Faculdades

Saiba quais são as melhores faculdades de Direito em São Paulo

MELHORES-FACULDADES-DE-DIREITO-EM-SÃO-PAULOMelhores faculdades de Direito em São Paulo

O curso de Direito estuda as normas de conduta, cuidando para que elas sejam seguidas. Pretende seguir carreira jurídica? Veja nosso ranking das melhores faculdades em São Paulo para esse curso!

O curso de Direito é um dos mais tradicionais e um dos mais procurados do nosso país. Esse curso estuda as leis e como elas são aplicadas em situações cotidianas, principalmente no que se refere à mediação de conflitos.

Se você mora ou pretende se mudar para São Paulo e fazer esse curso, então esse texto é para você! Preparamos uma ranking com as melhores faculdades de Direito de São Paulo, para você decidir em qual Instituição de Ensino ingressar.

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira. Mas antes explicaremos com mais detalhes sobre como é esse curso.

Temos um artigo com as melhores faculdades de Direito do Brasil. Clique aqui e confira!

Como é o curso de Direito?

O curso de Direito prepara profissionais para cuidarem da aplicação de leis e normas jurídicas vigentes em seu país. O objetivo da aplicação dessas normas é regular as pessoas, empresas e as relações entre elas perante à lei.

Durante as aulas, o estudante adquire conhecimento teórico e técnico sobre Legislação Brasileira e Legislação Internacional, além de visão crítica e consciência política e social.

Ao final do curso, o aluno pode atuar como advogado, sendo necessário passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ou seguir carreira jurídica. O curso de Direito forma bacharéis, com ênfases em diversas áreas de atuação.

Veja mais detalhes do curso de Direito em nosso artigo completo sobre o tema. Clique aqui!

Como saber quais as melhores faculdades de Direito em São Paulo?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Direito em São Paulo, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Ranking das melhores faculdades de Direito em São Paulo

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Escola de Direito de São Paulo (FGV)

3. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

4. Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

5. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

6. Centro Universitário Das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

7. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

8. Universidade São Judas Tadeu (USTJ)

9. Faculdade de Direito de Franca (FDF)

10. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC)

Veja agora os detalhes das melhores faculdades de Direito em São Paulo:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, a USP é considerada uma das melhores faculdades do Brasil e da América Latina. A faculdade teve um desempenho considerado excelente e conseguiu ficar entre a 51ª e 100ª posição das melhores universidades do mundo.

O curso de Direito é oferecido nos campi de Ribeirão Preto e São Paulo em dois períodos distintos, o matutino e o noturno. Em ambos os períodos, a duração é de 10 semestres. O curso dessa faculdade está entre os mais atualizados do país em razão de sua criação recente e da preocupação do projeto pedagógico com a formação de pesquisadores e profissionais altamente qualificados.

A principal forma de ingresso na faculdade é pelo vestibular da FUVEST, porém parte de suas vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª –  Escola de Direito de São Paulo (FGV)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior privada que foi pensada e planejada para oferecer um ensino jurídico inovador e de alta qualidade. A Escola de Direito de São Paulo busca romper com o perfil formalista da análise do direito assumindo uma postura mais realista, que trata de compreender não apenas o sentido das normas, mas a forma como são processadas pelas instituições e vivenciadas pela comunidade.

A graduação de Direito oferece um curso jurídico que inova o modelo de ensino, incorporando métodos diversificados para capacitar os profissionais na solução de problemas complexos e na construção de novos institutos jurídicos, em favor da diversidade de demandas presentes na sociedade.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Fundada em 1946, a PUC- SP é uma instituição de ensino privada. Possui reconhecimento nacional e internacional pelo seu ensino e tradição, destacando-se em rankings brasileiros e mundiais de universidades, figurando na conceituada classificação QS World University Rankings de 2018 como sendo a 21ª melhor universidade da América Latina.

O curso de Direito foi fundado há mais de 60 anos. Sua matriz curricular está sempre se inovando, para possibilitar a formação de profissionais críticos, conscientes de seu papel na sociedade brasileira em defesa da democracia, da valorização dos direitos humanos e do exercício da cidadania.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

Fundada em 1952, a Mackenzie é uma instituição de ensino superior particular, filantrópica e confessional do Brasil. Possui campi de graduação e pós-graduação em São Paulo, Campinas e Barueri. Em classificações internacionais como o QS World University Rankings a Universidade Presbiteriana Mackenzie figurou na 84ª posição entres as Universidades da América Latina.

O curso de Direito visa obter do acadêmico de direito uma formação humanística que permita conhecer e compreender melhor o meio social, político, econômico e cultural onde possa atuar, além de compreender as desigualdades sociais e regionais do trabalho, do meio ambiente, do consumidor, das políticas públicas e, acima de tudo o papel do Direito no cenário que se apresenta.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, a Unesp é uma universidade pública brasileira, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. A instituição é uma das quatro universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo.

O curso de Direito da faculdade é oferecido na campus da cidade de Franca, há aproximadamente 400 km da capital paulista. São oferecidas 120 vagas anuais e o ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Centro Universitário Das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Fundada em 1968, a FMU é uma instituição de ensino superior privada sediada no município de São Paulo. O curso de Direito dessa instituição prepara o aluno para os reais desafios da profissão, por meio de um programa de ensino completo e inovador. Durante os estudos, o discente conhecerá os conceitos de ciências políticas, filosofia, ética, psicologia jurídica, direitos humanos, direito da família, processo penal, responsabilidade civil, organização do estado e muito mais.

O objetivo do curso é formar profissionais competentes, conscientes e éticos, que atendam às demandas de um mercado em constante movimento e crescimento. Para isso, a FMU conta com um excelente corpo docente, formado por juristas de renome, doutores, mestres, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, advogados e especialistas nas áreas em que lecionam.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª –  Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Fundada em 1941, a PUC-Campinas é uma instituição privada considerada a mais antiga do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas, ficando atrás apenas da Unicamp.

O curso de Direito dessa faculdade tem como objetivo responder às demandas de uma formação jurídica multidimensional integrado aos problemas sociais regionais, nacionais e internacionais.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade São Judas Tadeu (USTJ)

Fundada em 1971, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de São Paulo. Em 2016, tornou-se uma das cinco melhores universidades particulares de Ensino Superior do país, segundo o MEC.

O curso de Direito da USTJ , além de ter uma matriz curricular compatível com as exigências do mercado de trabalho, ainda oferece ao aluno a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprende através dos estágios docentes e atividades desenvolvidas ao longo do curso.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Faculdade de Direito de Franca (FDF)

Fundada em 1957, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Franca, a cerca de 395 km de São Paulo. É uma das faculdades de Direito mais antigas do interior paulista.

A estrutura acadêmica da FDF permite ao aluno experiências importantes na sua formação. As atividades de iniciação científica, monitoria, grupos de estudo e estágio abrem caminhos para identificação das habilidades dos alunos. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de São Bernardo do Campo, a cerca de 19 km de São Paulo. A faculdade é referência no ensino jurídico do país.

O quadro de professores da faculdade é formado por Doutores e Mestres, com ampla atuação na área jurídica, exercendo funções como Ministros, Desembargadores, Juízes e Promotores. Essa experiência propicia ao aluno o contato com profissionais que possuem vivência prática da área.

O ingresso ocorre através do processo seletivo da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Descubra quais as áreas mais bem remuneradas do Direito. Clique aqui e acesse nosso artigo!

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de Direito em São Paulo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador