História

Quais cidades já foram capitais do Brasil? Conheça as 3 sedes políticas da história do país

quais cidades ja foram capitais do brasilquais cidades ja foram capitais do brasil

A capital é uma cidade onde está estabelecida a sede do governo de uma nação soberana. É nela que ficam os órgãos da administração e dos poderes que regem o país e representam o povo.

O Brasil teve três capitais desde que foi descoberto pelos portugueses, definidas assim em função de alguns interesses.

Neste artigo, você vai conhecer quais cidades já foram capitais do Brasil e o motivo por trás da construção delas. 

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe um desconto de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

O que é uma capital?

Antes de conhecermos quais cidades já foram capitais do Brasil, precisamos entender o que é uma capital.

A palavra vem de caput, que significa cabeça em latim. Por analogia, a capital de um país é a cabeça dele, ou seja, o centro de comando. É nela que estão os órgãos principais para governar e administrar uma localidade.

Além disso, ela pressupõe a soberania de um lugar. Somente países independentes possuem capitais no sentido mais estrito do termo.

Porém, é possível usá-la em sentido mais amplo, para cidades que se tornaram referências em alguns assuntos. Por exemplo, Milão é a capital da moda, mas não é a capital da Itália.

Quais cidades já foram capitais do Brasil?

Agora que já sabemos o que é uma capital, vamos ver quais foram as cidades que estiveram nesse posto durante a história do Brasil.

Porém, precisamos fazer uma ressalva. Quando a colonização portuguesa se iniciou no território que forma hoje nosso país, ele foi dividido em diversos estados. Cada um deles possuía uma capital própria.

Os estados eram:

  • Estado do Brasil;
  • Estado do Maranhão;
  • Estado do Grão-Pará.

Você pode aprender mais sobre isso lendo nosso artigo sobre as Capitanias-Hereditárias do Brasil.

Houve alguns momentos também em que existiu a divisão entre norte e sul, que também possuíam capitais próprias.

As cidades que vamos listar aqui são as capitais do Estado do Brasil, que englobou os outros estados após a sua independência de Portugal em 1822. 

Salvador: a primeira capital do Brasil

Salvador foi capital do Estado do Brasil desde sua fundação em 1549 até 1763. Ela também foi sede do vice-reinado português do Brasil.

Quando os portugueses começaram a colonização, o território foi dividido em capitanias-hereditárias. Elas eram vastos pedaços de terra, entregues a membros da pequena nobreza para promover a presença portuguesa na região.

Uma delas era a capitania da Bahia de Todos os Santos, entregue a Francisco Pereira Coutinho, que entrou em conflito com os índios tupinambás e foi morto na Ilha de Itaparica após um naufrágio que sofreu.

O rei D. João III, então, a comprou de volta da família de Coutinho e enviou um governador geral para o Estado do Brasil.

O cargo foi ocupado primeiro por Tomé de Souza, que tinha a função de guerrear contra os tupinambás e construir uma cidade fortaleza para ser a sede do governo. Foi assim que Salvador entrou na lista de quais cidades já foram capitais do Brasil. 

Ela permaneceu no posto enquanto o açúcar plantado na região esteve em alta e perdeu quando metais preciosos foram encontrados em Minas Gerais.

Teste seu conhecimento sobre quais cidades já foram capitais do Brasil com nossa lista de exercícios sobre o Brasil Colonial.

Rio de Janeiro: capital do império

O Rio de Janeiro dividiu o posto de capital do Estado do Brasil com Salvador durante alguns anos, pois ele era a capital da repartição do sul do Estado. Contudo, a sede do governo só foi de fato transferida em 1763, durante o governo do Marquês de Pombal.

Isso aconteceu porque o Rio era mais próximo de Minas Gerais, de onde saía a maior riqueza da época: os metais preciosos. Tornou-se dessa forma o principal porto das Américas.

Com a chegada da família real portuguesa em 1808, o Rio de Janeiro se consolidou como a capital do império português. Em 1815, o Brasil foi elevado a reino unido de Portugal e deixou de ser uma simples colônia.

Assim, entre as cidades que já foram capitais do Brasil, o Rio de Janeiro foi a primeira a ser capital de um Brasil autônomo

Após a independência em 1822 e a anexação dos outros estados no decorrer do processo, o Rio passou a ser o centro de um Brasil independente e com um vasto território.

Permaneceu como sede do governo central mesmo após a proclamação da república em 1889, ainda que muita gente fosse a favor da mudança, o que só aconteceu em 1960.

Saiba como foi a independência do Brasil e como isso trouxe transformações, entre as quais, as cidades que já foram capitais do Brasil.

Brasília: capital da modernidade

Brasília foi construída para ser capital, assim como Salvador. Desde o império já se pensava em deixar a capital no interior do país, para criar uma maior integração nacional e também forçar a povoação da região.

Até então, o Brasil concentrava sua população no litoral, onde estavam as principais cidades do país.

Com a proclamação da república, ficou estabelecido que a capital seria construída em alguns anos no interior. Mas isso só foi realizado em 1960, como meta do governo de Juscelino Kubitschek, que assumiu a presidência em 1956.

Brasília foi construída para ser a imagem da modernização do Brasil, que era o objetivo do presidente. Seus prédios governamentais foram desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Está por dentro de quais cidades já foram capitais do Brasil? Saiba que esse assunto interessa bastante aos cientistas políticos, descubra o que eles fazem.

Curiosidades sobre as cidades que já foram capitais do Brasil

Em 2010, Salvador ocupava o 18º lugar no ranking de IDH entre as capitais brasileiras e ficou de fora da lista dos 100 municípios do Brasil com os maiores índices de desenvolvimento humano.

Quando a família real mudou-se para o Brasil no começo do século XIX, os baianos tentaram retomar o título de capital do Estado do Brasil, a fim de tornar Salvador a capital do império português.

Brasília é conhecida pelo belo pôr-do-sol do cerrado e pelos ipês que compõem a cidade. 

Existe também um acordo tácito entre a população de Brasília para que não se use a buzina no trânsito.

O Rio de Janeiro ainda é visto como a capital cultural do Brasil. Lá são produzidas as principais obras cinematográficas e artísticas do país.

Além de saber quais cidades já foram capitais do Brasil, veja um resumo sobre a região Nordeste, onde fica Salvador.

Saiba como funciona a transferências de capitais

Pela constituição federal de 1988, o Congresso Nacional pode transferir a capital do país, com a aprovação do presidente, para outra cidade.

Isso já aconteceu algumas vezes. Em 1992, o Rio de Janeiro voltou a ser capital do país entre os dias 03 e 14 de junho durante a realização da Eco-92, uma conferência da ONU para tratar sobre o meio ambiente.

Em 15 de novembro de 2017, houve a transferência para Itu. Esta cidade acolheu em 1873 a Convenção Republicana, que criou o Partido Republicano Paulista e estabeleceu os meios de ação para fundar a república no Brasil e realizar outras reformas, como a abolição da escravatura.

Bom, como vimos, foram muitas mudanças na história do nosso país, que trouxeram muitas coisas novas.

Sabe o que pode ser nova também? A sua vida com um curso de nível superior!

E nós estamos aqui para te ajudar!

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Esperamos que tenha entendido quais cidades já foram capitais do Brasil. Bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.