Geografia

Exercícios sobre Comunismo com GABARITO

Exercicios_sobre_ComunismoExercícios sobre Comunismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Comunismo é um sistema socioeconômico contrário ao Capitalismo. Isso porque ele descarta todos os pilares em que o capitalismo se baseia como livre mercado e propriedade privada. No lugar, ele institui uma sociedade totalmente igualitária em que tudo é de todos. Leia o texto e faça os exercícios sobre Comunismo. 

Recomendamos fortemente que você faça o Simulado Beduka depois que terminar os exercícios sobre Comunismo. Nele pode-se focar apenas nas matérias que têm mais dificuldade e ainda conta com correção TRI.

O que é Comunismo?

A ideia principal do comunismo é a criação de uma sociedade apátrida (sem Estado) em que todos os meios de produção são propriedade de toda a sociedade. Não existiriam classes sociais e consequentemente não haveria desigualdade. Em teoria, todos teriam acesso ao que há de melhor no mundo. Seriam livres para trabalhar com o que quisessem.

O Comunismo pode ser chamado da anti-capitalismo, porque ele fala que todas as bases do capitalismo são imorais e apenas existem para privilegiar a classe patronal

Propriedade privada, acúmulo de capital, livre mercado, meritocracia, todos são vistos com maus olhos pelos que defendem o comunismo. E a sociedade comunista seria exatamente uma realidade em que nenhum desses elementos existiria ou seria possível existir.

Muitos pensam que o Comunismo se originou com Karl Marx e Friedrich Engels, mas ele já existia desde os primórdios da humanidade, apenas não recebido um nome ainda. Vamos ver um pouco da história do sistema antes que faça os exercícios sobre comunismo.  

Como surgiu o Comunismo?

A prática do comunismo já existe desde os povos tribais, mas o conceito de comunismo ainda não existia. O primeiro vislumbre de um conceito para comunismo veio com Platão em A República, em que ele imagina uma sociedade sem propriedade privada nem estrutura familiar. 

Assim, o Estado seria responsável por prover tudo que as pessoas precisassem, inclusive a criação das crianças

Também teve a ideia comunista que começou a despontar na Idade Média. Ela era disseminada pelos camponeses revoltados da época. Eles criticavam as desigualdades e defendiam a queda da nobreza. As críticas continuariam durante a época da ascensão da burguesia mercantil.

Ainda antes de Karl Marx, vieram os Iluministas com suas críticas à propriedade privada no século XVIII para então Marx e Engels lançarem o Manifesto Comunista no século XIX. E eles fizeram isso em um momento muito propício, pois o capitalismo estava ascendendo com a Revolução Industrial e os operários trabalhavam em condições precárias.

Comunismo Brasileiro

Partido Comunista do Brasil
Partido Comunista do Brasil

O Comunismo começou no Brasil em 1922 com a criação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro. Praticamente durante toda a sua história ele foi um partido clandestino, principalmente em governos em que ser comunista era proibido. Exemplos seriam a Era Vargas e a Ditadura Militar

Contudo, a prevenção contra o comunismo foi muitas vezes usada para justificar intervenções estatais no status quo da sociedade. Hoje em dia, Partido Comunista Brasileiro (PCB) está enfraquecido e o PCdoB talvez seja o partido oficialmente comunista mais influente no território político brasileiro.

Entretanto, vários outros partidos com tendências parecidas começaram a surgir após a criação do PCdoB e alguns conseguiram ser mais relevantes. Um exemplo recente é o próprio Partido dos Trabalhadores (PT) que governou o país durante quase 20 anos. 

Vamos ver agora algumas das principais características do sistema para que você acerte os exercícios sobre comunismo.   

Quais os principais aspectos do comunismo?

“Comunismo” vem do latino “communis” que quer dizer “comum” e do grego “ismo” que é um sufixo que designa qualquer tipo de sistema de ideias ou crenças. Suas principais características são a criação de uma sociedade sem Estado e sem propriedade privada e sem desigualdade social. 

Partindo da origem, o comunismo seria a fase final de todo um outro processo que seria a instalação do socialismo. Nesse processo, o proletariado se levantaria contra as elites patronais realizando dessa forma a Luta de Classes que resultaria na ditadura do proletariado. 

Um partido socialista tomaria o poder político, assumindo o controle de todos os meios de produção e distribuindo os lucros igualmente para toda a população. A fase final do processo seria a criação de uma consciência social de máxima irmandade em que todos trabalhariam uns pelos outros naturalmente.

Dessa forma, o Estado não seria mais necessário e poderia ser abolido. A partir daí o trabalho seria um prazer para as pessoas em vez de só um meio de geração de riqueza para patrões e produção de mercadorias. Além disso, todos iriam compartilhar naturalmente os frutos de seus serviços, então propriedade privada não seria necessária.

Manifesto Comunista

Manifesto Comunista
Manifesto Comunista

Escrito por Marx e Engels, pais do Socialismo Científico e publicado em 21 de fevereiro de 1848 e meio a uma série de revoltas contra a Revolução Industrial e muito próximo de acontecimentos como a Primavera dos Mortos. O Manifesto Comunista é super importante e considerado um dos tratados de maior influência política do mundo.   

O Manifesto traz uma reconstituição histórica de como a humanidade sempre caminhou através da luta de uma classe oprimida contra uma classe opressora. Eles usam de exemplo a queda da monarquia e da igreja, valorizando a liberdade econômica. Contudo, falam que isso resultou na opressão da burguesia sobre o trabalhador.

Ele contém duras críticas ao capitalismo e busca construir as bases de uma sociedade igualitária. Dentre seus principais objetivos estão:

  • abolição da propriedade;
  • tributação contínua;
  • abolição de direitos sobre heranças;
  • confisco de todas as propriedades de criminosos;
  • centralização do crédito pelo Estado;
  • estatização total de todas as empresas;
  • estatização total dos meios de produção;
  • apoio à igualdade;
  • corpo de funcionalismo público dedicado à agricultura;
  • integração completa entre campo e cidade;
  • educação universal nas escolas públicas;
  • proibição do trabalho infantil;
  • integração das fábricas e escolas.

Socialismo X Comunismo

Se você leu com atenção até aqui então essa diferença já teve ter ficado clara, mas caso não tenha explicaremos com mais detalhes para você não se confundir quando fizer os exercícios sobre comunismo. 

O Socialismo e Comunismo não são sinônimos. Essa a primeira coisa que muitas pessoas concluem errado. Para começar, o socialismo é um meio e o comunismo é um fim.

O Socialismo é o sistema político de controle absoluto do Estado que visa chegar ao comunismo no dia que a consciência igualitária tenha sido finalmente alcançada. Ou seja, ele é apenas um caminho

O Comunismo é o verdadeiro objetivo final. Uma sociedade sem Estado em que todos criaram a consciência de igualdade e cooperação mútua e unânime

Símbolo Socialista/Comunista

Simbolo Comunista
Simbolo Comunista

Antes que você faça os exercícios sobre comunismo vamos estudar um pouco de simbologia através do símbolo socialista. A bandeira vermelha com um martelo, uma foice e uma estrela todos amarelos. 

Essa bandeira é o símbolo universal o comunismo e é usado em qualquer manifestação comunista até os dias de hoje. Ele também é utilizado ou referenciado nas bandeiras de todos os países e partidos que seguem vertentes comunistas

A lógica por trás é que o martelo representa os trabalhadores industriais e a foice os rurais. A estrela representa os cinco continentes do mundo e os cinco componentes populacionais de uma sociedade comunista. E o vermelho representa o sangue dos trabalhadores martirizados pelo capitalismo opressor. 

Comunismo Real

Caso você tenha gostado das ideias comunistas, temos que dizer que ninguém nunca conseguiu implantá-las, por serem utópicas. Todos os países que tentaram como China, Coreia do Norte e União Soviética terminaram por parar no socialismo e se tornaram ditaduras que matam e exploram sua população.  

A ideia é bonita, mas apenas a ideia. Não tem nenhuma hipótese de isso funcionar na prática em um país inteiro, quanto mais no mundo. 

Pense bem, você consegue imaginar um partido subindo ao poder, tomando controle total de absolutamente todo um país e depois gentilmente dissolver o Estado porque a consciência coletiva foi encontrada? 

Essa é a contradição primária da teoria: Enfraquecer o Estado fortalecendo o Estado. 

Além disso, mesmo que um Estado socialista acabasse, achando que a consciência coletiva foi alcançada, a longo prazo isso ia falhar. O tempo ia passar e as pessoas iam perceber que mesmo que elas não produzissem nada ainda receberíam a sua parte. Por que? Porque não existe propriedade privada então tudo é de todos merecendo ou não 

Quando o primeiro indivíduo se desse conta disso, todos iam dar também e assim a consciência coletiva morreria junto com toda a sociedade. Na pior das hipóteses podemos imaginar um cenário onde todos começam a matar uns aos outros para obter o resto dos recursos escassos

Quando você retira a propriedade privada e a meritocracia você mata o valor do trabalho do indivíduo. Quando você acorda numa manhã fria de segunda-feira e não quer trabalhar você ainda levanta e vai, seja por medo de ser demitido, ou porque está buscando uma promoção. No comunismo, esses incentivos não existem.

Como esperar que uma sociedade seja produtiva se ela mesma não incentiva sua produção? 

Exercícios sobre Comunismo

Chegou o momento de fazer os exercícios sobre Comunismo. Obrigado por ter lido até aqui. Baixe nosso Plano de Estudos, ele vai te ajudar. Boa sorte!

1-(Medicina Rio Preto – SP) As ideias básicas do chamado socialismo científico (1848-1867) definem uma reforma da sociedade a fim de:

a) criar uma estrutura eminentemente fabril que proporcione predominância do campo sobre a cidade.

b) conseguir a harmonia entre todos os homens organizados em comunidades.

c) estruturar a organização social com base em cooperativas agrícolas.

d) eliminar a propriedade privada, assim como o sistema capitalista.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) gerar uma nova ordem que valorize a espiritualidade do homem.

2-(Pelotas-RS) Os autores registram de forma pungente os dramas das populações proletárias que se aglomeravam nas cidades, na época da Revolução Industrial, vivendo em condições subumanas, entregues ao vício, incapazes de se enquadrarem nos preceitos morais da classe burguesa. A vivência desses indivíduos em uma mesma vida miserável proporciona o nascimento de uma série de movimentos sociais, muitos dos quais denunciam os males do capitalismo. Nessa época, um patrão filantropo e sensível ao problema proletário toma iniciativas que virão dar nascimento ao movimento cooperativista. Foi ele:

a) Robert Owen.

b) Karl Marx.

c) Mikhail Bakunin.

d)Georges Soros.

e) Friedrich Engels.

3-(UERJ) “O permanente revolucionar da produção, o abalar ininterrupto de todas as condições sociais, a incerteza e o movimento eternos distinguem a época de todas as outras. Todas as relações fixas e enferrujadas, com seu cortejo de representações e concepções são dissolvidas, todas as relações recém-formadas envelhecem antes de poderem ossificar-se. Tudo que era sólido se volatiza, e os homens são por fim obrigados a encarar com os olhos bem abertos a sua posição na vida.”

Karl Marx e Fredrich Engels. Adaptado do Manifesto do Partido Comunista.

Em 1848, na defesa de uma nova sociedade, o Manifesto Comunista criticou as transformações advindas da modernização capitalista nos países da Europa Ocidental.

Dois aspectos dessa modernização, então criticados, foram:

a) crescimento industrial – garantia de direitos sociais

b) aceleração tecnológica – aumento da divisão do trabalho

c) mecanização da produção – elevação da renda salarial média

d) diversificação de mercados – valorização das corporações sindicais

4-(PUC-Minas) O chamado socialismo científico, formulado por Marx e Engels no século XIX, propunha:

a) a superação do capitalismo pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinados em torno de uma organização de pessoas livremente associadas.

b) a redução do papel do Estado na economia para efetivar o controle direto pelo proletariado sobre os meios de produção.

c) a supressão de toda legislação trabalhista e social, tida como mecanismo de alienação e cooptação do proletariado.

d) a realização de sucessivas reformas na estrutura capitalista, possibilitando a gradativa implantação do comunismo avançado.

5-(UFGD MS/2013)

Karl Marx e Friedrich Engels são importantes e destacados autores das teses do socialismo científico, cuja proposição se baseou

a) no desenvolvimento e execução de sucessivas reformas em diferentes modelos econômicos, visando ao aperfeiçoamento do Liberalismo.

b) o desenvolvimento e execução de sucessivas reformas em diferentes modelos econômicos, visando ao aperfeiçoamento do Liberalismo.

c) em redefinir o movimento sindical, por considerar que ele estaria ultrapassado após a Revolução Russa.

d) na perspectiva de que seria urgente a redução do papel do Estado na economia.

e) em apontar e discutir as contradições do capitalismo, a partir da ideia de que seria necessária a ação revolucionária dos trabalhadores.

Respostas dos Exercícios sobre Comunismo

Exercício resolvido da questão 1 –

d) eliminar a propriedade privada, assim como o sistema capitalista.

Exercício resolvido da questão 2 –

a) Robert Owen.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) aceleração tecnológica – aumento da divisão do trabalho

Exercício resolvido da questão 4 –

a) a superação do capitalismo pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinados em torno de uma organização de pessoas livremente associadas.

Exercício resolvido da questão 5 –

e) em apontar e discutir as contradições do capitalismo, a partir da ideia de que seria necessária a ação revolucionária dos trabalhadores.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Comunismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.