Como funciona o Fies?

O valor das mensalidades é o maior obstáculo para os jovens que desejam ingressar no Ensino Superior em faculdades privadas.

Se voc√™ se enquadra no grupo que est√° em busca de solu√ß√Ķes para esse problema, ent√£o esse artigo ir√° te ajudar. Nele iremos explicar como funciona o Fies e trazer informa√ß√Ķes relevantes que tirar√£o suas principais d√ļvidas.

Voc√™ tem d√ļvida sobre em qual faculdade fazer seu curso? Acesse beduka.com e busque por curso e cidade e voc√™ ver√° todas as faculdades p√ļblicas e privadas que oferecem o curso desejado e detalhes de cada uma.

Como funciona o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) √© um programa do governo criado com o objetivo de fornecer subs√≠dio aos alunos de cursos superiores de institui√ß√Ķes de ensino particulares que n√£o conseguiam arcar integralmente com as mensalidades.

O programa sofreu algumas reformula√ß√Ķes no in√≠cio de 2018. Essas reformula√ß√Ķes v√£o desde um sistema diferenciado de inscri√ß√Ķes at√© uma mudan√ßa na cobran√ßa de juros e prazos de pagamentos.

Abaixo te daremos algumas informa√ß√Ķes sobre o processo de sele√ß√£o dos candidatos ao benef√≠cio.

Como funciona a pré-seleção do Fies

Se voc√™ manifestou interesse pelo financiamento e se cadastrou no site oficial do Fies, ent√£o ser√° direcionado para a pr√©-sele√ß√£o e ter√° seu perfil avaliado pelo agente financeiro, operador de cr√©dito respons√°vel pela rela√ß√£o jur√≠dica com as mantenedoras das institui√ß√Ķes de ensino superior participantes do programa.

Como funciona a seleção do Fies

O candidato pr√©-selecionado passa para a fase de sele√ß√£o, que tem como crit√©rio principal a nota do ENEM, seguido pelas op√ß√Ķes de curso selecionadas, turno e a faculdade indicada pelo candidato no preenchimento do formul√°rio de sele√ß√£o.

Como faço para participar?

Depois da aprovação nas fases de pré-seleção e seleção já explicados, o candidato estará apto a participar do Fies.

Para conferir essa informação, basta acessar o seu cadastro no site do programa e conferir se a sua pontuação no ENEM é suficiente para garantir a sua candidatura.

Caso você tenha feito a prova mais de uma vez, o sistema utilizará a sua nota mais alta para fazer o cálculo.

Para ir bem, estude com provas anteriores. Fa√ßa o simulado Beduka com as quest√Ķes dos √ļltimos 6 anos do Enem. √Č gratuito e voc√™ v√™ seu resultado assim que termina. Tamb√©m √© poss√≠vel personalizar seu simulado. Fa√ßa o teste!

Quer saber mais sobre o ENEM? Acesse nosso Guia completo.

Quem pode participar?

Estudantes de todo o Brasil podem se candidatar ao Fies. Mas para ter direito ao benefício, é necessário preencher os pré-requisitos abaixo:

  • Ter renda familiar mensal bruta per capita de tr√™s a cinco sal√°rios m√≠nimos;
  • Ter participado do ENEM a partir do ano de 2010;
  • Ter obtido m√©dia igual ou superior a 450 pontos;
  • Ter tirado uma nota superior a zero na reda√ß√£o.

Como funcionam os juros?

Juros Fies

Após o programa ser reformulado em 2018, ele passou a oferecer 3 modalidades diferentes de financiamento.

Modalidade I

Essa modalidade oferece juros zero para quem tiver renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

O estudante come√ßar√° a pagar as presta√ß√Ķes respeitando seu limite de renda. Dessa forma, os encargos a serem pagos diminuem de forma consider√°vel.

Nesta modalidade o financiamento estudantil é ofertado diretamente pelo governo para o estudante. Por isso, o custo é mais baixo.

Modalidade II

As vagas dessa modalidade s√£o destinadas √†s regi√Ķes Norte, Nordeste, Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes com renda mensal familiar por pessoa de at√© cinco sal√°rios m√≠nimos.

O financiamento √© ofertado pelas institui√ß√Ķes financeiras, que contam com recursos p√ļblicos. Assim, elas oferecem contratos mais baratos que o mercado, apesar de mais caros do que na modalidade I.

Modalidade III

As vagas dessa modalidade s√£o para todas as regi√Ķes do Brasil e s√£o oferecidas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

√Č importante lembrar que n√£o √© permitido mudar de modalidade ao longo do financiamento, mesmo que a renda familiar do estudante se altere.

Como fazer a inscrição?

No Novo Fies, as inscri√ß√Ķes devem ser feitas exclusivamente no site oficial do programa.

As inscri√ß√Ķes acontecem duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo.

A dica é ficar de olho no site para conferir os prazos de inscrição estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Aditamento

Já ouvir falar disso? Para entender como funciona o Fies, você precisa saber. Para aqueles que já aderiram ao financiamento e contaram com esse suporte ao longo da sua graduação, esse é um termo bastante conhecido e, com certeza, se tornará rapidamente familiar para quem está chegando agora.

O Aditamento do Fies é a renovação do benefício. Por meio dele, o aluno manifesta o seu interesse em continuar financiando as mensalidades do curso durante o semestre seguinte.

Como ver o resultado

Para saber os resultados do Fies e descobrir se foi selecionado para o financiamento, além de conferir as modalidades disponíveis, é só consultar o site Fies Seleção ou conferir diretamente junto à instituição de ensino em que você se inscreveu.

E caso você não seja aprovado na primeira etapa, não se preocupe! Você será automaticamente incluído na lista de espera e poderá continuar no processo seletivo para conseguir o apoio do financiamento e custear os seus estudos com mais tranquilidade.

Cancelamento

Se você aderiu ao Fies mas quer cancelar o contrato, leia esse tópico e veja as alternativas.

Suspens√£o Tempor√°ria

Você pode solicitar a suspensão temporária por até dois semestres consecutivos através do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), que é responsável por toda a operacionalização e controle dos contratos estudantis.

Dessa forma, você não precisará pagar pelo financiamento durante a suspensão do seu contrato e poderá retomar os estudos com o programa normalmente ao final desse período.

Quer saber os valores das mensalidades das faculdades particulares? Isso é fácil! Acesse o site do Beduka.

Cancelamento Definitivo

Agora você já sabe como funciona o Fies. Entenda agora como cancelá-lo. Antes de escolher essa alternativa, recomendamos que você faça uma avaliação cuidadosa dos motivos que levam você a desistir do seu financiamento.

Afinal, com a quebra do contrato, você precisará arcar com o pagamento do período já utilizado e não poderá solicitar o Fies novamente no futuro.

No entanto, se essa for realmente a melhor alternativa para os seus estudos, existem dois períodos para que você solicite o seu cancelamento:

  • At√© o 15¬ļ dia dos meses de janeiro a maio, para financiamentos relativos ao primeiro semestre;
  • At√© o 15¬ļ dia dos meses de julho a novembro, para os contratos do segundo semestre.

Tem mais alguma d√ļvida sobre o Fies? Acesso o Guia completo do programa.

Sobre o Beduka   

Somos uma startup mineira, criada em Junho/17, e disponibilizamos uma plataforma 100% gratuita para estudantes que buscam por uma faculdade.

Nossa missão é ajudar o estudante a encontrar a faculdade ideal para a sua realidade, considerando critérios como preço, localização, reputação e outros.

Digitando apenas o curso e a cidade, o Beduka apresenta a rela√ß√£o de todas as faculdades (privadas e p√ļblicas) da regi√£o. Rapidamente √© poss√≠vel ter acesso aos diferenciais de cada uma, localiza√ß√£o, pre√ßos das mensalidades, datas dos vestibulares, nota do MEC, bolsas dispon√≠veis, opini√Ķes de alunos, sal√°rio m√©dio das profiss√Ķes e muito mais. As op√ß√Ķes de filtro e ordena√ß√£o permitem ainda maior agilidade nesse processo.

Disponibilizamos ainda v√°rios canais complementares para ajudar o estudante no processo de escolha e constru√ß√£o do seu futuro profissional, como o nosso Blog, Simulado do Enem e V√≠deos sobre as Profiss√Ķes.

Se gostou desse artigo sobre como funciona o Fies, n√£o deixe de seguir o Beduka no Facebook e no Instagram. Assim voc√™ n√£o perde nada! ūüôā

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador