Português

Desvendando os tipos de linguagem: Aprenda diferentes formas de se comunicar melhor

Quais são os tipos de linguagensQuais são os tipos de linguagens
Sala do Saber - melhor cursinho online

Não há uma só forma de se expressar e se comunicar, é exatamente por isso que foram estabelecidos alguns tipos de linguagens para se estudar e entender não só o que é dito, mas o que é mostrado e até os dois ao mesmo tempo. Os principais são o tipo verbal, o não verbal e o misto.

Parece difícil quando se olha o nome, mas é bem simples e estamos em contato com essas linguagens todos os dias. A linguagem verbal é comunicação falada, já a não verbal não as utiliza de jeito nenhum (uma fotografia por exemplo).

E a mista combina as outras duas, então é o tipo mais cobrado no Enem. Mas não se preocupe. Você nunca mais precisará temer essas questões, pois aprenderá agora mesmo quais são os tipos de linguagens e como resolver os problemas sobre elas. Basta ler até o final. Está pronto? Então vamos começar.

Além de aprender quais são os tipos de linguagem, você pode melhorar muito sua escrita até o Enem com o Curso de Redação do Beduka. Ele vai te ajudar a entender a estrutura de uma redação dissertativa e te dar o passo a passo de como fazer uma redação nota 1000!

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente quais são os tipos de linguagem. Tem 

bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é linguagem?
  2. Quais são os tipos de linguagem?
  3. Qual a diferença entre tipo e função da linguagem?
  4. Quais são as funções da linguagem?
  5. Mude de vida com o Beduka! 

O que é linguagem?

Linguagem é qualquer sistema estruturado de comunicação. O sistema mais famoso provavelmente são os idiomas, ou seja, um conjunto de vocábulos e normas que regem uma língua e assim permitem a comunicação entre seus falantes.

Isso é possível devido ao que chamamos de signos linguísticos, composto pelo significado (conceito) e o significante (estrutura visual e sonora). Funciona basicamente assim:

Você lê a palavra “cruel” em um letreiro jogado na esquina de alguma rua. De forma imediata, vem à sua mente a representação de uma situação muito ruim ou de uma pessoa perversa. Ou seja, o significado, a ideia. 

Mas o que você está olhando é o significante (as letras que juntas formam uma palavra com estrutura e som bem específicos). O mesmo acontece se você lê-la em voz alta. 

Resumindo, o significado é a estrutura criada e padronizada por um idioma para transmitir uma ideia. Já o significado é o conceito representado por ela. 

Quando você pensar em quais são os tipos de linguagem, é importante saber que há outros sistemas menos comentados envolvidos no mundo linguístico, como aqueles códigos de programação desenvolvidos para o universo digital. 

Até mesmo a matemática é considerada um, pois suas fórmulas são e podem ser entendidas por um conjunto de pessoas que se propuserem a isso. E a tendência é que surjam muitos outros ao longo da existência humana.

Esse assunto poderia muito bem ser tema de redação, né? E que tal tentar desenvolver suas habilidades aproveitando a conversa e aprendendo um pouco mais sobre a estrutura da redação dissertativa (a cobrada no Enem)? Basta acessar:

Quais são os tipos de linguagem?

Existem 3 tipos de linguagem: a verbal, a não verbal e a mista (também chamada de híbrida). E, apesar de parecer difícil, é bem fácil entendê-las. Vamos lá!

A verbal é toda linguagem que utiliza palavras, seja de forma oral ou escrita. Por exemplo, quando você escreve uma carta, fala com um amigo ou envia uma mensagem escrita pelo whatsapp, é a linguagem verbal que está sendo utilizada.

A não verbal nada mais é que a comunicação estabelecida de uma forma na qual não se usa nenhum tipo de palavra. Um bom exemplo são as fotografias. Quem nunca ouviu o ditado: “Uma imagem vale mais que mil palavras”?

Ao olhar a foto abaixo, tenho certeza que um universo de pensamentos vai passar na sua cabeça. Questionamentos do tipo: “Por que a riqueza e a pobreza moram lado a lado?”, “O que separa as pessoas da periferia das que moram em bons conjuntos habitacionais?”, e assim por diante.

Isso deixa bem claro que nem só de escritas ou falas vive o processo comunicativo. Exatamente por isso é importante entender quais são os tipos de linguagem. 

Mas não terminamos, em quais são os tipos de linguagem

ainda temos o tipo misto: aquele que usa tanto palavras quanto imagens. As propagandas e charges são as campeãs em utilizar a linguagem híbrida. Assim como você pode ver abaixo:

Percebeu que nesse caso a imagem não funcionaria sem as palavras e vice-versa? Elas se unem para que um objetivo comunicativo seja estabelecido: uma crítica político-social. Assim, a frase dá um tom sarcástico à imagem e a imagem define o sentido da frase.   

Qual a diferença entre tipo e função da linguagem?

Os tipos de linguagem nada mais são que os modos que utilizamos para nos comunicar (com palavras, com imagens, etc). Já as funções estão ligadas aos objetivos presentes no processo comunicativo. 

Por exemplo, a linguagem emotiva é uma função, e tem um objetivo bem definido: expressar sentimentos e emoções. O modo como isso será feito (através de uma fotografia ou declaração) é o tipo. 

Logo, você pode utilizar a função emotiva por meio de um tipo não verbal (desenhando um coração, por exemplo). Assim, seu objetivo de expressar um sentimento terá sido alcançado sem que fosse necessário utilizar palavra alguma. 

Temos vários artigos que podem te ensinar essas diferenças e que vão te ajudar demais na sua preparação para o Enem. Aproveite que são gratuitos e escritos de uma forma super fácil de entender. Basta acessar:

Quais são as funções da linguagem?

Como nós já conversamos, as funções da linguagem estão relacionadas ao objetivo do processo comunicativo e ao todo são 6. Abaixo, descubra quais são e a definição de cada uma.

1 – Função referencial ou denotativa: tem como objetivo passar uma informação, de forma direta, sem rodeios e sem opiniões. Exemplo: notícias de jornal.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

2 – Função emotiva: tem como objetivo expressar sentimentos ou emoções, ou seja, transmitir tudo que é interno, abstrato. Exemplo: uma carta de amor.

3 – Função poética: tem como objetivo a estrutura e a estética da mensagem. Um bom exemplo são os versos e as rimas de um poema. Ou seja, há uma preocupação com como aquilo que está sendo dito está sendo produzido.

4 – Função metalinguística: tem como objetivo explicar a própria mensagem. Exemplo: a palavra que explica a palavra (dicionário); um filme sobre cinema; uma fotografia de alguém fotografando.

5 – Função conativa ou apelativa: tem o objetivo de influenciar, convencer, persuadir, ou seja, foca no receptor. Exemplo: propagandas e discursos políticos.

6 – Função fática: tem como objetivo checar se a pessoa com quem se estabelece o processo comunicativo está realmente recebendo a mensagem. Exemplo: “Oi! Ainda está me ouvindo?”

Lembre-se que não basta saber só quais são os tipos de linguagem, as funções também caem demais nos vestibulares. Por isso, é tão importante entender a diferença entre os tipos e as funções. Fique atento e não se confunda no dia da prova!

Mude de vida com o Beduka! 

Entender quais são os tipos de linguagem é muito bom para escrever melhor. Afinal, conhecer os mecanismos que envolvem um processo comunicativo traz mais segurança na hora de colocá-lo em prática.

E com toda certeza escrever uma redação faz parte do processo, além de ser uma mensagem com objetivo bem específico. O que também envolve uma estrutura pré-definida. 

Logo, antes de tudo, você deve compreender o que o avaliador do Enem espera que você faça. Para isso, conte com o Curso de Redação do Beduka!

São 11 aulas que vão te ajudar a criar uma redação que impressione e seja digna de 1000 pontos + 2 bônus imperdíveis. 

E quanto às questões objetivas, é importante que você se prepare de forma eficiente. Para isso, não adianta ficar estudando de forma aleatória. É preciso auxílio!

O Plano de Estudos do Beduka te dá esse suporte. Com ele, você:

  • Sabe o que, como e por quanto tempo estudar;
  • Tem dicas de filmes úteis para usar na prova;
  • Tem dicas de temas de redação para treinar;
  • Links de artigos exclusivos sobre o conteúdo de estudo de cada dia;

E muito mais! Não perca mais tempo e experimente ainda esse ano a magia de ser aprovado.

No mais, desejamos sucesso na sua nova jornada. Qualquer coisa, mande-nos um direct no Instagram.

Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.