Filosofia

As 6 principais características do Socialismo que sempre caem no Enem!

quais as principais características do socialismoquais as principais características do socialismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Socialismo é uma doutrina econômica e social que surgiu na Europa no final do século XVIII como forma de contraposição ao Capitalismo e se colocando como uma alternativa ao modelo.

Seus principais teóricos foram Karl Marx e Friedrich Engels, que influenciam diversas revoluções ao redor do mundo.

Conheças quais as principais características do Socialismo e saiba mais sobre essa ideologia.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte específica do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe uma bolsa de estudos de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

O que é o Socialismo?

O Socialismo é um sistema econômico e social cujos principais teóricos defendem o fim da propriedade privada e a socialização dos meios de produção. O objetivo é remodelar a sociedade de modo que ela se torne mais justa e igualitária.

As primeiras teorias socialistas surgiram no final do século XVIII, no mesmo período em que ocorreu a Revolução Industrial. Em grande parte, elas são uma resposta aos problemas que existiam à época no mundo do trabalho das fábricas.

Apesar de todos os benefícios produtivos, a Revolução Industrial também promoveu:

  • Insalubridade no trabalho;
  • Aumento da carga horária, que podia chegar a 18h de trabalho;
  • Baixos salários;
  • Poluição das cidades e prejuízos sanitários.

Além disso, fixou duas classes sociais distintas: os patrões e os empregados, que na teoria marxista são chamados de burgueses e proletários, respectivamente. 

Ou seja, aqueles que possuem os meios de produção (burgueses) e os que vendem sua força de trabalho (proletariado).

Assim, o Socialismo é um conjunto de teorias que buscam modificar a situação econômica e tudo que se relaciona a ela. Isso quer dizer mudar tudo que surgiu a partir da Revolução Industrial e que pode estar relacionado com o Capitalismo.

Para entender melhor como isso seria feito, vamos ver quais as principais características do Socialismo.

Quais as principais características do Socialismo?

O Socialismo não é um fenômeno único. Ou seja, existem muitas teorias socialistas, mas elas possuem características principais em comum, que vamos ver quais são.

1 – Dirigismo estatal

Os socialistas defendem que o Estado esteja à frente da economia, dirigindo-a através de intervenções constantes nas relações de trabalho e no modo de produção e distribuição da riqueza. 

Assim, o Estado é quem estipula as metas, define horários, salários e preços, o que leva a outra das principais características do Socialismo: a economia planificada.

2 – Economia planificada

É um tipo de sistema em que o investimento, a produção e a alocação de bens de capital ocorrem em conformidade com planos econômicos para toda a economia

No caso socialista, os planos eram feitos de maneira centralizada, ou seja, não há liberdade de mercado. Os meios de produção são postos a serviço dos objetivos do governo.

3 – Abolição das classes

O Socialismo prega a supressão de classes sociais, uma vez que elas são frutos do Capitalismo, que deve ser superado.

A ideia socialista indica que chegará o momento em que o proletariado tomará o poder e irá estabelecer novas formas de relação econômica, sem exploração entre classes.

4 – Fim da propriedade privada

Quando perguntamos quais as principais características do Socialismo essa é uma das primeiras que são ditas. Os teóricos do Socialismo defendem que os meios de produção devem ser socializados, em vez de estarem sob a posse de alguém ou algum grupo. Segundo os socialistas, os meios de produção devem pertencer a todos.

5 – Distribuição de renda

Significa que a produção realizada pela sociedade deve ser igualmente distribuída entre as pessoas. Isto é, feito pelo Estado, que é o diretor da economia e busca eliminar a desigualdade social.

6 – Busca pela superação do Capitalismo

Como vimos, o Socialismo deseja superar o Capitalismo. Isso precisa ser bem entendido. Muitas pessoas entendem que o Socialismo é anticapitalista, mas as coisas não são bem assim.

A variante marxista, por exemplo, defende que o Capitalismo é importante para que a riqueza seja produzida e disseminada

Contudo, essa mesma variante acredita que o capitalismo será superado naturalmente dadas as suas contradições. Por exemplo, a concentração da riqueza na mão de poucos, ainda que todos participem de sua produção.

Isso ocorrerá quando houver a revolução proletária, que vai promover a dissolução da propriedade privada (uma das bases do Capitalismo) e a socialização dos bens de produção e as riquezas construídas na era capitalista.

Assim, não se busca eliminar o Capitalismo por decreto, mas dirigi-lo para uma forma igualitária de economia.

Ei! Agora que conhece as 6 características, que tal praticar com os melhores exercícios sobre socialismo?

Quais são as correntes do Socialismo?

Agora que já vimos quais as principais características do Socialismo, vamos conhecer suas correntes principais.

Existem duas vertentes mais conhecidas do Socialismo: a utópica e a científica. Esses nomes foram dados por Karl Marx, que teorizou o Socialismo Científico e entendia que os socialistas anteriores a ele esperavam algo que não iria acontecer nunca.

Por isso, para entender bem quais as principais características do Socialismo, leia nosso texto sobre as ideias de Karl Marx.

Quais as principais características do Socialismo Utópico?

Os principais nomes do Socialismo Utópico foram: Claude de Rouvroy, Charles Fourier e Robert Owen.

Eles defendiam principalmente:

  • Combate às desigualdades;
  • Reforma do Capitalismo e não sua superação;
  • Conciliação entre classes;
  • Distribuição de riquezas;
  • Cooperação nas relações de trabalho.

O que Marx achava impossível de acontecer era a reforma do Capitalismo. Para ele, somente com a sua superação seria viável ter um Socialismo.

Quais as principais características do Socialismo Científico?

O nome “Socialismo Científico” é usado para designar a análise socialista baseada em leis históricas e a investigação na história dos elementos econômicos que dão base às sociedades.

Suas principais características são:

  • Defesa da superação do Capitalismo;
  • Busca da abolição das classes sociais;
  • Abolição da propriedade privada;
  • Divisão da sociedade em base e superestrutura, em que a base são as forças produtivas e o modelo econômico e a superestrutura são os elementos que a justificam.

O Socialismo Real, que foi realizado no Leste Europeu e em grande parte da Ásia, foi a tentativa de aplicar a teoria do Socialismo Científico. Contudo, a experiência se mostrou muito complicada, com a necessidade de uso da força e a promoção de perdas de liberdades e direitos.

Você pode conhecer melhor sobre essa tentativa de socialismo com o nosso texto sobre a Revolução Russa.

Países que adotaram o Socialismo

Muitos países adotaram o Socialismo como regime econômico ao longo do século XX. Entre eles, estão:

  • Rússia;
  • China;
  • Cuba;
  • Vietnã;
  • Coreia do Norte;
  • Iugoslávia;
  • Tchecoslováquia;
  • Alemanha oriental e
  • Polônia.

Apenas Cuba, China e Coréia do Norte permanecem com características de Socialismo na política e na economia. A maior parte das nações adotou a democracia liberal como regime.

Diferenças entre Socialismo e Capitalismo

Agora que vimos quais as principais características do Socialismo, fica mais fácil saber o que o torna diferente do seu rival econômico: o Capitalismo.

Diferente do Capitalismo, o Socialismo defende o fim da propriedade privada dos meios de produção e a sua coletivização. Assim, o capital não pertenceria a grupos, mas a tod a sociedade.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Com isso, pretende-se promover a igualdade entre as pessoas, já que não haveria o acúmulo de riquezas para diferenciá-las. Deste modo, a sociedade não seria mais dividida entre classes.

Agora que você já sabe quais as principais características do Socialismo, não deixe de testar seus conhecimentos com nossa lista de exercícios sobre essa ideologia.

Contradições e críticas que o Socialismo sofre

O Socialismo sofreu críticas de diversos ramos filosóficos e econômicos, principalmente na sua versão rígida, conhecida como Marxismo Ortodoxo.

Nessa versão, os autores enxergam a base material como a única coisa que realmente é verdadeira. Ou seja, tudo o que existe tem a função de justificar a estrutura econômica de exploração.

A religião, a arte, o Direito e até mesmo o Estado são meras forças construídas pelos poderosos para difundir a visão de mundo burguesa e manter a situação das classes sempre a mesma.

Os adeptos da Filosofia Clássica apontam o reducionismo econômico dessa teoria, e mostram que as áreas da vida são independentes, ainda que haja ligação entre elas. Eles também criticam o materialismo e defendem uma concepção metafísica do mundo.

Criticam também a ideia marxista de que a sociedade vai se tornar comunista de maneira necessária, retirando a liberdade humana dos eventos e as opções de modelos diversos.

Crítica econômica ao Socialismo

Do ponto de vista econômico, alguns teóricos passaram a apontar um problema fundamental do socialismo que seria o “problema do cálculo econômico”.

Essa terminologia foi usada pela primeira vez pelo economista Ludwig Von Mises em um de seus papers intitulado “O Cálculo Econômico sob o Socialismo” que foi publicado em 1920, pouco depois da Revolução Russa

O texto era basicamente uma tese de doutorado que explicava porque a União Soviética estava, invariavelmente, destinada ao fracasso. Em 1991, 2 anos após a queda do Muro de Berlim e 70 anos após o estudo ter sido publicado, as previsões de Mises se confirmaram com o desmanche do bloco soviético.

Resumidamente, a justificativa do economista para permanecer pessimista sobre a economia soviética era que o modelo ignorava as leis básicas da economia. Entre elas, uma em especial: a Lei da oferta e da demanda.

O cálculo econômico a que Mises se refere, se trata da maneira como os preços são criados. Por exemplo, imagine que você quer vender seu celular antigo. Você oferece um preço, o seu comprador oferece outro, vocês negociam, e chegam a um preço acordado por ambas as partes. No modelo socialista, isso não existe.

Como a economia socialista é planificada e planejada, então um ente acaba decidindo o preço de tudo. O problema é que não tem como uma única pessoa ou grupo de pessoas ter todas as informações necessárias para precificar todas as coisas. 

Ou seja, o planejamento central mata o sistema de preços e sem o sistema de preços, não tem como haver planejamento. A partir daí começa o ciclo vicioso de contradições.

Crítica Social ao Socialismo

Invariavelmente, como o socialismo é um sistema sócio econômico, ele sofrerá críticas dos dois campos e algumas das principais críticas sociais que o socialismo sofre, é sobre a sua premissa de igualdade. 

Se voltarmos em quais as principais características do socialismo, vamos nos lembrar de abolir as classes sociais, acabar com a propriedade privada e distribuir a renda. Contudo, se formos adiante neste raciocínio chegamos ao seguinte cenário:

Se não há mais classes, nem propriedade privada, então todas as pessoas são igualmente donas de tudo e recebem igualmente os lucros gerados. Agora, pense bem, é possível (ou sequer eficiente) que todas as pessoas sejam donas de uma mesma fábrica

Provavelmente isso ia terminar em uma gigantesca confusão. O que aconteceria, inevitavelmente, seria que algumas pessoas seriam escolhidas para gerir as fábricas e o mesmo ia acontecer com todos os setores da sociedade. 

Mas isso por si só geraria desigualdades. As pessoas são diferentes por natureza e cada um tem a sua própria opinião sobre o que é mais ou menos importante. 

A partir do momento que essas opiniões conflitarem, alguém vai ter que decidir o que será feito. Quando esse momento chega, percebemos uma quantidade desigual de poder de decisão. Assim, o sistema socialista falharia em extinguir as desigualdades, pois uns teriam mais poder que os demais.

Essas são algumas críticas que o socialismo recebe. Você concorda com elas? Deixe nos comentários.

O Beduka te conecta à faculdade!

Você tem interesse em se aprofundar no estudo da Economia? O melhor caminho é ingressar em uma faculdade com um curso na área.

Com a ajuda do Beduka tudo se torna mais fácil.

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre quais as principais características do Socialismo até o final!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.