Biologia

Tudo sobre qual a função do sistema cardiovascular + curiosidades importantes!

Qual a função do Sistema Cardiovascular - tudo sobre!Qual a função do Sistema Cardiovascular - tudo sobre!

O sistema cardiovascular – ou circulatório – tem a função de transportar nutrientes e gases por todo o corpo, principalmente o oxigênio, auxiliando diretamente na respiração. Apesar desta ser a função mais conhecida, ele está ligado a diversos sistemas e desempenha outros papéis essenciais ao metabolismo! Fique conosco para saber tudo sobre qual a função do sistema cardiovascular!

Neste artigo sobre qual a função do sistema cardiovascular, você encontrará:

  1. Principais componentes do sistema circulatório
  2. Tudo sobre qual a função do sistema cardiovascular
  3. Outros sistemas ligados ao circulatório
  4. Curiosidades sobre o sistema cardiovascular
  • Estudando para prova? Conheça nosso Simulado gratuito que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Principais componentes do sistema circulatório

Para compreender qual a função do sistema cardiovascular, é necessário saber por quem ele é formado e qual a função de cada componente. Conhecendo as partes, entenderemos o todo.

Como o próprio nome diz, os principais componentes são o coração (cardio) e os vasos sanguíneos (vascular). Contudo, existem outros detalhes que precisamos saber. Veja:

Coração

É um órgão revestido por 3 camas de tecidos, cujo principal é o músculo miocárdio, responsável por realizar contrações. Neste músculo 4 cavidades (2 átrios em cima e 2 ventrículos embaixo). 

Os ventrículos são mais espessos para aguentar a força da contração, pois é deles que sai o sangue bombeado para todo o corpo. O movimento de contração é chamado de sístole e o relaxamento de diástole. Quando contrai, bombeia sangue e quando relaxa, enche-se de sangue. 

Nas cavidades da esquerda corre apenas sangue rico em oxigênio, enquanto do lado direito o sangue rico em gás carbônico. Isso acontece por causa dos 2 tipos de circulação pequena (coração-pulmão) e grande (coração-corpo). 

Vasos Sanguíneos

qual-a-função-do-sistema-cardiovascular-rede-de-vaso-sanguíneos-por-todo-o-corpo

Os vasos sanguíneos são uma rede de tubos por onde circula o sangue, ligando o coração a todas as partes do corpo. Existem diferentes tipos de vasos, cada um com sua função:

  • Artérias

Vasos que saem do coração em direção aos órgãos. Na grande circulação, carregam apenas sangue arterial (rico em oxigênio), mas na pequena carregam o sangue venoso (rico em gás carbônico). Seu revestimento é espesso para que as paredes acompanhem o pulso do coração e o sangue corra rapidamente.

  • Veias

São os vasos que saem das partes do corpo em direção ao coração. Na grande circulação carregam apenas sangue venoso, mas na pequena carregam sangue arterial. Sua parede é fina, o transporte do sangue é lento e existem válvulas para que o sangue não volte e acabe atrapalhando a circulação. 

  • Capilares

Os vasos capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias, que formam uma rede de comunicação. Suas paredes são finíssimas, permitindo a troca de substâncias (nutrientes e gases) do sangue para as células do corpo e vice-versa.

Sangue

Qual-a-função-do-sistema-cardiovascular-vaso-sanguíneo-cheio-de-elementos-do-sangue

O sangue é um tecido constituído de quatro componentes principais:

  • Plasma: líquido transparente que que engloba todos os outros componentes do sangue. 
  • Glóbulos vermelhos: conhecidos como eritrócitos ou hemácias, são formados na medula óssea e tem a função de carregar o oxigênio.
  • Glóbulos brancos: conhecidos como leucócitos, são células de defesa que também fazem parte do sistema imunológico e são produzidas na medula óssea.
  • Plaquetas: são células que juntam, formando uma barreira que impede hemorragias, ou seja, formam coágulos no sangue.

Qual a função do sistema cardiovascular?

No tópico anterior, vimos que os componentes do sistema cardiovascular estão ligados a outros sistemas. Portanto, além da principal função que é o transporte de oxigênio, existem outras tão importantes quanto. 

Listamos todas, veja:

  • Respiração (transporte de gases): a pequena circulação (coração-pulmão), garante que o sangue seja o transportador de oxigênio e gás carbônico.
  • Transporte de nutrientes: a parede do intestino é irrigada de capilares. Os nutrientes decompostos passam para os vasos sanguíneos e são transportados até outras partes do corpo, nutrindo-o como um todo.
  • Transporte de resíduos: a atividade metabólica gera alguns excrementos e são poucos os órgãos que podem excretá-los diretamente para fora. Portanto, o sangue é uma ponte que capta esses resíduos e encaminha para os órgãos excretores.
  • Transporte de hormônios: existem hormônios que são produzidos em um determinado local e atuam noutro. Além disso, alguns são produzidos apenas em certas situações. Para regular tudo isso, o sistema cardiovascular é essencial.
  • Transporte de calor: O sangue é um fluido se movendo rapidamente, em canais revestidos de músculos e partindo bem do interior da caixa torácica. Dessa forma, ele é capaz de transportar calor para superfícies como a pele, que tendem a resfriar mais rapidamente.
  • Distribuição de defesas: como foi visto, no sangue há presença de células de defesa. Quando ocorre uma infecção ou invasão súbita, ele é um ótimo canal para transportar rapidamente os novos anticorpos produzidos para a região afetada.
  • Coagulação: Lesões, vazamentos e hemorragias podem aparecer em qualquer parte. Se não houvessem plaquetas no sangue – que corre rapidamente por todo o corpo – nem sempre a coagulação ocorreria a tempo de evitar complicações.

Sistemas ligados ao cardiovascular

Analisando quais são as funções citadas acima, vemos que ele está intimamente ligado a outros sistemas, logo, deixamos aqui os resumos de cada um deles. Tendo conhecido o sistema circulatório, quando for estudar os demais, tente lê-los relacionando com o que você já aprendeu!

Curiosidades

  • Nos seres humanos, os batimentos cardíacos vem de dentro do próprio coração. Esta região se chama nó sinoatrial e ele é caracterizado por ser um aglomerado de células que produzem impulsos elétricos.
  • Alguns animais invertebrados não apresentam sistema circulatório. Isso só ocorre em animais de pequenas dimensões e eles possuem outras formas de fazer circular. Eles são:  poríferos, cnidários (ou celenterados), platelmintos, nematódeos (ou nematelmintos) e em alguns equinodermos.
  • A ingestão de ferro é essencial para o desempenho do sistema cardiovascular, pois o ferro influencia diretamente no transporte de oxigênio. Ele é um composto que faz o elo entre o O2 e a hemácia. Portanto, alguns portadores de anemia podem ter diferentes causas. Uns podem ser por hemorragia, outros por falta de ingestão de ferro e outros por defeito na estrutura da hemácia.
  • Doenças que afetam o sistema cardiovascular são coletivamente referidas como doenças cardiovasculares. Contudo, existem nomes específicos: doenças vasculares (vasos sanguíneos), doenças cardíacas (coração) e doenças hematológicas (sangue). Além disso, elas podem ser congênitas (desde o nascimento) ou adquiridas (idade, dieta, estilo de vida).
  • O coração é como uma “bomba”, e sua potência é tão grande que o sangue circula por cerca de 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos!

Gostou do nosso artigo sobre qual a função do sistema cardiovascular? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador