Cursos

Nota de Corte para Farmácia: Saiba quanto você precisa tirar no Sisu 2024 e no Prouni 2024

Nota de corte para FarmáciaNota de corte para Farmácia
Sala do Saber - melhor cursinho online

As notas de corte são os valores mínimos que alguém precisa tirar para ser aprovado em um processo seletivo. Elas sempre dependem da concorrência, pois a base é a nota do último colcoado, por isso variam de edição para edição de uma prova.

Mas essa variação é quase sempre muito pequena e as notas dos anos anteriores podem servir como exemplo do quanto é preciso tirar para passar.

Neste artigo, vamos te mostrar as maiores e menores notas de corte para o curso de Farmácia. Assim você terá uma ideia mais clara de qual nota você precisa tirar na prova do Enem se quiser fazer este curso em 2024. Vamos te mostrar a nota tirada do ranking geral, ele envolve tanto as instituições públicas (federais ou estaduais) quanto as privadas.

Clique em algum dos tópicos abaixo e vá diretamente para a nota do seu interesse!

  1. Afinal, o que é a nota de corte?
  2. Menor nota de corte no Sisu 2024.
  3. Maior nota de corte no Sisu 2024.
  4. Menor nota de corte no Prouni 2024.
  5. Maior nota de corte no Prouni 2024.
  6. Nota de corte para o Fies.

Farmácia combina mesmo com você? Descubra isso com o teste vocacional do Beduka, o Raio-X que mostra quais profissões são a sua cara!

Afinal, o que é a nota de corte?

A nota de corte do é a menor pontuação possível para um candidato conseguir a vaga que ele está disputando.

Ao final de cada dia do prazo de inscrição do Sisu e do Prouni, o sistema calcula uma média e libera a nota de corte parcial. Ou seja, qual é o valor mínimo, até o momento, para se classificar.

Essa informação ajuda o candidato a avaliar se tem chances de ser selecionado. Caso tenha uma pontuação menor do que a nota de corte, é possível modificar as opções escolhidas (antes do encerramento dos 3 dias) e aumentar a probabilidade de conseguir uma vaga.

Após o encerramento do processo seletivo, o Sisu e o Prouni divulgam as notas de corte finais. Elas correspondem à pontuação do Enem apresentada pelo último candidato classificado em determinado curso, universidade, unidade, turno e modalidade de concorrência.

Se o candidato conseguir alcançar ou superar a nota de corte até o fim do período de inscrições, ele conseguirá passar e bastará esperar a divulgação dos resultados pelo MEC.

Por outro lado, se você não conseguir alcançar a nota de corte, não se desespere! Isso não significa que você está automaticamente eliminado da disputa.

Há chances de que algum candidato aprovado na primeira chamada desista ou se matricule em outro curso. Aí haverá vagas “sobrando” e os melhores colocados abaixo da nota de corte serão chamados. Para que isso aconteça, você precisa participar da lista de espera.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Qual foi a menor e a maior nota de corte para Farmácia no Sisu 2024?

As notas de corte de cada curso dependem da concorrência que você terá pela frente. Então para cada universidade, existe uma nota. Vamos apresentar a variação, entre a menor e a maior, para você ter uma ideia do quanto precisa. Ainda não temos as notas de 2024, mas temos as notas do Sisu 2023 que servem como parâmetro.

A menor nota de corte para Farmácia no Sisu na ampla concorrência foi 640,56, na Universidade Federal de São João del-Rei (MG). Já a maior nota foi 746,18, na Universidade Federal do Paraná (PR).

Você precisa se dedicar bastante, pois a recomendação é sempre tirar uma nota maior do que a mais alta. Só para garantir que não haverá contratempos.

  • Aqui no site, nós também te ajudamos a saber como realizar a inscrição do Sisu e do Prouni.

Qual foi a menor e a maior nota de corte para Farmácia no Prouni 2024?

Para o Prouni, vamos manter a mesma estratégia que usamos para as notas do Sisu. Como ainda não temos as notas de 2024, fique com as notas de edições passadas que servem como baliza.

A menor nota de corte para Farmácia no Prouni 2023 foi :

  • Parcial: 459,68, na Faculdade Santo Antônio (BA);
  • Integral: 499,90, nas Faculdades Integradas de Primavera do Leste (MT).

Já a maior nota de corte para farmácia no Prouni 2023 foi:

  • Parcial: 718,52, Faculdade de Araraquara (SP);
  • Integral: 718,76, Centro Universitário de Valença (RJ).

Nota de corte Enem para Farmácia

Na realidade, não há uma nota de corte do Enem, mas dos vestibulares. O que acontece é que a nota do Enem é usada para se cadastrar e concorrer nos vestibulares das faculdades públicas e provadas que participam do Sisu, Prouni e Fies.

Assim, todos os programas terão as suas respectivas notas de corte que serão dadas pela nota Enem do último candidato a ser selecionado no determinado programa.

Quer saber mais sobre outros cursos e outras universidades? Consulte no Beduka!

Nota de Corte para Farmácia no Fies

A exigência do Fies é que o candidato, no mínimo, obtenha 450 pontos como nota no Enem e que não zere a redação.

Atendido isso, o candidato disputa normalmente depois de ser avaliado nas condições socioeconômicas. As maiores notas preencherão as vagas disponibilizadas para financiamento.

Não tirou uma nota acima do corte para Farmácia? Se prepare para a próxima prova do Enem ou de outros vestibulares com o Simulado Enem do Beduka. É gratuito e você pode fazer a hora que quiser!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.