Biologia

O que são Neutrófilos? Entenda o papel dessas células no sistema imune!

o que são neutrófiloso que são neutrófilos
Plano de Estudos 2023 chegou

Os neutrófilos são células sanguíneas que fazem parte do sistema imune inato, juntamente com os eosinófilos e basófilos. Essas células atuam na defesa do organismo contra agentes patogênicos.

Esses tipos celulares também são conhecidos como granulócitos. Eles apresentam características fundamentais para sua função: fagocitar e digerir os organismos invasores.

Leia este resumo até o final para entender o que são neutrófilos e como atuam no sistema. Ah, e não deixe de testar seus conhecimentos sobre o assunto com as questões comentadas ao final do artigo. Bons estudos!

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar na faculdade dos seus sonhos sem precisar da nota do ENEM? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que é sistema imune?

Antes de compreender o que são neutrófilos e quais são suas funções, precisamos entender o que é o sistema imune, do qual este tipo celular faz parte.

O sistema imune, também chamado de sistema imunológico, é responsável pelos mecanismos de defesa do corpo contra agentes infecciosos.

Podemos dividir seu funcionamento em dois sistemas interconectados, em que um influencia a ação do outro:

• Sistema inato (ou não específico);

• Sistema adaptativo (ou específico).

O sistema inato é o primeiro a entrar em ação contra organismos invasores de nosso corpo. Ele age de maneira rápida e não é capaz de distinguir um agente infeccioso de outro. 

Esse sistema apresenta duas linhas de defesa que os invasores encontram ao tentarem entrar no corpo:

A primeira linha é formada pela pele e pelas membranas mucosas dos sistemas respiratório, digestório e urogenital.

Se um microrganismo for capaz de ultrapassar essas barreiras, enfrentará a segunda linha de defesa inespecífica. 

A segunda linha de defesa é formada por substâncias químicas e células que matam qualquer agente infeccioso que penetre no organismo (vírus, bactéria, fungo ou protozoário).

As principais células de defesa que participam do sistema imunitário não específico são: neutrófilos, eosinófilos e macrófagos. 

Quer saber como funciona o sistema adaptativo? Entenda aqui!

Continue lendo para aprender o que são os neutrófilos e suas funções no combate a agentes patogênicos. 

O que são neutrófilos?

Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco (ou leucócito) que vai dos capilares sanguíneos para o local da infecção, fagocita e digere os organismos invasores.

Eles são os leucócitos mais encontrados no sangue, cerca de 60% a 70% do total, e possuem esse nome pois apresentam grãos que podem ser corados com corantes neutros. 

Geralmente, são os mais ativos na fagocitose, processo pelo qual uma célula usa sua membrana plasmática para englobar partículas grandes. 

Além disso, a maioria de seus grãos são lisossomos, que são ricos em enzimas digestivas. 

Depois de entender o que são neutrófilos, aprenda mais detalhes sobre as outras células de defesa!

Qual é a função dos neutrófilos?

Os neutrófilos agem da seguinte maneira, acompanhe:

  1. Quando os organismos invasores atravessam o tecido epitelial e atingem o tecido conjuntivo, tanto eles quanto os tecidos lesionados secretam substâncias que atraem os neutrófilos para o local da invasão.
  1. Os neutrófilos então atravessam a parede dos vasos capilares e passam para o tecido conjuntivo. Essa passagem é denominada de diapedese e é facilitada pela histamina produzida por outras células de defesa (mastócitos e basófilos);
  1. A histamina desencadeia a dilatação dos capilares sanguíneos, abrindo poros que dão passagem aos neutrófilos.
  1. Em seguida, os neutrófilos fagocitam os organismos e os digerem em seus lisossomos. Muitos neutrófilos acabam morrendo, devido às toxinas liberadas pelos agentes patogênicos.
  1. Quando isso ocorre, há o surgimento do pus, que nada mais é do que aglomerados de neutrófilos e outros leucócitos mortos e organismos invasores. 

Esperamos ter contribuído com seus estudos com esse resumo completo sobre o que são neutrófilos.

Conheça 10 doenças causadas por microrganismos patogênicos

Como os neutrófilos são cobrados do Enem?

Agora que você já sabe o que são neutrófilos, teste seus conhecimentos com algumas questões de vestibulares sobre o assunto. 

E não deixe de conferir o gabarito com as respostas comentadas no final!

Questão 1 – (ENEM)

Uma das funções dos neutrófilos, um tipo de glóbulo branco, é fagocitar bactérias invasoras em nosso organismo. Em uma situação experimental, um cientista colocou em um mesmo meio neutrófilos e bactérias Gram positivas que apresentavam a parede celular fluorescente. Em seguida, o cientista observou os neutrófilos ao microscópio de fluorescência e verificou a presença de fluorescência em seu interior.

Em qual organela do neutrófilo foi recebida a fluorescência?

a) Mitocôndria. 

b) Peroxissomo. 

c) Vacúolo digestivo.

d) Complexo golgiense.

e) Retículo endoplasmático liso.

Domine o Enem com o Plano de Estudos Beduka

Questão 2 – (PUC-SP

São células importantes da defesa imunológica:

a) plaquetas, eritrócitos e linfócitos.

b) eritrócitos, linfócitos e neutrófilos.

c) linfócitos, neutrófilos e macrófagos.

d) neutrófilos, macrófagos e plaquetas.

e) macrófagos, plaquetas e eritrócitos.

Gabarito comentado

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) Vacúolo digestivo.

A organela do neutrófilo em que foi recebida a fluorescência foi o vacúolo digestivo, pois quando a célula de defesa fagocita a bactéria, isto é, quando sua membrana envolve e engloba o organismo patogênico, ele fica contido em um fagossomo.

Como mencionado no texto, os neutrófilos possuem muitos lisossomos, que são organelas ricas em enzimas digestivas. Dessa forma, o fagossomo e o lisossomo se fundem e se transformam em um vacúolo digestivo, também chamado de lisossomo secundário.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: c) linfócitos, neutrófilos e macrófagos.

A única alternativa que apresenta somente leucócitos, que são as células do sistema imunológico, é a C. As demais células, plaquetas e eritrócitos (hemácias), atuam na coagulação do sangue e no transporte de O2, respectivamente. 

Quer praticar com mais questões do Enem? Treine com o Simulado Beduka do Enem!

Com ele você aprende praticando com questões de anos anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

Siga o Beduka nas redes sociais: 

No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem, no TikTok você se diverte aprendendo e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso artigo até o final.