História

Como se deu o fim da União Soviética? Aprenda todo o processo de queda da superpotência comunista

Como se deu o fim da União SoviéticaComo se deu o fim da União Soviética?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A União Soviética foi uma das superpotências que existiram durante a Guerra Fria e competia com os Estados Unidos pela influência no mundo. Era composta por diversos subnacionais e existiu entre 1917 e 1991. Neste artigo vamos te mostrar a história do país e como se deu o fim da União Soviética.

Vamos te contar como se deu o fim da União Soviética, se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

O Enem tem muitas questões que citam a União Soviética. Prepare-se para respondê-las com as edições antigas do exame no Simulado Beduka! Ele é gratuito e personalizável.

O que foi a União Soviética?

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou URSS, foi um Estado que existiu durante o século XX. Era formada por diversos estados subnacionais cuja origem remonta às revoluções socialistas que aconteceram no leste europeu a partir de 1917.

Seu governo era exercido em um regime unipartidário e autoritário, comandado pelo Partido Comunista da União Soviética (PCUS), sediado em Moscou, na Rússia.

O fim da União Soviética se deu em 1991, quando houve a abertura do regime e a independência das nações que o compunham. Vamos entender como este estado se formou e em seguida saber como chegou ao fim.

Como a União Soviética se formou?

O evento que originou a União Soviética foi a Revolução Russa de 1917. Ela é dividida em duas: a primeira, que depôs o Czar em fevereiro deste ano e pretendia modernizar a Rússia e a de outubro do mesmo ano, que levou os Bolcheviques liderados por Vladimir Lênin ao poder.

Em 1917, a Rússia era um dos países envolvidos com a Primeira Guerra Mundial e sofria sérias perdas. Isso abalou a figura do Czar Nicolau II, que recebia críticas e se tornava impopular. O que foi agravado pela fome que abateu a população no inverno de 1916-1917.

A população iniciou protestos pedindo pão, que foram reprimidos fortemente. Em um dos protestos, guardas atiraram contra civis ocasionando um massacre com quarenta baixas. O povo buscou ajuda de parte do exército, que promoveu uma revolta.

Nicolau II foi forçado a abdicar e houve a formação de um governo provisório. Contudo, nos oito meses em que existiu, o governo foi incapaz de tirar a Rússia da guerra e de passar as reformas importantes. Os Bolcheviques então tomaram o poder em outubro de 1917.

A reação de parte da população e de potências estrangeiras formou um exército conhecido como Exército Branco. Os Bolcheviques formaram o Exército Vermelho. Eles travaram uma guerra civil entre 1918 e 1922. Após o fim da Guerra, a União Soviética consolidou-se e contava com a presença de Rússia e outros territórios que compunham o Império Czarista.

Esse território só iria aumentar, a partir da Segunda Guerra Mundial.

Qual foi a participação da União Soviética na Segunda Guerra Mundial?

A União Soviética lutou ao lado dos Estados Unidos e da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial, formando o bloco dos Aliados. Sua participação se deu por conta da invasão nazista ao seu território em 1941, quando Hitler quebrou o pacto de não agressão firmado em 1939.

Antes disso, houve negociações para a União Soviética participar ao lado dos alemães no Eixo, que não foram para frente por choques de interesses.

A guerra durou até 1945 e teve os Aliados como vencedores. As nações que eram aliadas dos nazistas foram ocupadas por tropas americanas ou soviéticas, a depender de quem havia chegado primeiro e expulsado os alemães. Isso definiu o futuro delas.

Enquanto os americanos buscaram reerguer as democracias das áreas ocupadas, os soviéticos anexaram os países ao seu território. Isso aconteceu por meio da formação de governos pró-soviéticos nesses locais. Deste modo, a União Soviética cresceu e formou o bloco comunista no leste europeu.

  • O modo como se deu o fim da União Soviética tem a ver com aspectos do Comunismo. Teste seus conhecimentos sobre este sistema econômico com nosso texto de exercícios sobre o Comunismo.

União Soviética na Guerra Fria

A Guerra Fria foi uma disputa entre a União Soviética e os Estados Unidos, mas sem conflitos armados. Estes países se constituíram como duas superpotências após a Segunda Guerra mundial e buscaram influenciar o mundo inteiro de maneira ideológica, política, militar e econômica.

O início da Guerra Fria se deu quando os dois países traçaram planos econômicos de restauração da Europa, no final da década de 1940.

A União Soviética criou o COMECON, em 1949, logo depois firmou o Pacto de Varsóvia, uma aliança militar entre os países comunistas.

O bloco composto de países socialistas carecia de liberdade e do respeito a diversos Direitos Humanos. Durante o governo de Josef Stalin (1924 – 1953), milhares de pessoas foram mortas pela oposição ao governo, outras foram presas e mandadas para campos de trabalho forçado.

A União Soviética ajudou a realizar diversas revoluções ao redor do mundo, como na Coreia e no Vietnã, expandindo assim o regime comunista. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Contudo, ela foi perdendo cada vez mais influência. Muitos protestos foram feitos e os países lutaram pela independência, além de que o sistema econômico não conseguiu se sustentar e essas crises levaram à queda do Estado soviético.

Vamos entender como se deu o fim da União Soviética.

Como se deu o fim da União Soviética?

Quando Stalin saiu de cena em 1953, ano de sua morte, houve uma série de transformações no regime que explicam como se deu o fim da União Soviética. As práticas corruptas de Stalin e as mortes que ele orquestrou foram denunciadas no governo seguinte, de Nikita Kruchev.

Estas denúncias foram utilizadas pela propaganda capitalista para fazer frente à União Soviética.

Os prisioneiros políticos foram libertados e uma série de reformas na agricultura foram realizadas por Kruchev. Além disso, ele mobilizou os esforços para produção de bens de consumo. Contudo, ele foi deposto, e seu sucessor foi Leonid Brejnev, da ala mais conservadora do partido.

Brejnev era alinhado com Stalin e utilizou de suas táticas ao fazer seu governo. Neste período, a URSS atingiu seu ápice econômico, político e militar. Contudo, não teve sucessor alinhado com seus propósitos, pois os dois que assumiram o cargo após Brejnev faleceram.

O líder que chegou ao poder foi Mikhail Gorbachev, que tinha um perfil mais moderado e notou os problemas da economia planificada realizada pelos antecessores. A economia, depois de um período de prosperidade, estava estagnada e vivenciou uma crise.

  • Teste seus conhecimentos sobre como se deu o fim da União Soviética com nossa lista de exercícios.

A solução de Gorbachev foi realizar programas de liberalização econômica e de transparência política. Eles ficaram conhecidos como Perestroika e Glasnost, respectivamente.

Além disso, as nações que faziam parte do bloco soviético começaram a reivindicar a independência. Com revoluções acontecendo na Hungria, na Romênia, na Tchecoslováquia e na Alemanha Oriental, entre os anos de 1986 e 1989.

A pressão internacional se tornou maior, mobilizando até mesmo o Papa João Paulo II, que nasceu na Polônia, país que fazia parte do bloco. Em 25 de dezembro de 1991, Gorbachev renunciou. No dia seguinte, a União Soviética foi dissolvida.

Foi este o modo como se deu o fim da União Soviética.

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo de como se deu o fim da União Soviética!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.