Biologia

O que são microrganismos patogênicos? Conheça 10 exemplos de doenças causadas por eles!

o que são microrganismos patogênicoso que são microrganismos patogênicos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Mesmo não sendo possível enxergá-los a olho nu, os microrganismos encontram-se o tempo todo à nossa volta, inclusive dentro de nós. Um adulto pode apresentar em seu aparelho intestinal cerca de 390 trilhões de microrganismos inofensivos e necessários à digestão.

Entre eles estão as bactérias, vírus, fungos e protistas, que podem ser classificados em dois grandes grupos: os patogênicos e os não patogênicos. 

Neste resumo você vai aprender o que são microrganismos patogênicos e quais doenças causam. Além disso, ao final você entenderá como esse assunto é cobrado nas questões do Enem e terá acesso a um gabarito comentado!

A seguir, você verá um resumo completo sobre o que são microrganismos patogênicos. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando em um desses tópicos:

Depois de ler este artigo, que tal testar o que aprendeu com o Simulado Enem do Beduka? Ele simula o método TRI de correção e é 100% gratuito, aproveite!

O que são microrganismos patogênicos?

Quando pensamos nos microrganismos, é comum que a primeira ideia que surja em mente sejam enfermidades. Mas você sabia que nem todo microrganismo está ligado a doenças?

Pois é! Grande parte das bactérias, fungos, vírus e protozoários não fazem mal algum à saúde humana e podem inclusive trazer benefícios.

Assim, é possível classificar os microrganismos em dois grandes grupos: os patogênicos e os não patogênicos

Essa categorização depende do gênero, espécie, subespécie e sorotipo do microrganismo em questão.

Os microrganismos patogênicos são causadores de doenças. Eles têm a capacidade de ocasionar infecções em seus hospedeiros quando encontram condições favoráveis à sua sobrevivência, desenvolvimento e reprodução.

Esses organismos produzem substâncias tóxicas que podem ser transmitidas pelo ar, por alimentos contaminados ou até mesmo por contaminação cruzada, via contato com superfícies que contenham esses patógenos.

Vale ressaltar que os seres humanos não são os únicos afetados por essa classe de microrganismos. Todos os seres vivos podem desenvolver infecções provenientes da exposição a esses agentes patogênicos.

Depois de compreender o que são microrganismos patogênicos, conheça quem são eles e exemplos de doenças ocasionadas. 

10 exemplos de doenças causadas por microrganismos 

1. Dengue

É transmitida através da picada das fêmeas do mosquito Aedes aegypti que carregam o vírus. 

Na dengue clássica, o doente apresenta febre alta, dor de cabeça, dores nas juntas, fraqueza, falta de apetite, manchas vermelhas na pele. 

Já na dengue hemorrágica, os sintomas iniciais são semelhantes aos da dengue clássica, porém, depois que a febre começa a ceder, a pessoa passa a apresentar queda

acentuada de pressão arterial devido a hemorragias, que podem causar a morte. 

2. Febre Amarela

Assim como a dengue, a febre amarela também é transmitida por meio da picada das fêmeas do mosquito Aedes aegypti que portam o vírus

O vírus atinge principalmente o fígado, o que dá aspecto amarelado à pele do doente. Afeta também baço, rins, medula óssea e linfonodos (gânglios linfáticos) e pode levar a pessoa infectada à morte.

Está curtindo nosso resumo sobre o que são microrganismos patogênicos? Leia também o artigo especial sobre Viroses!

3. Varíola

É transmitida pelas gotículas de saliva e uso de objetos, como talheres e copos, contaminados pelo vírus, além de contato com secreções e crostas das lesões. 

O vírus penetra pela mucosa das vias respiratórias e se espalha pelo corpo através da corrente sanguínea, instalando-se preferencialmente na pele.

A infecção é caracterizada pelas feridas grandes e numerosas na pele, que deixam cicatrizes. 

4. Cólera

É causada pela bactéria Vibrio cholerae e pode ser transmitida pela ingestão de água ou de alimentos contaminados. 

Os sintomas da doença são: diarréia acentuada, vômitos e cãibras. Caso não seja tratada pode levar o doente à morte por desidratação e paralisia dos rins.

Depois de aprender o que são microrganismos patogênicos, confira nosso resumo sobre Cólera!

5. Botulismo

Doença causada pela bactéria Clostridium botulinum. É transmitida através da ingestão da toxina liberada pela bactéria, principalmente em alimentos enlatados e conservas artesanais. Essa toxina bloqueia a transmissão dos impulsos nervosos para os músculos.

Como prevenção, recomenda-se cuidados higiênicos ao processar alimentos e não consumir alimentos contidos em latas estufadas.

6. Leptospirose

As bactérias do gênero Leptospira exemplificam muito bem o que são microrganismos patogênicos. Elas vivem em animais como ratos e são eliminadas pela urina, podendo contaminar água e alimentos.

Essas bactérias penetram no corpo humano principalmente através de pequenas lesões na

pele, mas podem adentrar também pelas mucosas da boca, das narinas e dos olhos.

A leptospirose é caracterizada pela febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náusea, vômitos, aumento do fígado, hemorragia digestiva, lesões na pele e problemas respiratórios, podendo levar a óbito.

7. Tétano

O agente etiológico do tétano é a bactéria Clostridium tetani. A doença é transmitida por meio dos esporos do bacilo que são encontrados principalmente no solo e objetos contaminados. 

Esses esporos são capazes de adentrar no corpo humano através de lesões. Os bacilos liberam uma neurotoxina que desencadeia fortes contrações musculares, podendo levar o indivíduo a parada respiratória e/ou cardíaca.

8. Tuberculose

A doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Sua transmissão se dá pela inalação de gotículas espalhadas no ar pela fala, espirro e tosse da pessoa contaminada.

A tuberculose afeta os pulmões, provocando infecções. Além disso, pode atingir o sangue e a linfa, sendo levada para outras estruturas do corpo, como fígado, baço, medula óssea, rins e sistema nervoso.

Cólera, botulismo, leptospirose, tétano e tuberculose são apenas algumas das doenças causadas por bactérias. 

Quer saber por que elas são tão contagiosas? Entenda aqui como ocorre a reprodução das bactérias!

9. Doença de Chagas

É causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. A doença leva à hipertrofia de órgãos afetados pelo parasita, principalmente o coração.

Os principais transmissores são os insetos da espécie Triatoma infestans, vulgarmente conhecidos por barbeiro, que ao picarem uma pessoa defecam na pele, e em suas fezes estão as formas infectantes do parasita. 

Quando a pessoa coça o local da picada, essa ação facilita a penetração do parasita pela pele ou contamina suas mãos e, ao levá-las à boca ou aos olhos, propicia a entrada do parasita por esses órgãos. 

Outras formas de transmissão podem se dar pela transfusão de sangue contaminado pelo parasita ou pela ingestão de alimentos contaminados pelos parasitas.

10. Leishmaniose

Há duas formas da doença: a leishmaniose visceral americana e a leishmaniose de pele. 

A leishmaniose visceral americana é causada pelo protozoário Leishmania chagasi e tem como sintomas lesões no baço, fígado, rins e intestinos. 

Já a leishmaniose de pele, é ocasionada pelo protozoário Leishmania brasiliensis e provoca ulcerações graves na pele.

Ambas as doenças são transmitidas pela picada do mosquito-palha ou birigui contaminados.

Agora que você já sabe o que são microrganismos patogênicos e quais danos eles causam à saúde humana, veja a seguir exemplos de microrganismos não patogênicos.

O que são microrganismos não patogênicos? 

Por outro lado, os microrganismos não patogênicos são inofensivos, ou seja, não causam problemas à saúde humana, a menos que entrem em contato com algum indivíduo com sistema imunológico enfraquecido ou estejam em alta concentração no ar ou nos alimentos.

Entre os microrganismos inofensivos destacam-se os deteriorantes, que fazem parte da microbiota natural de alimentos, como carnes e laticínios, e são inócuos ao consumo, ou seja, não representam riscos ao serem consumidos. 

Geralmente, o tempo de crescimento desses microrganismos é o que define a vida útil ou vida de prateleira dos alimentos. 

Os microrganismos não patogênicos, além de serem fundamentais para nossos tratos gastrointestinais e participarem da absorção de nutrientes, também são empregados na indústria alimentícia.

Podemos citar como exemplo as leveduras, que são os fungos que transformam o açúcar em álcool através do processo de fermentação. Além disso, algumas espécies também são utilizadas na produção de vinho e cerveja.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Ainda entre os microrganismos benéficos, podemos destacar o fungo Penicillium, composto principal da penicilina, que revolucionou a medicina com suas propriedades antibacterianas.

Esperamos ter contribuído com seus estudos com este artigo sobre o que são microrganismos patogênicos. 

Como os microrganismos patogênicos caem no Enem?

Para entender o que são microrganismos patogênicos, é essencial saber como o assunto é cobrado nos vestibulares. Por isso, trouxemos para você 2 questões sobre o tema. 

Resolva os exercícios e depois veja o gabarito comentado no final!

Questão 1 – (ENEM)

Nas últimas décadas vários países, inclusive o Brasil, têm testemunhado uma grande proliferação de bactérias patogênicas, envolvidas em uma variedade de doenças e que apresentam resistência a múltiplos antibióticos. Atualmente têm se destacado as superbactérias que acumularam vários genes determinantes de resistência, a ponto de se tornarem resistentes a praticamente todos os antimicrobianos.

FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. O problema da resistência a antibióticos. Ciência Hoje, v.48, n.287, 2011 (adaptado).

Essa resistência tem ocorrido porque os(as)

a) bactérias patogênicas se multiplicam de maneira acelerada.

b) antibióticos são utilizados pela população de maneira indiscriminada.

c) bactérias possuem plasmídeos que contêm genes relacionados à virulência.

d) bactérias podem ser transmitidas para um indivíduo utilizando várias estratégias.

e) serviços de saúde precários constituem importantes focos de bactérias patogênicas.

Questão 2 – (ENEM)

Os medicamentos são rotineiramente utilizados pelo ser humano com o intuito de diminuir ou, por muitas vezes, curar possíveis transtornos de saúde. Os antibióticos são grupos de fármacos inseridos no tratamento de doenças causadas por bactérias.

Na terapêutica das doenças mencionadas, alguns desses fármacos atuam

a) ativando o sistema imunológico do hospedeiro.

b) interferindo na cascata bioquímica da inflamação.

c) removendo as toxinas sintetizadas pelas bactérias.

d) combatendo as células hospedeiras das bactérias.

e) danificando estruturas específicas da célula bacteriana.

Gabarito comentado

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta:  b) antibióticos são utilizados pela população de maneira indiscriminada.

A resistência bacteriana a antibióticos se dá pelo uso indiscriminado desses medicamentos. 

No caso, quando o paciente usa antibiótico por conta própria, tomando durante um tempo e/ou dosagem diferente da prescrita pelo médico, essa ação pode fazer com que ele não tenha mais efeito nas bactérias que deveria eliminar.

E esse fato contribui para o surgimento de superbactérias, que se tornam cada vez mais resistentes a antibióticos. 

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) danificando estruturas específicas da célula bacteriana.

Os antibióticos são medicamentos que atuam exclusivamente contra as bactérias. 

Eles agem impedindo a síntese de proteínas específicas de bactérias (por exemplo, ribossomos) ou a produção de sua parede celular.

Quer praticar com mais questões do Enem? Treine com o Simulado Beduka do Enem!

Com ele você aprende praticando com questões de anos anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

Siga o Beduka nas redes sociais: 

No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem, no TikTok você se diverte aprendendo e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso artigo sobre o que são organismos patogênicos.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.