Geografia

Como se formam os ventos? Entenda o processo de formação, os tipos e a importância dos ventos para nossa vida

Como se formam os ventosComo se formam os ventos?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os ventos são um dos agentes climáticos mais importantes e, por isso, são essenciais para a manutenção da vida na terra. Neste artigo vamos te mostrar como se formam os ventos, além dos tipos e qual é a importância deles para nós. No final, ainda temos uma super dica para quem quer fazer uma faculdade!

Neste artigo vamos te mostrar como se formam os ventos. Para ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Os ventos são assunto da prova de Ciências Humanas. Prepare-se para ela com o Simulado do Beduka. Você pode personalizar as questões e fazer uma prova só sobre este tema. É grátis!

O que são os ventos?

A definição de vento é bastante simples. Ele é o movimento do ar presente na atmosfera terrestre e que torna a vida possível no planeta.

Os ventos são responsáveis pelos ciclos de resfriamento e aquecimento que observamos ao longo do tempo e das estações do ano. Você já deve ter ouvido falar no deslocamento de massas de ar frio ou quente, pois são os ventos que fazem essa movimentação.

Com isso, eles modificam os aspectos meteorológicos das regiões afetadas, deixando-as mais úmidas ou secas, frias ou quentes.

Bom, mas como os ventos se formam? Vamos descobrir a seguir.

  • Saiba a diferença entre clima e tempo e entenda melhor o papel dos ventos nas mudanças meteorológicas com nosso texto sobre o que é clima.

Como se formam os ventos?

Para entendermos como se formam os ventos, é preciso entender o que causa a movimentação do ar que o caracteriza.

A formação dos ventos acontece por meio de variações nas pressões atmosféricas em áreas de alta e baixa pressão. Assim, o principal fator de formação dos ventos é a Força Gradiente de Pressão, ou FGP. Vamos entender melhor.

A pressão é o peso exercido pela atmosfera por unidade de área, no caso, a pressão que o peso do ar faz em uma área de determinado nível da atmosfera. Ela depende da densidade do ar, que se refere ao grau de concentração da massa de moléculas em um certo volume e da temperatura.

Quanto mais moléculas houver próximas à superfície, mais pesado vai ser o ar. Deste modo, a pressão também será maior.

O movimento do ar ocorre quando dois pontos da superfície têm pressões diferentes. Como a pressão é definida pelo peso do ar, podemos dizer que o modo como se formam os ventos é pela diferença de peso do ar em dois pontos da superfície, já que o ar se desloca de uma zona de alta pressão para outra de baixa pressão.

Por que o ar se desloca de uma zona de alta pressão para outra de baixa pressão?

Em zonas de alta pressão o ar é resfriado, o que faz com que suas moléculas fiquem menos agitadas e mais agrupadas. Assim, ele fica mais pesado, o que ocasiona sua descida, em um movimento conhecido como subsidência do ar.

Já nas zonas de baixa pressão o ar é aquecido. Desse modo, suas moléculas se agitam mais e ficam mais afastadas. Assim, o ar se torna mais leve e sobe. Esse movimento é conhecido como ascensão do ar.

A diferença de peso resulta na diferença de pressão, que por sua vez gera um gradiente de pressão. Ele, por fim, estabelece a FGP, que será mais forte à medida em que a diferença de pressão for maior.

Para que haja equilíbrio, as moléculas de ar que desceram ocupam o lugar das moléculas que subiram e vice-versa. Isso gera um movimento cíclico, que forma os ventos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Quais são os tipos de vento?

Bom, agora que já vimos como se formam os ventos, vamos conhecer cada tipo e sua forma de atuação.

A classificação dos ventos depende principalmente da sua intensidade, direção, temperatura e umidade. Os tipos mais conhecidos são:

  • Brisas: ventos que sopram constantemente do mar para o continente durante o dia e no sentido inverso à noite.
  • Monções: ventos que sopram do mar para o continente na estação chuvosa e do continente para o mar na estação seca.
  • Alísios: ventos úmidos que sopram do leste para o oeste na região equatorial, com origem nos polos. Eles são responsáveis por fenômenos como El Niño e La Niña.
  • Contra-alísios: ventos secos que sopram da região equatorial para os trópicos.
  • Ciclones: ventos de alta velocidade e movimento circular que causam tempestades tropicais e subtropicais.
  • Tufão: ventos circulares com origem na Ásia.
  • Furacão: ventos circulares de alta velocidade que podem atingir 200 km de raio. Sua direção varia de sentido de acordo com o hemisfério, girando no anti-horário no norte e horário, no sul.
  • Tornado: o mais forte dos ventos, que pode chegar a uma velocidade de quase 500 km/h e ocorre em zonas temperadas do hemisfério norte.

Por que os ventos são importantes?

Os ventos são muito importantes para a manutenção e desenvolvimento da vida na Terra. Eles têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, estabelecendo um equilíbrio e fazendo com que as temperaturas não sejam muito elevadas, nem muito baixas.

Eles levam umidade e chuvas, definindo os tipos climáticos. No caso, se eles serão secos ou úmidos.

Por fim, os ventos dissipam o ar viciado e cheio de impurezas, levando ar puro com bastante oxigênio. Isso garante a sobrevivência de todos os seres vivos que dependem deste gás.

Esperamos que tenha entendido bem como se formam os ventos. A seguir, não perca a oportunidade que o Beduka oferece de se conectar à faculdade!

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre como se formam os ventos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.