Profissões

O que faz um cientista político? Fique por dentro do seu mercado de trabalho, remuneração e áreas de atuação!

o que faz um cientista políticoO que faz um cientista político?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Alguns são fãs, outros têm raiva… mas é certo que a política é uma área muito importante da nossa vida. Ela está presente em toda a estrutura da nossa cidade, então não há nada mais justo que haver um profissional dedicado a estudá-la. Esse é o cientista político, que atua de diversas maneiras no mercado. Descubra o que faz um cientista político e como se tornar um!

Quem quer entender mesmo o que faz um cientista político precisa conhecer todos os aspectos da profissão. Por isso, fizemos um artigo completo. Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quer saber qual profissão combina mais com você? Faça o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil, e conheça as áreas que mais se encaixam com suas habilidades naturais. É gratuito!

O que é Ciência Política?

A Ciência Política é a área das Ciências Humanas que tem a política como objeto de estudo. Parece óbvio, eu sei. Mas para entender a importância e a utilidade dessa profissão, vamos começar lembrando o que significa política.

Segundo a cientista política belga Chantal Mouffe, a política é o conjunto das instituições e das práticas que criam uma ordem social.

Isso significa que a ciência política é a área de pesquisa, análise e descrição das instituições em vigor na sociedade, suas consequências e seu papel na ordem social.

É através dela que conhecemos:

  • as formas de disputa do poder e do exercício dele,;
  • a relação dos cidadãos com o Estado;
  • o que é cidadania;
  • as formas de governo;
  • o papel de cada ator político, etc.

Curiosamente, o estudioso da Ciência Política também é conhecido como politólogo. Então vamos logo entender o que faz!

O Beduka Bolsas te ajuda a entrar na faculdade e fazer o curso dos seus sonhos.

O que faz um cientista político? Veja como ele pode atuar

Basicamente, o politólogo tem três formas de atuação ao trabalhar com seu objeto de estudo:

  • Ciência descritiva: análise das relações de poder meramente descritiva. Neste modo de pesquisa, o cientista apenas coleta dados do funcionamento da política de determinada sociedade, época e local.
  • Teoria Política: a teoria é uma observação mais complexa que tenta explicar a política e os motivos dela ser o que é.
  • Ciência política comparada: a partir da comparação entre os dados coletados da descrição, o politólogo forma conceitos gerais sobre a política.

Isso tudo exige um grau de leitura muito grande em várias áreas. Portanto, além de saber como estudar ciência política, o politólogo precisa conhecer bastante de História, Sociologia, Economia e Filosofia.

Graças a isso, o perfil ideal do estudante de Ciência Política é o de quem já tem o hábito de ler, principalmente textos da área de Humanas.

Com os dados de seus estudos, ele pode prestar diversos tipos de serviços à sociedade e ajudar as pessoas nas tomadas de decisão com relação à política.

Agora você deve estar se perguntando o que faz um cientista político no mercado de trabalho. Vamos descobrir!

Como é o mercado de Ciência Política no Brasil?

No Brasil, a Ciência Política é um mercado em expansão, que acompanha o oferecimento de cursos na área.

Já as atividades que te permitem atuar no mercado dos cientistas políticos são quatro:

  • Pesquisa;
  • Ensino;
  • Assessoria;
  • Consultoria.

A pesquisa e a docência são realizadas nas universidades ou em institutos voltados para a política e assuntos que se relacionam com ela, como a economia. 

Nos campos da assessoria e da consultoria, o cientista político pode auxiliar nas tomadas de decisão de políticos, conselheiros ou administradores públicos.

A seguir, vamos ver com mais detalhes as opções de mercado do cientista político!

O que um cientista político faz na Política?

A política prática é o campo de excelência do cientista político. Nela, ele tem a função de analista e faz observações sobre a realidade política, os conflitos em torno dela, a formação de identidades políticas etc.

O que um cientista político faz na Administração?

A administração em que o cientista político atua é a administração pública. Para ingressar nela, terá de prestar concurso público e irá compor o conjunto de agentes que fazem a gestão de certas áreas da sociedade, como a educação.

