Biologia

Quais os órgãos do Sistema Respiratório? Entenda cada etapa da respiração e se prepare para o vestibular

quais os órgaos do sistema respiratórioquais os órgãos do sistema respiratório
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você sabia que um adulto em repouso respira de 12 a 18 vezes por minuto? Pois é! Realizamos esse movimento de forma tão mecânica que sequer damos conta do que estamos fazendo. 

A respiração consiste em captar o oxigênio do ar para os pulmões, que em seguida entrará na corrente sanguínea para ajudar no bom funcionamento de nossos tecidos e órgãos.

Neste resumo, você aprenderá quais os órgãos do sistema respiratório, suas funções, as principais doenças respiratórias e como o assunto é cobrado nos principais vestibulares do Brasil. Bons estudos!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Estudando Biologia para o Enem? Depois de aprender quais os órgãos do sistema respiratório, treine com o Simulado Beduka do Enem. Ele é 100% gratuito e personalizável, acesse agora!

Quais os órgãos do sistema respiratório?

O sistema respiratório é formado pelo conjunto de órgãos responsáveis pela respiração.

A respiração nada mais é do que o processo de trocas gasosas com o meio externo através de superfícies respiratórias. Os gases mais importantes para a respiração são o gás carbônico (CO2) e o oxigênio (O2)

As trocas gasosas são realizadas por difusão, isto é, pelo movimento passivo de moléculas de onde estão mais concentradas para a região onde estão menos concentradas.

Vale ressaltar que o sistema respiratório é intimamente ligado ao sistema circulatório, pois é através dele que o organismo é abastecido de oxigênio e dispensa o gás carbônico restante do metabolismo das células. E o sistema circulatório é responsável por levar o oxigênio para elas.

Nos seres humanos, o sistema respiratório inclui os seguintes órgãos:

  • Narinas e Fossas Nasais;
  • Faringe;
  • Laringe;
  • Traqueia;
  • Brônquios e Bronquíolos;
  • Alvéolos Pulmonares;
  • Diafragma e Músculos Intercostais;
  • Pulmões.

Confira nosso resumo completo sobre a Fisiologia do Sistema Respiratório aqui!

Agora acompanhe a jornada do ar em nosso corpo desde sua entrada até chegar aos pulmões e aprenda quais os órgãos do sistema respiratório de forma simplificada!

Narinas e Fossas Nasais

As narinas são o principal meio de entrada do ar no organismo humano. Nas fossas nasais (também chamadas de cavidades nasais) o ar é aquecido, umedecido e filtrado. 

As cavidades do nariz são revestidas de cílios e cobertas por muco. De forma resumida, elas podem ser divididas em três regiões: o vestíbulo, a área respiratória e a área olfatória. Entenda melhor:

  1. Vestíbulo: é a parte anterior e dilatada das fossas nasais. Essa parte se comunica com o meio exterior. 
  1. Região respiratória: compreende a maior parte das fossas nasais. É revestida por um epitélio ciliado pseudo-estratificado, intercalado com células secretoras de muco.
  1. Região olfatória: corresponde à parte superior das fossas nasais. Essa área é rica em células olfatórias e quimiorreceptores de olfação.

Faringe

Em seguida, o ar inspirado pelas narinas ou pela boca, passa pela faringe antes de chegar à laringe. 

A faringe é um tubo de aproximadamente 15 cm de comprimento que começa logo depois das fossas nasais e termina na laringe e no esôfago. 

Este órgão serve de passagem tanto para o alimento quanto para o ar e termina em um tubo curto, a laringe. Dessa forma, podemos dizer que é uma cavidade comum tanto ao sistema digestório quanto respiratório.

Está curtindo saber quais os órgãos do sistema respiratório e suas funções? Ainda temos muitos órgãos pela frente!

Laringe

Depois de passar pela faringe, o ar inspirado vai para a laringe onde será conduzido até a traquéia. 

A laringe é um segmento flexível que desempenha um papel importante no trato respiratório, pois permite que o ar passe através dela, impedindo que alimentos e bebidas bloqueiem as vias aéreas.

Além disso, também é o local onde as cordas vocais se localizam. As cordas vocais são capazes de emitir sons durante a passagem de ar, sendo essenciais para a fala.

Traqueia 

Enfim, o ar inspirado chega à traqueia. Este órgão é um tubo que conduz o ar que vem da laringe e se bifurca em sua região inferior, dando origem aos brônquios.

A traquéia é formada por anéis cartilaginosos e apresenta epitélio ciliado com glândulas que produzem muco. As impurezas se aderem ao muco e os cílios removem o muco com impurezas em direção à faringe. 

Depois de descobrir quais os órgãos do sistema respiratório, leia também nosso resumo completo sobre o que é a traqueia!

Brônquios e Bronquíolos 

Após passar pelas ramificações da traqueia, o ar chega aos brônquios. 

Os brônquios são duas ramificações da porção final da traqueia que adentram nos pulmões. Os bronquíolos, por sua vez, são ramificações cada vez mais finas dos brônquios que terminam nos alvéolos pulmonares. 

Alvéolos 

Finalmente o ar inspirado chega aos alvéolos pulmonares. 

Essas estruturas são pequenos sacos constituídos por células epiteliais achatadas e cobertos por capilares sanguíneos. É neste local onde ocorre o processo mais importante da respiração: a hematose pulmonar.

A hematose consiste na troca de gás carbônico do sangue pelo oxigênio captado do ambiente. Entenda como ela acontece:

  1. O oxigênio que entra no sangue combina-se com a hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias.
  1. Em seguida, nos tecidos, a oxiemoglobina perde oxigênio, que sai do sangue e entra nas células. 
  1. Por fim, o gás carbônico sai da célula e passa para o sangue.

Após ler esse resumo sobre quais os órgãos do sistema respiratório, que tal entender como o oxigênio e o gás carbônico circulam pelo nosso corpo? Aprenda aqui!

Diafragma e Músculos Intercostais 

Outras estruturas fundamentais no sistema respiratório são o diafragma e os músculos intercostais.

Isso porque a entrada e saída de ar nos pulmões depende da diferença entre a pressão atmosférica e a pressão intrapulmonar (dentro dos pulmões) que é criada pela ação dos músculos respiratórios (intercostais e diafragma).

Aprenda como os movimentos de inspiração e expiração acontecem:

Inspiração (entrada do ar)

  1. O diafragma se contrai e abaixa. Ao mesmo tempo, as costelas se elevam e a caixa torácica se expande. 
  1.  Com mais espaço ao redor, os pulmões se distendem.
  1. Com o aumento do volume dos pulmões a pressão interna cai e o ar é inalado com facilidade.

Expiração (saída do ar)

  1. O diafragma relaxa e sobe. As costelas abaixam e a caixa torácica diminui de tamanho.
  2. Espremidos, os pulmões se contraem.
  1. Com a redução do volume, a pressão dentro dos pulmões aumenta e o ar é empurrado de volta pelas vias respiratórias e é exalado.

Pulmões

Por fim, chegamos ao órgão mais importante e também mais lembrado quando pensamos “quais os órgãos do sistema respiratório”.

Os pulmões são dois órgãos de formato piramidal, consistência esponjosa e que medem mais ou menos 25 centímetros de comprimento. 

Eles ficam localizados dentro da caixa torácica (estrutura óssea que protege os pulmões e o coração) e são revestidos externamente por uma membrana chamada pleura. A pleura é uma membrana transparente e fina. 

A parte interna é chamada de pleura visceral e está ligada à superfície pulmonar, já a parte externa é chamada de pleura parietal e está ligada à parede da caixa torácica.

Os pulmões humanos são divididos em segmentos chamados de lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três.

Além disso, o pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo, é também um pouco mais curto, já que o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. 

O pulmão esquerdo, por sua vez, apresenta uma concavidade, que é a incisura cardíaca.

A base de cada pulmão fica apoiada no diafragma, estrutura que separa o tórax do abdome, que, juntamente com os músculos intercostais, realiza os movimentos respiratórios. 

No espaço intermediário das pleuras há um reduzido espaço, ocupado por um líquido lubrificante secretado pela pleura, este líquido é o que mantém juntas as duas pleuras, fazendo com que elas deslizem (reduzindo o atrito) durante os movimentos respiratórios

Quais são as principais doenças respiratórias?

Depois de entender quais os órgãos do sistema respiratório e suas funções, é importante que você conheça as principais doenças que acometem as vias respiratórias:

  • Enfisema pulmonar: perda da elasticidade do tecido pulmonar em função da excessiva dilatação e destruição dos alvéolos (causada pelo tabagismo).
  • Asma: doença inflamatória crônica das vias aéreas, que resulta na redução ou obstrução do fluxo de ar.
  • Edema pulmonar: acúmulo de líquido nos pulmões levando à insuficiência respiratória.
  • Bronquite: inflamação das vias respiratórias associadas a infecções virais ou bacterianas (aguda).

Agora teste o que aprendeu com nossa lista de exercícios sobre Sistema Respiratório! 

Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo sobre quais órgãos do sistema respiratório e suas funções.

Como os órgãos do sistema respiratório são cobrados no vestibular?

Para entender tudo sobre quais os órgãos do sistema respiratório, é essencial saber como o assunto é cobrado nos vestibulares. Por isso, trouxemos para você 2 questões sobre o tema. 

Resolva os exercícios e depois veja o gabarito comentado no final!

Questão 1 – (IFSC

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Sobre o sistema respiratório, assinale a alternativa correta.

a) As trocas gasosas se dão entre o ar alveolar e o sangue contido nos capilares. O sangue proveniente dos tecidos é rico em oxigênio e pobre em gás carbônico. O ar alveolar é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio.

b) Cada brônquio ramifica-se inúmeras vezes e origina traqueias progressivamente menos calibrosas, até se formarem os bronquíolos terminais. Estes, por sua vez, terminam em bolsinhas, de parede extremamente delgada, os alvéolos pulmonares.

c) As fossas nasais (ou cavidades nasais) e a boca são os locais de entrada do ar que se dirige ao nosso sistema respiratório. O ar que entra pelas fossas nasais é filtrado, umedecido e aquecido, antes de ir para a traqueia. Os cílios que revestem o epitélio das fossas nasais retêm partículas de sujeira e microrganismos que existem no ar.

d) A entrada de ar nos pulmões, a expiração, se dá pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas se elevam, o que aumenta o volume da caixa torácica, forçando o ar a entrar nos pulmões.

e) A faringe tem importante função ao impedir a entrada de alimento nas vias aéreas inferiores e garantir a fonação. No homem, é formada por nove peças de cartilagem.

Questão 2 – (PUC-Minas

As trocas gasosas no pulmão humano, em condições normais, ocorrem:

a) nos alvéolos.

b) nos bronquíolos.

c) nos brônquios.

d) na traqueia.

e) na laringe.

Gabarito comentado

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) As fossas nasais (ou cavidades nasais) e a boca são os locais de entrada do ar que se dirige ao nosso sistema respiratório. O ar que entra pelas fossas nasais é filtrado, umedecido e aquecido, antes de ir para a traqueia. Os cílios que revestem o epitélio das fossas nasais retêm partículas de sujeira e microrganismos que existem no ar.

Essa alternativa apresenta todas as afirmações corretas a respeito do sistema respiratório.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) nos alvéolos.

Como vimos neste resumo sobre quais os órgãos do sistema respiratório, as trocas gasosas (hematose) acontecem nos alvéolos.

Quer praticar com mais questões do Enem? Treine com o Simulado Beduka do Enem!

Com ele você aprende praticando com questões de anos anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

A seguir temos uma oportunidade incrível que pode mudar sua vida, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade. 

Siga o Beduka nas redes sociais: 

No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem, no TikTok você se diverte aprendendo e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre quais os órgãos do sistema respiratório.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.