BiologiaExercícios

Os 10 Melhores Exercícios sobre Reino Monera com Gabarito

Exercícios sobre Reino MoneraExercícios sobre Reino Monera
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Reino Monera é a categoria que agrupa as bactérias e outros seres unicelulares. Neste resumo, você entenderá a estrutura, suas características, entre outros conhecimentos sobre esses seres. Após ler o resumo, faça nossos exercícios sobre Reino Monera. 

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos itens abaixo:

Quando você terminar os Exercícios sobre Reino Monera, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

O que é o Reino Monera?

O Reino Monera é popularmente conhecido como “o Reino das Bactérias”, porém, existem outros seres neste reino além delas. O avanço da ciência e da teoria da evolução permitiram que surgissem duas subdivisões desse reino:

  • Eubactérias: são as bactérias propriamente ditas e as cianobactérias (algas azuis capazes de fazer fotossíntese! Podem se associar com fungos e formar liquens, mas não possuem cloroplasto e a clorofila se encontra dispersa)
  • Arqueobactérias (arqueas): formas muito antigas e mais primitivas (possuem algumas estruturas diferentes das bactérias porque são de outra época evolutiva e viviam em condições muito extremas no planeta Terra primitivo)

Ainda assim, existem milhares de subclassificações dentro do Reino Monera, mas todas se referem a subtipos de bactérias

Quais são as características do Reino Monera?

As principais características do Reino Monera são:

  • São unicelulares (possuem apenas uma célula).
  • São procariontes (o seu material genético está disperso, não tem núcleo bem definido).
  • Podem ser Anaeróbicas (respiração celular sem oxigênio) ou Aeróbicas (respiração celular com oxigênio).
  • Podem ser autótrofos (produzem o próprio alimento – fotossintetizantes e quimiossintetizantes) ou heterótrofos (consomem algo produzido por outro ser vivo).
  • Podem ou não viver em colônia.
  • Podem ter vida livre ou parasitária,
  • São encontrados em todos os ecossistemas da Terra.
  • Não tem organelas citoplasmáticas, apenas os ribossomos.
  • Podem ou não ter cápsulas.
  • Têm membrana plasmática e parede celular.
  • Podem ou não ter plasmídeos.
  • Reproduzem-se de diferentes formas.
  • Locomovem-se por diferentes mecanismos (flagelos ou cílios).

Como são as estruturas das bactérias?

As bactérias são seres abundantes, então podem se organizar de várias formas diferentes. Vejamos as duas principais estruturas que as bactérias assumem: 

Colônia 

As bactérias podem se organizar em colônias. Cada tipo de colônia recebe seu nome de acordo com a forma que recebe. Os principais tipos de colônias são:

  • cocos (uma esfera), 
  • diplococos (duas esferas), 
  • estreptococos (uma fileira de esferas), 
  • bacilos (um cilindro), 
  • espiroquetas (uma espiral). 

Estrutura celular das bactérias

Esquema de estrutura do Reino Monera
Esquema de estrutura do Reino Monera

Bactérias contém os três componentes fundamentais de uma célula:

  • Membrana plasmática
  • Citoplasma (hialoplasma)
  • Material genético

Contudo, elas também possuem algumas estruturas que as células não possuem como:

  • Nucleóide: a região central onde está o material genético, já que não tem um núcleo bem definido.
  • Parede celular: estrutura que reveste a membrana plasmática dando o formato da bactéria.
  • Ribossomo: é a única organela citoplasmática que possui e é responsável pela síntese de proteínas.
  • Plasmídio: nem todas possuem, mas sempre é uma molécula de DNA em forma circular que não está ligado ao material genético da célula, apenas possui informações de resistência aos antibióticos.
  • Cápsula: Algumas espécies possuem este envoltório que garante maior resistência nos meios em que estão. Dentre as bactérias que causam doenças, as que possuem cápsula são mais letais.
  • Flagelo: um filamento que se movimenta rapidamente impulsionando a bactéria se mover, nem todas possuem.
  • Fímbrias: também chamadas de pili, não servem para locomoção e sim para reprodução. Falaremos disso no próximo tópico!
  • O material genético das bactérias podem ser DNA ou RNA e ela possuem sempre apenas um cromossomo.

Como as bactérias se reproduzem?

Assim como a grande maioria dos seres procariontes, as bactérias se reproduzem assexuadamente por fissão binária, após seu material genético ser duplicado pela mitose. Esse processo envolve vantagens e desvantagens: 

  • Vantagens: É uma reprodução muito rápida que ajuda a garantir a ocupação do ambiente e perpetuação da espécie.
  • Desvantagens: Gera apenas indivíduos idênticos, sem variação genética. Portanto, dificilmente há aquisição de novos genes capazes de melhorar a seleção natural dos seres. 

Todavia, as bactérias podem fazer reprodução sexuada. Para isso, elas realizam o processo de conjugação. Nesse método, uma bactéria injeta sua pili sexual em outra, dessa forma unindo o material genético de ambas.  

O problema desse método é que apenas as bactérias que possuem plasmídio podem fazê-lo. Isso porque o DNA das bactérias é plasmidial, então precisam possuir essa estrutura para trocá-lo. 

  • Existem bactérias que podem causar doenças, mas também há aquelas que são muito importantes para o nosso dia-a-dia. Deseja conhecer mais sobre elas? Leia nosso artigo completo sobre o Reino Monera.  

Depois de ler o resumo, teste seus conhecimentos com os 10 melhores exercícios sobre Reino Monera!

Exercícios sobre Reino Monera

Questão 1 – (F.M.Olinda)

Certas bactérias apresentam uma cobertura externamente à parede celular, formada por polissacarídeos e proteínas, conhecida por cápsula bacteriana. Algumas espécies de linhagem capsuladas como, por exemplo, as bactérias Streptococcus pneumoniae causam pneumonia, enquanto outras bactérias, que são de linhagem não capsuladas, são incapazes de causar a doença. Isso se deve porque a cápsula permite que o micro-organismo:

a) Tenha uma reprodução sexuada mais eficiente.

b) Não seja fagocitado e destruído por glóbulos brancos.

c) Tenha uma melhor movimentação da célula dentro do organismo humano.

d) Destrua substâncias tóxicas, como antibióticos, através dos genes presentes na cápsula.

Questão 2 – (Pequeno Príncipe)

Leia o texto a seguir, publicado na revista Superinteressante

O que arde nem sempre cura

A água oxigenada prejudica a cicatrização de um corte? Sim. No geral, o melhor é deixar o corpo cuidar sozinho do fechamento do talho. Basta limpar bem o local com água ou soro fisiológico, receita a cirurgiã plástica Lydia Massako Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo. A ideia, muito difundida, de que substâncias que fazem a pele arder são boas para a cicatrização é errada. Elas agridem quimicamente a ferida e só devem ser usadas se há risco de infecção, aconselha Lydia. Assim, um corte com lâmina ou um joelho ralado no cimento não precisam mais do que uma boa lavada. A água oxigenada atrapalha a formação das fibras de colágeno que vão preencher o corte, avisa a dermatologista Núbia Rossetti. Ferimentos feitos com objetos enferrujados pedem cuidado maior. Nesses casos, a água oxigenada e outros antissépticos ajudam, mas deve ser avaliada a necessidade também de uma vacina antitetânica. Todas essas substâncias devem ser usadas, com certeza, quando já existe infecção, pois matam os microrganismos.

Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/o-que-arde-nem-sempre-cura>. Acesso em: 06/05/2016.

O texto relata que o uso de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) em ferimentos não é interessante, pois sua oxidação poderia roubar elétrons das moléculas de colágeno produzidas pelos fibroblastos, atrapalhando a cicatrização do ferimento. Ainda assim, muitas pessoas utilizam a água oxigenada em ferimentos, buscando seu poder antisséptico. A água oxigenada possui essa ação porque

a) a reação química promovida pela catalase decompõe o peróxido de hidrogênio e isso afeta as bactérias anaeróbias.

b) os peroxissomos bacterianos não toleram a presença do peróxido de hidrogênio e isso leva à morte bacteriana.

c) a decomposição química do peróxido de hidrogênio acidifica a região, levando as bactérias aeróbicas à morte.

d) a catalase bacteriana decompõe a água oxigenada e o oxigênio liberado oxida a parede celular da bactéria,destruindo-a.

e) o peróxido de hidrogênio é uma substância existente no sistema imunológico e é sinalizadora para que macrófagos fagocitem as bactérias do ferimento.

Questão 3 – (UECE)

As bactérias são seres unicelulares, procariotos, que têm formas de vida do tipo isolada ou em agrupamentos variados do tipo coloniais. Embora esses seres celulares sejam considerados pelo senso comum como “micróbios perigosos”, há muitas espécies importantes para o equilíbrio dinâmico dos seres vivos e destes com o meio ambiente. Assim sendo, muitos estudos e pesquisas são desenvolvidos na área da microbiologia, para melhor conhecer a maquinaria biológica das bactérias.

Sobre a citologia bacteriana, é correto afirmar que

a) moléculas de DNA que ficam ligadas ao cromossomo bacteriano e costumam conter genes para resistência a antibióticos são denominadas de plasmídeos.

b) o capsídeo bacteriano, também conhecido como membrana celular, é constituído por substância química, exclusiva das bactérias, conhecida como mureína.

c) os pneumococos, bactérias causadoras de pneumonia, são espécies de bactérias que possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, denominado de cápsula.

d) externamente à membrana plasmática existe uma parede celular ou membrana esquelética, de composição química específica de bactérias — o ácido glicol.

Estamos apenas no começo dos exercícios sobre Reino Monera. Concentre-se e dê o seu melhor!

Questão 4- (FUVEST)

Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:

I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.

II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.

III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.

Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que

a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III.

b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I.

c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I.

d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II.

e) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.

Questão 5 – (UFG)

As bactérias, ao se reproduzirem assexuadamente, originam dois indivíduos do mesmo tamanho e geneticamente idênticos. Já alguns levedos, para se reproduzirem, emitem uma pequena expansão na superfície da célula, que cresce e posteriormente se destaca, formando um novo indivíduo também geneticamente igual. Os dois tipos de reprodução descritos são, respectivamente,

a) cissiparidade e conjugação.

b) cissiparidade e brotamento.

c) fragmentação e gemiparidade.

d) conjugação e esporulação.

e) conjugação e cissiparidade.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre reino monera. Continue fazendo o restante.

Questão 6 – (PISM)

“A presença de cianotoxinas em mananciais de abastecimento público tem se tornado um problema crescente no Brasil e existe uma preocupação, tanto dos governantes quanto da opinião pública, de que estas toxinas possam afetar a saúde humana, seja através do consumo de água contaminada, seja através do consumo de pescado. A ocorrência de casos de contaminação de humanos por água de abastecimento público já é um fato no Brasil, como a tragédia ocorrida em Caruaru (PE) em 1996 e um episódio de intoxicação de pacientes de hemodiálise no Rio de Janeiro em 2001”.

FERRÃO-FILHO. A.S. et al. Florações de cianobactérias tóxicas no Reservatório do Funil: dinâmica sazonal e consequências para zooplâncton. Oecologia brasiliensis, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 346-365, fev. 2009.

As cianotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por cianobactérias. Sobre cianobactérias, é CORRETO afirmar que

a) são sempre organismos marinhos.

b) não fixam nitrogênio, pois não habitam os solos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) são autótrofas fotossintetizantes, com clorofila a como pigmento principal.

d) estão incluídas no Reino Plantae, uma vez que cianobactérias ancestrais deram origem aos vegetais terrestres.

e) são organismos eucariontes autótrofos.

