Geografia

Exercícios sobre Taylorismo COM GABARITO

Exercícios_sobre_TaylorismoExercícios sobre Taylorismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Taylorismo ou Teoria de Taylor foi criado por Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX em meio a Revolução Industrial. Foi um sistema de Administração Científica que visava aumentar a produtividade através da especialização dos funcionários e criação da vaga de gerência. Exercícios sobre Taylorismo te aguardam nesse texto.

Leia esse artigo para entender mais a fundo e fazer os exercícios sobre Taylorismo. Depois recomendamos que faça o Simulado Beduka para estudar para seu vestibular. 

Quem fundou o Taylorismo?

O fundador do Taylorismo deu seu nome a sua invensão. Frederick W. Taylor, ficou conhecido como o norte-americano pai da administração científica. Até hoje empresários se baseiam em seus conceitos para gerir suas empresas. Ele criou sua técnica observando os trabalhadores de indústrias.    

Falaremos mais a fundo a história deste homem antes de fazer os exercícios sobre Taylorismo. Sua importância no desenvolvimento industrial pode render questões no ENEM.

Nascido no estado da Pensilvânia, Estados Unidos em 1856 e falecido em 1915, Frederick Taylor foi formado em engenharia mecânica. Trabalhou para fábricas e empresas, onde a partir da sua observação do sistema produtivo e de administração constatou que esse tipo de trabalho era ineficiente. 

Desde então passou a estudar formas de tornar o sistema mais lucrativo, aumentando conjuntamente a eficácia da gerência e do trabalhador, ao passo que diminuía o tempo de produção. 

A partir desses estudos surgiu o primeiro dos três grandes sistemas de produção que revolucionaram a indústria: 

O que é Taylorismo?

Taylorismo foi o método de maximizar a produção que Taylor encontrou através de medidas como: 

  • Racionalização do trabalho. 
  • Aperfeiçoamento dos trabalhadores 
  • Produção mais fluida
  • Seleções de cargos por função 
  • Gestão mais atuante, etc…

Entraremos nessas características mais à frente antes de que você faça os exercícios sobre taylorismo. 

A ideia de Taylor era que a ineficácia das empresas se dava por causa da falta de critério para contratar e uma vez contratados os trabalhadores eram lentos pois não dominavam suas funções. 

A solução seria uma gestão mais atuante, porque assim os funcionários receberiam instruções e treinamentos mais precisos e evoluiriam suas habilidades. Dessa forma, eles seriam contratados de acordo com suas aptidões. 

As funções seriam planejadas cientificamente para que os trabalhadores às realizassem fácil e rapidamente. A partir daí surgia a divisão do trabalho em que cada trabalhador precisava se preocupar apenas com a sua parte e não com o resultado final. 

Taylor ainda dizia que os trabalhadores mais competentes deveriam receber salários maiores, redução da jornada e outras bonificações. Essa medida visava um incentivo aos trabalhadores para fazer um bom trabalho de forma que tanto eles quanto o empregador se beneficiaram.          

Claro que todas essas medidas dependiam de um pilar para funcionar: a gerência. O gerente ou gestor era o responsável por propiciar os meios necessários para que o trabalhador realizasse a sua função. Fossem esses meios ferramentas ou ensinamentos técnicos e práticos. 

O gestor também era quem delimitava os prazos para entrega dos produtos, cronometrava a produção e os horários de descanso, além de aplicar as bonificações para quem merecesse. Ou seja, o gestor era autoridade máxima na hierarquia que controlava praticamente todo o processo produtivo. 

Princípios do Taylorismo

Os princípios do Taylorismo foram contados no livro: Principles of Scientific Management (Tradução literal: Princípios da Administração Científica) publicado em 1911. Eles eram fundamentalmente 4: 

  • Princípio do Planejamento
  • Princípio do Preparo dos Trabalhadores 
  • Princípio do Controle
  • Princípio da Execução 

Veremos cada um separadamente antes que você faça os exercícios sobre Taylorismo

Princípios do Taylorismo
Princípios do Taylorismo

Princípio do Planejamento

Ele diz que os trabalhadores não devem improvisar. A gestão deve estabelecer um planejamento (normalmente pré-determinado pela empresa) e aproveitar ao máximo o tempo de trabalho com o máximo de produção. 

Princípio do Preparo dos Trabalhadores

Os trabalhadores devem ser treinados para que possam realizar suas funções com qualidade e no menor tempo possível. Quanto mais habilidosa é a equipe como um todo, mais produtiva a empresa se torna.

Princípios do Taylorismo
Princípios do Taylorismo

Princípio do Controle

Deve-se criar uma hierarquia para manter os trabalhadores atuantes e garantir o sucesso. 

Princípio da Execução

Organizar, dividir e padronizar. Os serviços devem ser divididos de acordo com as capacidades de cada trabalhador. Para isso, é preciso conhecer e controlar o que cada um é capaz de fazer, regularizando dessa forma o trabalho de forma disciplinada. 

Críticas ao Taylorismo

A principal crítica ao Taylorismo foi a robotização dos trabalhadores. Como eles foram limitados a funções repetitivas e simples sem precisar se preocupar com o resultado final, começaram a se sentir descartáveis e substituíveis pelos empregadores. Também haviam insatisfações com a hierarquia pois somente o gestor teria voz ativa. 

Contudo, essas críticas são muito pautadas em bases emocionais sem levar em conta uma visão objetiva do que significa trabalhar em uma empresa. Os trabalhadores não precisam se sentir robotizados por terem funções simples ou repetitivas, pois mesmo essas funções existem funcionários que não tem aptidão para fazer, por isso recebiam outra tarefa. 

Taylor moldou seu sistema para favorecer tanto o empregador quanto o empregado em uma relação de justiça meritocrática. Fato é que ele criou as bonificações aos trabalhadores de melhor desempenho para incentivar a equipe e demonstrar o quanto são necessários para a empresa. 

Outro fator é que os produtos que esses trabalhadores construíam iam para o mercado. Como eles estavam ganhando salários maiores graças ao aumento de produtividade que também deixava os produtos mais baratos, eles podiam comprar os produtos e vários outros, aumentando seu padrão de vida graças aos frutos de seu trabalho. 

Exercícios sobre Taylorismo

Está na hora de fazer os exercícios sobre Taylorismo. Obrigado por lido até aqui. Faça o Simulado Beduka e baixe nosso Plano de Estudos para se preparar para suas provas. 

1-(IF-TO) A partir do início do século XX, a organização dos sistemas de produção passou a obdecer os princípios do Taylorismo/Fordismo. Os impactos nas relações de trabalho e consequentemente na organização social foram intensos. Esse sistema consistia basicamente em, exceto:

a) controle da qualidade exercido pela gerência.

b) uso intenso da linha de produção.

c) produção horizontal.

d) produção vertical.

e) produção standardizada.

2-(FCC) A crise experimentada pelo capital, bem como suas respostas, das quais o neoliberalismo e a reestruturação produtiva da era da acumulação flexível são expressão, têm acarretado, entre tantas consequências, profundas mutações no interior do mundo do trabalho.

(ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009, p. 17)

Corresponde a uma das inúmeras transformações no mundo do trabalho ocorridas no Brasil e em outros países nas últimas décadas:

a) A redução expressiva do trabalho morto e a ampliação do trabalho vivo, como expressão do salto tecnológico, resultou em índices crescentes de desemprego e subemprego.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) Houve um aumento do número de trabalhadores nas fábricas e demais unidades produtivas devido aos novos processos de gerenciamento.

c) Em virtude da crise estrutural do padrão de produção anterior, dado pelos sistemas fordista e taylorista, buscou-se a alteração dos processos produtivos com o fim de repor os patamares de acumulação até então experimentados.

d) Há uma significativa homogeneização do trabalho, seja pela incorporação do enorme contingente de mulheres, seja pelo crescimento do setor de serviços.

e) O surgimento de novas modalidades de trabalho (em tempo parcial, precário, terceirizado, subcontratado, intermitente e aqueles vinculados à economia informal) contribuiu para intensificar as lutas e a organização dos trabalhadores.

3-(IDHTEC) Para Taylor, a gerência deve seguir quatro princípios que inclui, EXCETO:

a) Princípio de planejamento – substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, por métodos baseados em procedimentos científicos.

b) Princípio de eficiência – desenvolver seleção e treinamento de empregados de forma utilitária.

c) Princípio de preparo – selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado.

d) Princípio do controle – controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto.

e) Princípio da execução – distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada.

4-(IDECAN) A teoria clássica da Administração traz em seu arcabouço de pensadores Taylor e Fayol. Taylor destacou-se como alguém preocupado com a administração ao nível de chão de fábrica. Já Fayol preocupava-se em

a) desenvolver as funções administrativas.

b) criar formas de promover a sustentabilidade.

c) encontrar formas de desenvolver a espiritualidade.

d) analisar as estranhas relações entre homem x máquina.

e) capacitar os funcionários para desenvolver ações sociais.

5-(FUNDEP) Analise as seguintes alternativas relativas aos princípios básicos da teoria da administração científica de Taylor e seus colaboradores e assinale a alternativa INCORRETA.

a) Produtividade e eficiência do trabalhador.

b) Seleção científica do trabalhador.

c) Cooperação entre administração e trabalhador.

d) Educação e desenvolvimento científico do trabalhador.

Respostas dos Exercícios sobre Taylorismo

Exercício resolvido da questão 1 –

c) produção horizontal.

Exercício resolvido da questão 2 –

c) Em virtude da crise estrutural do padrão de produção anterior, dado pelos sistemas fordista e taylorista, buscou-se a alteração dos processos produtivos com o fim de repor os patamares de acumulação até então experimentados.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) Princípio de eficiência – desenvolver seleção e treinamento de empregados de forma utilitária.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) desenvolver as funções administrativas.

Exercício resolvido da questão 5 –

a) Produtividade e eficiência do trabalhador.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Taylorismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.