História

Chegada da família real no Brasil: Resumo completo, das causas às consequências!

Descubra como foi a chegada da família real no Brasil!Descubra como foi a chegada da família real no Brasil!

A chegada da família real no Brasil foi motivada pelos conflitos gerados por Napoleão Bonaparte. Ela iniciou-se em 29 de novembro de 1807 e terminou em 22 de janeiro de 1808; na cidade de Salvador seguindo para o Rio de Janeiro. No Brasil, a Corte portuguesa realizou melhorias que influenciaram na independência da colônia! 

Neste artigo sobre a chegada da família real no Brasil, você encontrará:

  1. Quando foi a chegada da Família Real no Brasil?
  2. Onde a família real chegou no Brasil?
  3. Porque a família real veio para o Brasil?
  4. Mudanças com a vinda da família real para o Brasil: a Educação
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Contexto histórico da chegada da família real ao Brasil

Pontura-retrato-foto-colorida-de-Napoleao-bonaparte-montado-em-um-cavalo-branco-e-apontado-o-braço

No início do século XIX, Portugal era um país com a economia marcada pelo mercantilismo, enquanto a Inglaterra já eram capitalistas industriais. Por esse motivo, Portugal era bastante dependente da economia inglesa, que também interferia em aspectos políticos.

Um exemplo dessa relação é o Tratado de Methuen, dos Panos e Vinhos, assinado no século XVIII e que ainda durava. Nele, os portugueses aceitaram comprar tecido apenas da Inglaterra para poder vender seus vinhos aos britânicos.

Napoleão Bonaparte, após o fim da Revolução Francesa, assumiu o governo da França. Sua política era a de formar um império, defendia os interesses da burguesia nacional e governava como um autocrata

Como bons e velhos inimigos históricos, Napoleão queria derrubar a Inglaterra e ter também o poder econômico. Contudo, a Inglaterra venceu esta primeira batalha e a França tramava planos para se vingar. 

Enquanto a Inglaterra era a “rainha dos mares”, a França tornou-se a “rainha do continente”, fazendo alianças com Espanha e todos os outros territórios. Em meio a tudo isso Portugal tentava manter-se neutro, pois tinha um histórico amistoso com a Espanha  (antiga União Ibérica), mas dependia da Economia Inglesa.

Como não vencia por luta armada, Napoleão decretou o Bloqueio Continental em 1806, proibindo que qualquer país europeu aliado comercializasse com o Reino Unido. Aqueles países que não respeitassem o Bloqueio Continental eram invadidos pelas tropas francesas. 

Porque a família real veio para o Brasil? Causas

Mapa-do-bloqueio-continental-de-napoleao-bonaparte-e-seus-territorio-conqusitados-no-imperio

Logo depois do Bloqueio, Bonaparte negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau em 1807. Ele foi feito com os espanhóis e permitia que os franceses atravessassem a Espanha para invadir Portugal. Em troca, a Espanha teria uma parte do território português.

Portugal não aderiu totalmente ao Bloqueio devido à dependência da longa aliança política e comercial com os ingleses. Percebendo que Portugal estava em cima do muro, Napoleão ordenou a invasão do território português com a ajuda da Espanha, ocorrida  em novembro de 1807.

Porém, o príncipe regente de Portugal chamado D. João, também assinou um tratado secreto com o rei da Inglaterra Jorge III, em outubro de 1807. Neste tratado ficava claro que a sede governamental de Portugal seria transferida para o Brasil.

Neste mesmo documento, também foi dito que tropas britânicas se instalariam na ilha da Madeira temporariamente para escoltar a transferência da Corte Portuguesa e defender Portugal. Em troca, o governo português assinaria outro tratado comercial com a Inglaterra.

  • Portanto, a vinda da família real portuguesa para o Brasil foi um desdobramento da crise entre Portugal-Inglaterra e Espanha-França, provocada pelo Bloqueio Continental de Napoleão Bonaparte.

Como e quando foi a chegada da Família Real no Brasil?

Imagem-da-família-real-chegando-ao-brasil-com-suas-caravelas-e-naus

Com o apoio da Inglaterra e a realocação de todo o Aparelho Estatal, o príncipe regente Dom João determinou que toda a Corte Real seria transferida para o Brasil.Também viajaram os ministros e empregados, totalizando cerca de 10 a 15 mil pessoas! Sendo assim, o embarque da corte portuguesa foi um verdadeiro evento nacional.

Havia a notícia de que as tropas francesas chegariam a Portugal em 4 dias. Como era uma situação emergencial, os preparativos foram feitos às pressas.

Os dias para embarcar foram de 25 a 27 de Novembro de 1807, tendo a última embarcação saído no dia 29 pela manhã. Nesse mesmo dia à noite, os franceses realmente chegaram a Portugal. Essa última embarcação levava os móveis, documentos, dinheiro, obras de arte e a biblioteca real

  • A vinda da família real começou em 29 de novembro de 1807 e o desembarque em terras brasileiras se deu em 22 de janeiro de 1808

Em Portugal ficou o resto da população temendo o derramamento de sangue. Após dias de guerra e pânico, as tropas britânicas derrotaram as francesas. Portugal passou a ser  governado pelo Conselho de Regência, feito pelos fidalgos do reino. Não ficou nenhum membro da corte da linha sucessória dos Bragança, o sobrenome da família real.

O percurso foi cheio de problemas: recursos não suficientes, alimentos e água  racionalizados, sem espaço para todos, dormitórios improvisados e problemas de higiene como surto de piolhos e escorbuto. Muitas mulheres rasparam seus cabelos!

Onde a família real chegou no Brasil?

Casa-colonial-com-as-siglas-PR-de-príncipe-regente-e-chegada-da-familia-real-no-brasil

Após 54 dias de viagem, a família real chegou primeiro à cidade de Salvador (BA). Ficaram lá para alguns dias de festa, mas se instalaram na cidade do Rio de Janeiro. Só em 7 de março que o restante da corte chegou, diretamente no Rio de Janeiro, com outras embarcações que tinham se perdido.

Havia poucos alojamentos para acomodar todos os palacianos, visto que o Brasil até então era visto apenas como uma colônia fornecedora de recursos, e não palco de investimento.

Por isso, muitas residências, conventos e quartéis foram tomadas para recebê-los. As casas que eram escolhidas pelos nobres eram marcadas com a sigla “P.R” na fachada. Isso significava “Príncipe Regente” e ficava subentendido que os moradores dali deveriam sair.

No entanto, a população ficou revoltada e ofendida porque não tinham para onde ir. Assim, interpretaram a sigla ironicamente como “Ponha-se na Rua“.

Com toda a coroa portuguesa instalada do RJ, deu-se início ao Período Joanino. Isso resultou em uma série de transformações que contribuíram para levar o Brasil rumo à independência.

Mudanças com a vinda da família real para o Brasil: Consequências 

A chegada da família real no Brasil trouxe toda uma corte acostumada com certo estilo de vida. Por isso, ao se estabelecer aqui, foi preciso que realizassem mudanças em todos os setores para criar uma ambientação satisfatória.

Por isso, foram observadas mudanças na economia, na indústria, na política, na cultura, nos serviços e tudo o mais. Acompanhe:

Mudanças econômicas e industriais

Assim que chegou ao Brasil, ainda na Bahia, a primeira coisa que D. João fez foi tomar uma medida muito importante: 

  • Assinou o Tratado de Abertura dos Portos às Nações Amigas e criou a Escola de Cirurgia da Bahia (1808)

Mais importante que o avanço na medicina, a abertura de portos significava que poderia haver comércio direto entre o Brasil e as nações, sem intermédio de Portugal. Essa característica agregou independência econômica para a colônia.

  • Estabelecimento do Alvará de Liberdade Industrial

Em 1º de abril de 1808, D. João permitiu o desenvolvimento de manufaturas e indústrias no Brasil, que eram antes proibidas por ser uma colônia. 

No entanto, essa tentativa foi um fracasso, pois não havia mecanismos, matéria prima, indústrias de base como metalurgia e siderurgia, nem proteção comercial da produção brasileira. O que havia era uma forte economia agroexportadora escravista. De qualquer forma a permissão estava dada e posteriormente o país concretizaria esse setor.

Novas instituições

criação-da-Imprensa-regil-foto-do-documento-escrito

Embora a capital tenha sido transferida de Salvador para o Rio durante o Período Pombalino, só com chegada da família real é que isso se consolidou. O Rio sofreu uma série de modernizações e investimentos com melhorias e novos edifícios públicos. Assim, houve a criação de várias instituições:

  • Imprensa Régia (1808)
  • Real Academia Militar (1810)
  • Jardim Botânico (1808)
  • Real Fábrica de Pólvora (1808)
  • Banco do Brasil (1808)
  • Laboratório Químico-Prático (1812)

Mudanças políticas 

Em junho de 1808, os impostos das mercadorias importadas para o Brasil foram reajustadas. Aumentava-se as taxas das mercadorias das Nações Amigas para corrigir o desfavorecimento dos produtos de Portugal.

Os ingleses logo reagiram reivindicando seus benefícios diferenciados. Como consequência, foram estabelecidos os 3 Tratados de 1810: Tratado de Comércio e Navegação, o Tratado de Amizade e Aliança e o Tratado dos Paquetes. 

Esses Tratados têm como principais características:

  • Extraterritorialidade: ingleses que cometessem crimes em territórios portugueses seriam julgados conforme a lei inglesa
  • A liberdade religiosa para os ingleses
  • Redução das taxas para as mercadorias inglesas
  • Abolição do tráfico de negreiro

E as suas consequências foram:

  • A aniquilação da burguesia portuguesa mercantil e consolidação do capitalismo
  • Atraso no desenvolvimento industrial brasileiro
  • Permanência do domínio britânico sobre Portugal e extensão direta ao Brasil

Brasil elevado a Reino e o rumo à Independência

bandeira-do-reino-unido-de-portugal-brasil-e-algarves

Em 1814, com o fim da Era Napoleônica, foi criado o Congresso de Viena para redefinir os limites do mapa. Isso porque a formação do império englobou as nações em um único grande território, desconsiderando as diferenças socio-políticas.

Dessa forma, o retorno da Família Real a Portugal foi requisitado para que o governo do território de Portugal fosse legitimado. No entanto, um membro do Congresso chamado Tayllerand sugeriu a elevação do Brasil a Reino Unido para que a Corte permanecesse lá e seu governo fosse legítimo. 

Então, em 16 de dezembro de 1815, D. João criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, por meio de uma Carta Régia. Logo, o Brasil deixou de ser colônia.

Algumas insatisfações surgem em Portugal e estoura a Revolução do Porto. Dom João, precisou voltar para Portugal por isso, mas deixou seu filho, Dom Pedro I, como governante. 

Mudanças culturais

museu-nacional-do-rio-de-janeiro-brasil-pelo-lado-de-fora

Além disso, as Belas Artes estavam entre os setores que mais receberam impacto, houve um intenso crescimento cultural.

A Real Biblioteca de Portugal foi transferida totalmente de Lisboa para o Rio de Janeiro em 1810. O acervo inicial de 60 mil volumes era composto por livros, mapas, manuscritos, estampas e medalhas, sendo a origem da atual Biblioteca Nacional.

Também foi fundado em 1813 o Real Teatro São João, para o entretenimento dos integrantes da corte. Atualmente se encontra o Teatro João Caetano. Na música, surge o compositor Marcos Portugal e o brasileiro padre José Maurício. Na época, eles foram os responsáveis pelas melodias de maior sucesso das Américas! 

Com o fim das guerras napoleônicas, vários artistas franceses ficaram sem trabalho. Sabendo da reconstrução da colônia brasileira, recorrem a Dom João. Começa então o que se chamou de Missão Francesa, um investimento na pintura que possibilitou a abertura da Escola Real de Artes Ciências e Ofícios.

Com a proximidade da Corte e itens trazidos em grande quantidade da europa, o mobiliário e a moda foram impulsionados no Brasil. Isso gerou a diversificação do comércio com serviços como cabeleireiros, chapeleiros e estilistas.

Por conta do Bloqueio Continental e dos acordos estabelecidos, a Inglaterra utilizava o Brasil para escoar suas mercadorias excedentes e desnecessárias. Assim, chegavam à capital as roupas de inverno, espartilhos, candelabros e até mesmo patins de gelo!

Gostou do nosso artigo sobre a chegada da família real no Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador