Biologia

Como ocorre a reprodução das Bactérias?Diferença entre reprodução assexuada e recombinação gênica

Como ocorre Reprodução das BactériasComo ocorre Reprodução das Bactérias
Instagram do Beduka

As bactérias são microrganismos procariontes e unicelulares que possuem grande importância do ponto de vista ecológico e econômico. Além disso, elas são conhecidas por causarem diversos tipos de doenças e infecções. Neste artigo, vamos explicar como ocorre a reprodução das bactérias!

Neste resumo sobre como ocorre a reprodução das bactérias, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Depois de ler este artigo, que tal testar o que aprendeu com o Simulado Enem do Beduka? Ele simula o método TRI de correção e é 100% gratuito, aproveite!

O que são as bactérias?

As bactérias são organismos procariontes (não apresentam núcleo e organelas) e unicelulares (são formadas por apenas uma célula). Elas fazem parte do Reino Monera.

A célula bacteriana é constituída pelo material genético (DNA circular), citoplasma, ribossomos, membrana plasmática, parede celular e flagelos. Além disso, pode haver a presença dos plasmídeos, que são moléculas adicionais de DNA.

Compreender como é a célula desses organismos é essencial para entender como ocorre a reprodução das bactérias, que veremos adiante.

As bactérias apresentam diversos formatos (esféricas, bastões, espiraladas, entre outras) e podem viver isoladas ou em colônias com outros indivíduos.

Costumam ser encontradas nos mais diversos habitat, como na água, no ar, no solo e no interior de outros organismos. E também tem a capacidade de viver em locais com condições inóspitas, como em alta pressão ou baixíssimas temperaturas.

Outra informação importante sobre elas diz respeito aos diversos tipos de metabolismo que podem apresentar. Conheça a classificação do metabolismo bacteriano:

  • Bactérias fotoautotróficas: produzem o próprio alimento através da fotossíntese, utilizando gás carbônico e energia solar.
  • Bactérias fotoheterotróficas: utilizam a luz solar como fonte de energia, mas não sintetizam o próprio alimento, precisam absorver moléculas do meio.
  • Bactérias quimioautotróficas: usam como fonte de energia as reações de oxidação de compostos inorgânicos por meio da quimiossíntese.
  • Bactérias quimioheterotróficas: não produzem o próprio alimento e absorvem as moléculas orgânicas do meio através da quimiossíntese.

Esses microrganismos possuem grande importância ecológica (atuando na ciclagem de nutrientes) e econômica (participando da produção de alimentos e medicamentos e no desenvolvimento da engenharia genética).

Por outro lado, as bactérias também são causadoras de doenças e infecções, sendo algumas letais. Cólera, tétano e tuberculose são exemplos de doenças bacterianas.

Agora que você já conhece um pouco mais quem são as bactérias, suas principais características e como vivem, entenda como ocorre a reprodução das bactérias.

Como ocorre a reprodução das bactérias?

Em geral, as bactérias reproduzem-se de maneira assexuada, processo em que não há troca de material genético. Contudo, determinadas espécies realizam essa troca, praticando o fenômeno de recombinação gênica.

A seguir explicamos como ocorre a reprodução das bactérias de forma assexuada e o que é a recombinação gênica, confira!

Reprodução Assexuada

A principal forma de reprodução nas bactérias é a reprodução assexuada, na qual os indivíduos se dividem para produzir descendentes com material genético idêntico.

As bactérias se reproduzem assexuadamente por fissão binária, também conhecida como cissiparidade ou bipartição. 

Durante esse processo, o DNA da célula mãe é copiado e depois dividido para produzir duas células filhas com material genético idêntico. Desse modo, cada célula filha pode se dividir, produzindo mais células filhas. 

A fissão binária favorece a reprodução rápida desses organismos. Sob condições favoráveis ​​de temperatura e nutrientes, essa multiplicação pode durar somente 20 minutos!

É importante ressaltar que as bactérias não se dividem por mitose, pois essa divisão celular ocorre apenas em eucariontes, enquanto as bactérias são procariontes. 

Beduka Bolsas Direito

Embora esses processos de divisão celular sejam semelhantes, cada um tem seus próprios mecanismos e características, pois os tipos de células são diferentes.

Depois de compreender como ocorre a reprodução das bactérias de maneira assexuada, entenda o que é a recombinação gênica e porque ela é comumente confundida com a reprodução sexuada.

Recombinação Gênica

Existem algumas espécies de bactérias que são capazes de trocar material genético entre si. Em função disso, há autores que consideram que esse processo trata-se de uma forma de reprodução sexuada bacteriana.

No entanto, na verdade o que ocorre é a recombinação gênica, que garante a variabilidade genética das espécies.

Esse processo de reorganização pode ocorrer de três formas, entenda cada uma:

  • Transformação: as bactérias conseguem absorver e integrar de forma espontânea e aleatória fragmentos de DNA disponíveis no meio. Os detritos vêm de bactérias mortas.
  • Transdução: um bacteriófago infecta bactérias e eventualmente integra parte de seu DNA. Ao infectar outra bactéria, o vírus transfere o DNA bacteriano junto com o seu. Se uma bactéria infectada sobrevive a um ataque viral, ela absorve genes de outras bactérias.
  • Conjugação: o tipo mais comum de recombinação genética. As bactérias requerem contato direto para transferir material genético, de uma para outra, via fímbrias sexuais. Esse processo é mediado por plasmídeo e deve ocorrer no tipo oposto de bactéria, onde apenas a célula doadora deve carregar o plasmídeo.

Além das formas de recombinação genética, as bactérias também podem sofrer mutações, o que também garante a variabilidade genética. 

A capacidade das bactérias de transferência genética é amplamente estudada e utilizada na ciência, especialmente nas áreas de biotecnologia, biologia molecular e genética.

Esperamos que com esse resumo completo, sua dúvida sobre como ocorre a reprodução das bactérias tenha sido respondida. 

No mais, não deixe de conhecer a oportunidade perfeita que o Beduka tem para você!

Nós conectamos você à faculdade!

Já pensou em fazer faculdade em uma das melhores instituições de ensino e ainda ter desconto de até 65% na mensalidade?

Conheça o Beduka Bolsas!

O BB é a plataforma do Beduka onde você pode encontrar bolsas de estudos com excelentes descontos em uma de nossas universidades parceiras!

Escolha entre mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnológico. 

Essa é a sua oportunidade de mudar de vida e ainda economizar dinheiro!

Siga o Beduka nas redes sociais e receba conteúdos diários sobre os assuntos mais cobrados no Enem:

Obrigada por ler nosso artigo sobre como ocorre a reprodução das bactérias.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador