Faculdades

Melhores faculdades de Biomedicina em Minas Gerais

MELHORES-FACULDADES-DE-BIOMEDICINA-EM-MINAS-GERAISMelhores faculdades de biomedicina em Minas Gerais
Sala do Saber - melhor cursinho online

A biomedicina é a área voltada para as pesquisas das doenças humanas, desenvolvendo vacinas e remédios. Se você deseja seguir essa carreira, confira o nosso ranking com as melhores faculdades para esse curso em Minas Gerais.

O biomédico é o profissional responsável por pesquisar as causas e a cura de doenças dos seres humanos. Deseja seguir essa carreira? Então esse artigo é para você! Preparamos um ranking com as melhores faculdades de Biomedicina em Minas Gerais. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Biomedicina em Minas Gerais?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Biomedicina em Minas Gerais, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Biomedicina em Minas Gerais

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

3. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

4. Centro Universitário Una (UNA)

5. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

6. Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

7. Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS)

8. Universidade FUMEC

9. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

10. Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

Veja mais detalhes sobre cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Biomedicina da UFMG teve início em 2010 e é oferecido no turno noturno, com duas entradas anuais de 20 estudantes. Nos cinco primeiros períodos, as disciplinas de formação básica são cursadas no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A partir do quinto período, os estudantes passam a cursar matérias específicas na área de análises clínicas e toxicológicas.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Fundada em 1957, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Uberlândia, há cerca de 540 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus em Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

O curso de Biomedicina da UFU foi criado em 1966 e oferece uma ampla estrutura de apoio às atividades acadêmicas, que inclui laboratórios de ensino e de pesquisa, além da organização discente do Diretório Acadêmico.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

3ª – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Fundada em 1953, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Uberaba, há cerca de 480 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus na cidade de Itaruma. A UFTM oferta cursos de diversas áreas do conhecimento, atualmente contando com um alunado de, aproximadamente, sete mil estudantes.

O curso de Biomedicina da UFTM forma biomédicos com conhecimento generalista, humanista, crítico e reflexivo para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Desta forma, o curso capacita o profissional para o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção e reabilitação da saúde.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Centro Universitário Una (UNA)

Fundada em 1961, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Contagem, Betim, Sete Lagoas, Divinópolis, Bom Despacho, Pouso Alegre e Itabira.

O curso de Biomedicina da UNA conta com laboratórios modernos de Anatomia, Microbiologia, Microscopia, Química e parcerias estratégicas com hospitais, clínicas de estética e grandes laboratórios de análises clínicas de Minas Gerais.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Arcos, Betim, Contagem, Guanhães, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.

O curso de Biomedicina da PUC Minas busca uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para que o bacharel em Biomedicina atue na condução de estudos e pesquisas nos diversos campos do saber de interface com as áreas biológicas e da saúde.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Biomedicina é oferecido em Betim e em Belo Horizonte.

6ª – Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

Fundada em 1963, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Barbacena, há cerca de 175 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus na cidade de Juiz de Fora. A instituição é mantida pela Fundação Presidente Antônio Carlos.

O curso de Biomedicina da UNIPAC prepara profissionais voltados para o exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, e também pesquisadores.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS)

Fundada em 2004, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Uberaba, há 480 km de Belo Horizonte. A faculdade oferta cerca de 13 cursos de graduação e tem como diferencial a estrutura própria para realização dos Estágios Supervisionados.

O curso de Biomedicina da FACTHUS aborda o funcionamento do corpo humano, as alterações causadas pelas doenças e as técnicas capazes de auxiliar no diagnóstico e tratamento destas patologias. A metodologia de ensino contempla teoria e prática. A faculdade possui convênios com laboratórios e instituições de saúde, públicas e privadas,  que possibilitam estágios profissionalizantes.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

8ª – Universidade FUMEC

Fundada em 1965, a FUMEC é uma universidade que oferece cursos de graduação, superiores de tecnologia, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de diversas pesquisas de extensão.

No curso de Biomedicina da FUMEC, o aluno é estimulado a atuar com autonomia intelectual e pensamento crítico, buscando adaptar-se de modo flexível e ético às novas condições da profissão, contribuindo com a sociedade no exercício da cidadania.

O ingresso ocorre através da própria universidade, podendo utilizar a nota do ENEM. Confira!

9ª – Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Fundada em 2005, é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de Alfenas, há cerca de 345 km de Belo Horizonte. Além disso, a faculdade possui campus nas cidades de Poços de Caldas e Varginha.

O curso de Biomedicina da UNIFAL tem como objetivo transferir ao aluno uma massa de conhecimentos atuais e pertinentes para a formação de um profissional de excelente qualificação na área da saúde.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)

Fundado em 1964, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte. É considerado o melhor centro universitário de Belo Horizonte e um dos melhores centros universitários do Brasil, segundo a nota ICG do MEC, em pesquisa feita em 2011.

O curso de Biomedicina da faculdade oferece toda a estrutura que o aluno precisa para se desenvolver nas diferentes áreas da profissão. As aulas aliam teoria e prática desde o início do curso, com a utilização de laboratórios modernos e equipamentos de alta performance.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Biomedicina em Minas Gerais? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.