O que um cientista político faz nas Relações Internacionais?

As RI, como também é conhecida essa área, é parte da política externa de uma nação. Ao trabalhar neste meio, o cientista político faz mediação entre nações

Ele auxilia no entendimento comercial, social e econômico das partes envolvidas. Também pode representar o interesse de entidades políticas – uma cidade, por exemplo – ou de empresas internacionais.

O que um cientista político faz na Assessoria Política?

Neste âmbito, o politólogo presta serviços de assessoria aos membros dos três poderes. Ele pode trabalhar no gabinete de vereadores, deputados, prefeitos, governadores etc.

O que um cientista político faz na Consultoria?

O cientista político que trabalha com consultorias analisa os problemas da sociedade e apresenta soluções mediante as condições do poder responsável.

O que um cientista político faz na Docência?

Na docência, o cientista político ensina, “dá aula” por assim dizer. Não existe curso de licenciatura em Ciência Política no Brasil, pois ela não é uma disciplina escolar. Os professores desta área trabalham em instituições de ensino superior.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O que um cientista político faz na Economia Política?

Aqui, o cientista político faz planejamentos e consultorias para entidades públicas ou privadas. Ele analisa os impactos econômicos sobre os cidadãos e propõe caminhos para as atividades econômicas, principalmente acerca da interferência do Estado sobre elas. Claro, sempre levando em conta os objetivos de seus clientes também.

Quando você terminar de ler o que faz um cientisita político, leia nosso texto sobre políticas econômicas e entenda mais sobre isso!

Agora chegamos à pergunta que não quer calar…

Quanto ganha um cientista político?

O salário de um politólogo pode variar entre R$ 1.300,00 e R$ 5.600,00. Porém, a remuneração dos cientistas políticos depende da área de atuação

Isso acontece com a maioria dos profissionais, porque o nível de formação e a importância do setor também influencia no valor do trabalho e do salário.

Como exemplo, podemos destacar que um cientista político que atua como professor universitário ganha um salário diferente de um que atua como assessor.

Além disso, existem as áreas dentro do Estado que são divididas entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Tudo isso também faz variar!

Como eu posso me tornar um cientista político?

A resposta é simples: fazendo faculdade! Mas nem sempre foi assim e não é qualquer graduação não. Olha só:

A Ciência Política demorou um pouco a fazer parte dos cursos universitários no Brasil. A primeira iniciativa aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais, com estudos publicados em uma revista acadêmica na década de 1960.

Ela deu origem a um curso de pós-graduação na UFMG. De igual modo aconteceu na USP (Universidade de São Paulo).

Assim, o caminho para se tornar um cientista político é principalmente com cursos de pós-graduação.

Para quem desejar seguir este caminho, as opções principais são os programas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Recentemente, algumas universidades abriram cursos de graduação, como formação na modalidade de bacharelado. São elas:

  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fundação Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA (UNIPAMPA)
  • Centro Universitário UNIBTA

Como estudar Ciência Política com a ajuda do Beduka?

Eu imagino que você tenha gostado  de saber o que faz um cientista político, afinal, leu até aqui! Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades e o que se aprende nelas, vamos te ajudar a ingressar em uma.

Como vimos, essas instituições podem ser tanto públicas quanto particulares. E o meio principal para conquistar uma vaga nelas é o Enem.

Quando o assunto é Enem, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te ajuda a treinar para a prova.

É o Simulado Enem do Beduka, uma prova feita com questões das edições antigas do Enem para te ajudar a tirar uma nota alta!

Nosso simulado é adaptável também. Se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?

Além disso, ele utiliza o mesmo método de correção da banca do Enem. O Método TRI. Deste modo, simula a nota que você tiraria no exame, caso ele fosse aplicado hoje.

O cronograma do Enem está sendo divulgado, caso você queira saber como fazer o pagamento do Enem em primeira mão, acompanhe o Beduka.

Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem.

Obrigado por ler até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.