Biologia

Quais são os principais componentes do sangue? Entenda seu papel no corpo humano

Quais são os principais componentes do sangueQuais são os principais componentes do sangue?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O sangue é um líquido vital que corre em nossas veias e tem funções muito importantes para a nossa saúde. Com certeza você já ouviu falar muito nele, principalmente porque seus principais componentes são um tema recorrente no Enem.

O sangue concentra as funções de transportar nutrientes e oxigênio para todas as partes do corpo. Mas ele só é capaz de fazer isso porque existem vários elementos que trabalham juntos nesse processo.

Leia o artigo até o final, pois aqui você vai descobrir quais são os principais componentes do sangue e porque cada um deles é indispensável para a nossa vida.

Vamos te contar quais são os principais componentes do sangue. Para ir direto a alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é sangue?

O sangue é uma substância fluida muito importante para o funcionamento dos organismos animais, inclusive o nosso. Ele é uma espécie de tecido conjuntivo, presente no sistema cardiovascular ou circulatório.

Porém, participa de muitos outros, como o sistema respiratório e o sistema imunológico. Conheça mais sobre eles:

Como o sistema cardiovascular é fechado, o sangue é encontrado apenas dentro do coração e dos vasos sanguíneos (veias e artérias).

O sangue se apresenta como um fluido viscoso, geralmente de cor vermelha. Ele possui uma matriz líquida, na qual encontram-se os principais componentes celulares que o compõem.

A seguir, vamos conhecer quais são os principais componentes do sangue.

Quais são os principais componentes do sangue?

Todos os tecidos conjuntivos possuem uma matriz extracelular e os elementos celulares, que ficam suspensos nela. No caso do sangue, o elemento extracelular é o plasma e os principais componentes celulares são as hemácias, os leucócitos e as plaquetas.

Plasma

O Plasma corresponde a 55% do sangue e é a parte líquida dele. Apresenta-se com uma coloração amarelo-claro e possui 90% de sua composição feita de água. É nele que encontramos sais minerais, proteínas e hormônios, além dos elementos celulares, que são os principais componentes do sangue.

Hemácias

As hemácias são conhecidas também como glóbulos vermelhos ou eritrócitos. São células responsáveis pelo transporte de gases no organismo, especialmente o oxigênio e o carbônico, que ficam em uma metaloproteína chamada hemoglobina.

Elas são produzidas no baço, que também é responsável pela destruição das hemácias velhas. Desse modo, ele realiza a reciclagem delas no organismo. Possuem formato de disco bicôncavo e são anucleadas, isto é, não têm núcleo e nem mitocôndrias.

A cor vermelha das hemácias é decorrente da presença da hemoglobina. Como as hemácias estão em grande quantidade no sangue, ele acaba por apresentar a mesma coloração.

Entenda melhor com nosso texto sobre o que são eritrócitos.

Leucócitos

Entre os principais componentes do sangue estão os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos. Eles são responsáveis pela defesa do organismo, participando do sistema imune.

Eles ajudam a proteger o organismo contra infecções, vírus, bactérias, fungos e outros agentes patogênicos.

Temos um texto só para responder o que são os leucócitos e aprofundar em quais são os principais componentes do sangue.

Os leucócitos são divididos em dois grupos principais com base nas suas características morfológicas e funcionais: os granulócitos e os agranulócitos.

Os granulócitos são chamados assim porque possuem grânulos em seus citoplasmas que podem ser vistos com um microscópio. Eles possuem formato irregular e são divididos em três subtipos:

  • Neutrófilos: são os mais comuns e representam cerca de 50-70% dos leucócitos circulantes. Eles são os primeiros a chegar a uma infecção e trabalham englobando e destruindo bactérias e outros patógenos.
  • Eosinófilos: representam cerca de 1-4% dos leucócitos circulantes e são importantes na resposta imune contra infecções parasitárias e alérgicas.
  • Basófilos: representam cerca de 0,5-1% dos leucócitos circulantes e estão envolvidos na resposta imunológica a alérgenos e parasitas.

Os agranulócitos são chamados assim porque não possuem grânulos em seus citoplasmas. Além disso, apresentam núcleo com formato regular. Eles incluem dois subtipos principais:

  • Linfócitos: representam cerca de 20-40% dos leucócitos circulantes e são importantes para a produção de anticorpos e para coordenar as respostas imunológicas do corpo.
  • Monócitos: representam cerca de 2-8% dos leucócitos circulantes e são responsáveis ​​por englobar e destruir células mortas, bem como células infectadas por vírus.

Está curtindo saber quais são os principais componentes do sangue? Falta só mais um!

Plaquetas

As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são responsáveis ​​pela coagulação do sangue. Elas são produzidas na medula óssea a partir de células progenitoras chamadas megacariócitos e têm uma vida útil média de 7 a 10 dias.

Durante o processo de maturação dos megacariócitos, seus citoplasmas se fragmentam em pedaços menores, que se tornam plaquetas. Ou seja, elas não são células propriamente ditas. E cada megacariócito pode gerar centenas de plaquetas.

Mesmo assim, elas possuem uma função vital no nosso organismo. Por exemplo, quando um ferimento ocasiona uma lesão em um vaso sanguíneo,  as plaquetas se aderem ao local da lesão e liberam substâncias químicas, como o fator de von Willebrand e a serotonina, que formam um coágulo sanguíneo.

Esse coágulo, também conhecido como trombo, ajuda a parar o sangramento e a proteger o organismo contra a perda excessiva de sangue.

Qual é a função do sangue?

O sangue é fundamental para diversas atividades do corpo dos animais, pois é responsável pelo transporte de nutrientes e outros elementos essenciais para mantê-los vivos. São funções do sangue:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Transporte de oxigênio
  • Transporte de nutrientes
  • Remoção de produtos residuais
  • Proteção contra doenças
  • Regulação da temperatura corporal
  • Regulação do pH do corpo
  • Transporte de hormônios
  • Equilíbrio de fluidos e eletrólitos

Saiba mais com nosso texto sobre quais são as funções do sangue.

Agora que já vimos quais são os principais componentes do sangue, conheça quais são os tipos sanguíneos.

Quais são os tipos sanguíneos?

Existem quatro tipos sanguíneos principais, que são determinados pela presença ou ausência de certas proteínas na superfície das hemácias, as células vermelhas do sangue. Os quatro tipos sanguíneos principais são:

  • Tipo A: as hemácias têm proteína A na superfície.
  • Tipo B: as hemácias têm proteína B na superfície.
  • Tipo AB: as hemácias têm ambas as proteínas A e B na superfície.
  • Tipo O: as hemácias não têm nenhuma das duas proteínas (A ou B) na superfície.

Além disso, cada tipo sanguíneo pode ser positivo ou negativo, dependendo da presença ou ausência do fator Rh na superfície das hemácias. 

Se uma pessoa tem o fator Rh, ela é Rh positivo (Rh+), e se não tem, é Rh negativo (Rh-). Portanto, existem oito tipos sanguíneos principais: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-.

Além de descobrir quais são os principais componentes do sangue, conheça as melhores faculdades de Medicina de São Paulo.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Questões sobre os principais componentes do sangue sempre caem bastante no Enem. Você pode se preparar melhor para elas organizando seus estudos com nosso plano de estudos!

Ele é um item mágico que acabamos de lançar.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Adquira agora mesmo: O Plano de Estudos do Beduka

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais são os principais componentes do sangue. 

Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.