Faculdades

Melhores faculdades de Biomedicina

MELHORES-FACULDADES-DE-BIOMEDICINAMelhores faculdades de Biomedicina

Biomedicina é uma área que desenvolve pesquisas em relação à vacinas, tratamentos e medicamentos. Se você deseja fazer esse curso, veja onde estão localizadas as melhores faculdades de biomedicina do país!

Biomedicina é uma profissão da área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa na área de saúde humana, animal ou das plantas. Deseja fazer esse curso? Então esse artigo irá te ajudar muito! Separamos as melhores faculdades de biomedicina do Brasil.

Nesse artigo, traremos bastante conteúdo para você que deseja fazer esse curso. Se a distância não for uma fronteira e você estiver disposto a se mudar para estudar, melhor ainda! Esse artigo te ajudará ainda mais.

Por outro lado, se na sua cidade há uma universidade que oferece o curso, mas você não sabe o quão bem colocado ele está, confira isso no site do Beduka. Lá nós te informamos tudo!

Saiba quais foram as notas de corte para o curso de biomedicina no Sisu e Prouni 2019!

O que faz um biomédico?

O que faz um Biomédico?

O profissional formado em biomedicina, ou seja, o biomédico atua em pesquisas sobre doenças, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de prevenção, entre outras atividades relacionadas à saúde humana, animal ou até mesmo das plantas.

Como o próprio nome já diz, é uma área situada entre a biologia e a medicina. Os biomédicos não prescrevem medicamentos nem fazem cirurgias ou outros procedimentos médicos. O foco dessa profissão está na pesquisa, identificação e classificação de microorganismos causadores de doenças e outras enfermidades.

Essa profissão também é responsável por desenvolver vacinas e remédios. Ela está presente em hospitais, institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, bancos de sangue e na indústria de medicamentos.

Como saber quais as melhores faculdades de Biomedicina do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de biomedicina do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Biomedicina

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

5. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

6. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

7. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

8. Universidade Paulista (UNIP)

9. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

10. Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Veja agora os detalhes das melhores faculdades de Biomedicina do Brasil:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública com sede na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo.

O curso de Biomedicina da USP oferece duas ênfases: em Biotecnologia em saúde e em Ciências da saúde. A USP conta com o Instituto de Ciências Biomédicas que possui mais de 150 laboratórios com equipamentos modernos, onde são desenvolvidas notórias pesquisas sobre a saúde humana e animal.

A principal forma de ingresso na faculdade é pelo vestibular da FUVEST, porém parte de suas vagas são destinadas para o Sisu. O curso é oferecido em São Paulo e em Ribeirão Preto.

2ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

Em sua estrutura, o curso de biomedicina adota o conceito de flexibilidade curricular, tendo um eixo central direcionado às Análises Clínicas, mas com possibilidades de formações complementares, que permitem ao aluno escolher disciplinas optativas de seu interesse dentre as presentes na matriz curricular ou no âmbito da faculdade.

O ingresso ocorre pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A instituição possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

O curso de biomedicina é oferecido no campus de Botucatu, há aproximadamente 238 km da capital paulista. O Instituto de Biociências da Unesp forma o biomédico com ênfase na formação científica, possibilitando ao aluno acesso a laboratórios de pesquisa científica.

A faculdade possui vestibular próprio como forma de ingresso. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, a UFRJ é considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Ela se encontra entre a a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo.

O curso de biomedicina é fortemente baseado na Iniciação Científica. O Sisu é a forma de ingresso da UFRJ. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Fundada em 1994, é uma instituição de ensino superior pública formada por 7 campi distribuídos pelo estado. Em 2016 a UNIFESP se destacou como uma das dez universidades mais prestigiadas da América Latina, segundo ranking elaborado pela Times Higher Education (THE), ficando em sexta posição.

O curso de biomedicina da UNIFESP é oferecido no campus de São Paulo e é considerado um dos melhores do país. Desde os primeiros anos do curso, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades de iniciação científica tanto nas áreas básicas quanto nas áreas clínicas.

A faculdade possui vestibular próprio como forma de ingresso. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira, bem como a 13ª melhor universidade do país.

O curso de Biomedicina fica localizado no Instituto de Ciências Biológicas, em Recife. São ofertadas 120 vagas por ano e o ingresso é feito pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Biomedicina da UFRGS forma profissionais para atuação em campos emergentes na área da saúde. O campo de trabalho do biomédico engloba atividades de apoio diagnóstico nas seguintes habilitações: Patologia Clínica, Biofísica, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Hematologia, Bioquímica, Banco de Sangue, entre muitas outras.

A principal forma de ingresso é pelo próprio vestibular da universidade, porém 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Paulista (UNIP)

Fundada em 1988, é uma faculdade privada, sediada em São Paulo, com campi espalhados por todo o estado e ainda em Goiás, Amazonas e no Distrito Federal.

O curso de Biomedicina forma profissionais habilitados a atuar em vários campos da área da saúde. O curso visa a formação de profissionais com competências e habilidades para acompanhar a profunda revolução biológica dos últimos decênios.

O ingresso ocorre pelo vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Fundada em 1991, é uma instituição de ensino superior pública, situada em Ilhéus. A UESC é a primeira entre as quatro universidades estaduais da Bahia e figura entre as 64 melhores do Brasil.

O curso de Biomedicina da UESC tem como objetivo é formar um profissional qualificado para atuar nas diversas áreas de competência do Biomédico. A formação do Biomédico está pautada em princípios éticos, humanistas e sólida base científica e intelectual para atender as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho em contínua transformação.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior pública localizada em Londrina, há cerca de 390 km de Curitiba. A faculdade é famosa por sua qualidade de ensino, sendo uma das maiores e principais universidades estaduais do Brasil.

O curso de Biomedicina da UEL oferece ampla e sólida formação básica generalista, com conhecimento profundo do organismo humano como um todo. Além disso, tem como objetivo formar profissionais com capacidade de autoaprendizagem para acompanhar a rápida evolução do pensamento e dos conhecimentos científicos na sua área de atuação.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de Biomedicina do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações. Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador