Física

Exercícios sobre Ondas

onda gravitacional
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os exercícios sobre ondas são essenciais para você ir bem na prova da física. Mas antes de iniciar as questões vamos relembrar o que é uma onda, o que é uma onda eletromagnética, mecânica, gravitacional e quais são as suas principais propriedades.

Aprenda mais com os exercícios sobre ondas que preparamos para te ajudar. Teste seus conhecimentos de física com o nosso simulado Enem e veja também as outras dicas de física que nós já preparamos.

Escrevemos sobre Dinâmica, especificamente sobre as três Leis de Newton. E, para que você possa treinar, separamos alguns exercícios sobre a primeira Lei de Newton que podem te ajudar no vestibular.

Veja algumas das nossas dicas onde ensinamos sobre funções da química orgânica e da química inorgânica. Também ensinamos a fazer cálculo estequiométrico para que você não erre na hora da prova.

Antes de iniciar os exercícios sobre ondas, vamos relembrar sobre a matéria.

Você também pode se preparar com o plano de estudos do Beduka. O plano de estudos gratuito mais completo da internet.

O que é uma onda?

As ondas são definidas como perturbações que se espalham pelo espaço sem que exista um transporte de matéria, apenas de energia.

Na física ondulatória, a onda é provocada pela fonte, como um objeto que jogamos na água e que forma ondas circulares.

Quais são as propriedades das ondas?

As ondas são caracterizadas pelos seguintes elementos:

  • Amplitude: Ela determina a altura da onda, que é marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a sua crista e está relacionada com a intensidade.
  • Crista: A crista é o ponto máximo da onda.
  • Vale: O vale é o ponto mínimo da onda.
  • Comprimento de onda: O comprimento da onda é representado pela letra grega lambda (λ), e equivale a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
  • Velocidade: A velocidade é representada pela letra v e esta depende do meio da propagação, pois o meio interfere na velocidade da onda.
  • Frequência: A frequência é representada pela letra f e pelo número de oscilações realizado.
  • Período: O período é representado pela letra T e a sua unidade de medida é segundos s, o período corresponde ao tempo de um comprimento de onda.

É importante saber quais são as principais características para fazer os exercícios sobre ondas, por isso revise a matéria.

O que é uma onda eletromagnética?

A onda eletromagnética é aquela que não necessita de material para se propagar. Elas são formadas pela oscilação e campos elétricos e magnéticos. Exemplo: luz, infravermelho, ultravioleta.

O que é uma onda mecânica?

A onda mecânica é aquela que precisa de um meio material para que ocorra a propagação. Exemplo: ondas sonoras, as ondas em uma corda, terremotos.

O que é uma onda gravitacional?

A onda gravitacional causa uma deformação no espaço-tempo e foi proposta por Albert Einstein. Essa onda teve a sua confirmação apenas em 2016, com a colisão de dois buracos negros distantes.

Você conseguiu compreender os diferentes tipos de ondas? Os exercícios sobre ondas vão te ajudar a fixar ainda mais.

Você sabe qual é a classificação das ondas e os conceitos mais importantes? Clique aqui para aprender.

Temos aqui no Beduka uma série de questões que você pode responder para testar os seus conhecimentos. Por exemplo:

Exercícios sobre Ondas

1 – (FAMEMA-SP) – Com o objetivo de simular as ondas no mar, foram geradas, em uma cuba de ondas de um laboratório, as ondas bidimensionais representadas na figura, que se propagam de uma região mais funda (região 1) para uma região mais rasa (região 2).

Exercícios sobre Ondas

Sabendo que, quando as ondas passam de uma região para a outra, sua frequência de oscilação não se altera e considerando as medidas indicadas na figura, é correto afirmar que a razão entre as velocidades de propagação das ondas nas regiões 1 e 2 é igual a:

a) 1,6.

b) 0,4.

c) 2,8.

d) 2,5.

e) 1,2.

2 – (IFGO) – As ondas são formas de transferência de energia de uma região para outra. Existem ondas mecânicas – que precisam de meios materiais para se propagarem – e ondas eletromagnéticas – que podem se propagar tanto no vácuo como em alguns meios materiais. Sobre ondas, podemos afirmar corretamente que

a) a energia transferida por uma onda eletromagnética é diretamente proporcional à frequência dessa onda.

b) o som é uma espécie de onda eletromagnética e, por isso, pode ser transmitido de uma antena à outra, como ocorre nas transmissões de TV e rádio.

c) a luz visível é uma onda mecânica que somente se propaga de forma transversal.

d) existem ondas eletromagnéticas que são visíveis aos olhos humanos, como o ultravioleta, o infravermelho e as micro-ondas.

e) o infrassom é uma onda eletromagnética com frequência abaixo da audível.

3 – (UFMG) – Uma pessoa toca no piano uma tecla correspondente à nota mi e, em seguida, a que corresponde a sol. Pode-se afirmar que serão ouvidos dois sons diferentes porque as ondas sonoras correspondentes a essas notas têm:

a) amplitudes diferentes

b) frequências diferentes

c) intensidades diferentes

d) timbres diferentes

e) velocidade de propagação diferentes

4 – (UFPE) – Diante de uma grande parede vertical, um garoto bate palmas e recebe o eco um segundo depois. Se a velocidade do som no ar é 340 m/s, o garoto pode concluir que a parede está situada a uma distância aproximada de:

a) 17 m

b) 34 m

c) 68 m

d) 170 m

e) 340 m

5 – (UFRGS) – Quais as características das ondas sonoras que determinam a altura e a intensidade do som?

a) comprimento de onda e freqüência

b) amplitude e comprimento de onda

c) amplitude e freqüência

d) freqüência e comprimento de onda

e) frequência e amplitude

6 – (Mackenzie SP/2006) As antenas das emissoras de rádio emitem ondas eletromagnéticas que se propagam na atmosfera com a velocidade da luz (3,0.105 km/s) e com frequências que variam de uma estação para a outra. A rádio CBN emite uma onda de frequência 90,5 MHz e comprimento de onda aproximadamente igual a:

a) 2,8 m

b) 3,3 m

c) 4,2 m

d) 4,9 m

e) 5,2 m

7 – (Fuvest-SP) – Uma fonte emite ondas sonoras de 200Hz. A uma distância de 3400m da fonte, está instalado um aparelho que registra a chegada das ondas através do ar e as remete de volta através de um fio metálico retilíneo. O comprimento dessas ondas no fio é 17m. Qual o tempo de ida e volta das ondas? Dado: velocidade do som no ar igual a 340 m/s.

a) 11s

b) 17s

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) 22s

d) 34s

e) 200s

8 – (ENEM – 2016) – O eletrocardiograma, exame utilizado para avaliar o estado do coração de um paciente, trata-se do registro da atividade elétrica do coração ao longo de um certo intervalo de tempo.A figura representa o eletrocardiograma de um paciente adulto, descansado, não fumante, em um ambiente com temperatura agradável. Nessas condições, é considerado normal um ritmo cardíaco entre 60 e 100 batimentos por minuto.

eletrocardiograma

Com base no eletrocardiograma apresentado, identifica-se que a frequência cardíaca do paciente é

a) normal.

b) acima do valor ideal

c) abaixo do valor ideal

d) próxima do limite inferior

e) próxima do limite superior

9 – (ENEM – 2013) – Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle.

A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de

a) terem fases opostas

b) serem ambas audíveis

c) terem intensidades inversas

d) serem de mesma amplitude

e) terem frequências próximas

10 – (ENEM – 2013) – Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.

Exercícios sobre Ondas

Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80 cm.

Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de

a) 0,3

b) 0,5

c) 1,0

d) 1,9

e) 3,7

Agora que você já respondeu os exercícios sobre ondas, está na hora de conferir o gabarito.

Temos um Simulado Online e 100% gratuito com questões do Enem!

Além dos exercícios sobre ondas, tente responder os nossos exercícios sobre hidrostática, sobre movimento uniforme e também sobre energias renováveis e não renováveis.

Respostas dos Exercícios sobre Ondas

Exercício resolvido da questão 1

d) 2,5.

Exercício resolvido da questão 2

a) a energia transferida por uma onda eletromagnética é diretamente proporcional à frequência dessa onda.

Exercício resolvido da questão 3

b) frequências diferentes

Exercício resolvido da questão 4

d) 170 m

Exercício resolvido da questão 5

e) frequência e amplitude

Exercício resolvido da questão 6

b) 3,3 m

Exercício resolvido da questão 7

a) 11s

Exercício resolvido da questão 8

c) abaixo do valor ideal

Exercício resolvido da questão 9

e) terem frequências próximas

Exercício resolvido da questão 10

c) 1,0

Aprenda muito mais com o Beduka

O Beduka é uma Start Up que busca ajudar os estudantes a entrar em faculdades particulares ou públicas por meio da tecnologia. Através de uma pesquisa simples você encontra informações detalhadas sobre bolsas de estudos em todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC). Experimente agora!

Agora que você conferiu alguns exercícios sobre ondas, aproveite e veja outros artigos que podem te ajudar no ENEM e em outros vestibulares. Veja exercícios de gêneros literários, pratique exercícios de movimento uniforme e descubra o que é o mito da caverna.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Gostou dos nossos exercícios sobre ondas? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre quais áreas que você deseja mais explicações

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • A sua didática está excelente, só tem um porém, oque está faltando é exemplo como iniciar o exercício .Essa é a minha maior dificuldade. Se não for pedir demais, seria interessante,alguns exemplos práticos.

    • Olá, Raul. Tudo bem? Essa é uma ótima sugestão, colocar exemplos. Vamos tentar adicionar isso nos próximos artigos. Obrigado pelo comentário!!!