Enem

O que fazer um dia antes do Enem? 7 dicas que você tem que saber!

Você sabe o que fazer um dia antes do Enem 7 dicas que podem alterar o seu destinoVocê sabe o que fazer um dia antes do Enem 7 dicas que podem alterar o seu destino
Mude de vida com Beduka Bolsas

Um dia que antecede o Grande Clímax: A prova do Enem. Mas agora o que fazer? Revisar os últimos assuntos? Decorar aquela citação? E se eu te disser que nada? É hora de relaxar e dar atenção a outros ajustes para que tudo ocorra bem na realização da sua prova. Leia nosso artigo e descubra o que você deve fazer um dia antes do Enem.

Neste texto sobre o que fazer um dia antes do Enem, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do ENEM? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que fazer um dia antes do Enem?

Um ano é um longo período para quem abriu mão de muitas coisas para estudar e se preparar para o Enem. É natural que o dia que antecede a prova seja um mix de êxtase e cansaço.

O dia antes de todos os acontecimentos marcantes da vida é caracterizado por um bombardeio de emoções. Não há nada que não aflore.

Foi pensando nisso que o Beduka preparou um artigo exclusivo para você! Nele, será possível descobrir mecanismos de estar preparado em relação à saúde, ao emocional e às questões burocráticas que envolvem uma prova.

Lembrando que as provas ocorrerão respectivamente nos dias:

  • 05/11 (1º dia)

– 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)

– 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)

– Redação

  • 12/11 (2º dia)

– 45 questões de Matemática e suas Tecnologias

– 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Língua Portuguesa, redação, literatura, matemática, química, física, biologia… Que turbilhão, hein? Ficamos imensamente gratos de acompanhá-lo durante essa jornada.

Esse ano foram 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada para a versão impressa, já para versão digital foram 68.891 participantes

Milhões de pessoas em busca de uma vaga na universidade. Agora, pense nesses milhões de indivíduos como um GPS em zoom máximo. Em seguida, diminua esse zoom gradativa e lentamente.

Não tardará para que ele encontre um ser humano cheio de complexidades, anseios e particularidades. Esse é você. Adentremos nesse universo hipotético, no qual hoje é dia 05 de novembro e amanhã é o grande dia.

Pare de andar de um lado para outro, balançar as pernas e mover incontroladamente as mãos. Estou pedindo algo impossível? Talvez. Mas quem sabe se você fechar os olhos verá o mesmo que eu.

Não são milhões. É apenas você, lendo este artigo e se imaginando um universitário. Seu esforço e seus passos nunca serão em vão. Exatamente por isso, vamos orientá-lo para que erros não sejam cometidos e seja impossível derrubá-lo.

Devo acordar cedo ou aproveitar para dormir?

A qualidade do sono é um fator decisivo no sistema de aprendizagem. Então, no dia que antecede a prova, é essencial não ficar acordado até tarde e respeitar as oito horas de sono que nosso corpo geralmente exige.

Só não vá passar o dia todo deitado ou dormindo. O excesso de sono tem consequências tão desagradáveis e prejudiciais quanto a falta dele. Vai desde crises de enxaqueca a cansaço e desânimo. 

Fazer exercício ou passar o dia estirado?

Há dois tipos de pecados cruciais que todos nós cometemos diariamente: o que é causado pelo excesso, e o causado pela falta.

No dia que antecede uma prova importante, qualquer coisa que você fizer em exagero irá atrapalhar seu desempenho no dia seguinte. Isso também vale para a falta.

Agora é a hora de você colocar em prática assuntos que aprendeu no decorrer do ano. Tenho certeza que sua mente grita atualidades e saúde, sem dúvida, é o assunto em voga.

Sabe as metas para uma segunda-feira? Aquelas promessas que fazemos e nunca cumprimos? Fazer exercício, se alimentar bem, dormir bem mas sem exagero, não deixar assuntos corriqueiros nos estressarem e por aí vai…

Pois é, o dia que antecede o Enem é o momento de colocá-las em prática. Acorde por volta das oito horas, faça uma leve caminhada, se alimente de forma saudável. Não se canse e nem descanse demais.

Seguindo essas dicas super simples você amanhecerá disposto a colocar em prática aquilo que aprendeu.

Revisar assuntos ou meditar?

Você sabia que o cérebro precisa de tempo para processar o conhecimento? Já percebeu que após uma longa noite de sono, ou um período mais prolongado de descanso, tudo que você estudou fica nitidamente melhor estruturado em seus pensamentos?

Bdeuka Bolsas de Ano Novo

Quem nunca comentou o assunto da prova com os colegas instantes antes de fazê-la? Aposto que surgiram dúvidas, e isso mais atrapalhou do que ajudou no resultado final.

Muitos meses de intensa preparação se passaram. Por mais que você duvide, já está preparado. É o momento de esquecer a palavra estudar, e apenas relaxar!

Procure ficar em um ambiente tranquilo e não dê evasão às preocupações. Há um texto bem interessante de autoria de Mary Schmich, que ficou bem popular no Brasil na voz de Pedro Bial, intitulado “Filtro Solar”, observe o seguinte trecho:

“As encrencas de verdade da sua vida tendem a vir de coisas que nunca passaram pela sua cabeça preocupada”.

Então tenha em mente que está pronto para a prova e Good Vibes

Qual tipo de alimentação eu devo fazer?

Digamos que você é um dos maiores fenômenos da música mundial. O mundo pós pandemia terá seu primeiro grande evento. A transmissão será simultânea e ocorrerá em todos os países. Será uma celebração! Mas, há um grande problema…

 As borboletas no seu estômago insistem em fazer revoadas e a ansiedade alcança seu grau máximo. Hoje é o dia que antecede o espetáculo. 

Seus dedos já deslizam pela tela do celular. Ali está aquele aplicativo que dá para pedir uma infinidade de guloseimas. Sabia que gordura e açúcar são nossas comidas favoritas quando estamos ansiosos? 

Não cometa esse erro! Arremesse o celular para longe  caso não queira fazer a alegria dos seus adversários. Enjoos, dores abdominais e estomacais, fraqueza e pensamento lento amam a combinação perfeita e catastrófica que é ansiedade + alimentos açucarados e gordurosos.

Aposto que você não vai querer sair do palco e perder o espetáculo. Afinal, foram meses de preparação.

Opte por comidas leves como saladas, carnes grelhadas e frutas. Não esqueça da ingestão de água e fique longe dos alimentos ultraprocessados. Essas medidas reduzirão sua ansiedade e facilitarão seu raciocínio. 

Lembre-se de separar uma porção desses alimentos do bem para consumir na hora da prova. Serão cinco horas ininterruptas e a fome tem o poder de atrapalhar seu desempenho. 

Ir até o local da prova um dia antes poderá salvar seu sonho!

Entra ano, sai ano e a história se repete. Jovens correndo desesperadamente para conseguir entrar antes que os portões se fechem, outros chorando e implorando para entrar, muitos virando memes.

Isso está bem longe de ser engraçado. Fazer piada dos sonhos destruídos dos outros não é divertido. Podia ser você ali, já pensou?

Diante disso, é fundamental estabelecer o trajeto, o meio de transporte e o tempo que se leva para chegar ao local da prova. Nada melhor que ir até esse local um dia antes, para ficar livre de percalços.

Não esqueça de, no dia da prova, sair uma hora antes do tempo que se irá gastar. Afinal, por melhor que seja  planejado o percurso, imprevistos acontecem!

Veja a lista dos itens principais que irá precisar! 

Existe sensação pior que chegar ao local da prova e perceber que esqueceu um item fundamental? Então se liga nessa lista, salve, e faça o checklist no dia!

  • Documento de Identificação com foto;
  • Caneta preta feita de material transparente;
  • Número de inscrição e senha;
  • Cartão de confirmação de inscrição, de preferência impresso;
  • Água e um lanche leve;
  • Número da sala em que ocorrerá a realização da prova;
  • Máscara;
  • Declaração de comparecimento impressa, para aqueles que precisarão justificar a falta no trabalho.

Quais os documentos de identificação com fotos serão aceitos:

  • Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pela Polícia Federal;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia e
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Reservista;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Passaporte.

Esperamos ter ajudado você com este artigo sobre o que fazer um dia antes do Enem 2023. A seguir temos uma oportunidade incrível que pode mudar sua vida, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso texto sobre o que fazer um dia antes do Enem 2023.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador