Faculdades

Saiba quais as melhores faculdades de Psicologia em Minas Gerais

SAIBA-QUAIS-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-PSICOLOGIA-EM-MINAS-GERAISMelhores faculdades de Psicologia em Minas Gerais

Pensando em se tornar um psicólogo, mas ainda não sabe em qual instituição de ensino deseja ingressar? Veja nosso ranking com as melhores faculdades para esse curso no estado de Minas Gerais!

A Psicologia é uma ciência que estuda os estados e processos mentais, o comportamento do ser humano e suas interações com o ambiente. Mora ou pretende se mudar para Minas Gerais para fazer esse curso? Então esse artigo é para você! Preparamos um ranking com as melhores faculdades de psicologia em Minas Gerais.

É importante lembrar que apesar de Minas Gerais não possuir praias, há várias belezas naturais que vale a pena conhecer, como: Serra do Cipó, São Tomé das Letras e Capitólio. Esses são só alguns exemplos dos roteiros turísticos que podem fazer parte da rotina de quem resolve estudar nesse estado.

Se você está pesquisando pelas melhores faculdades de psicologia em Minas Gerais, mas está perdido sem saber quais indicadores analisar, fique calmo. Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira. Mas antes, vamos te explicar de forma bem rápida quais as funções de um psicólogo.

O que faz um Psicólogo?

O psicólogo é o profissional que compreende e analisa os indivíduos, com o objetivo de solucionar problemas relacionados ao comportamento. O psicólogo atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais.

Este profissional estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções. Ele procura identificar padrões de comportamento através da observação e interação direta com os pacientes.

Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre as áreas da Psicologia.

Como saber quais as melhores faculdades de Psicologia em Minas Gerais?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de psicologia em Minas Gerais, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Psicologia em Minas Gerais

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

3. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

4. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

5. Centro Universitário Newton Paiva (NEWTON PAIVA)

6. Centro Universitário Una (UNA)

7. Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

8. Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

9. Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

10. Universidade Fumec (FUMEC)

Veja agora os detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, a UFMG está atualmente entre a 251ª e 300ª posição das melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com a avaliação da Quacquarelli Symonds. O curso de Psicologia da universidade surgiu com o objetivo de atender às necessidades da sociedade pelo profissional da psicologia, profissão regulamentada no país em 1962.

A grade curricular permite que os alunos cumpram uma carga determinada de disciplinas obrigatórias e, à medida em que o curso avança, possam escolher as disciplinas que vão cursar, de acordo com sua área de interesse. Além disso, os estudantes devem cumprir carga horária de disciplinas ofertadas por outros cursos da graduação, podendo optar por formação complementar em diversas áreas.

São oferecidas cerca de 132 vagas anuais para o curso de psicologia. O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Fundada em 1958, a PUC Minas é a universidade católica mais extensa do mundo e uma das mais reconhecidas instituições de ensino superior brasileiras. O curso de Psicologia da faculdade tem a idade da Psicologia no Brasil: 56 anos.

Todo esse tempo de curso lhe deu maturidade, bagagem teórica e prática e ousadia para que  sua experiência e conhecimento construído se multiplicassem, transformando-a na Faculdade de Psicologia da PUC Minas, constituída por cinco cursos distribuídos nos campi Betim, Coração Eucarístico e Poços de Caldas, e nas Unidades Praça da Liberdade e São Gabriel.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade, porém é possível concorrer a uma bolsa através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Fundada em 1960, a UFJF foi criada pelo ato do então presidente Juscelino Kubitschek, a fim de tornar-se um polo acadêmico e cultural de uma região de 2,5 milhões de habitantes, no Sudeste do Estado de Minas Gerais, que tem como centro a cidade de Juiz de Fora.

O curso de Psicologia da faculdade dá ênfase à uma formação generalista. As atividades se dividem entre aulas teóricas e práticas de laboratório. Além disso, o aluno tem a oportunidade de participar de atividades de pesquisas e de realizar projetos de ensino, de extensão e de estágios, sobretudo por meio do Centro de Psicologia Aplicada (órgão do curso de Psicologia que concentra atividades práticas supervisionadas, as quais prestam serviço psicológico, principalmente à comunidade sem recursos financeiros).

São oferecidas cerca de 50 vagas anuais para o curso. O ingresso é feito através do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) e pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Fundada em 1957, a UFU está sediada no município de Uberlândia, possuindo campi nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. O curso de Psicologia foi criado em 1975, sendo um curso de período integral com possibilidade de três modalidades: Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo.

A modalidade de Bacharelado é obrigatória e é a partir dela que o aluno poderá optar pela Licenciatura, pela Formação de Psicólogo, ou pelas duas modalidades. A Licenciatura habilita o profissional a lecionar Psicologia em cursos de ensino médio e a prosseguir os estudos em pós-graduação.

O curso de Psicologia da UFU visa formar profissionais qualificados para intervirem nas áreas de Psicologia Educacional, Organizacional e Institucional, promovendo a melhoria das relações humanas, qualidade de vida em contextos diversos e desenvolvimento do homem nos seus aspectos psicossociais, além de formar professores e pesquisadores em Psicologia.

O ingresso na UFU acontece no primeiro semestre de cada ano, por meio do Sisu, e no segundo semestre, por meio de processo seletivo próprio. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Centro Universitário Newton Paiva

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior particular, com sede em Belo Horizonte. Com décadas de história, a Newton possui 27 cursos de graduação nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnologia.

Sustentado pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o curso de Psicologia é voltado para a formação de um profissional generalista, com competências e habilidades para o tratamento do sofrimento psíquico dos seres humanos, bem como o estudo dos sintomas contemporâneos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Centro Universitário Una (UNA)

Fundada em 1961, a UNA conta com 13 unidades, localizadas nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sete Lagoas, Divinópolis, Bom Despacho, Pouso Alegre e Itabira. O curso de Psicologia da faculdade destaca-se pela formação voltada às práticas psicológicas no campo das políticas públicas, nos campos tradicionais das psicoterapias, das organizações e do trabalho.

A proposta é formar psicólogos éticos, tecnicamente bem preparados, críticos, comprometidos com a sociedade e com a produção de conhecimento psicológico. Busca diálogo de saberes com os vários campos do conhecimento, criando condições para a apreensão da complexidade do fenômeno psicológico.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Fundada em 1953, é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de São João Del Rei, a cerca de 190 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas.

O curso de Psicologia da UFSJ tem como objetivo geral promover a formação do psicólogo para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino, preservando assim a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Alfenas. Além disso, possui campi nas cidades de Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha.

O curso de Psicologia da UNIFENAS apresenta um processo pedagógico que, reformula a sequência tradicional teoria/prática na produção do conhecimento. Assim, possibilita o desenvolvimento de indivíduos capazes de resolver problemas, tomar decisões e aprender.

O ingresso é feito por meio do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. O curso é oferecido em Alfenas e em Varginha.

9ª – Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

Fundada em 1963, a UNIPAC é uma instituição de ensino superior privada, filantrópica, com sede em Barbacena. Em meados da década de 2000, a faculdade chegou em mais de 200 cidades mineiras, em sua maioria levando o curso Normal Superior. Hoje está subdividida em campi e Faculdades Isoladas e já diplomou mais de 150 mil universitários nas mais diversas áreas do conhecimento.

O curso de Psicologia da faculdade oferece ao aluno uma formação generalista que o possibilita conhecer: o processo de construção e desenvolvimento do conhecimento científico em psicologia, os múltiplos objetos e referenciais que constituem essa ciências, as interfaces existentes entre os fenômenos psicológicos, biológicos e sociais e ainda, os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão.

O curso está presente no campus de Barbacena e de Conselheiro Lafaiete. O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Fumec (FUMEC)

Fundada em 1966, a FUMEC é uma universidade privada sediada em Belo Horizonte. Sua mantenedora é a Fundação Mineira de Educação e Cultura, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. 

Orientado pelos estudos das ciências humanas e dos processos sócio-históricos, o graduando de Psicologia é levado a desenvolver a investigação e a crítica das concepções de ser humano, focando na valorização e na aplicação dos princípios éticos para além dos conteúdos a serem transmitidos.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade, que também possui diversos programas de bolsas e financiamentos. Veja mais detalhes dessa instituição aqui

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além dessa lista de melhores faculdades de psicologia em Minas Gerais, o Beduka traz diversos conteúdos que podem te ajudar no ENEM e outros diversos vestibulares. Descubra o que é Isomeria, leia nosso artigo sobre Agricultura no Brasil e revise a matéria de Aquecimento Global fazendo alguns exercícios.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de psicologia em Minas Gerais? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador