Geografia

A questão fundiária no Brasil: conheça a história do uso da terra no país

Questão fundiária no BrasilQuestão fundiária no Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

A questão fundiária é um tema muito importante para entender a realidade social, econômica e ambiental do Brasil. Por isso, ela aparece com frequência no Enem, em questões que tratam principalmente da desigualdade no campo brasileiro.

Para os estudantes, é fundamental compreender os principais conceitos e políticas relacionados à questão fundiária no Brasil, para interpretar bem as questões e as propostas de redação, com conhecimento de causa.

Neste texto, vamos abordar os principais aspectos da questão fundiária no Brasil, com ênfase nas suas implicações sociais, políticas e econômicas.

Quando terminar, considere dar uma olhada no nosso Plano de Estudos 2023. Ele é uma excelente ferramenta para você estudar para o Enem de forma eficiente e relaxante. Adquira o seu e conheça a magia da aprovação.

Utilize o menu abaixo para passear pelo texto e aprender diretamente sobre qualquer tópico da sua escolha:

Como é a questão fundiária no Brasil?

A questão fundiária é um tema que envolve a posse e a distribuição de terras em um país. Esse é um tema que aparece bastante em questões de Geografia e Sociologia do Enem, inclusive de maneira interdisciplinar.

Esse assunto envolve também questões políticas e econômicas relacionadas à propriedade rural e coisas afins.

No caso do Brasil, o tema se liga bastante à concentração fundiária. No caso, a posse de vastas extensões de terras boas para a produção agrícola na mão de poucas pessoas. Isso pode ser notado quando vemos os números.

Cerca de 0,8% dos proprietários rurais possuem mais de 42% dos hectares de terra que são privados. Isso mantém a desigualdade no campo e gera diversos conflitos.

Além da concentração da propriedade, existem também as invasões a terrenos, conhecidas como grilagem.

Essa situação atravessa a história do país. Vamos ver a seguir a história da questão fundiária no Brasil.

Teste seus conhecimentos sobre a questão fundiária no Brasil com nossa lista de exercícios sobre a agropecuária.

História da questão fundiária no Brasil

A situação da questão fundiária no Brasil tem suas raízes no nosso passado colonial. Quando os portugueses chegaram ao território e tomaram posse dele, o rei de Portugal fez a sua divisão em capitanias hereditárias.

Elas eram extensões muito grandes de terras que foram doadas a membros da realeza para eles as administrarem. Uma das ações deles era a concessão de sesmarias para a exploração agrícola e pastoril.

Com isso, boa parte do território ficou concentrado na mão de poucas pessoas e formou latifúndios.

Saiba mais com nosso texto sobre a colonização portuguesa no Brasil.

Outra forma de obter terras no Brasil era o uti possidetis. Neste caso, o proprietário seria alguém que se instalou em um pedaço de terra e ficou reconhecido como dono dela pelas autoridades.

Essa foi a situação até a Lei de Terras de 1850, quando o Estado brasileiro iniciou a regularização do espaço rural. Ela definiu a forma de utilização e os meios de obtenção, que se reduziram à compra.

Assim, a terra passou a ser um bem mais valioso do que antes e tornou mais difícil a sua aquisição pelas pessoas de renda baixa ou média.

No final do século XIX, começaram a surgir ideias de reforma agrária, mas sem muito impacto. Somente em meados do século XX é que organizações iniciaram mobilizações mais fortes para a democratização do campo. Em 1963, o então presidente João Goulart formulou o projeto de reforma, mas ele foi deposto pelo golpe militar no ano seguinte.

Entenda por que os militares tomaram o poder em 1964.

Os militares elaboraram o chamado Estatuto da Terra para regulamentar a questão fundiária no Brasil. Porém, muitas críticas foram direcionadas à lei, alegando que sua tentativa de fazer a reforma agrária é mais um entrave burocrático.

Até hoje a reforma não avançou muito. Ela continua sendo um dos grandes desafios do Estado brasileiro, que tem a função de desapropriar, indenizar e distribuir as terras.

Como é a estrutura fundiária no Brasil?

A estrutura fundiária no Brasil é definida pela Lei nº 4.504/1964. Ela estabelece os tipos de propriedade rural existentes no Brasil. No caso:

  • Pequena propriedade rural: é aquela explorada mediante o trabalho pessoal do proprietário e de sua família, com área máxima de 4 módulos fiscais.
  • Média propriedade rural: é aquela que possui área superior a 4 e inferior ou igual a 15 módulos fiscais, e é explorada com o trabalho pessoal do proprietário e de sua família, podendo empregar terceiros.
  • Grande propriedade rural: é aquela que possui área superior a 15 módulos fiscais e é explorada com a utilização de empregados assalariados, equipamentos e técnicas modernas de produção.

O Estatuto também define o que são latifúndios e minifúndios. Os latifúndios, de acordo com essa lei, são definidos pela área e pelo uso da terra. Assim:

  • Latifúndio de exploração: é o imóvel que possui de 1 a 600 módulos rurais e com baixo ou nenhum aproveitamento de suas capacidades físicas, econômicas e sociais. O objetivo é muitas vezes especulativo, em que o proprietário mantém a terra à espera da valorização para vendê-la.
  • Latifúndio de dimensão: propriedade com extensão maior do que 600 módulos rurais, com ou sem uso da terra.

Saiba mais sobre esse tipo de propriedade com nosso texto sobre o que são latifúndios.

Já o minifúndio é qualquer propriedade rural de área e possibilidades inferiores às da propriedade familiar. Ou seja, que tem menos de um módulo rural, que é a área de terra, medida em hectares, suficiente para garantir estabilidade econômica para o produtor.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Ele é quem vai te trazer a magia de ser aprovado e conquistar uma vaga no Prouni.

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido e que continua gratuito.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre a questão fundiária no Brasil. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.