Biologia

O que são eritrócitos? Entenda como o oxigênio e gás carbônico circulam em nosso corpo!

o que são eritrócitoso que são eritrócitos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Talvez você não lembre o que são eritrócitos, mas com certeza já ouviu falar das hemácias ou dos glóbulos vermelhos que estão presentes em nosso sangue. São a mesma coisa.

Para quem curte aprender Biologia de maneira divertida, existe uma ótima pedida! Na animação Cells at Work, a protagonista é um eritrócito e sua função é realizar o transporte de oxigênio e gás carbônico pelo corpo. 

Agora se você quer aprender o que são eritrócitos de forma completa e ainda ter noção de como o assunto é cobrado pelos principais vestibulares do Brasil, então está no lugar certo, boa leitura!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Estudando Biologia para o Enem? Depois de aprender o que são eritrócitos, treine com o Simulado Beduka do Enem. Ele é 100% gratuito e personalizável, acesse agora!

O que são eritrócitos?

A Biologia é uma área conhecida por apresentar uma série de nomes diferentes, mas que no fundo significam a mesma coisa. 

Os eritrócitos, do grego “erythron” que significa vermelho e “kytos” que significa célula são um exemplo disso. Eles também são chamados de glóbulos vermelhos, ou simplesmente, hemácias

As hemácias em conjunto com os leucócitos (glóbulos brancos), plaquetas (trombócitos) e o plasma constituem o tecido sanguíneo.

O sangue é um fluido transportado pelo sistema vascular, que é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. 

Apesar de a olho nu apresentar uma aparência homogênea, na verdade o sangue é uma mistura heterogênea formada por uma parte líquida (o plasma) e por uma parte sólida (os elementos figurados).

Cerca de 55% do sangue é composto por plasma e os 45% restantes são constituídos pelos elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas). Os eritrócitos representam a maior parte dos elementos figurados, aproximadamente 99,9%. 

O tecido sanguíneo contém de 4 a 6 milhões de eritrócitos por milímetro cúbico, o que significa que uma pessoa, que tem em média de 5 a 6 litros de sangue, carrega mais de 30 trilhões de hemácias!

Em geral, nos grupos de invertebrados, o oxigênio é transportado por pigmentos dissolvidos no plasma, mas nos vertebrados o pigmento hemoglobina fica contido na hemácia, que apresenta um formato muito bem-adaptado ao transporte de oxigênio.

Entenda todos os detalhes sobre o Sistema Cardiovascular aqui!

Para compreender melhor o que são eritrócitos, conheça suas características a seguir!

Características dos eritrócitos

Ao contrário da maioria das células que são esféricas, os eritrócitos possuem a forma de um disco circular bicôncavo, achatado no centro. 

Esse formato aumenta a superfície de contato da hemácia com os gases a serem transportados, tornando mais rápidas a absorção e a eliminação. 

Além disso, o eritrócito é bastante flexível, podendo dobrar-se para passar por vasos com diâmetros menores que o seu, que é de cerca de 7,5 μm.

Os eritrócitos são formados de maneira contínua na medula óssea a partir de células nucleadas, os eritroblastos. Depois de irem para a corrente sanguínea, elas duram apenas cerca de quatro meses, logo após são destruídas no fígado e no baço.

O ferro da hemoglobina é enviado para a medula óssea, na qual é reaproveitado na produção de novas moléculas de hemoglobina.

Agora que você sabe o que são eritrócitos e suas características, entenda sua função de maneira detalhada!

Qual é a função dos eritrócitos?

Os eritrócitos são as células responsáveis pelo transporte de gás oxigênio e gás carbônico pelo nosso corpo. E esse processo acontece da seguinte forma:

  1. O oxigênio é transferido para essas células através do processo conhecido como hematose, que ocorre no pulmão;
  1. Em seguida, o gás oxigênio é transportado para todos os tecidos do corpo. 
  1. Após chegar aos tecidos, os eritrócitos recebem o gás carbônico e levam-no para os pulmões para ser eliminado.

O transporte de oxigênio se dá dessa maneira, pois a molécula de oxigênio liga-se ao ferro da hemoglobina, formando a oxi-hemoglobina. 

Como somente uma molécula de oxigênio liga-se ao ferro, cada molécula de hemoglobina consegue se ligar a quatro moléculas de oxigênio. 

Ao chegar aos tecidos, essa combinação é revertida, e o oxigênio é disponibilizado para as células

Assim, além de transportar o oxigênio, a hemoglobina também remove o dióxido de carbono e garante o equilíbrio ácido-base.

Entender esse mecanismo é um dos pontos-chave para dominar o que são eritrócitos e suas funções.  

Quais são as doenças relacionadas aos eritrócitos?

Outro tema importante quando estudamos o que são eritrócitos, são as doenças relacionadas a eles. 

Por ser um elemento fundamental no funcionamento do nosso corpo, uma disfunção nas hemácias pode acarretar em graves problemas para a saúde. Conheça quais são eles!

Anemia 

Anemia é o nome genérico para uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina ou na produção das hemácias. 

Ela pode ter diversas causas:

  • Falta de ferro, vitamina B12 ou de ácido fólico, decorrentes de dieta alimentar inadequada ou de falha na absorção desses elementos; 
  • Perda crônica de sangue em doenças como úlcera ou em mulheres com menstruação abundante;
  • Fatores hereditários, como na anemia falciforme, em que as hemácias são destruídas muito rapidamente;
  • Doenças da medula óssea, como a leucemia.

Nem sempre os sintomas são fáceis de ser identificados. Nos casos mais graves o paciente apresenta cansaço, dificuldade de respirar, fraqueza muscular, etc. 

Quadros de anemias intensas provocam graves consequências no organismo, podendo até levar à morte.

A prevenção da anemia por deficiência de ferro pode ser feita com a ingestão de alimentos ricos nesse mineral (fígado, rins, gema de ovo, carne, espinafre, couve, brócolis, feijão, etc.). 

Mas nem sempre isso é suficiente. Há casos em que somente a reposição de ferro com medicamentos é eficiente. 

Policitemia

A policitemia é caracterizada pelo aumento da quantidade de eritrócitos no sangue. Essa doença é bastante comum em pessoas que moram em lugares de grande altitude.

Por conta do ar rarefeito (baixa concentração de oxigênio), o organismo produz uma maior quantidade de hemácias, o que aumenta a captação de oxigênio e seu transporte para as células. 

Devido ao aumento no número de eritrócitos, o sangue fica mais viscoso, o que faz com que ele circule com mais dificuldade pelos vasos, podendo causar alguns sintomas, como dor de cabeça, tonturas e até mesmo infarto.

Geralmente, o tratamento tem como objetivo diminuir a quantidade de hemácias, tornar o sangue mais fluido e, dessa forma, aliviar os sintomas e reduzir o risco de complicações. 

Assim, além do uso de medicamentos, o médico pode recomendar a sangria para alguns dos casos. 

Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo sobre o que são eritrócitos. 

Como os eritrócitos são cobrados nos vestibulares?

Para entender o que são eritrócitos, é essencial saber como o assunto é cobrado nos vestibulares. Por isso, trouxemos para você 2 questões sobre o tema. 

Resolva os exercícios e depois veja o gabarito comentado no final!

Questão 1 – (PUC – Rio

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O dopping, baseado na injeção de hemácias extras, é basicamente natural. A vantagem deste dopping é relativa à função desempenhada pelas hemácias. Por outro lado, a menor concentração de hemácias no sangue indica um problema de saúde. Indique a opção que aponta, respectivamente, a função das hemácias no sangue e a doença causada pela diminuição da quantidade dessas células.

a) Transporte de gases e hemofilia.

b) Transporte de nutrientes e hemofilia

c) Transporte de gases e anemia.

d) Defesa imunológica e anemia.

e) Defesa imunológica e falta de imunidade

Questão 2 –  (Mackenzie)

A respeito do sangue, considere as seguintes afirmações:

I. As células desse tecido são produzidas a partir de células-tronco adultas presentes na medula óssea.

II. Somente os glóbulos brancos são células sanguíneas nucleadas.

III. A quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos é conhecida como anemia.

IV. A produção insuficiente de plaquetas tem como consequência a dificuldade de defesa.

São corretas as afirmativas.

a) I e III, apenas.

b) II, III e IV, apenas.

c) I, II, III e IV.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III, apenas.

Gabarito comentado

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) Transporte de gases e anemia.

O dopping sanguíneo é uma técnica ilegal utilizada por alguns atletas com o objetivo de aumentar as hemácias na corrente sanguínea. Nesse procedimento, o atleta retira certa quantidade de seu sangue e o guarda em ambiente refrigerado. 

Após a reinfusão sanguínea há o aumento de hemoglobina no sangue, o que implica no aumento da capacidade de transporte de gases, e consequentemente na ampliação da capacidade aeróbica do atleta.

Já a anemia, como explicamos anteriormente, é uma doença caracterizada pela baixa concentração de hemoglobina no sangue, em decorrência da diminuição do número de hemácias ou a baixa concentração de hemoglobina em cada hemácia.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) I, II e III, apenas.

As três primeiras afirmações estão corretas, pois como vimos ao longo do resumo sobre o que são eritrócitos, essas células são produzidas na medula óssea, são anucleadas e sua baixa concentração no sangue causa anemia. 

A quarta afirmação está incorreta pelo fato de que as plaquetas atuam nos processos de coagulação do sangue. Os elementos figurados responsáveis pela defesa do organismo são os glóbulos brancos (leucócitos). 

Quer praticar com mais questões do Enem? Treine com o Simulado Beduka do Enem!

Com ele você aprende praticando com questões de anos anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

Siga o Beduka nas redes sociais: 

No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem, no TikTok você se diverte aprendendo e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que são eritrócitos.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.