História

Exercícios e Resumo da Revolta da Chibata

Exercícios e Resumo da Revolta da ChibataExercícios e Resumo da Revolta da Chibata

A Revolta da Chibata foi uma revolta organizada pelos membros da Marinha brasileira. Os marinheiros se rebelaram por causa dos castigos físicos praticados contra eles e as péssimas condições de trabalho e alimentação as quais eram submetidos. Leia o resumo da revolta da chibata e faça os exercícios para praticar 

Para se sair melhor nas questões de Ciências Humanas e suas tecnologias, é importante que você conheça melhor as revoltas brasileiras. Essa matéria cai de forma recorrente no Exame Nacional do Ensino Médio e em outros principais vestibulares, por isso compreender sobre a revolta da chibata é essencial para a sua aprovação. Leia o resumo e faça os exercícios da matéria.

O que foi a Revolta da Chibata? 

A revolta da chibata aconteceu no ano de 1910, durante o governo de Hermes da Fonseca. Essa revolta foi um movimento social que ocorreu nas subdivisões da Marinha no Rio de Janeiro. 

Leia o artigo completo sobre a Revolta da Chibata!

Objetivo

O objetivo era acabar com os castigos físicos praticados contra os marinheiros. Um exemplo de punição sofrida eram as chicotadas, a utilização da santa-luzia, isolamento e a prisão.

Além disso, os marinheiros também pediam por uma melhor alimentação, mais saudável e que houvesse a prática da lei de reajuste de seus honorários.

Os marinheiros se sentiam injustiçados com os castigos e essa situação fez com que as revoltas se fortalecessem. 

O movimento

representação da revolta da chibata, com marinheiros

O movimento se iniciou de fato quando Marcelino Rodrigues, marinheiro da época, foi castigado com 250 chicotadas, após ter ferido um companheiro da Marinha dentro do navio de guerra, chamado de Minas Gerais que estava indo até Rio de Janeiro. 

O líder da rebelião, chamado João Cândido, foi quem escreveu a missiva com as solicitações exigidas, porém ele foi preso na Ilha das Cobras e ficou reconhecido como o Almirante Negro que aboliu a utilização da chibata na marinha.

Consequências

O presidente Hermes da Fonseca notou que esse movimento realmente iria acontecer, então ele cedeu diante do ultimato dos insurgentes e os integrantes da marinha acreditaram nessa desistência, porém com o fim da rebelião, o governante não realizou o que havia prometido e baniu alguns marinheiros que participaram do movimento. Contudo, eles não desistiram e continuaram fazendo novas manifestações, até a abolição das chibatas acontecer.

Agora é a sua vez de colocar em prática o que aprendeu e fazer os Exercícios sobre a Revolta da Chibata.

Exercícios sobre a Revolta da Chibata 

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (UFMG/1998)Leia o texto.

Mestre-sala dos mares

João Bosco e Aldir Blanc

Há muito tempo na águas da Guanabara

o dragão do mar reapareceu

na figura de um bravo feiticeiro

a quem a história não esqueceu

conhecido como navegante negro

tinha a dignidade de um mestre-sala

e ao acenar pelo mar

na alegria das regatas

foi saudado no porto

pelas mocinhas francesas

jovens polacas e por batalhões de mulatas

rubras cascatas jorravam das costas

dos centros entre cantos e chibatas

inundando coração, do pessoal do porão

e a exemplo do feiticeiro gritava então

Glória aos piratas, às mulatas, às sereias

Glória à farofa, à cachaça, às baleias

Glórias a todas as lutas inglórias

que através da nossa história

não esquecemos jamais

Salve o navegante negro

que tem por monumento

as pedras pisadas do cais.

A música acima se refere ao movimento dos marinheiros brasileiros conhecido como Revolta da Chibata, em reação aos castigos físicos e às condições de trabalho degradantes.

Assinale a alternativa diretamente referida ao contexto em que ocorreu esse movimento.

a) A avaliação, pelos meios operários, dos soldados e marinheiros como aliados em uma revolução social.

b) A inviabilidade do exercício da repressão por parte do governo central aos movimentos populares no início da República.

c) A regulamentação pelo poder militar das relações conflituosas entre os ex-escravos e seus patrões.

d) A adoção de uma política institucional para veicular uma imagem de população ordeira e de uma sociedade sem conflitos nos primeiros anos da República.

2 – (UEPB/2002)Durante a República Velha (1889/1930) ocorreram alguns levantes na Marinha. Entre estes, destacamos um de caráter mais popular e que ficou conhecido como Revolta da Chibata.

Sobre este movimento assinale (V) para as proposições Verdadeiras e (F) para as proposições Falsas:

(__) O principal líder do movimento foi João Candido Felisberto, um filho de escravos que ficou conhecido como “o Almirante Negro”. Após o movimento, João Candido foi preso na ilha das cobras, posteriormente foi internado no Hospital de Alienados e, mesmo tendo sido anistiado em 1912, foi perseguido por toda a vida pelos militares.

(__) Pobres, marginais, desempregados e “filhos rebeldes” eram a base do baixo escalão da marinha o que justificava, para as autoridades da época, a rígida disciplina que incluía entre outros maus tratos, a odiosa punição com chicote.

(__) O contato de alguns marinheiros brasileiros com colegas de outros países, em especial, com marinheiros ingleses mais organizados e politizados, encorajou os marinheiros brasileiros a lutarem por um tratamento mais digno.

(__) As propostas enviadas pelos rebeldes ao Presidente Hermes da Fonseca incluíam, além do fim dos castigos físicos, aumento dos vencimentos, diminuição do trabalho e melhores condições de vida. 

(__) Com a ameaça de bombardeio da capital, as reivindicações foram aceitas e os marinheiros, que participaram do levante foram anistiados. Dois dias depois, o governo descumpre o acordo, expulsa os rebeldes da marinha e manda prender e desterrá-los. Nove deles são fuzilados e jogados ao mar no caminho do desterro para a Amazônia.

Assinale a alternativa correta:

a) V-V-V-V-V

b) F-F-V-V-F

c) F-V-V-V-F

d) V-F-V-F-V

e) V-F-F-F-V

3 – (UFC CE/2005) – A história do Brasil nas primeiras décadas do século XX foi marcada por vários movimentos sociais de base popular, entre eles a Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910, um levante dos marujos dos encouraçados Minas Gerais e São Paulo.

Sobre esse movimento, assinale a alternativa correta.

a) Os revoltosos foram presos e, na prisão, organizaram uma nova rebelião, sendo massacrados pelo Exército e pela Marinha.

b) O movimento teve uma forte influência anarcossindicalista, propugnando o fim das arbitrariedades a que eram submetidos os marujos.

c) O Governo Federal acatou as reivindicações apresentadas pelo movimento, e os revoltosos foram anistiados, concluindo-se assim o levante.

d) As causas deste movimento foram os castigos corporais sofridos pelos marinheiros e o sistema de promoções com que eram beneficiados os mestiços.

e) O marinheiro negro João Cândido foi considerado o único culpado pelo movimento, tendo sido julgado e condenado à morte, como castigo exemplar.

4 – (FFFCMPA RS/2008)Leia a música a seguir – Mestre-Sala dos Mares – de João Bosco e Aldir Blanc, que homenageia um personagem da história brasileira.

Nas Águas da Guanabara,

O Dragão do Mar reapareceu,

Na figura de um bravo marinheiro

A quem a história não esqueceu

Conhecido como o Almirante Negro,

Tinha a dignidade de um mestre-sala

E ao acenar pelo mar, com seu bloco de fragatas

Foi saudado no porto

Pelas mocinhas francesas,

Jovens polacas e por batalhões de mulatas. (…)

Glória aos piratas,

Às mulatas,

Às sereias,

Glória à farofa

À cachaça,

Às baleias…(…)

Salve o Almirante Negro,

Que tem por monumento

As pedras pisadas do cais

Assinale a alternativa que corretamente identifica o personagem homenageado pela música, o movimento liderado por ele e o período histórico em que ocorreu.

a) Custódio de Melo – Revolta da Armada – República Velha.

b) Antônio Correia Pessoa de Melo – Revolta Praieira – Segundo Reinado.

c) Antônio Vinagre – Cabanagem – Período Regencial.

d) João Cândido – Revolta da Chibata – República Velha.

e) Manoel Calafate – Revolta dos Malês – Período Regencial.

5 – (IBMEC RJ/2010)O Rio de Janeiro, capital da República, foi sacudido no início do século XX por dois movimentos de insatisfação popular. Assinale-os:

a) Revolta da Vacina e Guerra do Contestado.

b) Revolta dos 18 do Forte e Revolução de 30.

c) Revolta da Chibata e Revolta da Vacina.

d) Guerra de Canudos e Revolta da Chibata.

e) Revolução de 1924 e Revolta da Armada.

6 – (UEMG/2010)Leia o trecho da letra da música, abaixo:

O MESTRE-SALA DOS MARES

Composição: João Bosco e Aldir Blanc

Há muito tempo

Nas águas da Guanabara

O dragão do mar reapareceu

Na figura de um bravo feiticeiro

A quem a história não esqueceu

Conhecido como navegante negro

Tinha a dignidade de um mestre-sala

E ao acenar pelo mar

Na alegria das regatas

Foi saudado no porto

Pelas mocinhas francesas

Jovens polacas e por

Batalhão de mulatas (…)

Esta composição foi feita em homenagem a João Candido, o Almirante negro, um dos líderes da Revolta da Chibata que, em 2010, completará seu centenário.

Considerando o trecho acima e o contexto do Brasil na época da eclosão da revolta, assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE este fato histórico:

a) A revolta era uma reação da população contra o “bota abaixo” e a reforma sanitária promovidos pelo prefeito da capital federal, Pereira Passos, pelo sanitarista Osvaldo Cruz e pelo presidente da república, Hermes da Fonseca.

b) A revolta foi uma reação das classes médias urbanas, insatisfeitas com a política do café com leite, com a corrupção e com a exclusão política da maior parte da população.

c) A revolta configurou-se como um grito dos negros que, inspirados nos ideais da revolta dos malês, visavam derrubar o governo e criar uma república que defendesse uma reforma política e social radical.

d) A revolta foi um protesto contra o trabalho excessivo, os baixos salários, o recrutamento forçado e os castigos corporais sofridos pelos marinheiros, reproduzindo as discriminações sociais ainda existentes na sociedade brasileira.

7 – (UERJ/2011)Nós, marinheiros, cidadãos brasileiros e republicanos, mandamos esta honrada mensagem para que Vossa Excelência faça aos marinheiros brasileiros possuirmos os direitos sagrados que as leis da República nos facilitam. Tem Vossa Excelência 12 horas para mandar-nos a resposta satisfatória, sob pena de ver a Pátria aniquilada.

MARANHÃO, Ricardo e MENDES JUNIOR, Antonio. Brasil história: texto e consulta. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Os participantes da Revolta da Chibata (1910-1911) exigiam direitos de cidadania garantidos pela Constituição da época. As limitações ao pleno exercício desses direitos, na Primeira República, foram causadas pela permanência de:

a) hierarquias sociais herdadas do escravismo.

b) privilégios econômicos mantidos pelo Exército.

c) dissidências políticas relacionadas ao federalismo.

d) preconceitos étnicos justificados pelas teorias científicas.

8 – (UEG GO/2013) Leia o fragmento.

Glória a todas as lutas inglórias

Que através da nossa história

Não esquecemos jamais

Salve o navegante negro

Que tem por monumento

As pedras pisadas do cais.

BOSCO, João; BLANC, Adir. O mestre-sala dos mares. In: COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e geral. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 477.

A citação é uma estrofe da música “O mestre-sala dos mares”, de Aldir Blanc e João Bosco, composta em homenagem a João Cândido, o líder da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910. Em termos sociológicos, a Revolta da Chibata foi um movimento social

a) camponês, pois os seus integrantes expressavam valores e práticas coerentes com suas origens rurais.

b) popular, pois foi efetivada pelos marinheiros de baixo escalão que reivindicavam o fim de castigos corporais.

c) messiânico, pois era motivada pelo milenanarismo, crença em uma nova era de paz, justiça social e felicidade.

d) militar, pois foi uma sublevação dos altos oficiais da Marinha, explorando a fraqueza do regime republicano.

Respostas dos Exercícios sobre a Revolta da Chibata 

Exercício resolvido da questão 1 –

a) A avaliação, pelos meios operários, dos soldados e marinheiros como aliados em uma revolução social.

Exercício resolvido da questão 2 –

a) V-V-V-V-V

Exercício resolvido da questão 3 –

a) Os revoltosos foram presos e, na prisão, organizaram uma nova rebelião, sendo massacrados pelo Exército e pela Marinha.

Exercício resolvido da questão 4 –

d) João Cândido – Revolta da Chibata – República Velha.

Exercício resolvido da questão 5 –

c) Revolta da Chibata e Revolta da Vacina.

Exercício resolvido da questão 6 –

d) A revolta foi um protesto contra o trabalho excessivo, os baixos salários, o recrutamento forçado e os castigos corporais sofridos pelos marinheiros, reproduzindo as discriminações sociais ainda existentes na sociedade brasileira.

Exercício resolvido da questão 7 –

a) hierarquias sociais herdadas do escravismo.

Exercício resolvido da questão 8 –

b) popular, pois foi efetivada pelos marinheiros de baixo escalão que reivindicavam o fim de castigos corporais.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre a Revolta da Chibata? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador