Faculdades

Melhores faculdades de Engenharia Elétrica

MELHORES-FACULDADES-DE-ENGENHARIA-ELÉTRICAMelhores faculdades de Engenharia Elétrica
Sala do Saber - melhor cursinho online

Conheça as melhores faculdades do Brasil para o curso de Engenharia Elétrica e veja qual delas mais combina com o que você procura em uma instituição.

Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia voltado para o estudo e aplicação da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Se você quer seguir essa carreira, esse texto é para você! Nele, preparamos um ranking com as melhores faculdades de Engenharia Elétrica do Brasil!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Engenharia Elétrica do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Engenharia Elétrica do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Engenharia Elétrica do Brasil

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

6. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

7. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

8. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

9. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

10. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Veja mais sobre cada uma das instituições:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país. Possui campus nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião

O curso de Engenharia Elétrica da USP possui várias ênfases: Automação e controle; Computação; Eletrônica e sistemas; Eletrônica; Energia e automação elétricas; Sistemas de energia e automação; e Telecomunicações.

O curso é oferecido nas cidades de São Paulo e São Carlos. O ingresso ocorre através do vestibular da FUVEST e do Sisu.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. Possui campus nas cidades de Limeira, Piracicaba e Paulínia

O curso de Engenharia Elétrica da Unicamp é ministrado pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), uma das unidades da Unicamp com maior tradição em pesquisa no país. 

Quase 25% das disciplinas obrigatórias na grade curricular do curso são ministradas em laboratórios. Desde o início, o estudante tem práticas em áreas tão diversas como aquelas em que poderá atuar profissionalmente.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Engenharia Elétrica da UFMG tem foco em cinco áreas de conhecimento: Sistemas de Energia Elétrica, Computação, Controle de Processos, Eletrônica de Potência e Telecomunicações. Porém, o currículo flexibilizado permite que cada estudante planeje sua trajetória no curso, ampliando as suas opções.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Engenharia Elétrica da UFRGS possibilita ao aluno uma formação generalista na área Elétrica, com possibilidade de atuação em diversas atividades, tais como: coordenação de equipes, realização de projetos, planejamento, execução de análises, avaliações, vistorias e perícias, emissão de pareceres, e muito mais. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

O curso de Engenharia Elétrica da UFRJ aborda as fontes de energia, sua transformação em energia elétrica, sua distribuição e utilização industrial e residencial. O curso prevê o envolvimento dos alunos de graduação em pesquisas e projetos didáticos supervisionados por professores e desenvolvidos em diversos laboratórios.

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

6ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. É considerada a 22ª melhor universidade latino-americana pelo QS World University Rankings, sendo a nona entre as brasileiras.

O Curso de Engenharia Elétrica da UFSC forma profissionais com elevada capacitação técnica, cuja área de atuação vai desde projetos e instalações domésticas a sistemas de geração de energia e de telecomunicações.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

O curso de Engenharia Elétrica da Unesp oferece aos alunos a possibilidade de desenvolver pesquisas científicas desde o começo da graduação, por meio do Programa Institucional de Bolsas para a Iniciação Científica (Pibic).

A faculdade possui 19 laboratórios com equipamentos. A estrutura curricular da graduação permite formação bastante ampla, compreendendo as principais áreas de Engenharia Elétrica, como Sistemas de Energia, Automação e Controle, Eletrônica Digital e Analógica, Computação e Comunicações.

O curso é oferecido nas cidades de Bauru, Guaratinguetá e Ilha Solteira. O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade.

8ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade no Brasil. Além disso, possui campus nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo

O curso de Engenharia Elétrica da UFPR foi criado em 1966 e é considerado pioneiro no estado do Paraná. O curso possui ênfase em Eletrotécnica; Eletrônica e Telecomunicações; e Sistemas eletrônicos embarcados. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública sediada em São Carlos, no estado de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Araras, Sorocaba e Buri. Seu corpo acadêmico é formado por 99,9% de mestres ou doutores. Em sua maioria, os professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.

O curso de Engenharia Elétrica objetiva formar profissionais com sólida formação científica e profissional geral. São oferecidas cerca de 60 vagas anuais para esse curso, divididos entre os turnos Matutino e Vespertino. 

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira, bem como a 13ª melhor universidade do país.

O curso de Engenharia Elétrica da UFPE nasceu como uma especialização do curso de Engenharia Civil. O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Engenharia Elétrica do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.