Conotação é quando a linguagem é utilizada em seu sentido figurado, atribuindo um novo significado à palavra ou contexto específico. Denotação é quando a linguagem é utilizada em seu sentido literal e objetivo.
O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o que é Conotação e Denotação e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.
Entender sobre essa matéria também é importante na hora de escrever a redação no ENEM. Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.
Confira o artigo completo sobre o que é Semântica.
Nesse artigo vamos falar sobre:
- O que é Conotação e Denotação;
- Exemplos de Conotação e Denotação;
- Como diferenciar Conotação e Denotação.
O que é Conotação e Denotação?
Conotação
A conotação, ou sentido conotativo, é a linguagem que está sendo utilizada em seu sentido figurado, subjetivo, expressivo e relativo. Nesses casos há a ressignificação das palavras, expressões ou enunciados, e estes ganham novos significados e contextos específicos.
Quando sentidos, associações e ideias vão além do sentido original da palavra, ampliando seu significado mediante o contexto em que é empregado, assumindo um sentido figurado e simbólico.
A conotação é bastante utilizada em gêneros literários e publicitários, onde as palavras, enunciados e expressões ganham mais expressividade e originando diversos efeitos de sentido nos leitores e ouvintes.
Denotação
A denotação, ou sentido denotativo, é a linguagem que está sendo utilizada em seu sentido próprio, literal, original e objetivo. Nesses casos, o sentido empregado é o sentido básico das palavras, expressões e enunciados, ou seja, o sentido real de cada uma das palavras.
A denotação é bastante utilizada em produção de textos que transmitem informações, argumentação, orientação relacionadas a vários assuntos, etc. A linguagem nesses casos é utilizada para fazer referência a fatos, ações e conceitos em seu sentido literal.
Exemplos de Conotação e Denotação
Conotação
Liga o rádio à pilha, a TV
Só pra você escutar
A nova música que eu fiz agora
Lá fora a rua vazia chora
Os meus olhos vidram ao te ver
São dois fãs, um par
Pus no olhos vidros pra poder
Melhor te enxergar
Luz nos olhos para anoitecer
É só você se afastar
Pinta os lábios para escrever
A tua boca em mim
Que a nossa música eu fiz agora
Lá fora a lua irradia a glória
(Trecho de “Luz dos Olhos” de Cássia Eller)
Denotação
- O cachorro é um mamífero;
- Já li este capítulo do livro;
- Gosto de escrever em meus cadernos;
- Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais.
Como diferenciar Conotação e Denotação
Para diferenciar conotação e denotação é fundamental que se analise a estrutura e o contexto onde a palavra ou a frase aparece. Dessa forma, podemos utilizar a mesma palavra em contextos diferentes, fazendo assim, com que ela possua sentido conotativo ou denotativo.
Por exemplo:
Pode-se utilizar a palavra “porco” em diferentes contextos:
- Meu pai tem uma criação de porcos há anos. (sentido denotativo, a palavra “porco” é empregada em seu sentido literal);
- Aquele menino é um porco! (sentido conotativo, a palavra “porco” é empregada em sentido figurado, que dá a entender que o menino do exemplo é pouco higiênico).
Além de aprender sobre o que é Conotação e Denotação, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.
Gostou de aprender sobre o que é Conotação e Denotação? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!