Cursos

Carreira em laboratório: quais cursos fazer?

Carreira em laboratório saiba qual curso fazerCursos para conseguir carreira em laboratório
Sala do Saber - melhor cursinho online

A carreira em laboratório envolve trabalhar com análises de exames, desenvolvimento de vacinas, descobertas de tratamentos, estudar o comportamento das células, bactérias e vírus, fazer pesquisas e testes para entender doenças e indicar tratamentos para o combate ou prevenção. Isso e muito mais são atividades de quem atua em um laboratório. Nada fácil, não é?

Por isso, os profissionais do ramo são cuidadosos, muito estudiosos e, claro, se interessem pela saúde de todos os seres. Também trabalham duro em pesquisas voltadas para a melhoria da sociedade como um todo, promovendo experimentos que podem trazer a cura de uma doença, por exemplo.

Bom, se você se identificou com o perfil acima, tem curiosidade por células, partículas e micro-organismos, então esse artigo é para você. Hoje, vamos falar um pouco dos cursos que abrem portas para, além de outros ramos, atuar em laboratórios de ciências. Sim, acredite: você não precisa fazer um curso de laboratório para atuar nele, existem diversas graduações que permitem isso.

Continue com a gente e confira mais sobre o assunto!

Qual área seguir?

Bom, antes de pensar qual a carreira em laboratório você vai trilhar, é preciso pensar em qual curso fazer para poder trabalhar com pesquisa e tecnologia. Entre os principais, estão aqueles ligados à área da saúde e das ciências biológicas, além de graduações de química e física. Confira os principais cursos que permitem o trabalho em laboratório a seguir:

Biomedicina

Se você escolher cursar biomedicina em para ter carreira em laboratório, não deixe de conferir com riqueza de detalhes o nosso texto sobre o curso e atuação.

O que é?

Entre os cursos que possibilitam a atuação em laboratórios, o de Biomedicina é um dos principais. Isso porque os profissionais são capacitados para realizar pesquisas sobre as doenças humanas, assim como as suas causas e possíveis formas de tratamento.

Com o diploma em mãos, esse aluno passa a estar qualificado para classificar, identificar e estudar células, partícula e microrganismos que causam determinadas enfermidades. Além disso, são os biomédicos também os responsáveis por procurarem medicamentos e vacinas adequados para o combate de doenças.

Onde pode atuar?

Apesar de a grande porcentagem de profissionais formados em Biomedicina atuarem em laboratórios, engana-se quem acha que esse é o único local de trabalho. Os biomédicos podem seguir carreira atuando em hospitais, órgãos públicos de saúde e até mesmo clínicas de estética.

Para essa última, no entanto, já existe uma formação específica que vai além da disciplina curricular do curso de Biomedicina – a chamada de Biomedicina Estética, disponibilizada como especialização ou pós-graduação para quem deseja atuar no ramo e quer ir além dos cursos na área de beleza.

Essa formação capacita os profissionais para trabalharem com procedimentos invasivos e não invasivos na área da estética. Além disso, eles também aprendem os mecanismos bioquímicos e fisiológicos desses procedimentos. Entre as disciplinas estudadas em Biomedicina Estética, estão: estética e cosmetologia, imunologia, microbiologia aplicada à estética, fundamentos da dermatologia etc.

Farmácia

Saiba aqui mesmo quais são as melhores faculdades de Farmácia, caso seja seu interesse para a carreira em laboratório.

O que é?

O profissional formado em Farmácia também pertence ao grupo dos que podem atuar em laboratórios. O farmacêutico é responsável pela produção de medicamentos e produtos cosméticos – em pequena, média ou grande escala, além de outras funções, tais como: teste de novos componentes e princípios ativos, análise de composição e controle de qualidade de produtos, preparo de medicamentos personalizados, identificação de reações que substâncias podem exercer no organismo humano etc.

Onde pode atuar?

Além de poder trabalhar em laboratórios, o farmacêutico pode também atuar em farmácias e drogarias, tendo a função de auxiliar técnico ou de fiscal sanitário (responsável pelo combate de fabricação e comercialização de medicação falsificada, por exemplo).

