Filosofia

Tudo sobre as principais obras de Platão + ideias e história!

Principais obras de PlatãoPrincipais obras de Platão
Sala do Saber - melhor cursinho online

A principal obra de Platão é, sem dúvidas, “A República”. Conhecida mundialmente por ser a síntese de suas principais ideias e falar sobre política, essa obra não é a única. Ela é uma entre os outros 35 livros deixados por este grande filósofo! Fique conosco para saber tudo sobre as principais obras de Platão, seus resumos e os contextos!

 Se você quiser ir para alguma parte deste artigo sobre as principais obras de Platão, clique em um dos tópicos abaixo:

Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Quem foi Platão?

Platão é uma das personalidades que mais influenciou – e influencia até hoje – o pensamento ocidental, desde a matemática até a política. Mas é na filosofia que ganha destaque, sendo parte da tríade das origens filosóficas: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Ele era de uma família politicamente influente na Grécia (descendente de Sólon, um dos legisladores de maior destaque). Por pertencer a uma família de posses, pôde dedicar-se aos estudos de Filosofia. Sócrates foi o seu mestre, mentor intelectual e amigo. 

Onze anos após a morte de Sócrates, Platão fundou a Academia, um local de estudos da escola filosófica. Também era um lugar onde os jovens reuniam-se para discutir política e praticar exercícios físicos.

Platão Vivenciou o período em que o regime democrático ateniense se tornou uma tirania oligárquica nos modelos espartanos. Isso aconteceu após as vitórias de Esparta contra Atenas na Guerra do Peloponeso.

Relação entre Platão, Sócrates e Aristóteles

Como foi dito, Platão foi discípulo de Sócrates e a relação entre eles era tão estrita que na maior parte dos textos de Platão há simulações de diálogos com Sócrates. Sócrates não deixou escritos, mas sabe-se de sua filosofia por meio de Platão, quem deu continuidade a seu pensamento.

Platão, por sua vez, foi mestre de Aristóteles, outro componente do trio mais famoso da filosofia. Contudo, Aristóteles seguiu por outra linha filosófica, se distanciando das ideias de Platão e fundado o Liceu – escola que seguia sua própria linha de pensamento.

Quais as principais ideias de Platão?

Dentre as colaborações filosóficas de Platão, vamos citar – brevemente – as mais relevantes:

  • Dialética platônica: era uma técnica de extração de uma conclusão (síntese) com base em duas ideias opostas (tese e antítese).
  • Idealismo platônico: baseava-se na noção de que o conhecimento das Ideias (formas puras das coisas) eram imutáveis e perfeitas, e era o único conhecimento verdadeiro. O conhecimento sobre a matéria, obtido pelos sentidos, era enganoso.
  • Mundo das Ideias: o conhecimento ideal estaria, segundo o filósofo grego, no Mundo das Ideais, instância metafísica racional que só poderia ser alcançada pelo intelecto.
  • Política: existem três tipos de caráter que moldam as almas das pessoas. Cada tipo deveria ocupar um cargo na sociedade, a fim de formar uma perfeita harmonia na pólis: Caráter concupiscível (ligado à liberdade, aos desejos, ao trabalho manual e artesanal), Caráter irascível (ligado aos impulsos de raiva e aptos ao serviço militar) e Caráter racional (mais próximo da racionalidade, da justiça e da capacidade de governar, ou seja, de atuar na política).

Este é apenas um breve resumo, se você quiser saber quais são as principais ideias de Platão, confira nosso artigo completo!

Além disso, pode testar seus conhecimentos com as questões sobre Platão!

As principais obras de Platão  

Tudo-sobre-quais-as-principais-obras-de-Platão-capa-do-livro-A-República

A maior parte dos escritos de Platão é composta pelos diálogos socráticos, em que Sócrates é a figura central. Os diálogos se baseiam em um tema, mas podem se desdobrar em outros assuntos, à medida que o raciocínio flui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Hoje, conhece-se 35 diálogos que podem ser compreendidos dentro de quatro períodos distintos. Fique com os resumos de algumas das principais obras de Platão:

Diálogos de juventude ou socráticos (até 390 a.C.)

  • Apologia de Sócrates: O texto narra os últimos momentos de Sócrates,escrito logo após sua morte. Ele foi acusado de corrupção da juventude de Atenas, e na obra narra-se como foi julgado e condenado à morte. Platão defende sua inocência e seus ensinamentos.
  • Láques, ou Da coragem: antes, os cidadãos gregos estavam habituados à concepção de coragem heróica relacionada a Aquiles e Ulisses. Agora, a concepção de heroísmo ganha uma conotação de ação moralmente equilibrada e justa, pautada na ética.
  • Cármides, ou da sabedoria: traz uma concepção ética ao anunciar a sabedoria como norte moderador da vida cotidiana.

Diálogos ditos de transição

  • Hípias menor: diálogo em que é discutida a questão da mentira, da verdade e do caráter.
  • Hípias maior: as concepções estéticas sobre o belo e as artes ganham vez neste texto. Contudo, em A República, serão rechaçadas pelo filósofo e retiradas de seu modelo ideal de cidade.
  • Górgias: disserta sobre a retórica, tomando como interlocutores principais Sócrates e o sofista Górgias.
  • Protágoras: nesse livro, a figura de Protágoras, o principal sofista do período helênico, é exposta em diálogo com Sócrates, que denuncia ao leitor as farsas sofísticas para enganar as pessoas.
  • A República (livro I): este livro é concluído posteriormente, mas já começa a falar sobre o seu modelo ideal de política e gestão da cidade.

Diálogos de maturidade (387 a.C. a 368 a.C.)

  • Fédon: diálogo em que Platão expõe a sua concepção de alma e de assuntos em relação à constituição metafísica do homem.
  • O Banquete: neste livro, o bem e o amor ideal são o tema central, utilizando da figura de Sócrates.
  • A República (livros II a X): continuam as considerações sobre a política. Falaremos especificamente deste livro no próximo tópico. Ele é o mais importante entre as principais obras de Platão!

Diálogos considerados de velhice

  • Parmênides: diálogo sobre epistemologia no qual o filósofo fala sobre o conhecimento das Formas e essências.
  • Teeteto: diálogo sobre as ciências e o conhecimento científico.
  • O Sofista: texto em que Platão expõe de vez a sua condenação à arte sofística.
  • Timeu: texto em que Platão fala sobre a natureza e a sua constituição.

A República

“A República” foi escrita por partes e é composta por 10 livros, todos no clássico formato de diálogos com Sócrates sendo o personagem central. Como dito anteriormente, o tema principal da obra é a política, ou seja, como seria o modelo ideal de governo.

Todo o desenvolvimento desse governo perfeito é baseado nas ideias já mencionada anteriormente: idealismo, busca pela verdade imutável, etc. Por apresentar um modo perfeito de governo, baseado nesses pensamentos platônicos, “A República” pode ser considerada a primeira utopia política do Ocidente.

Uma das mais comentadas passagens dessa obra está localizada no livro VII, no qual Platão apresenta o famoso Mito  da Caverna. É uma história alegórica para explicar a superioridade do conhecimento advindo do Mundo das Ideias e do raciocínio intelectual.

O Beduka te conecta à faculdade

Gostou do nosso artigo sobre as principais obras de Platão? Elas estão presentes em diversos cursos universitários, principalmente a parte de Ética.

Por falar em curso universitário, nós te ajudamos a conquistar uma vaga no seu curso dos sonhos. E tudo isso com um belo desconto!

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

E já que estamos falando de gestão, saiba que comprando uma bolsa, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.