Português

Quais são os substantivos abstratos? Domine-os e evite pegadinhas na hora da prova

Quais são os substantivos abstratosQuais são os substantivos abstratos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Já pensou no que seria da gente se não pudéssemos dar nome ao que sentimos? Amor, ódio, medo, raiva e pavor são palavras que nos ajudam a expressar as diferentes sensações que se manifestam em nosso interior.

Mas não são só as emoções que entram nesse pacote. Ideias e conceitos também precisam de um nome para se materializar. Quer um bom exemplo? Justiça, que carrega um imenso significado em apenas algumas letras. Esse é o papel de um substantivo abstrato!

Para não confundir mais, preparamos alguns exercícios sobre quais são os substantivos abstratos. Eles vão te ajudar a identificá-los na prática e não cair em pegadinhas de prova. Não esqueça de conferir o gabarito comentado no final do texto.

Entender quais são os substantivos abstratos vai te ajudar muito no Enem, mas estudar de forma organizada te deixa na frente dos concorrentes. E isso só mesmo o Plano de Estudos do Beduka pode fazer por você. Baixe já e descubra o que, como e por quanto tempo estudar!

Este artigo vai te ajudar a entender de uma vez por todas o que são substantivos abstratos. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que são substantivos?
  2. O que são substantivos abstratos?
  3. Quais são os substantivos abstratos: exemplos
  4. Exercícios sobre substantivos abstratos

O que são substantivos?

Substantivos são uma das classes de palavras e possuem a função de nomear tudo que há ao nosso redor: seres, objetos, sentimentos, lugares, emoções e assim por diante. 

Imagina a loucura que seria querer falar de uma coisa e não ter uma palavra para usar? Um caos! Por isso, tudo que vemos, tocamos ou até mesmo pensamos e sentimos recebe um nome. Mas sendo assim, quais são os substantivos abstratos?

A gramática classifica os substantivos em diversos tipos, como comuns, próprios, simples, compostos, concretos, abstratos, coletivos, entre outros. Tudo vai depender do que está recebendo o nome e também da composição dele (por exemplo, alguns são compostos, formados por duas palavras, como abaixo-assinado).

Eles também podem variar em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Além disso, é possível mudar a estrutura morfológica dessas palavras para estabelecer um grau (aumentativo e diminutivo).

Para saber bem mais que apenas quais são os substantivos abstratos, você pode acessar diversos artigos exclusivos e fáceis de entender. Confira abaixo:

Quais são os substantivos abstratos?

Substantivos abstratos são aqueles que dão nome ao que não pode ser tocado, visto, cheirado, ou seja, aquilo que nossos sentidos externos não alcançam. Por isso, o nome abstrato, porque não é algo palpável, concreto.

Assim temos o amor, a esperança, o arrependimento, a reconciliação etc. Coisas que existem, fazem parte da nossa vida, mas são invisíveis e intocáveis. Estão apenas dentro de nós, como sentimento, emoção, uma ideia ou entendimento.

A comunicação e até mesmo a vida seria muito difícil se não pudéssemos dar nomes a tudo isso, e é exatamente essa a função desses substantivos: nos ajudar a comunicar o que é interno, seja por ser um conceito (justiça, por exemplo), seja por ser algo que sentimos (tristeza).

Quais são os substantivos abstratos: exemplos

Talvez os substantivos abstratos sejam aqueles que nos deixam mais confusos na hora de identificar. Por isso, selecionamos alguns para você ter em mente e facilitar na hora de resolver uma questão de vestibular.

  • Ódio
  • Raiva
  • Amor
  • Assédio
  • Atração
  • Justiça
  • Caminhada
  • Cansaço
  • Desânimo
  • Desejo
  • Avareza
  • Dificuldade
  • Felicidade
  • Feminismo
  • Injustiça
  • Intuição
  • Conforto
  • Malícia
  • Persistência
  • Amargura
  • Pureza
  • Terror
  • Velhice

Deus é um substantivo abstrato?

Não! Apesar de não podermos vê-lo ou tocá-lo, Deus é um substantivo próprio e concreto. Para esclarecer essa dúvida, precisamos lembrar da definição de substantivo concreto: aquele que dá nome a algo que pode ser percebido pelos sentidos (o que inclui seres ou pessoas).

Logo, você acreditando ou não, Deus não é algo que mora apenas na nossa mente ou apenas um símbolo dos nossos sentimentos, ele tem existência própria (fora de nós).

Para ficar mais fácil pense da seguinte forma. Se você apontar qualquer figura aleatória como sendo Deus para um cristão, ele vai te corrigir. A imagem de Deus é uma só. Sua existência não é inerente a cada um.  

Inclusive, isso é uma ótima forma de diferenciar substantivos concretos e abstratos. Os abstratos nascem e vivem internamente (dentro de alguém), sejam as emoções, ideias ou conceitos. Já os concretos possuem existência totalmente independente.

Não precisam do outro nem para serem entendidos (como as ideias). Isso vale também para palavras como anjo, alma e duende. 

Classificação dos substantivos (conheça todos os tipos)

Agora que você já sabe quais os substantivos abstratos, que tal entender um pouco dos demais tipos? Isso pode fazer toda diferença a hora de responder a prova do Enem. Por isso, preparamos uma listinha para você. Confira:

1 – Substantivo Comum: dá nome a  um ser, objeto, lugar, sentimentos, emoções ou a um conceito de forma geral, são genéricos, sem especificação particular, exemplo: celular, computador, casa, animal, cidade.

2 – Substantivo Próprio: dá nome a um ser, objeto, lugar ou conceito de forma específica, particular, exemplo: João, Brasil, Rio de Janeiro, Eterno Retorno (conceito filosófico único).

3 – Substantivo Concreto: dá nome a algo que pode ser percebido pelos sentidos, ou seja, tocado, cheirado, visto, etc, exemplos: objetos físicos, animais, plantas, pessoas, entre outros.

4 – Substantivo Abstrato: dá nome a algo que não pode ser visto, tocado nem nada do tipo, exemplos de quais são os substantivos abstratos: sentimentos, ideias, conceitos, entre outros.

5 – Substantivo Coletivo: dá nome a  um conjunto de seres ou objetos da mesma espécie ou categoria, exemplo: cardume, matilha, rebanho.

6 – Substantivo Simples: é formado por apenas um radical (simplificando, possuem apenas uma palavra), como por exemplo: flor, sol, bola.

7 – Substantivo Composto: é formado pela união de dois ou mais radicais (geralmente possuem duas palavras) ainda que elas estejam unidas por uma letra a mais, como girassol, outros exemplos: guarda-chuva, paraquedas.

8 – Substantivo Primitivo: é aquele que não deriva de outra palavra, exemplo: pedra, árvore, sol.

9 – Substantivo Derivado: é aquele que é formado a partir de outro substantivo, adjetivo ou verbo, exemplo: pedreiro, arborização, ensinar.

10 – Substantivo Epiceno: é aquele que possui um único nome para os dois gênero, exemplo: a cobra e o jacaré.

11 – Substantivo Sobrecomum: é aquele que não sofre flexão de gênero, ou seja, não muda nada nem em relação à palavra, nem em relação ao artigo utilizado, exemplo: a criança, o cônjuge.

12 – Substantivo Comum de Dois Gêneros: é aquele que apresenta uma única forma para os dois gêneros, mas sofre flexão por meio do uso do artigo, exemplo: o artista, a artista.

Exercícios para fixar quais são os substantivos abstratos (com gabarito comentado)

Agora que você já sabe quais são os substantivos abstratos, teste seus conhecimentos com os exercícios abaixo. Eles vão te ajudar a entender como o assunto costuma ser cobrado. Depois, é só verificar o gabarito comentado.

Questão 1 – (IFSC/2016) Considerando as palavras adolescentes, derrocada, necessário e professora, é CORRETO afirmar:

a) Todas as afirmativas estão corretas.

b)  Adolescentes é um substantivo sobrecomum.

c) A divisão silábica correta de adolescentes é: a-do-le-scen-tes, pois não se separam os encontros consonantais.

d) Todas as palavras são substantivos abstratos.

e) As palavras derrocada e professora têm o mesmo número de sílabas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Questão 2 – (UFJF-MG) Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.

a) Água, vinho

b) Pedro, Jesus

c) Pilatos, verdade

d) Jesus, abaixo-assinado

e) Nova Iorque, Deus

Gabarito comentado

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) As palavras derrocada e professora têm o mesmo número de sílabas.

Já que estamos falando sobre quais os substantivos abstratos, vamos começar pela alternativa D, a única palavra que se enquadra nessa classificação é “derrocada” o nome dado a ideia de declínio, as demais são substantivos comuns e “necessário” quase sempre assume o papel de adjetivo.

Quanto à letra C, ela apresenta uma divisão silábica incorreta, o certo seria: a – do – les – cen – tes. A letra A não faz o menor sentido já que não está sendo perguntada as alternativas corretas. 

Já a B diz que adolescente é um substantivo sobrecomum, mas ele sofre flexão por meio de um artigo: a adolestence, o adolescente. Diferente da palavra criança, na qual não existe nenhum tipo de flexão de gênero. Ou seja, é sempre a criança, nunca o criança. Logo, ele é apenas comum de dois gêneros.

Nos resta a letra E, ambas as palavras citadas possuem 4 sílabas.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: c) Pilatos, verdade

Pense comigo, antes de tudo, a questão pede substantivos simples, não confunda com comuns! Comuns são aqueles que nomeiam algo abrangente, por exemplo, casa. Há milagres de casas ao redor do mundo. 

Os simples são aqueles que apresentam apenas uma palavras, então, você já pode eliminar a letra D, já que abaixo-assinado é um substantivo composto.

Continuando a análise, o primeiro que a questão pede é o concreto (pense em algo que pode ser tocado, visto), todas as alternativas iniciam com substantivos que se enquadram nesse critério. Logo, vamos para as segundas palavras.

Precisamos de um que seja abstrato (sentimentos, emoções, ideias ou conceitos). Vinho e abaixo-assinado podem ser tocados. Deus e Jesus apesar de serem uma representação de fé, não são considerados abstratos (já anota aí porque é uma pegadinha comum).

Resta-nos a palavra verdade (o nome dado a um conceito, algo que não pode ser visto, tocado, cheirado, etc, apenas entendido e praticado). Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Não é tão simples saber quais são os substantivos abstratos e também não é tão simples diferenciar os demais tipos de substantivos. Parece um assunto fácil, mas acaba confundindo muita gente.

Por isso, é tão importante praticar esse e outros assuntos. Para isso, você pode contar com a ajuda do Simulado Enem do Beduka. 

Ele utiliza o método TRI, o mesmo do Enem. Ou seja, a nota que você tirar no simulado será muito semelhante à que você tiraria na prova. As questões também são do próprio exame.

Mas também não adianta só praticar e ficar estudando assuntos aleatoriamente. É preciso um cronograma bem estruturado, assim você poupa tempo e estuda de forma eficiente. 

Por isso, criamos um Plano de Estudos exclusivo para você! Nele, você encontra:

  • Tempo de estudo acessível;
  • O que e como estudar em cada dia;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

E muito mais! Baixe já e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.