Filosofia

Questões de vestibular sobre Nietzsche

Questões de vestibular sobre NietzscheQuestões de vestibular sobre Nietzsche

Nietzsche é considerado um dos grandes filósofos de sua época e um grande pensador do século XIX. Ele escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência.

Você já deve ter ouvido falar sobre Friedrich Wilhelm Nietzsche, não é? Se não ouviu falar dele, do niilismo com certeza. Mesmo que não saiba muito sobre ele, a maioria dos estudantes já ouviu seu nome em alguma aula. Aqui no Beduka você vai encontrar uma série de questões de vestibular sobre Nietzsche, filósofo do século XIX.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Já abordamos aqui em outro artigo a relação dos filósofos mais exigidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as principais ideias de Émile Durkheim, explicamos o Mito das Cavernas de Platãoas principais ideias de Santo Agostinho e também a origem das teorias de Taylor, assuntos cobrados nos mais variados processos seletivos. Dessa vez, nosso objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre Nietzsche. Vamos lá?

Quem foi Nietzsche e qual é a sua importância para a filosofia?

Friedrich Wilhelm Nietzsche é visto como um grande pensador do século XIX. Foi um dos filósofos mais importantes de sua época, influenciando as futuras gerações com assuntos sobre a moral, a religião e a ciência.

Como filósofo e filólogo, Nietzsche tinha uma reflexão baseada na desconstrução de conceitos da cultura. Ele acreditava que os pensamentos deveriam ser livres de qualquer influência cultural ou religiosa.

Uma de suas obras mais conhecidas é Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém”, divido em três partes, entre os anos 1883 e 1885.

Nietzsche morreu em 25 de agosto de 1900 após um distúrbio mental que provavelmente foi causado pela sífilis, doença que o maltratou durante seus últimos anos de vida, e angustiado/depressivo por causa de sua crença na ausência de Deus e do sentido da vida.

Algumas frases famosas de Nietzsche

“Da escola de guerra da vida – o que não me mata, fortalece-me.” Crepúsculo dos Ídolos, 1886

“A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança.” Além do bem e do mal, 1886

“Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.” Assim Falou Zaratustra, 1883

Escritores famosos escreveram sobre Nietzsche e o seu modo de se expressar. Seu comportamento e suas ideias foram discutidos por personalidades como Karl Jaspers, Martin Heidegger e muitos outros.

Agora que já apresentamos um pouco da sua biografia, que tal avaliar os seus conhecimentos respondendo algumas questões de vestibular sobre Nietzsche? Está preparado?

Cinco questões de vestibular sobre Nietzsche

Que tal separar um caderno, caneta, lápis e borracha? Você vai precisar desse material para responder às questões de vestibular sobre Nietzsche que apresentaremos abaixo. Faça muitos rascunhos. No final, aproveite para conferir o gabarito e verificar quais os acertos. Está pronto?!

1 ª questão de vestibular sobre Nietzsche – UFFSFEPESE – As alternativas a seguir apresentam e descrevem conceitos encontrados na filosofia de Nietzsche, exceto:

a) A vontade de potência: motivo básico da ação do homem, a vontade de viver e dominar

b) O super-homem: indivíduo que é capaz de superar-se e possui um valor em si

c) O eterno retorno: recorrência permanente dos mesmos eventos

d) O ideal dionisíaco: conciliação do saber apolíneo e do saber dionisíaco

e) A moral dos escravos: ressentimento dos que não podem realmente agir e são compensados com uma vingança imaginária

2ª questão de vestibular sobre NietzscheUEG – No século XIX, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche vislumbrou o advento do “super-homem” em reação ao que para ele era a crise cultural da época. Na década de 1930, foi criado nos Estados Unidos o Super-Homem, um dos mais conhecidos personagens das histórias em quadrinhos. A diferença entre os dois “super-homens” está no fato de Nietzsche defender que o super-homem

a) agiria de modo coerente com os valores pacifistas, repudiando o uso da força física e da violência na consecução de seus objetivos

b) expressaria os princípios morais do protestantismo, em contraposição ao materialismo presente no herói dos quadrinhos

c) abdicar-se-ia das regras morais vigentes, desprezando as noções de “bem”, “mal”, “certo” e “errado”, típicas do cristianismo

d) representaria os valores políticos e morais alemães, e não o individualismo pequeno burguês norte-americano

3ª questão de vestibular sobre NietzscheUFSJ – De acordo com a discussão que Nietzsche realiza sobre a origem dos valores morais, pode-se afirmar que:

a) na avaliação reativa, os fracos primeiro avaliam a si mesmos como bons e daí decorre a avaliação do outro, o forte, como mau

b) os gestos úteis foram inicialmente valorados como bons, tendo se tornado hábito passar a considerá-los como bons em si

c) a moral escrava tem sua origem no cristianismo, religião na qual a oposição entre bem e mal foi primeiramente constituída

d) a filologia mostra que as palavras usadas para designar a nobreza social adquiriram progressivamente o sentido de nobreza de espírito

4ª questão de vestibular sobre Nietzsche – UnimontesO pensamento de Nietzsche (1844 – 1900) orienta-se no sentido de recuperar as forças inconscientes, vitais, instintivas, subjugadas pela razão durante séculos. Para tanto, critica Sócrates por ter encaminhado, pela primeira vez, a reflexão moral em direção ao controle racional das paixões. Nietzsche faz uma crítica à tradição moral desenvolvida pelo ocidente. Marque a alternativa que indica as obras que melhor representam a crítica nietzscheana.

a) Para além do bem e do mal, Genealogia da moral, Crepúsculo dos ídolos

b) Para além do bem e do mal, Genealogia da moral, República

c) Leviatã, Genealogia da moral, Crepúsculo dos ídolos

d) Microfísica do poder, Genealogia da moral, Crepúsculo dos ídolos

e) Memórias Póstumas de Brás Cubas e A moreninha

5ª questão de vestibular sobre Nietzsche – FESP Mesmo com todas as suas diferenças em relação a Hegel, Nietzsche também reconhece Tales de Mileto como o primeiro filósofo, justamente por ele ter dito que a água é a origem de todas as coisas. Para Nietzsche, em A filosofia na época trágica dos gregos, é preciso levar tal afirmação a sério, pois ela:

a) dá uma explicação imanente para o ser; o faz sem imagem ou fabulação; e contém o pensamento “tudo é um”

b) dá uma explicação imanente para o ser; o faz por meio da poesia; e contém o pensamento “tudo é um”

c) enuncia algo sobre a origem das coisas; o faz sem imagem ou fabulação; e contém o pensamento “tudo é um”

d) enuncia algo sobre a origem das coisas; o faz sem imagem ou fabulação; e contém o pensamento “tudo é físico”

e) enuncia algo sobre a origem das coisas; o faz sem imagem ou fabulação; e contém o pensamento “tudo é múltiplo”

Gabarito das questões sobre Nietzsche

Agora que você já respondeu estas cinco questões de vestibular sobre Nietzsche, chegou a hora de conferir os seus acertos. As perguntas foram fáceis ou difíceis?

  • Exercício resolvido da 1ª questão – b) O super-homem: indivíduo que é capaz de superar-se e possui um valor em si
  • Exercício resolvido da 2ª questão – c) abdicar-se-ia das regras morais vigentes, desprezando as noções de “bem”, “mal”, “certo” e “errado”, típicas do cristianismo
  • Exercício resolvido da 3ª questão – d) a filologia mostra que as palavras usadas para designar a nobreza social adquiriram progressivamente o sentido de nobreza de espírito
  • Exercício resolvido da 4ª questão – a) Para além do bem e do mal, Genealogia da moral, Crepúsculo dos ídolos
  • Exercício resolvido da 5ª questão – c) enuncia algo sobre a origem das coisas; o faz sem imagem ou fabulação; e contém o pensamento “tudo é um”

Aprenda muito mais com o Beduka

Estamos muito preocupados com a sua preparação para os vestibulares e ENEM. Temos aqui no Beduka uma série de questões que você pode responder para testar os seus conhecimentos. Por exemplo:

Se preferir, use o nosso simulador gratuito com todas as questões do ENEM e monte seu próprio caderno de perguntas ou segmente por área do conhecimento.

O Beduka é um buscador gratuito de universidades e cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de apresentar aqui uma série de questões de vestibular sobre Nietzsche, você pode verificar aqui uma relação com as melhores faculdades de Fortaleza ou entender o que faz um engenheiro florestal.

Assim como fizemos aqui com estas cinco questões de vestibular sobre Nietzsche, sempre preparamos materiais inéditos para você. Quer sempre receber nossos conteúdos? Acesse e curta a nossa página no Facebook.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador