DicasProfissões

Será que a Biomedicina combina com você? Descubra o que faz um Biomédico!

Descubra o que faz um Biomédico!Descubra o que faz um Biomédico!
Simulado Beduka

A Biomedicina é uma importante área do conhecimento responsável por pesquisar doenças humanas e suas causas e desenvolver diagnósticos e tratamentos. Neste artigo, vamos te contar o que faz um Biomédico, disciplinas do curso, média salarial da profissão e áreas de atuação!

Tem tanta coisa para conhecer e entender sobre o que faz um Biomédico! Fiz até um índice para você não perder nada. Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto é só clicar  em um dos tópicos abaixo:

Ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir? Faça o teste vocacional Raio-X do Beduka e descubra a melhor profissão para você! Ele também faz a análise das suas habilidades naturais e o do seu perfil comportamental.

O que faz um Biomédico?

A principal função de um Biomédico é atuar na pesquisa e análise de doenças humanas, suas causas e fatores. Aliando conhecimentos de Medicina e Biologia para identificar as patologias.

Outra função de um Biomédico é desenvolver e aperfeiçoar diagnósticos e tratamentos (soros e vacinas) para essas doenças. Basicamente, tem a ver com todos os processos laboratoriais.

Dessa forma, a profissão de Biomédico é de fundamental importância para o avanço e descobertas científicas no campo da saúde. Principalmente quando estamos frente a epidemias e novas doenças que podem surgir!

É comum que as pessoas confundam as carreiras de Medicina e Farmácia com a Biomedicina. Continue lendo nosso artigo sobre o que faz um Biomédico para descobrir essas diferenças!

Qual é a diferença entre Medicina e Biomedicina?

A principal diferença entre Medicina e Biomedicina é que uma atua de forma direta, executando as ações. Já a outra está por trás das cenas, analisando e melhorando os processos.

Na carreira médica, o profissional é especializado em diagnosticar e prevenir doenças, realizar procedimentos cirúrgicos e tratamentos de saúde. Então o Médico estabelece um contato direto com o paciente, atuando na linha de frente do atendimento.

Já na Biomedicina, o profissional não possui essa relação próxima com o paciente, ele atua de forma indireta. Como dissemos anteriormente, o biomédico pesquisa, analisa e otimiza os processos.

Apesar de serem profissões bem diferentes, é importante ressaltar que o trabalho colaborativo entre Médicos e Biomédicos é essencial para a promoção de avanços na área da saúde.

Qual é a diferença entre Biomedicina e Farmácia?

O curso de Farmácia também costuma ser confundido com o de Biomedicina, justamente por estudarem matérias semelhantes como bioquímica, fisiologia e anatomia humana, imunologia e microbiologia. Mas as semelhanças param por aí! 

O foco do profissional de Farmácia é a área da Química, atuando na produção e controle de qualidade de medicamentos e cosméticos.

Embora sejam profissões distintas, o Biomédico pode encontrar boas oportunidades na área farmacêutica. Isso porque seus conhecimentos sobre materiais biológicos podem contribuir com o desenvolvimento de novos medicamentos.

Agora que você já sabe o que faz um Biomédico e o que difere a Biomedicina das carreiras de Medicina e Farmácia, só falta saber como se tornar um Biomédico!

Como se tornar um Biomédico?

Para se tornar um Biomédico, é necessário cursar a faculdade de Biomedicina. A graduação é na modalidade bacharelado e geralmente tem duração de quatro anos (oito semestres).

Na graduação de Biomedicina, o estudante entra em contato com análises e pesquisas científicas através de aulas práticas e teóricas. 

Saber quais são os principais disciplinas do curso de Biomedicina é fundamental para entender o que faz um Biomédico:

  • Anatomia Humana;
  • Bioestatística;
  • Biologia Celular e Molecular;
  • Bioquímica;
  • Embriologia;
  • Epidemiologia;
  • Farmacologia;
  • Fisiologia Humana;
  • Genética Básica e Molecular;
  • Histologia;
  • Imunologia;
  • Metodologia de Pesquisa Científica;
  • Microbiologia;
  • Parasitologia;
  • Patologia Geral e Experimental;
  • Química Análitica, Geral, Inorgânica e Orgânica;
  • Radiobiologia;
  • Toxicologia.

Além das matérias, o estágio supervisionado é obrigatório para se formar em Biomedicina, assim como a monografia (TCC) no final do curso. 

Beduka Bolsas Direito

Quem quer se destacar, tanto no curso de Biomedicina quanto no mercado de trabalho, deve ser interessado e curioso. Isso faz todo o sentido, pois a profissão contempla as habilidades de pesquisa e análise!

Outra característica importante na escolha dessa carreira é com relação à capacidade de se relacionar bem em equipe. O Biomédico sempre atuará em grupo, junto com cientistas e outros profissionais da área da saúde.

Além dessas competências, o conhecimento na Língua Inglesa é de fundamental importância nessa profissão, pois diversas pesquisas e artigos científicos são publicados nesse idioma.

Saber como é o curso de Biomedicina nos dá uma boa ideia sobre o que faz um Biomédico, mas entender quais as áreas de atuação nos dá um panorama completo sobre a profissão. 

Veja quais são elas a seguir!

Qual é o salário de um Biomédico? 

A média salarial de um Biomédico varia entre R$ 2.514,75 e pode chegar a R$ 4.797,85. Este último valor é o teto salarial da profissão, ou seja, o valor mais alto que se ganha no Brasil para 44 horas semanais.

Só que o valor pode mudar bastante, justamente por causa das diferentes oportunidades! 

Os profissionais com especialização, mestrado e/ou doutorado tendem a se destacar no mercado de trabalho e conseguir melhores colocações e salários mais altos.

Áreas de atuação de um Biomédico

De acordo com o CFBM (Conselho Federal de Biomedicina), o profissional formado na área pode atuar nos seguintes seguimentos:

  • Análises clínicas: análises clínicas, emissão de laudos e gestão de procedimentos.
  • Análises ambientais: análises físico-químicas e microbiológicas voltadas ao saneamento do meio ambiente.
  • Análises Bromatológicas: aferição da qualidade e contaminação de alimentos.
  • Indústrias: elaboração de soros, vacinas e reagentes para indústrias da área.
  • Biologia molecular: coleta e análise de materiais, com emissão de laudo e pareceres técnicos.
  • Genética: coleta de materiais, análises e emissão de resultados de exames laboratoriais.
  • Reprodução humana: análise e manipulação de materiais relacionados à reprodução humana (espermograma e criopreservação seminal e embrionária).
  • Banco de sangue: processamento de sangue e suas sorologias e exames pré e pró transfusionais, gestão e manuseio de equipamentos de autotransfusão.

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o que faz um Biomédico! Se você está realmente considerando essa carreira, vamos te mostrar uma oportunidade que pode mudar a sua vida!

Faça Biomedicina com desconto na mensalidade!

Seu sonho é cursar Biomedicina? Você sabia que é possível ingressar em uma das melhores faculdades do Brasil, sem fazer Enem ou vestibular e ainda economizar dinheiro?

Sim! Te apresentamos o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka onde você pode comprar uma bolsa de estudos, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. 

Escolha entre mais 90 opções de cursos em 8 universidades parceiras de excelência. Temos descontos que podem chegar a 70% da mensalidade do curso!

O Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na universidade: aqui você encontra os resumos mais completos, as melhores listas de exercícios, simulado, teste vocacional e muito mais!

Siga o Beduka nas redes sociais: no Instagram temos conteúdo sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre as matérias.

Obrigada por ler até aqui!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador