Biologia

Quais são as funções das células? Aprenda toda a engenhosidade por trás de cada uma delas

quais são as funcoes das celulasquais são as funções das células
Sala do Saber - melhor cursinho online

As células são as unidades fundamentais da vida e todos os organismos vivos são formados por elas. 

Essas pequenas estruturas são capazes de transformar matéria e energia para interagir com o ambiente e para sua própria reprodução. 

Neste resumo, você aprenderá quais são as funções das células e a importância de cada componente celular. Além disso, também verá a diferença entre as células procariontes e eucariontes e testará seus conhecimentos com questões comentadas!

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar na faculdade dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Quais são as funções das células?

Antes de entender quais são as funções das células, é preciso recapitular quais são as premissas da teoria celular. Veja:

  1. Todos os organismos são formados por células;
  1. Toda célula é originada a partir de outra célula;
  1. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células;
  1. As células guardam as informações genéticas (DNA).

Partindo desses princípios, é possível entender com maior clareza quais são as funções das células e de seus componentes celulares. Acompanhe:

Membrana Plasmática

Cada célula é delimitada por uma membrana, que a separa do ambiente ao seu redor. 

A membrana plasmática é formada por uma bicamada fosfolipídica. As “cabeças” hidrofílicas dos lipídios ficam direcionadas para o interior da célula (em um dos lados da membrana) e para o ambiente extracelular (no lado oposto).

Além disso, nas membranas também se encontram inseridas proteínas e outras moléculas entre os lipídios. 

As principais funções da membrana plasmática são:

  • Permitir que a célula mantenha um ambiente interno relativamente constante.
  • Atuar como barreira seletivamente permeável, evitando que algumas substâncias a atravessem. Além disso, permitir o trânsito de outras, tanto para dentro quanto para fora da célula.
  • Ligação, comunicação e aderência a células adjacentes.

Depois de entender quais são as funções das células, leia nosso resumo completo sobre Membrana Plasmática!

Citoplasma

O restante do material delimitado pela membrana plasmática é chamado de citoplasma

O citoplasma é composto por dois componentes: o citosol (mais fluido) e partículas insolúveis em suspensão (incluindo os ribossomos).

O citosol é constituído principalmente de água com íons em solução, moléculas pequenas e macromoléculas solúveis, como as proteínas.

Saiba mais sobre essa organela com nosso guia completo sobre as organelas citoplasmáticas e suas funções.

Ribossomo

Em células procariontes, o ribossomo pode ser encontrado flutuando livremente no citoplasma. 

No entanto, em células eucariontes, os ribossomos se encontram em dois locais: no citoplasma (livres ou ligados à superfície do retículo endoplasmático) e no interior de mitocôndrias e cloroplastos. 

Em cada um desses locais, o ribossomo desempenha a função de sintetizar proteínas.

Você acabou de conhecer as estruturas e funções presentes em todas as células, seja procarionte ou eucarionte, animal ou vegetal. Continue lendo para entender quais são as funções das células eucariontes!

Núcleo

De maneira geral, o núcleo pode ser considerado a maior organela de uma célula. Na maioria das células eucariontes ele apresenta aproximadamente 5 μm de diâmetro, sendo maior do que a maioria das células procariontes. 

O núcleo celular é formado por duas membranas que juntas dão origem ao envelope nuclear. Estas membranas possuem poros, por onde passam grandes moléculas.

Entre as funções dos núcleo estão:

  • É o local da replicação do DNA.
  • É a região de controle genético das atividades celulares.
  • O nucléolo (a região central do núcleo) dá início à montagem dos ribossomos, a partir do RNA, e de proteínas específicas.

Retículo Endoplasmático

O retículo endoplasmático é uma organela formada por membranas interconectadas que se ramificam pelo citoplasma de uma célula eucarionte e formam tubos e bolsas achatadas.

A parte interna do retículo endoplasmático é chamada de lúmen e se distingue do citoplasma que o circunda.

O retículo endoplasmático pode ser classificado como liso ou rugoso dependendo da função desempenhada, entenda as diferenças:

  • Retículo Endoplasmático Rugoso (RER): apresenta ribossomos aderidos temporariamente em suas membranas externas. Atua como um compartimento, separando do citoplasma as proteínas produzidas recentemente e transportando para outros lugares da célula.
  • Retículo Endoplasmático Liso (REL): possui formato mais tubular que o RER e não apresenta ribossomos. Em seu interior algumas proteínas produzidas pelo RER são modificadas. Além disso, também é o local da produção de lipídios.

Estamos na metade do resumo sobre quais são as funções das células, continue acompanhando!

Complexo de Golgi

A aparência exata do complexo de Golgi pode ser diferente de uma espécie para a outra, mas em geral, ele é formado por bolsas membranosas e achatadas chamadas de cisternas. 

Essas cisternas ficam empilhadas como pratos ou em pequenas vesículas delimitadas por membrana.

O complexo de Golgi desempenha as seguintes funções:

  • Recebe proteínas que vem do RE e pode modificá-las.
  • Concentra, empacota e seleciona proteínas antes de enviá-las para suas destinações celulares ou extracelulares específicas.
  • Produz alguns polissacarídeos da parede celular vegetal.

Após ler este artigo sobre quais são as funções das células, que tal entender como ocorre o ciclo celular?

Lisossomo

Os lisossomos são originados a partir do complexo de Golgi. 

Estas organelas apresentam enzimas digestivas e são os locais onde as macromoléculas (proteínas, polissacarídeos, ácidos nucléicos e lipídios) são “quebradas” em monômeros.

Entenda como esse processo acontece:

  1. O lisossomo primário é gerado a partir do complexo de Golgi.
  1. O lisossomo e o fagossomo (vacúolo formado pela invaginação da membrana celular) se fundem.
  1. Pequenas moléculas geradas pela digestão se dispersam pelo citoplasma.
  1. O material não digerido é liberado pela célula.

Mitocôndria

Nas células eucariontes, a quebra de moléculas como a glicose começam no citosol. As moléculas resultantes dessa degradação parcial entram nas mitocôndrias.

A função principal da mitocôndria é converter a energia química dessas moléculas em uma forma de energia que a células possam utilizar: a molécula de ATP (adenosina trifosfato), rica em energia.

Chamamos a produção de ATP nas mitocôndrias, a partir das moléculas combustíveis e oxigênio molecular (O2), de respiração celular.

As mitocôndrias apresentam duas membranas. A membrana externa é lisa e protetora.

A membrana interna, por sua vez, possui invaginações (dobras) que possibilitam uma superfície de contato muito maior do que a externa. Essas reentrâncias são denominadas de cristas mitocondriais.

O espaço interno da mitocôndria é chamado de matriz mitocondrial. A matriz possui ribossomos, DNA e diversas enzimas empregadas no processo de respiração celular.

Está gostando de saber quais são as funções das células? Não deixe de conferir nosso resumo completo sobre Respiração Celular!

Cloroplasto

Faz parte da classe dos plastídeos, organelas existentes apenas em células vegetais e determinados protistas. 

O cloroplasto apresenta o pigmento verde clorofila e são os locais onde ocorre o processo de fotossíntese.

De forma resumida, na fotossíntese, a energia luminosa é convertida na energia química presente em ligações entre átomos. 

As moléculas formadas pela fotossíntese fornecem alimento tanto para organismos fotossintéticos quanto para organismos que se alimentam destes.

Os cloroplastos apresentam tamanho e forma variáveis. E, assim como as mitocôndrias, eles são envoltos por duas membranas. 

Além disso, existe uma série de membranas internas cujas estrutura e organização variam de um grupo de organismos fotossintetizadores para outro.

Qual a diferença entre as células procariontes e eucariontes?

Outro ponto importante quando estudamos quais são as funções das células é a diferenciação entre as células procariontes e eucariontes. Veja quais são elas a seguir!

As células procariontes não possuem compartimentalização interna, mas apresentam uma região nucleóide que contém o DNA e um citoplasma com citosol, ribossomos, proteínas e pequenas moléculas. 

Alguns procariontes possuem estruturas protetoras adicionais, como parede celular, membrana externa e a cápsula. Além disso, alguns também podem apresentar flagelos.

Por outro lado, as células eucariontes são bem maiores do que células procarióticas e possuem diversas organelas delimitadas por membrana.

Assim como as células procariontes, as eucariontes também possuem membrana plasmática, citoplasma e ribossomos. 

Contudo, elas também apresentam compartimentos dentro do citoplasma, cujos conteúdos estão separados do citosol por uma membrana. 

Cada uma dessas organelas desempenha funções específicas em uma célula. Essas funções são definidas de acordo com as reações químicas que cada organela é capaz de realizar.

Essas são as organelas presentes na célula eucarionte:

  • Núcleo;
  • Mitocôndria;
  • Retículo Endoplasmático Liso;
  • Retículo Endoplasmático Rugoso;
  • Complexo de Golgi;
  • Lisossomos;
  • Cloroplastos.

Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo sobre quais são as funções das células.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Como as funções das células caem no Enem?

Agora que você já sabe quais são as funções das células, teste seus conhecimentos com algumas questões do Enem sobre o assunto. 

E não deixe de conferir o gabarito com as respostas comentadas no final!

Questão 1 – (Enem PPL

A ricina, substância tóxica extraída da mamona, liga-se ao açúcar galactose presente na membrana plasmática de muitas células do nosso corpo. Após serem endocitadas, penetram no citoplasma da célula, onde destroem os ribossomos, matando a célula em poucos minutos.

SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).

O uso dessa substância pode ocasionar a morte de uma pessoa ao inibir, diretamente, a síntese de

a) RNA.

b) DNA.

c) Lipídios.

d) Proteínas.

e) Carboidratos.

Questão 2 – (Enem PPL

Os sapos passam por uma metamorfose completa. Os girinos apresentam cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas surgem e a cauda encolhe. Posteriormente, a cauda desaparece por apoptose ou morte celular programada, regulada por genes, resultando num sapo adulto jovem.

A organela citoplasmática envolvida diretamente no desaparecimento da cauda é o

a) Ribossomo.

b) Lisossomo.

c) Peroxissomo.

d) Complexo golgiense.

e) Retículo endoplasmático.

Gabarito comentado

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) Proteínas.

O uso da ricina pode ocasionar a morte de uma pessoa pois ao destruir os ribossomos (organelas responsáveis pela síntese de proteicas) inibe diretamente a produção de proteínas. 

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) Lisossomo.

Como você aprendeu neste resumo sobre quais são as funções das células, o lisossomo é responsável pelo processo de autólise. Esse fenômeno de destruição celular é fisiológico e acontece na regressão da cauda do girino e nas membranas interdigitais.

Quer praticar com mais questões do Enem? Treine com o Simulado Beduka do Enem!

Com ele você aprende praticando com questões de anos anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka nas redes sociais: 

No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem, no TikTok você se diverte aprendendo e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso artigo sobre quais são as funções das células.

Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.