Metropolitana de Paraupebas.

Mais detalhes sobre essa faculdade.

Atenção! Essas notas se referem ao ano de 2019, mas você pode tê-las com base para o ano de 2020 porque não costumam mudar drasticamente.

Nota de Corte para Direito no Fies

A exigência do Fies é que o candidato, no mínimo, obtenha 450 pontos como nota no Enem e que não zere a redação.

Atendido isso, o candidato disputa normalmente depois de ser avaliado nas condições socioeconômicas. As maiores notas preencherão as vagas disponibilizadas para financiamento.

Segue a gente lá no Instagram! Assim você não perde nada.

Mais conteúdo sobre Direito

Ouça uma profissional da área falando sobre a profissão e sobre o mercado de trabalho:

Para se organizar melhor, use o nosso Plano de Estudos. Com certeza você vai gostar!

Gostou de conferir as notas de corte para Direito? Se prepare para a prova do ENEM ou de outros vestibulares com o Simulado do Beduka. É gratuito e você pode fazer a hora que quiser!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.