InscriçãoProUni

Descubra que dia abre as inscrições do Prouni 2022 e veja o cronograma completo!

Descubra que dia abre as inscrições do Prouni 2022Descubra que dia abre as inscrições do Prouni 2022 + Cronograma completo!
Instagram do Beduka

Quem é que não tem o sonho de entrar na faculdade estudando de graça? O Prouni é uma ótima opção para isso, então é bom você saber que dia abre as inscrições do Prouni 2022 se não quiser ficar de fora! Vem que o Beduka te mostra o cronograma completo e outras informações valiosas para o momento da sua inscrição.

Fizemos um artigo completíssimo, tem muitas explicações! Se quiser seguir diretamente para alguma parte, é só clicar em um dos tópicos abaixo:

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o que é o Prouni, é só ler nosso artigo. Agora vamos focar em saber que dia abre as inscrições do Prouni e outras informações importantes nesta etapa.

Que dia abre as inscrições do Prouni?

O MEC (Ministérios da Educação) divulgou em julho que o Prouni de 2022.2 abrirá as inscrições no dia 01/08/2022. Isso significa que o Prouni abrirá suas inscrições 4 dias após se fecharem as do Sisu.

Só que você ainda precisa conhecer outras datas importantes se quiser garantir a sua bolsa de estudos.

Afinal, não adianta nada se inscrever e não saber como acompanhar a inscrição, até que dia poderá fazer esse processo, o que acontece depois, etc.

Sendo assim, vamos te mostrar agora mesmo o calendário completo do Prouni 2022.2. Prepare sua agenda e vamos às datas importantes!

Veja o cronograma do Prouni 2022.2!

A primeira coisa que você precisa saber é que o cronograma do Prouni 2022.2 pode ser acessado pela página oficial do programa. Da próxima vez que quiser saber que dia abre as inscrições do Prouni, lembre-se disso.

Só que o nosso trabalho é facilitar para você, então trouxemos as informações aqui:

  • Período de inscrições: 01/08/2022-05/08/2022 (às 23h59);
  • Resultado 1° chamada: 09/08/2022.
  • Segunda chamada: 22/08
  • Lista de espera: 05/09 a 06/09

Ainda não temos o edital publicado, então a data do resultado é apenas uma especulação baseada nas edições anteriores.

Ah, você não sabe o que significa esse tanto de coisa? 

É só clicar em um dos nossos artigos explicando tudinho sobre cada uma das etapas:

Bem, talvez você ainda esteja pensando se o Prouni é mesmo para você. Calma, vou te mostrar se você pode fazer a inscrição ou não. Acompanhe!

Quem pode se inscrever no Prouni 2022?

Entendemos que você veio para saber que dia abre as inscrições do Prouni, mas você já sabe se pode, ou não, participar do programa? 

Muitas pessoas se perguntam se elas podem se inscrever no Prouni, ainda mais em um ano tão cheio de novidades e pós pandêmico!

Veja se você se encaixa em uma das características abaixo, elas são de pessoas que podem se inscrever no Prouni 2022:

  • Ter feito o Enem mais recente (o de 2021);
  • Estar dentro do prazo oficial de inscrição;
  • Se não tiver diploma de curso superior;
  • Ter tirado 450 ou mais pontos na redação;
  • Pessoas de baixa renda;
  • Pessoas que estudaram na escola pública;
  • Bolsistas integrais no ensino médio vindos de escola particular.

Temos um artigo contando melhor sobre a faixa de renda e os tipos de bolsas permitidos. É bom que você o leia para ter mais detalhes, mas já te adianto que:

Beduka Bolsas Direito
  • Pessoas com deficiência podem se inscrever;
  • Professor de escola pública pode participar, desde que seja para o curso de licenciatura ;
  • O Governo Federal está tentando flexibilizar o acesso ao Prouni para estudantes de escola particular com bolsa parcial. A medida ainda está sendo averiguada!

Agora que você já sabe se pode se inscrever e o dia em que abre as inscrições do Prouni, vou te mostrar um passo a passo bem simples sobre como fazer a inscrição

Como se inscrever no Prouni 2022?

Temos um artigo completo com os detalhes sobre a inscrição no Prouni. Mas já vou deixar um resumo para você ver como é simples:

  1. Acesse o site do ProUni 2022;
  2. Login com conta gov.com ou dados do Enem 2021;
  3. Clique no botão para escolher duas opções;
  4. Confirme para finalizar!

Atenção!

Os dados que colocar na inscrição precisam estar corretos e serem verdadeiros! Caso seja aprovado, você precisará comprovar com documentação a veracidade deles para se matricular.

Para finalizar esse artigo, vou te dar algumas dicas. 

Como ir bem no Prouni?

Como dissemos lá em cima, você precisa estar atento às datas do cronograma (principalmente em que dia abre as inscrições do Prouni) e entender como tudo funciona. No mais, o seu resultado do Enem é que te fará ir bem na colocação geral.

Além de tudo isso, é importante ficar de olho na nota de corte durante os dias de inscrição. Monitorá-las vai te permitir trocar de curso caso esteja muito mal colocado naquela opção.

E se você fez o Enem mas ainda não sabe qual curso vai escolher, pode fazer o Raio-x do Beduka. 

Ele é gratuito e faz uma análise do seu perfil e habilidades. Com base nisso, sugere cursos personalizados de diversas áreas que mais combinam com você!

Combinado? Esperamos que você consiga conquistar a sua bolsa.

O que fazer se eu não passar no Prouni?

Agora que você já entendeu que dia abre as inscrições do Prouni e tudo o que gira em torno desse assunto, deve ter batido um frio na barriga só de pensar que talvez não consiga…

Se não conseguir entrar na faculdade pelo Prouni, você ainda pode tentar uma bolsa pelo Beduka, seja no Vale Bolsa  ou no Beduka bolsas!

O Vale Bolsa Beduka é um evento que acontece duas vezes ao ano. Nele, você simplesmente faz uma prova e pode sair com uma bolsa gratuita de 100% ou 75%.

Já o Beduka Bolsas é um buscador que funciona o ano todo. Por lá, você pode comprar uma bolsa de até 65% na faculdade e curso que quiser.

Não perca a chance de dar uma olhada nas nossas ofertas, estamos aqui para te ajudar a realizar o sonho de fazer faculdade gastando o menos possível!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador