InscriçãoProuni 2024

Que dia abre as inscrições do Prouni 2024?Cronograma completo!

Que dia abre as inscrições do ProuniQue dia abre as inscrições do Prouni
Instagram Beduka

O Programa Universidade para Todos foi criado para disponibilizar bolsas de estudo a alunos que não têm condições de arcar com o valor total das mensalidades. Esses descontos vão de 50% a 100% e, ao contrário do Fies, não é preciso devolver nada no final.

Há algumas regrinhas para quem deseja participar, como ter feito o Enem do ano anterior e renda máxima. Leia até o final e descubra se você se encaixa nesses pré-requisitos além de dia abre as inscrições do Prouni 2024 + cronograma completo!

Fizemos um artigo completíssimo, tem muitas explicações! Se quiser seguir diretamente para alguma parte, é só clicar em um dos tópicos abaixo:

Não fez ou não foi bem no Enem? Sem problemas! Garanta agora mesmo uma bolsa de estudo de 65% de desconto e comece 2024 com pé direito.

Que dia abre as inscrições do Prouni?

Somente no primeiro semestre de 2024 e as datas exatas só devem ser divulgadas pelo MEC no início do próximo ano. Continue nos acompanhando que te informaremos imediatamente após a data ser divulgada.

Só que você ainda precisa conhecer outras datas importantes se quiser garantir a sua bolsa de estudos.

Afinal, não adianta nada se inscrever e não saber como acompanhar a inscrição, até que dia poderá fazer esse processo, o que acontece depois, etc.

Sendo assim, vamos te mostrar o calendário completo do Programa Universidade para Todos 2024.1 e atualizando ele a media que as datas forem oficialmente publicadas. Prepare sua agenda e vamos às datas importantes!

Veja o cronograma do Prouni 2024.1!

A primeira coisa que você precisa saber é que o cronograma pode ser acessado pela página oficial do programa. Mas não precisa se preocupar, estamos de olho nisso e te já trazemos todas as informações assim fornecidas pelo MEC.

Calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Ah, você não sabe o que significa esse tanto de coisa? 

É só clicar em um dos nossos artigos explicando tudinho sobre cada uma das etapas:

Bem, talvez você ainda esteja pensando se o Prouni é mesmo para você. Calma, vou te mostrar se você pode fazer a inscrição ou não. Acompanhe!

Quem pode se inscrever no Programa Universidade para Todos 2024?

Entendemos que você veio para saber que dia abre as inscrições do Prouni, mas você já sabe se pode, ou não, participar do programa? Muitas pessoas se fazem essa pergunta e realmente há algumas regrinhas de seleção.

Veja se você se encaixa em uma das características abaixo:

Cronograma de estudos
  • Ter feito o Enem mais recente (o de 2023);
  • Estar dentro do prazo oficial de inscrição;
  • Se não tiver diploma de curso superior;
  • Ter tirado 450 ou mais pontos na redação;
  • Pessoas de baixa renda;
  • Pessoas que estudaram na escola pública;
  • Bolsistas integrais no ensino médio vindos de escola particular.

Temos um artigo contando melhor sobre a faixa de renda e os tipos de bolsas permitidos. É bom que você o leia para ter mais detalhes, mas já te adianto que:

  • Pessoas com deficiência podem se inscrever;
  • Professor de escola pública pode participar, desde que seja para o curso de licenciatura ;
  • O Governo Federal está tentando flexibilizar o acesso ao Prouni para estudantes de escola particular com bolsa parcial. A medida ainda está sendo averiguada!

Agora que você já sabe se pode se inscrever e o dia em que abre as inscrições do Prouni, vou te mostrar um passo a passo bem simples sobre como fazer a inscrição

Como se inscrever no Prouni 2024?

Temos um artigo completo com os detalhes sobre a inscrição no Programa Universidade para Todos. Mas já vou deixar um resumo para você ver como é simples:

  1. Acesse o site do Prouni;
  2. Login com conta gov.com ou dados do Enem 2023;
  3. Clique no botão para escolher duas opções;
  4. Confirme para finalizar!

Atenção!

Os dados que colocar na inscrição precisam estar corretos e serem verdadeiros! Caso seja aprovado, você precisará comprovar com documentação a veracidade deles para se matricular.

Para finalizar esse artigo, vou te dar algumas dicas. 

Como ir bem no Programa Universidade para Todos?

Como dissemos lá em cima, você precisa estar atento às datas do cronograma (principalmente em que dia abre as inscrições do Prouni) e entender como tudo funciona. No mais, o seu resultado do Enem é que te fará ir bem na colocação geral.

Além de tudo isso, é importante ficar de olho na nota de corte durante os dias de inscrição. Monitorá-las vai te permitir trocar de curso caso esteja muito mal colocado naquela opção.

E se você fez o Enem mas ainda não sabe qual curso vai escolher, pode fazer o Raio-x do Beduka, mais que um teste vocacional, uma chance de se conhecer melhor e saber qual carreira combina mesmo com você. 

Ele é gratuito e faz uma análise do seu perfil e habilidades. Com base nisso, sugere cursos personalizados de diversas áreas que mais combinam com você!

Combinado? Esperamos que você consiga conquistar a sua bolsa.

O que fazer se eu não passar?

Agora que você já entendeu que dia abre as inscrições do Prouni e tudo o que gira em torno desse assunto, deve ter batido um frio na barriga só de pensar que talvez não consiga…

Se não conseguir entrar na faculdade desse jeito, ainda pode tentar pelo Beduka Bolsas.

Uma ferramenta que te dá até 65% de desconto na mensalidade. Escolha entre as mais de 90 opções de cursos, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler até o final nosso texto sobre que dia abre as inscrições do Prouni. Bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.