E não para por aí. O profissional de Farmácia tem um mercado de trabalho vasto pela frente, podendo trabalhar em hospitais, nas indústrias de medicamentos, alimentos e cosméticos, em empresas distribuidoras de fármacos, órgãos públicas e de fiscalização.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Química

Estas são as matérias de química que mais caem no Enem.

O que é?

Outra área que permite a atuação em laboratórios é a do curso de Química. Esse profissional estuda a composição e a transformação de todas as matérias, desde pequenas partículas a órgãos vitais do nosso organismo, passando por todas as células. É um ramo que atua na ciência e sua transformação constante e que exige muito foco e dinamismo dos profissionais que optam por seguir essa carreira.

Além do laboratório químico, entretanto, o profissional também pode trabalhar no setor da indústria ou mesmo em universidades, dependendo do tipo de graduação que foi feita – bacharelado ou licenciatura.

Onde pode atuar?

Como falamos anteriormente, o curso de Química é encontrado tanto no formato de bacharelado, como no de licenciatura. Quem opta pela primeira opção, é capacitado para atuar no setor de produção, com foco na atividade da indústria, sendo estimulado para propor melhorias nos processos industriais, criar substâncias e elaborar pesquisas minuciosas e que sejam relevantes para demais setores.

Já quem escolhe fazer a licenciatura, é habilitado para atuar como professor em ensino fundamental e médio, estudando disciplinas de pedagogia e didática também. Após a formação, também há a possibilidades de fazer uma pós-graduação no ramo e atuar em universidades públicas e privadas.

Além dessas duas opções, também é possível fazer um curso técnico em Química e trabalhar como auxiliar de laboratório, fazendo análise e pareceres sobre exames. Além disso, é de função desse técnico também a operação de equipamentos necessários para que os procedimentos sejam realizados.

Biologia

Estas são as matérias de biologia que mais caem no Exame Nacional do Ensino Médio.

O que é?

Outro curso que também permite o trabalho em laboratórios é o de Biologia. Estudar todas as formas de vida, seja ela de nível macroscópico ou microscópico, pesquisar sobre a origem dos organismos, assim com o seu funcionamento e a sua estrutura são algumas das atividades que um biólogo possui. O mercado de trabalho para esse profissional é muito vasto, assim como o campo dos estudos e possibilidades de especializações, depende do caminho de interesse.

Também chamado de Ciências Biológicas, essa graduação permite o currículo de bacharelado e licenciatura, o que difere na atuação do profissional. Se optar pelo bacharelado, terá a carga horária voltada para disciplinas de física, estatística e matemática, alterando as aulas teóricas com aulas práticas em laboratórios.

Já na licenciatura, disciplinas de pedagogia, didática, metodologia de ensino e psicologia da aprendizagem fazem parte do currículo do aluno, que é habilitado para lecionar no ensino fundamental e médio – para dar aulas em universidades, é necessária uma pós-graduação.

Onde pode atuar?

Além de trabalhar em laboratório, o campo de atuação de um biólogo é bem amplo, aumentando ainda mais as oportunidades de emprego. Entre os ramos em expansão, destaca-se o de ambiental, isso porque a preocupação sempre maior com a sustentabilidade tem aquecido o mercado e as questões têm sido tratadas com maior rigor pela legislação. Dessa forma, secretarias, prefeituras e órgãos federais têm contratado biólogos por meio de concursos públicos.

Além disso, as indústrias e empresas também têm requisitado um profissional do ramo da biologia entre os colaboradores, já que essas instituições também precisam atuar dentro da legislação ambiental. Indo além, o mercado de trabalho também tem crescido bastante para os biólogos na área da genética – outro ramo que permite bastante a atuação em laboratório – e biologia molecular.

E aí, gostou do nosso artigo? Esperamos que ele tenha sido relevante para a escolha do seu curso e que você consiga sua carreira em laboratório! ?

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.