Redação

Como estudar Redação? 5 dicas infalíveis para tentar 1000 pontos no Enem

5 dicas infalíveis de como estudar redação5 dicas infalíveis de como estudar redação
Simulado Beduka

A redação do Enem equivale a 20% da nota final. É muita coisa! Por isso, é tão importante saber como estudar redação. Mais do que isso, é preciso ter um guia. Sabendo disso, listamos alguns passos cruciais para melhorar a qualidade das suas produções textuais . Segui-los aumenta bastante as suas chances de sucesso.

Neste texto, para você que quer descobrir  como estudar redação, vamos te informar tudo que é preciso saber. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é e como funciona a Redação do Enem?
  2. Crie uma rotina de leitura
  3. Fique atento ao manual do candidato
  4. Treine utilizando propostas de redação
  5. Memorize algumas citações coringas
  6. Amplie seu repertório sociocultural
  7. Estude em faculdades privadas com desconto

Ser bom em redação demanda tempo e prática, mas é possível acelerar esse processo. Basta utilizar o Guia Completo de Redação do Enem produzido pelo Beduka. Com auxílio, sua chance de tirar uma ótima nota cresce consideravelmente.

O que é e como funciona a Redação do Enem?

A redação do Enem é a parte dissertativa da prova, ou seja, a hora de pegar a caneta e começar a escrever. Mas não é escrever qualquer coisa e de qualquer jeito.

Pelo contrário, é hora de mostrar que você conhece a estrutura da tipologia textual dissertativa e sabe argumentar sobre determinado assunto. 

Por ser o calcanhar de aquiles de muitos estudantes, estudá-la acaba ficando para depois ou se resume a entender as regras gramaticais. 

Por isso, neste artigo sobre como estudar redação, vamos desmistificar esse bicho de sete cabeças e te ajudar a ter uma preparação tranquila e eficiente.

No Enem, a redação vale 1000 pontos e equivale a 20% da nota final. Além disso, zerá-la é motivo de desclassificação. E, acredite! Não é difícil isso acontecer.

Mas esse é o momento de aprender tudo sobre como estudar Redação. Seguindo as dicas que vamos te dar, você vai arrasar na redação de qualquer vestibular.

1- Crie uma rotina de leitura

Seu professor já deve ter dito algo parecido com: 

“Quando lemos com frequência, aprendemos as estruturas do texto. Mas geralmente nem nos damos conta disso”.

A escrita flui melhor quando lemos do que quando nos preocupamos apenas com estudar a gramática. Não que ela não seja importante, é fundamental! Mas ambas precisam andar juntas.

Ao aprender como estudar redação, você acaba tornando esse processo consciente. Assim, estará exposto, por meio da leitura, a diferentes tipos de textos, além de suas estruturas semânticas e sintáticas

Também vai poder enriquecer o seu vocabulário para utilizar mais sinônimo e não repetir tantas palavras.

Dessa forma, vai conseguir identificar essas estruturas, pesquisar sobre algo que gerar dúvida  e, consequentemente, aplicar o conhecimento adquirido em suas produções textuais.  

2- Fique atento ao manual do candidato

Cada edital tem determinada particularidade. Neste artigo, sobre como estudar Redação, optamos por apresentar o do Enem.

Ele possui 5 competências relacionadas à redação. Basicamente, elas se referem ao padrão exigido em um texto dissertativo-argumentativo.

Por esse motivo, podem te auxiliar na elaboração de uma redação para qualquer vestibular.

Veja abaixo quais são:

Competência 1: apresentar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

Competência 2: compreender o tema e não fugir do que é proposto, sendo importante demonstrar um conhecimento sociocultural amplo e domínio do texto dissertativo-argumentativo;

Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

Competência 5:  inserir na conclusão uma proposta de intervenção, ou seja, um possível método para a solução do problema abordado, é importante ter em mente que é primordial respeitar os direitos humanos.

Esses dados podem ser conferidos no portal do Mec. Lá você também terá informações mais detalhadas a respeito dessas competências. Elas são fundamentais no processo de  como se dar bem na redação do Enem. 

Para conhecer de forma mais detalhada essas 5 competências, basta acessar o artigo abaixo:

3- Treine utilizando propostas de redação

Treinar temas, tanto aqueles que já foram cobrados em provas como a do Enem quanto referentes aos últimos acontecimentos, é uma das partes mais importantes de como estudar Redação.

Fazendo isso, você vai fixar a estrutura da tipologia textual dissertativa (a que usamos para produzir uma redação) e desenvolver um conhecimento holístico

O conhecimento holístico nada mais é que um entendimento global de diversas áreas.

Beduka Bolsas Direito

De forma simplificada, é a aquisição de uma aptidão para falar sobre qualquer assunto. Ele é desenvolvido à medida que nos expomos a contextos diversificados e criamos bases argumentativas para falar sobre eles.

Sabendo da importância desses temas na hora de treinar uma produção textual, o Beduka produziu para você diversos artigos com vários deles:

4- Memorize algumas citações coringas

Vamos conversar rapidamente sobre o significado da expressão “coringa”. Ela vai ser uma parte muito importante de como estudar Redação.

Essa palavra é muito utilizada para se referir a algo que serve para tudo ou quase tudo.

Roupa coringa, sapato coringa, bolsa coringa. Enfim, aquelas peças que temos no guarda-roupa que combinam com qualquer coisa ou que utilizamos quando não sabemos o que vestir. Com certeza, você já ouviu falar dessa forma por aí.

Na redação, uma citação ajuda a melhorar o repertório do texto e dá um ar de autoridade (alguém importante da literatura, história, ciência que concorda com sua argumentação). Consequentemente, faz o avaliador ter um olhar positivo em relação ao seu texto.

É aí que muita gente cai na armadilha, inventa citações ou escreve sobre algo que lembra mais ou menos. Isso é uma cilada! Em hipótese alguma faça isso. 

As pessoas responsáveis pela correção possuem um bom currículo, podem ser da área que você escolheu a citação (literatura, por exemplo) e estão acostumadas com a esperteza de alguns alunos. 

Logo, é quase 100% certo que elas vão notar algo estranho, pesquisar e encaminhar para a coordenação avaliar a veracidade daquilo que está sendo dito.

Fora isso, hoje já existem inúmeros métodos de descobrir citações irreais e plágio, por exemplo. Os professores conhecem todas elas e os corretores também.

É quase impossível lembrar com exatidão uma citação. É aí que entram as citações coringas, elas vão servir para para vários temas ou eixos temáticos.

Nesse caso, você não deve apenas lê-las ou conhecê-las; você deve memorizá-las! No nosso plano de estudos 2022, separamos algumas delas para você:

Além disso, nele, você terá acesso a: tempo de estudo até a prova, quantas horas é preciso estudar por dia e programação semanal de matérias e conteúdos.

Depois disso, é só chegar na prova e adaptar uma das citações coringas à sua base argumentativa. 

Sabendo como estudar Redação, fica bem mais fácil seguir o caminho rumo a aprovação!

5- Amplie seu repertório sociocultural

Vai parecer loucura o que vou te falar, mas ampliar o seu repertório sociocultural vai ser a parte mais fácil e prazerosa de como estudar redação. Por isso, vamos entender o que ele é e como pode te ajudar. 

De forma simples, ele é o conhecimento que você tem em relação ao mundo e aos diversos contextos culturais e sociais. Logo, ampliá-lo está diretamente ligado à interação com o maior número de grupos e cenários diferentes.

Por exemplo, e se o tema da redação do Enem 2022 for “A dificuldade das mulheres que moram na periferia das grandes metrópoles brasileiras”, mas você não se enquadra nesse contexto?

Bom, nesse caso, será preciso ter um repertório sociocultural que ultrapasse as paredes do pequeno mundo no qual todos nós vivemos. É  aí que entram os livros, os filmes, as séries, os documentários etc.

Por meio deles, podemos conhecer, criar empatia e nos envolver com personagens, situações e lugares que não fazem parte do nosso contexto. Dessa forma, vamos conseguir falar com propriedade sobre diversos temas e desenvolver uma base argumentativa coerente sobre eles.

Estude com até 70% de desconto

A preparação para o Enem ou qualquer outra prova de vestibular costuma ser estressante e exaustiva. Nem todo mundo tem tempo e estrutura psicológica para isso. Foi pensando nisso, que o Beduka preparou uma oportunidade imperdível para você! 

Sem provas e totalmente desvinculada do Enem!

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você pode comprar bolsas de 70% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Espero que nosso artigo, sobre como estudar Redação, tenha te ajudado! Afinal, conseguir escrever bem não serve só para passar no vestibular, é um assunto que pode te ajudar em muitas circunstâncias da vida.

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador