ExercíciosGeografia

Exercícios sobre a Caatinga COM GABARITO

Exercícios_sobre_CaatingaExercícios sobre Caatinga
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil que ocupa cerca de 11% de seu território. Ela possui fauna e flora adaptadas à seca, além de clima semiárido e várias espécies endémicas. 

Nesse artigo apresentaremos exercícios sobre a caatinga após um resumo detalhado sobre o assunto. Depois de terminar você pode fazer mais exercícios de geografia com o Simulado Beduka

O que é Caatinga?

Caatinga é um bioma que existe apenas no Brasil. Ele seria exclusivo da região Nordeste se não se alastrasse pelo norte de Minas Gerais. O clima na Caatinga é semiárido e sua fauna e flora são adaptados para suportar a seca

A Caatinga ocupa 70% da região da Nordeste e 11% de todo o território brasileiro, além de não existir em mais lugar nenhum do mundo. Ou seja, é um bioma muito importante para o Brasil. 

Logo, esse bioma sempre aparece em vestibulares e você deve fazer exercícios sobre a caatinga para se preparar para as provas.  

Caatinga é uma palavra Tupi-Guarani que significa “mata branca”. O nome referência a cor da flora local em períodos de seca, quando as folhas caem para evitar transpiração e perda de água. A vegetação volta ao verde no inverno quando é época de chuvas.  

40 mil km2 da caatinga já foram transformados em deserto pela ação humana. Os motivos são intensa exploração da lenha e do solo

Características da Caatinga

As características mais marcantes caatinga estão na sua fauna e flora que conseguem se adaptar a um clima bem rigoroso e seco. Os animais têm costumes de migração para fugir das longas estiagens e as plantas são baixas e retorcidas com raízes profundas para reter água. 

Apesar do clima extremamente rigoroso, é importante ressaltar a grande biodiversidade existente dentro da caatinga. 

O clima é o tropical semiárido conhecido pelo longos períodos sem chuvas e um baixíssimo índice pluviométrico de 800 mm/ano e uma temperaturas superiores a 32º.   

Características dos biomas sempre são tema no ENEM, portanto, leia com atenção para fazer os exercícios sobre caatinga. 

Flora da Caatinga

Flora da Caatinga
Flora da Caatinga

A flora da caatinga varia de acordo com o solo. Nas áreas de solo mais úmido ela é mais verde e com algumas árvores. Já nas de solo mais raso e pedregoso a vegetação não passa de arbustos e plantas tortuosas. Nas áreas mais secas também é comum encontrar cactos. 

Além dos solos, o regime de chuvas é outro fator determinante para o período de floração. O Embrapa chegou a catalogar 1981 espécies de plantas, ilustrando a diversidade presente neste bioma.   

Algumas plantas possuem a habilidade do xeromorfismo. Essa habilidade permite que elas revistam suas folhas com uma espécie de cera que diminui a perda de água. Além disso, muitas já são conhecidas pelos famosos espinhos.  

Vegetação é outro tema bastante cobrado. Tenha atenção para fazer os exercícios sobre a caatinga. 

Fauna da Caatinga

Fauna da Caatinga
Fauna da Caatinga

A fauna da caatinga é extremamente diversificada, abrangendo várias espécies de todos os filos do reino dos animais. Mais precisamente na caatinga existem: 

  • 178 espécies de mamíferos;
  • 591 espécies de aves;
  • 117 espécies de répteis;
  • 79 espécies de anfíbios;
  • 241 espécies de peixes;
  • 221 espécies de abelhas. 

Vale dizer que algumas são endêmicas (exclusivas desse bioma). Também existem espécies em extinção como as onças parda e pintada

Curiosidades sobre a Caatinga

  • A Caatinga possui cerca de 327 espécies endêmicas. São 13 espécies de mamíferos, 23 de lagartos, 20 de peixes e 15 de aves que são exclusivas da região. Já entre as plantas há cerca de 323 espécies endêmicas.
  • Aproximadamente metade da paisagem da Caatinga já foi deteriorada pela ação do homem. É estimado que de 15% a 20% do bioma estão em alto grau de degradação, ou seja, correm risco de desertificação.
  • A ave com maior risco de extinção do Brasil, a ararinha-azul (Anodorhynchus spix), vive na Caatinga. Só se encontrou um único macho na natureza dessa espécie.
  • Na estação seca a temperatura do solo da Caatinga pode chegar a 60ºC, temperatura muito próxima de áreas de deserto.
  • A caatinga foi o território em que os cangaceiros mais transitaram no final do século XIX e começo do XX. Eles usavam roupas e chapéus de couro para se protegerem da vegetação cheia de espinhos da Caatinga.

Exercícios sobre a Caatinga

Agora que leu até aqui já pode fazer os exercícios sobre a caatinga. Lembre-se de baixar nosso Plano de Estudos e praticar através do Simulado Beduka

1. (PUC-MG-2002) A caatinga cobre uma extensa área do território brasileiro, especialmente na região Nordeste. Trata-se de um tipo de vegetação complexa, não se constituindo em um tipo exclusivamente florestal ou herbáceo. Nesse caso, ela se assemelharia ao cerrado. A caatinga se distingue do cerrado principalmente por sua acentuada:

a) xerofilia.

b) altimetria.

c) homogeneidade.

d) higrofilia.

2. (ENEM 2013) A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando cerca de 7% a 10% do território nacional. Nesse ambiente seco, mesmo quando chove, não há acúmulo de água, pois o solo é raso e pedregoso. Assim, as plantas desse bioma possuem modificações em suas raízes, caules e folhas, que permitem melhor adaptação a esse ambiente, contra a perda de água e de nutrientes. Geralmente, seus caules são suculentos e suas folhas possuem forma de espinhos e cutículas altamente impermeáveis, que apresentam queda na estação seca.

Disponível em: www.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 21 maio 2010 (adaptado).

Considerando as adaptações nos órgãos vegetativos, a principal característica das raízes dessas plantas, que atribui sua maior adaptação à Caatinga, é o(a)

a) armazenamento de nutrientes por um sistema radicular aéreo.

b) fixação do vegetal ao solo por um sistema radicular do tipo tuberoso.

c) fixação do vegetal ao substrato por um sistema radicular do tipo sugador.

d) absorção de água por um sistema radicular desenvolvido e profundo.

e) armazenamento de água do solo por um sistema radicular do tipo respiratório.

3. (UERN 2015) Sobre a caatinga, analise as afirmativas.

I. Bioma que apresenta chuvas irregulares, secas prolongadas e temperaturas elevadas.

II. Bioma que apresenta plantas denominadas xeromórficas.

III. Segundo maior bioma brasileiro.

IV. Apresenta plantas adaptadas ao fogo, com gemas subterrâneas, troncos com grossas epidermes e sementes com germinação induzidas pelo calor.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) III e IV.

4. (OBB 2017) O Bioma caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país. A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrossilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.

(http://www.mma.gov.br/biomas/caatinga)

A opção que caracteriza o bioma mencionado no texto é:

a) A vegetação predominante é a floresta ombrófila.

b) É uma região de áreas planas cobertas por gramíneas.

c) O solo é relativamente fértil.

d) Suas plantas têm raízes profundas.

e) A flora conta com o pau-brasil.

5. (FMJ) É um mosaico de coberturas vegetais que formam uma diagonal que separa as duas florestas tropicais do Brasil: a noroeste a Floresta Amazônica e a leste a Mata Atlântica. Esse mosaico se desenvolve numa área de baixas pluviosidades. As causas da pouca chuva e sua distribuição irregular estão associadas aos fortes ventos alísios, que não trazem umidade para a região.

(José Bueno Conti e Sueli Angelo Furlan. Geografia do Brasil, 2005. Adaptado.)

O domínio morfoclimático tratado pelo texto é o

a) das pradarias.

b) das caatingas.

c) das araucárias.

d) dos cerrados.

e) dos mares de morros.

Respostas dos Exercícios sobre a Caatinga

Exercício resolvido da questão 1 –

a) xerofilia.

Exercício resolvido da questão 2 –

d) absorção de água por um sistema radicular desenvolvido e profundo.

Exercício resolvido da questão 3 –

a) I e II.

Exercício resolvido da questão 4 –

c) O solo é relativamente fértil.

Exercício resolvido da questão 5 –

b) das caatingas.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre a Caatinga? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.