Faculdades

Melhores faculdades de Biomedicina do Brasil. Conquiste seu diploma!

MELHORES-FACULDADES-DE-BIOMEDICINAMelhores faculdades de Biomedicina
Plano de Estudos 2023 chegou

Biomedicina é uma área que desenvolve pesquisas em relação a vacinas, tratamentos e medicamentos. Se você deseja fazer esse curso com excelência, precisa saber onde estão localizadas as melhores faculdades de biomedicina do Brasil!

Para isso, é preciso considerar diversos fatores, como o corpo docente, a infraestrutura oferecida aos alunos, a qualidade dos laboratórios e a disponibilidade de estágios e pesquisas. Inclusive, é preciso estar atento à pontuação da faculdade no quesito mercado de trabalho.

Vamos te mostrar quais s√£o as faculdades de biomedicina que apresentam as melhores posi√ß√Ķes no Brasil. Continue lendo para descobrir.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é Biomedicina?

Biomedicina √© uma ci√™ncia que une as √°reas das Ci√™ncias Biol√≥gicas com a Medicina. Ela √© voltada para a pesquisa na √°rea de sa√ļde humana com foco nas doen√ßas. O objetivo destes estudos √© encontrar as causas, os efeitos e os fatores das enfermidades para desenvolver e aprimorar diagn√≥sticos e tratamentos.

Deseja fazer esse curso? Ent√£o esse artigo ir√° te ajudar muito! Separamos as melhores faculdades de biomedicina do Brasil.

Nesse artigo, traremos bastante conte√ļdo para voc√™ que deseja fazer esse curso. Se a dist√Ęncia n√£o for uma fronteira e voc√™ estiver disposto a se mudar para estudar, melhor ainda! Esse artigo te ajudar√° ainda mais.

Saiba quais foram as notas de corte para o curso de biomedicina no Sisu e Prouni!

O que faz um biomédico?

O profissional formado em biomedicina, ou seja, o biom√©dico atua em pesquisas sobre doen√ßas, exames cl√≠nicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de preven√ß√£o, entre outras atividades relacionadas √† sa√ļde humana, animal ou at√© mesmo das plantas.

Como o próprio nome já diz, é uma área situada entre a biologia e a medicina. Os biomédicos não prescrevem medicamentos nem fazem cirurgias ou outros procedimentos médicos. O foco dessa profissão está na pesquisa, identificação e classificação de microorganismos causadores de doenças e outras enfermidades.

Essa profiss√£o tamb√©m √© respons√°vel por desenvolver vacinas e rem√©dios. Ela est√° presente em hospitais, institutos de pesquisas, laborat√≥rios de an√°lises cl√≠nicas, bancos de sangue e na ind√ļstria de medicamentos.

Está interessado? Temos um texto que explica detalhadamente o que faz um biomédico e te ajuda a saber se a Biomedicina combina com você.

Uma coisa importante! Os melhores biomédicos se formam nas melhores faculdades de Biomedicina, sejam elas federais ou particulares. Veja como saber quais estão nessa lista.

Como saber quais as melhores faculdades de biomedicina do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de biomedicina do Brasil, utilizamos o Ranking Universit√°rio Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa cient√≠fica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionaliza√ß√£o; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inova√ß√£o; 4 pontos

O curso de Biomedicina é ideal para quem quiser seguir carreira em laboratórios. Veja outros mais.

Quais s√£o as melhores faculdades de biomedicina do Brasil?

1. Universidade de S√£o Paulo (USP)

2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3. Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (Unesp)

4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

5. Universidade Federal de S√£o Paulo (UNIFESP)

6. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

7. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

8. Universidade Paulista (UNIP)

9. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

10. Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Veja agora os detalhes das melhores faculdades de Biomedicina do Brasil:

1¬™ ‚Äď Universidade de S√£o Paulo (USP)

Fundada em 1934, √© uma institui√ß√£o de ensino superior p√ļblica com sede na cidade de S√£o Paulo. √Č a maior universidade p√ļblica brasileira e a universidade mais importante do pa√≠s e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo.

O curso de Biomedicina da USP oferece duas √™nfases: em Biotecnologia em sa√ļde e em Ci√™ncias da sa√ļde. A USP conta com o Instituto de Ci√™ncias Biom√©dicas que possui mais de 150 laborat√≥rios com equipamentos modernos, onde s√£o desenvolvidas not√≥rias pesquisas sobre a sa√ļde humana e animal.

A principal forma de ingresso na faculdade é pelo vestibular da Fuvest, porém parte de suas vagas são destinadas para o Sisu. O curso é oferecido em São Paulo e em Ribeirão Preto.

Quer fazer faculdade de Biomedicina na USP e estudar com os melhores? Saiba como estudar para a Fuvest e conseguir sua vaga.

2¬™ ‚Äď Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, √© uma institui√ß√£o de ensino superior p√ļblica sediada em Belo Horizonte. Al√©m disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

Em sua estrutura, o curso de biomedicina adota o conceito de flexibilidade curricular, tendo um eixo central direcionado √†s An√°lises Cl√≠nicas, mas com possibilidades de forma√ß√Ķes complementares, que permitem ao aluno escolher disciplinas optativas de seu interesse dentre as presentes na matriz curricular ou no √Ęmbito da faculdade.

O ingresso ocorre pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3¬™ ‚Äď Universidade Estadual Paulista J√ļlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, √© uma institui√ß√£o de ensino superior p√ļblica sediada na cidade de S√£o Paulo. A institui√ß√£o possui atua√ß√£o no ensino, na pesquisa e na extens√£o de servi√ßos √† comunidade. A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 munic√≠pios do estado.

O curso de biomedicina é oferecido no campus de Botucatu, há aproximadamente 238 km da capital paulista. O Instituto de Biociências da Unesp forma o biomédico com ênfase na formação científica, possibilitando ao aluno acesso a laboratórios de pesquisa científica.

A faculdade possui vestibular próprio como forma de ingresso. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

4¬™ ‚Äď Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, a UFRJ √© considerada um centro de excel√™ncia em ensino e pesquisa no pa√≠s e na Am√©rica Latina. Ela se encontra entre a a 251¬™ e 300¬™ posi√ß√£o na lista das mais prestigiadas institui√ß√Ķes ao redor do mundo.

O curso de biomedicina é fortemente baseado na Iniciação Científica. O Sisu é a forma de ingresso da UFRJ. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5¬™ ‚Äď Universidade Federal de S√£o Paulo (UNIFESP)

Fundada em 1994, √© uma institui√ß√£o de ensino superior p√ļblica formada por 7 campi distribu√≠dos pelo estado. Em 2016 a UNIFESP se destacou como uma das dez universidades mais prestigiadas da Am√©rica Latina, segundo ranking elaborado pela Times Higher Education (THE), ficando em sexta posi√ß√£o.

O curso de biomedicina da UNIFESP é oferecido no campus de São Paulo e é considerado um dos melhores do país. Desde os primeiros anos do curso, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades de iniciação científica tanto nas áreas básicas quanto nas áreas clínicas.

Domine o Enem com o Plano de Estudos Beduka

A faculdade possui vestibular próprio como forma de ingresso. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

6¬™ ‚Äď Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, √© uma institui√ß√£o de ensino superior p√ļblica sediada na cidade de Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9¬™ melhor universidade federal brasileira, bem como a 13¬™ melhor universidade do pa√≠s.

O curso de Biomedicina fica localizado no Instituto de Ciências Biológicas, em Recife. São ofertadas 120 vagas por ano e o ingresso é feito pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7¬™ ‚Äď Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, √© uma institui√ß√£o de ensino superior p√ļblica sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Biomedicina da UFRGS forma profissionais para atua√ß√£o em campos emergentes na √°rea da sa√ļde. O campo de trabalho do biom√©dico engloba atividades de apoio diagn√≥stico nas seguintes habilita√ß√Ķes: Patologia Cl√≠nica, Biof√≠sica, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Hematologia, Bioqu√≠mica, Banco de Sangue, entre muitas outras.

A principal forma de ingresso é pelo próprio vestibular da universidade, porém 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8¬™ ‚Äď Universidade Paulista (UNIP)

Fundada em 1988, é uma faculdade privada, sediada em São Paulo, com campi espalhados por todo o estado e ainda em Goiás, Amazonas e no Distrito Federal.

O curso de Biomedicina forma profissionais habilitados a atuar em v√°rios campos da √°rea da sa√ļde. O curso visa a forma√ß√£o de profissionais com compet√™ncias e habilidades para acompanhar a profunda revolu√ß√£o biol√≥gica dos √ļltimos dec√™nios.

O ingresso ocorre pelo vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9¬™ ‚Äď Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Fundada em 1991, √© uma institui√ß√£o de ensino superior p√ļblica, situada em Ilh√©us. A UESC √© a primeira entre as quatro universidades estaduais da Bahia e figura entre as 64 melhores do Brasil.

O curso de Biomedicina da UESC tem como objetivo é formar um profissional qualificado para atuar nas diversas áreas de competência do Biomédico. A formação do Biomédico está pautada em princípios éticos, humanistas e sólida base científica e intelectual para atender as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho em contínua transformação.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10¬™ ‚Äď Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Fundada em 1970, √© uma institui√ß√£o de ensino superior p√ļblica localizada em Londrina, h√° cerca de 390 km de Curitiba. A faculdade √© famosa por sua qualidade de ensino, sendo uma das maiores e principais universidades estaduais do Brasil.

O curso de Biomedicina da UEL oferece ampla e sólida formação básica generalista, com conhecimento profundo do organismo humano como um todo. Além disso, tem como objetivo formar profissionais com capacidade de autoaprendizagem para acompanhar a rápida evolução do pensamento e dos conhecimentos científicos na sua área de atuação.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de Biomedicina do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre √°reas que voc√™ deseja mais explica√ß√Ķes. Se voc√™ estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para voc√™.

Caso você queira entrar em uma das melhores faculdades de Biomedicina do país, sem concorrência e com um desconto incrível veja o que temos para você a seguir.

Nós te conectamos à faculdade!

Você sabia que é possível entrar no curso de Biomedicina, em uma faculdade de excelência, sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

√Č isso mesmo! Com o Beduka Bolsas voc√™ entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

S√£o mais de 90 op√ß√Ķes de cursos para voc√™ escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre as melhores faculdades de biomedicina do Brasil até o final! 

Desejamos bons estudos!

Estude com ajuda do Beduka
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conte√ļdo foi criado pelo time de reda√ß√£o do Beduka. Todos dias, milhares de estudantes acessam nossos textos, produzidos por especialistas em cada √°rea do conhecimento, para revisar informa√ß√Ķes e se preparar os principais vestibulares e o ENEM.