História

Qual foi o motivo da Revolta da Vacina? Descubra a história por trás desse movimento

Qual foi o motivo da Revolta da VacinaQual foi o motivo da Revolta da Vacina?

A Revolta da Vacina foi um conjunto de revoltas populares que aconteceram na cidade do Rio de Janeiro em novembro de 1904, pedindo o fim da vacinação obrigatória contra a varíola decretada no mesmo ano. Porém, esse não foi o único motivo.

O contexto político e social do Brasil no começo do século XX explica bastante porque a população se revoltou contra tropas policiais em conflitos que tiveram mais de 30 mortos e centenas de feridos.

Neste artigo, vamos te explicar qual foi o motivo da Revolta da Vacina e como ela se liga ao cenário político e à sociedade de sua época.

Pegue o trem para a estação 9 ¾ do Enem! Adquira o Plano de Estudos do Beduka e conheça a magia de ser aprovado.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Contexto histórico da Revolta da Vacina

A Revolta da Vacina aconteceu em novembro de 1904. Havia 15 anos que o Brasil tinha se tornado uma república e suas lideranças políticas desejavam realizar outras reformas, a fim de modernizá-lo.

Isso significava, basicamente, que era preciso tornar o país mais semelhante à Europa e inseri-lo entre as nações tidas como civilizadas. Os exemplos principais eram a França e a Inglaterra.

Todas as cidades deveriam parecer com Paris. O Rio de Janeiro principalmente, pois ele era a capital. Como a cidade tinha crescido de maneira desordenada, as reformas teriam de ser profundas.

Entenda melhor com nosso texto sobre a Primeira República.

As ruas eram estreitas, havia muitos cortiços insalubres cujos habitantes eram em sua maioria descendentes de escravizados ou escravizados que receberam a liberdade após a Lei Áurea, de 1888. Esses lugares eram focos de doenças como a febre amarela, cólera, peste bubônica e varíola.

Entre 1849 e 1891 o Rio teve diversos surtos de febre amarela, resultando em milhares de mortos. A cidade era conhecida como “cemitério de estrangeiros”, pois muitos visitantes pegavam a febre amarela lá e morriam. Muitos que iam de navio para outros países e tinham de atracar no porto do Rio evitavam descer, devido à má fama da cidade.

Assim, o então presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves (1902-1906) resolveu que faria reformas na capital ao vencer as eleições de 1902. Elas estão entre as respostas de qual foi o motivo da Revolta da Vacina.

Reformas de Pereira Passos

Rodrigues Alves nomeou o engenheiro Francisco Pereira Passos como prefeito da capital e lhe concedeu poderes ilimitados para realizar as reformas necessárias. Esse período ficou conhecido como ditadura de Pereira Passos.

Outro nome dado ao período foi “botar-abaixo”, pois boa parte das reformas foram realizadas derrubando cortiços e expulsando seus habitantes. Esse é um dos motivos para a favelização de áreas do Rio de Janeiro. A população sem moradia começou a ocupar os morros.

Desta forma, Pereira Passos alargou avenidas e construiu diversos prédios e áreas públicas que apresentavam semelhanças com as parisienses. Além disso, passou um novo código de posturas, que impedia entre outras coisas:

  • a circulação de vacas e outros animais, 
  • venda de carnes nas ruas, 
  • andar descalço.

Curtindo saber qual foi o motivo da Revolta da Vacina? Veja também o que foi a Revolta do Cangaço.

Oswaldo Cruz e o saneamento básico

Rodrigues Alves designou o médico sanitarista Oswaldo Cruz para a Diretoria Geral de Saúde Pública, órgão responsável pelas ações contra as epidemias. Como condição para assumir o cargo, Cruz exigiu liberdade para compor a equipe e de ação.

O foco do seu combate seria a eliminação de três doenças:

  • Febre amarela;
  • Peste bubônica e
  • Varíola.

A febre amarela e a peste bubônica seriam erradicadas por meio da eliminação dos agentes transmissores. No caso, o mosquito Aedes Aegypti e os ratos, respectivamente.

A varíola seria pela imunização da população por meio de vacinas. Elas já existiam desde 1796, quando foram desenvolvidas pelo médico inglês Edward Jenner. 

Desde 1837 a vacinação antivariólica era obrigatória no Rio, mas pela pouca quantidade de vacinas produzidas quase ninguém recebia.

Em 31 de outubro de 1904 uma nova lei foi aprovada, obrigando novamente a vacinação. A regulamentação aconteceu em 9 de novembro e exigia:

  • comprovação de vacinação para realizar matrícula em escolas, 
  • obter empregos, 
  • realizar viagens e casamentos. 

A resistência à vacinação era punida com multas.

Isso já nos dá um indício de qual foi o motivo da Revolta da Vacina, que vamos ver a seguir.

Qual foi o motivo da Revolta da Vacina?

A população já estava inconformada com as medidas autoritárias dos governos. O presidente anterior a Rodrigues Alves, Manuel Ferraz de Campos Salles (1898-1902), deixou a presidência vaiado devido aos arrochos que fez para salvar as contas públicas.

Para isso, ele aumentou impostos, que incidiam sobre o preço dos produtos, gerando aumento.

Com Rodrigues Alves, a população perdeu suas casas e diversas fontes de renda. A gota d’água foi a obrigatoriedade da vacinação.

A população não aceitava que sua casa fosse invadida para que todos os moradores fossem vacinados. Falava-se muito sobre a imoralidade dos agentes terem de ver o corpo das mulheres para vaciná-las, especialmente coxas e nádegas.

Houve também uma forte discussão sobre o direito do Estado de mandar no corpo das pessoas. Ou seja, pela liberdade individual e posse do próprio corpo, somente a pessoa poderia decidir participar ou não da campanha de vacinação.

A população foi inflamada por discursos políticos e saiu às ruas para protestar. A primeira manifestação ocorreu em 10 de novembro, com a população gritando “Abaixo a vacina!” Outros protestos ocorreram nos dias seguintes e se tornaram grandes a partir do dia 13.

Os revoltosos assaltaram delegacias e quartéis, destruíram bondes e prédios da cidade e formaram barricadas. A polícia foi acionada, ocasionando enfrentamentos violentos entre ela e a população.

Veja também o que foi a Revolta da Chibata.

Como a Revolta da Vacina chegou ao fim?

A Revolta da Vacina chegou ao fim quando foi decretado o estado de sítio no Rio de Janeiro, em 16 de novembro. Esse é um mecanismo político que suspende a ordem constitucional e direitos dos cidadãos quando há grande problema interno ao país.

Nesse mesmo dia, a lei que foi o motivo da Revolta da Vacina foi revogada. Com isso, a revolta perdeu força e foi finalizada em 23 de novembro, quando ocorreram as últimas ações repressivas.

Mas pode-se notar que a continuação dos protestos mesmo depois da revogação apontam que só ela não responde à pergunta de qual foi o motivo da Revolta da Vacina. A população estava cansada de receber um tratamento autoritário em todas as esferas da vida.

O saldo oficial foi de 30 mortos, 110 feridos e a deportação de 462 pessoas para o Acre, sem falar na destruição material da cidade. Porém, o historiador Nicolau Sevcenko contesta os números de mortos, apontando uma subnotificação. Segundo ele, ninguém sabe realmente quantas pessoas perderam a vida durante a Revolta da Vacina.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Ele é quem vai te trazer a magia de ser aprovado no Enem e conquistar uma vaga.

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido e que continua gratuito.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre qual foi o motivo da Revolta da Vacina. Bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.