Física

Qual a definição de movimento uniforme?

Qual a definição de Movimento UniformeQual a definição de Movimento Uniforme?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Movimento uniforme é o deslocamento que ocorre em linha reta e com velocidade constante. Dessa forma, o corpo que está fazendo o deslocamento percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.

Aprenda um pouco mais de física com esse artigo sobre qual a definição de movimento uniforme, um dos temas mais cobrados da matéria de física nos vestibulares. Você também pode testar os seus conhecimentos de física e de outras matérias no nosso simulado.

Escrevemos um resumo de física para o ENEM mostrando os conteúdos que mais caem, explicamos sobre as três leis de Newton e separamos alguns alguns exercícios sobre a primeira lei de Newton que podem te ajudar no vestibular.

Se a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias te preocupa você também pode se preparar com os nossos conteúdos de química e biologia. Veja algumas das nossas dicas sobre funções da química orgânica, e também da química inorgânica. Também ensinamos qual a função do núcleo da célula.

Nesse artigo vamos te explicar qual a definição de movimento uniforme, dar alguns exemplos e dicas sobre a matéria para que você se dê bem na prova de física, já que esse é um tema importante para a prova. Lembre-se, muitas questões de física não cobram cálculo, e sim o conhecimento e a aplicação de conceitos em situações cotidianas.

Conceitos iniciais sobre o movimento uniforme

No estudo do movimento uniforme há alguns conceitos importantes que devem ser levados em consideração.

Separamos alguns exercícios de movimento uniforme para você testar os seus conhecimentos sobre a matéria, saiba mais!

Partícula

O primeiro deles é o conceito de partícula. Partícula é um corpo que pode ter seu tamanho ou dimensões desprezados quando comparados com as do fenômeno que está sendo analisado.

Ou seja, um carro que está se movimentando de uma cidade para outra pode ter suas dimensões desprezadas, se for comparado à estrada que ele está percorrendo. Isso acontece, pois a estrada que o carro percorre é muito maior do que ele. Mas se esse mesmo carro estiver estacionado na garagem de uma casa e for comparado à garagem, as suas dimensões não poderão ser desprezadas já que as dimensões da garagem não são muito maiores que as dimensões dele.

Referencial

Referencial é o corpo ou lugar a partir do qual as observações de diversos fenômenos são feitas. Ao mudar o referencial, a percepção dos fenômenos também muda. O referencial pode ser entendido como o ponto de vista de um observador colocado em determinado lugar no espaço.

Um exemplo que pode deixar mais claro é quando imaginamos que os passageiros dentro de um carro, tomando o veículo por referencial, estarão em repouso; mas tomando um ponto fixo fora do carro, todos os passageiros estarão em movimento.

Velocidade escalar

Já a velocidade escalar é a rapidez com que uma determinada partícula pode variar a sua posição escalar em relação ao tempo.

Além disso, há também a posição escalar, que corresponde a distância de uma partícula em relação a sua posição de origem medida sobre a trajetória.

Trajetória

Já o conceito de trajetória corresponde ao caminho percorrido por um determinado corpo. No caso do Movimento Uniforme, a trajetória pode ser circular ou em diferentes percursos.

Qual a definição de movimento uniforme?

Movimento uniforme (MU) é uma partícula que executa um movimento que possui velocidade escalar instantânea constante e não nula, ou seja, uma velocidade sem variações em relação a um determinado referencial.

Para a trajetória de uma partícula ser considerada como um Movimento Uniforme não precisa ser necessariamente uma linha reta. Ou seja, ele pode efetuar círculos ou qualquer outro tipo de percurso, porém é preciso que a velocidade escalar dele se mantenha a mesma por todo o tempo.

Dessa forma, o movimento uniforme ocorre quando a partícula percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.

Uma observação importante é que como a velocidade da partícula é constante, a velocidade instantânea desta partícula será igual à velocidade média, pois não haverá variação na velocidade em nenhum momento do percurso.

Logo, a velocidade não muda.

Vejamos um exemplo simples:

Suponhamos que você esteja viajando em uma rodovia a uma velocidade de 50 km/h. A velocidade não muda e o ponteiro do velocímetro se mantém intacto. Na primeira hora viajando, você terá percorrido 50 km; ao passar duas horas, já terá percorrido 100 km; na terceira hora, 150 km e assim por diante. Como você pode perceber, a cada hora que passou 50 km foram percorridos. Isso é movimento uniforme.

Propriedades do movimento uniforme

Quando uma partícula executa um movimento uniforme, podemos observar duas propriedades muito importantes:

  1. A aceleração da partícula é nula (é importante lembrar que para haver aceleração é necessário que exista variação/mudança de velocidade).
  2. A velocidade constante coincide com a velocidade média.

Função horária do movimento uniforme

No movimento uniforme, a posição varia com o tempo de forma constante. Podemos calcular em que posição a partícula  estará após um intervalo de tempo. Para isso, devemos saber a sua posição inicial e a velocidade da partícula. Identificando essas informações, basta utilizá-las na fórmula a seguir:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Sendo:

S: posição final do móvel (m)

S0: posição inicial do móvel (m)

v: velocidade (m/s)

t: intervalo de tempo (s)

Gráficos do movimento uniforme

Podemos perceber que a função horária do movimento uniforme é de primeiro grau, isso já nos adianta que, nos gráficos de sistema cartesiano em que ela for representada, só teremos retas.

Gráfico da posição

Nesse gráfico, a posição ficará no eixo y e o tempo no eixo x. Dessa forma, quando a velocidade for maior que 0 o gráfico será representado por uma linha reta e crescente que partirá do eixo y. Nesse caso, o movimento é chamado de progressivo, ou seja, a partícula percorre no mesmo sentido e direção da orientação da trajetória.

qual a definicao de movimento uniforme grafico posição progressivo

Já quando a velocidade é menor do que 0, o gráfico será representado por uma linha reta decrescente que partirá do eixo y. Nesse caso, temos um movimento retrógrado, que acontece quando a partícula percorre na mesma direção da orientação da trajetória, porém, em sentido contrário.

qual a definição de movimento uniforme grafico posição retrógrado

Gráfico de velocidade

Nesse gráfico, a velocidade ficará no eixo y e o tempo no eixo x. Dessa forma, quando a velocidade for maior que 0, o gráfico se comporta como uma linha reta em paralelo ao eixo x, porém do lado positivo do eixo y.

qual a definicao de movimento uniforme grafico velocidade progressivo

Quando a velocidade for menor que 0, o gráfico também se comporta como uma linha reta paralela ao eixo x, porém, agora ela está do lado negativo do eixo y.

qual a definicao de movimento uniforme grafico velocidade retrógrado

Gráfico de aceleração

Como no movimento uniforme a aceleração é nula, ou seja, igual a 0, o gráfico mostra uma linha exatamente em cima do eixo x, sendo que este indica o tempo e o eixo y representa a aceleração.

qual a definicao de movimento uniforme grafico aceleração

Gostou de aprender qual a definição de movimento uniforme?  Comente e compartilhe. Siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de explicar qual a definição de movimento uniforme, já falamos aqui sobre outros assuntos que caem nos vestibulares. Aproveite para ver dicas de como fazer uma redação nota 1000, descobrir como é o curso de fisioterapia ou até mesmo descobrir o que são funções da linguagem.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Depois de entender o qual a definição de movimento uniforme, temos aqui vários textos que ajudam a se preparar para o vestibular e conseguir uma boa nota para ser aprovado no curso escolhido. Por exemplo:

Você acabou de conferir uma breve explicação sobre qual a definição de movimento uniforme, aproveite para descobrir também como fazer cálculo estequiométrico e como foi a colonização portuguesa no Brasil.

Gostou do nosso texto sobre o que são funções da linguagem?  Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.