Questão 7- (PUC-RS)

Pesticidas do tipo bactericidas destroem procariotos por meio de diversos mecanismos: afetando a estrutura de _________, o agente inibe a formação da parede celular; destruindo _________, a toxina impede diretamente a síntese proteica; e, alterando enzimas transcricionais, a droga bloqueia a formação imediata de _________.

a) desmossomos – íntrons – RNA.

b) desmossomos – ribossomas – ATP.

c) glicocálix – fosfolipídeos – dupla hélice.

d) peptidoglicanos – ribossomas – RNA.

e) peptidoglicanos – fosfolipídeos – dupla hélice.

Questão 8 – (UEA)

A ciclagem da matéria pode ser realizada por diversos seres vivos presentes na água e no solo. Eles conseguem transformar a matéria orgânica em matéria inorgânica, que pode ser utilizada pelos produtores que integram as cadeias alimentares.

Os microrganismos aos quais o texto se refere são

a) os vírus e as algas.

b) os vermes e as moscas.

c) os protozoários e as minhocas.

d) as bactérias e os fungos.

e) as algas e as bactérias.

Calma, a lista de exercícios sobre Reino Monera está chegando ao fim. Vamos com tudo para os dois últimos exercícios!

Questão 9 – (UDESC)

Escherichia coli é comum na flora bacteriana do intestino de humanos e de outros animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas como infecção intestinal e infecção urinária, acontecendo principalmente se o indivíduo consumir água ou alimentos contaminados”.

Fonte: KAPER JB, NATARO JP, MOBLEY HLT. Pathogenic Escherichia coli. Nat. Rev. Microbiol., 2: 123-140, 2004

A respeito das bactérias, assinale a alternativa incorreta.

a) Algumas bactérias possuem metabolismos aeróbico, na presença de oxigênio, e outras anaeróbicas, condição sem oxigênio.

b) Apenas uma pequena porcentagem das espécies de bactérias causa doenças ao homem.

c) As bactérias são unicelulares e procariontes e podem viver em formas isolada ou colonial.

d) Bactérias são seres pluricelulares e eucariontes que podem sintetizar diferentes componentes químicos do meio ambiente ou de seus hospedeiros.

e) Na atual classificação dos organismos, a bactéria E. coli está contida no domínio Bactéria.

Questão 10 – (Facig)

As bactérias são seres procariontes e unicelulares e se caracterizam por não possuírem carioteca. Os únicos

organoides citoplasmáticos são os ribossomos que estão relacionados à síntese de proteínas. Além disso, as bactérias apresentam um pequeno segmento circular que contém diversos genes, como alguns que conferem resistência a antibiótico. Esse segmento é conhecido nas bactérias por:

a) Capsídeo.

b) Nucleoide.

c) Plasmídeo.

d) Mesossomo.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre reino monera. Confira agora o Gabarito.

Gabarito dos exercícios sobre Reino Monera

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) Não seja fagocitado e destruído por glóbulos brancos.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) a reação química promovida pela catalase decompõe o peróxido de hidrogênio e isso afeta as bactérias anaeróbias.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) os pneumococos, bactérias causadoras de pneumonia, são espécies de bactérias que possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, denominado de cápsula.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) cissiparidade e brotamento.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: c) são autótrofas fotossintetizantes, com clorofila a como pigmento principal.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: d) peptidoglicanos – ribossomas – RNA.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: d) as bactérias e os fungos.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: d) Bactérias são seres pluricelulares e eucariontes que podem sintetizar diferentes componentes químicos do meio ambiente ou de seus hospedeiros.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: c) Plasmídeo.

Esperamos ter ajudado com a nossa seleção dos melhores exercícios sobre Reino Monera. Bons estudos!

Nós conectamos você à faculdade!

Já pensou em fazer faculdade em uma das melhores instituições de ensino e ainda ter desconto de até 70% na mensalidade?

Conheça o Beduka Bolsas, a plataforma do Beduka onde você pode adquirir uma bolsas de estudo a qualquer momento em uma de nossas universidades parceiras!

Não deixe de seguir o Beduka no Instagram e no Pinterest. Para te ajudar a entrar na faculdade, postamos os melhores conteúdos sobre o Enem todos os dias!

Gostou dos nossos exercícios sobre reino monera? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.